FC Porto
4
Sporting CP
3
Aug 03, 2024 at 08:15 PM
Estado
Não está aberto para novas respostas.

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
6,210
12,549
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Favoritismo tem zero influência no resultado!
E para saber quem é favorito em determinado jogo é ver a ODD nas casas de apostas e não dar valor à opinião de qualquer borrachão!
Easy! :)
Favoritismo não é uma métrica de performance, é uma opinião. Mas numa final entre duas equipas fortes tudo pode acontecer. Eu acho o Sporting com mais condições para vencer porque traz a estabilidade e nós estamos a começar quase do zero com ideias novas e um treinador novo mas isso também pode surpreendê-los e ser positivo para nós. Vamos ver.

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
21,290
21,354
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Favoritismo não é uma métrica de performance, é uma opinião. Mas numa final entre duas equipas fortes tudo pode acontecer. Eu acho o Sporting com mais condições para vencer porque traz a estabilidade e nós estamos a começar quase do zero com ideias novas e um treinador novo mas isso também pode surpreendê-los e ser positivo para nós. Vamos ver.
E pelo que vejo estamos mais confiantes do que estávamos na final da taça

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,291
14,737

O FC Porto e a Supertaça vivem um casamento feliz há 43 anos, consumado quando Jacques fez hat-trick e abateu a vítima predileta dos Dragões. Desde esse longínquo 1981, os portistas disputaram 33 edições da prova a que Cândido de Oliveira dá nome, festejaram em 23 ocasiões e consolidaram uma hegemonia sem paralelo no futebol europeu: sozinhos, têm mais vitórias na competição do que toda a concorrência junta.

Em vésperas de mais uma final, esta contra o Sporting (sábado, 20h15), é tempo de recordar as sete últimas vitórias azuis e brancas, conseguidas entre 2010 e 2022 em Aveiro frente ao Benfica (duas), Vitória de Guimarães (duas), Académica de Coimbra, Desportivo das Aves e Tondela.

Última edição:

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,821
10,079
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
No favoritismo é o menos, obvio que o campeão costuma ser o favorito, nem é por isso. É a forma como conseguem ver tudo negativo da nossa parte mas da deles não. Nem uma palavra ao facto de não terem Coates,Nuno santos , juste etc...
E o facto deles serem o sporting.
Tudo bem, a equipa é jeitosa, há lá alguns jogadores de qualidade, mas foda-se : é o sporting.

Podem ganhar um campeonatozinho aqui e ali, mas o sporting será sempre o sporting.

• Like
Reações: Jorge_Bruno

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,291
14,737
É com esta bola que vamos fazer de tudo para ganharmos amanhã o nosso 130º título oficial, contando com todos os títulos internacionais, nacionais e regionais que vencemos de 1915 até à atualidade.

Curiosamente o nosso clube tem precisamente 130 anos de história!

Temos uma grande oportunidade para quebrar a malapata das Supertaças frente aos verdes (nunca jogamos contra eles em Aveiro) e trazer o troféu para a Invicta pela 24ª vez.

Última edição:

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,291
14,737

"O primeiro troféu da temporada opõe os campeões nacionais e o vencedor da Taça de Portugal da época transata (ou o finalista desta em caso de se tratar do mesmo emblema). A Supertaça adotou a designação Cândido de Oliveira em 1981, após deliberação da Assembleia Geral da FPF. Até esse momento, tinham-se disputado duas edições oficiosas."

Última edição:
  • Like
Reações: Dragao_man

Paulo Costa

Bancada central
26 Maio 2014
1,222
444
58
Viseu
Se o ano passado ficámos a 20 pontos e com menos 40 garcados, este ano sem Pêpe, Chico, Evanilsson, (mais Pepe e Taremi), o lateral esquerdo titular do ano passado e Diogo (que até pode jogar), este ano, sem contratações somos favoritos? Está tudo maluco. O nosso amor não nos pode toldar a lógica. Eles são favoritos e não é nada 50/50. Como é evidente. Claro que podemos ganhar, mas eles são favoritos. Eu adoraria ganhar, mas percebo as limitações. Com os internacionais ficaremos melhor e encurtamos as distâncias, mas mesmo com eles ficámos longe o ano passado. E a final da taça? Tinhamos estes internacionais e o imponderável de uma expulsão cedo virou tudo a nosso favor ( e mesmo assim, contra 10, foi sem grandes oportunidades de golo). Se amanhã, os imponderáveis voltarem a sorrir-nos podetemos ganhar. E vamos jogar para ganhar, não quer dizer que eles não tenham mais hipóteses.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,351
520

Histórias da Supertaça: dos 5-0 até Aveiro

Retratos das oito vitórias do FC Porto entre 1996 e 2009

O FC Porto e a Supertaça vivem um casamento feliz há 43 anos, consumado quando Jacques abateu a vítima predileta dos Dragões com um hat-trick. Desde esse longínquo 1981, os portistas disputaram 33 edições da prova a que Cândido de Oliveira dá nome, festejaram em 23 delas e consolidaram uma hegemonia sem paralelo no futebol europeu: sozinhos, têm mais vitórias na competição do que toda a concorrência junta.

Em vésperas de mais uma final, esta contra o Sporting (sábado, 20h15), é tempo de recordar mais oito vitórias azuis e brancas, conseguidas entre 1996 e 2009 na Luz, em Braga, nas Antas, em Vila do Conde, Guimarães, Coimbra, Leiria e Aveiro frente ao Benfica (duas), SC Braga, Beira-Mar, Boavista, União de Leiria, Vitória de Setúbal ou Paços de Ferreira.

1996: Mão cheia na Luz

A vitória pela margem mínima nas Antas, onde só Domingos marcou (quem mais?), pressupunha uma discussão intensa, porém, chegado à Luz para a desforra, o FC Porto de António Oliveira dizimou o adversário com uma das mais excitantes exibições da história azul e branca e com uma goleada rara - mas não irrepetível, como o tempo se encarregou de demonstrar. Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulović fizeram o resultado (5-0) numa noite de vários momentos espetaculares e de uma superioridade esmagadora.

1998: A dezena à boleia de Kralj

Para erguer o troféu a que Cândido de Oliveira dá nome pela décima vez, o FC Porto teve que derrubar o SC Braga e a tarefa não se afigurava fácil, porque o único golo nas Antas, da autoria de Zahovič, foi escasso para tanto domínio e porque no jogo da segunda mão, no Estádio 1.º de Maio, os Dragões chegaram a passar um mau bocado suavizado por um golo de Capucho. O problema é que Formoso empatou logo a seguir e, a um minuto do fim, o encontro tinha Elpídio Silva na marca de penálti, que Ivica Kralj defendeu, segurando o empate e o troféu.

1999: Um velho conhecido e o novo matador

Dois jogos, duas vitórias e mais um troféu. Em Aveiro, Fary chegou a colocar o Beira-Mar em vantagem, mas pouco depois de a bola voltar ao círculo central já Domingos estava a assinar o empate, apenas desfeito por Esquerdinha. Nas Antas, a segunda mão foi de confirmação: Jardel nunca tinha marcado na Supertaça e bisou, Lobão marcou na própria baliza e ambos anularam os prejuízos causados pelo penálti em que Óscar tinha batido Baía: 5-2 no agregado.

2001: Finalmente o xeque-mate

No Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, o FC Porto estreou o sistema de disputa da Supertaça num único jogo e fê-lo a ganhar ao Boavista, o adversário que nunca tinha conseguido derrotar na prova. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Deco, Jorge Andrade marcou o único golo do dérbi e quebrou a maldição que durava desde 1979. À quarta final contra as panteras, os Dragões finalmente ergueram o troféu - o único de Octávio Machado enquanto técnico portista.

2003: Ministro da força aérea

Dois meses após a final da Taça de Portugal, FC Porto e União de Leiria reencontraram-se em Guimarães para ali discutirem a Supertaça. O resultado foi o mesmo, ainda que com um equilíbrio mais evidente, e foi preciso Mourinho tirar Costinha do banco, no recomeço, para desbloquear o empate: oito minutos depois, Nuno Valente assistiu e o “ministro” marcou.

2004: O feitiço do Harry Potter

A Supertaça voltou a Coimbra, onde Ricardo Quaresma arrumou a questão com um grande golo a que o Benfica nunca soube reagir ou responder: 1-0 foi suficiente para o treinador Víctor Fernández conquistar o primeiro de dois títulos ao leme de um coletivo que tinha acabado de perder jogadores com a qualidade e a preponderância de Deco, Alenichev ou Ricardo Carvalho.

2006: Rui Barros no resgate

Enquanto Co Adriaanse saía e Jesualdo Ferreira não entrava, Rui Barros sentou-se no banco para dirigir a equipa e conquistar um título logo no jogo de estreia. Em Leiria, contra o Vitória de Setúbal, o FC Porto dominou a final, fez o resultado com três grandes golos de Adriano, Anderson e Vieirinha, todos marcados na etapa complementar, e erguei a 15.ª Supertaça da coleção particular.

2009: A única do “professor”

A única Supertaça conquistada por Jesualdo Ferreira foi também a primeira de uma série de cinco consecutivas para o FC Porto, com a particularidade de todas elas terem sido ganhas em Aveiro. Frente ao Paços de Ferreira, Ernesto Farías e Bruno Alves fizeram o resultado (2-0) com dois golos apontados na segunda parte: primeiro marcou o argentino, a roubar a bola a Cássio e a rematar à meia-volta; depois o português, a subir onde mais ninguém subiu e a cabecear como quem chuta.

O terceiro e último capítulo das Histórias da Supertaça será publicado esta sexta-feira.

• Like
Reações: Emanujor

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,291
14,737

Na mensagem que assina no FPF 360, o Programa de Jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, André Villas-Boas começou por explicar que a competição tem “um significado muito especial” para o FC Porto, que é o emblema que mais edições venceu, 23 no total, um contributo “muito significativo” para o estatuto de “clube mais titulado do futebol português”: “Ao longo da nossa História conquistámos 85 títulos oficiais”.

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,291
14,737
LIVE- Antevisão Supertaça

• Like
Reações: miguel19layun

miguel19layun

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
19,249
46,165
Conquistas
5

Pode o fator surpresa ser um ponto a favor? "Foi o lado mais generoso do Rúben [Amorim], tentando dar-me um comprimido para adormecer e ficar quase bêbedo. Percebo o que ele disse. Há nuances que podem ser de mais difícil acesso, apesar do escrutínio, mas ele, como nós, antecipou cenários que poderá encontrar, nuances mais presentes agora num passado mais recente nesta época. Ele e a equipa técnica fizeram o estudo e sabem o que vão encontrar. Não há grandes segredos hoje em dia, mas há mais num perfil individual do jogador. Ele terá feito o trabalho e bem, como nós também fizemos. Ninguém está em posição de supremacia, parece-me. O Rúben tem algumas limitações, ontem ouvi dizer que o FC Porto mantém o onze, mas perdemos Pepe e Taremi. Com certeza haverá outros amanhã prontos para dar resposta. Os jogadores dão sinais e estou muito confiante para amanhã. Foram oito jogos que correram bem, mas a pré-época já lá vai. Eu e o Rúben estamos em pé de igualdade."

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,299
5,571
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
O nosso meio campo da-me confiança de controlar o jogo. Varela, Grujic e Nico asseguram isso. O nosso maior problema é a resistencia da linha defensiva, dos centrais e lado direito. O Gyokeres é perigoso de facto, e o jogo da Taça não pode servir de botola.
Espero que se tente controlar o jogo, defender sobre o meio campo e retirar espaço nas costas.
No ataque podemos aproveitar a nosso maior mobilidade e o aparecer de trás.
Eu começava com Galeno e Borges titulares, com Namaso na frente. Galeno porque se fisicamente bem ajuda muito no corredor. Borges porque está bem, assim como Namaso.
Vamos a eles.

• Like
Reações: Dagerman

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,988
2,891
é so regras e regrinhas para os proteger. Se começassem mas é a castigá-los por erros graves com influencia no resultado e esses bois ficarem a meses ou até epocas sem apitar é que era bem aplicado
Defendo isso há anos. A irresponsabilização das atitudes dos árbitros é algo que não compreendo. Erros todos cometemos, ponto assente. Achar-se inimputavel por soberba e necessidade patológica de ser-se o centro de atenções, tira-me do sério. O futebol tuga é um lodo por causa deles.

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
6,210
12,549
Conquistas
1
  • Bobby Robson
O nosso meio campo da-me confiança de controlar o jogo. Varela, Grujic e Nico asseguram isso. O nosso maior problema é a resistencia da linha defensiva, dos centrais e lado direito. O Gyokeres é perigoso de facto, e o jogo da Taça não pode servir de botola.
Espero que se tente controlar o jogo, defender sobre o meio campo e retirar espaço nas costas.
No ataque podemos aproveitar a nosso maior mobilidade e o aparecer de trás.
Eu começava com Galeno e Borges titulares, com Namaso na frente. Galeno porque se fisicamente bem ajuda muito no corredor. Borges porque está bem, assim como Namaso.
Vamos a eles.
Acho muito difícil o Galeno começar a titular. Dá a sensação que não tem a cabeça muito cá e pelas decisões do VB nos jogos contra o Graz e contra o Nassr diria que o titular na esquerda vai ser o Jaime.

• Like
Reações: fmorais92

fmorais92

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
5,682
6,033
Atenção à nova regra do capitão que veio do europeu. Se o Diogo não jogar, Varela com braçadeira? Os restantes terão de (não) piar fino.

Esta regra e os cartões que não vão ser dados vão ser o grande tema do tugão na 1.ª fase da temporada.
Mesmo que o Diogo jogue acredito que o Varela seja o capitão devido a essa regra. E acho bem . Tenho a certeza que o Diogo é um bom capitão mas dentro de campo é preciso um jogador que possa falar diretamente com o árbitro em qualquer zona do campo

• Like
Reações: Azul Escuro

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,705
193,862
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Mesmo que o Diogo jogue acredito que o Varela seja o capitão devido a essa regra. E acho bem . Tenho a certeza que o Diogo é um bom capitão mas dentro de campo é preciso um jogador que possa falar diretamente com o árbitro em qualquer zona do campo
Com o redes capitão, podes selecionar outro jogador para falar com o árbitro

Estado
Não está aberto para novas respostas.