O CAR serviria para a formação? Teria dimensão suficiente?Não sei de onde tiraste que a minha única solução é a construção de uma mega academia. O que eu defendo é a não construção do CAR, porque isso sim impedirá de teres uma Academia (que não precisa ser mega, precisa apenas ser suficiente para as tuas necessidades - coisa que o Olival não é) num curto/médio prazo. Se o Olival é melhor do que o que temos atualmente? Claro que sim, até porque pior seria difícil. Até a Academia da AF Porto será melhor do o que o temos, mas isso não deve fazer com que tentemos ir para lá numa lógica de desenrasque.
O CAR é uma não necessidade. Será caro em qualquer circunstância, ainda mais num clube em "ruína financeira". É, como eu disse, um luxo numa altura de vacas magras. E não resolve os teus problemas na Formação, apenas os atenua. Não te permite ter um espaço teu para o Futebol Feminino. Não permite expansão porque o espaço é limitado. Não permite que todas as equipas fiquem juntas (porque "perto" é bem diferente de "junto") - embora isso até nem seja para mim uma necessidade absoluta.
Para ter o CAR apenas, prefiro que se espere. Prefiro que se passe a mensagem que hoje não é o momento certo para grandes obras, e que depois se vá dando indicações que não é um assunto esquecido e que se está à procura de algo que vá de facto resolver os problemas do clube, demore 2, 5, ou 10 anos. E interessa-me pouco se é algo só para a Formação, se é para todos, Formação, Equipas profissionais, Equipas femininas, modalidades, etc., Isso é uma decisão do clube. O que me interessa é que se faça algo que nos coloque num patamar que nos permita ser, pelo menos, tão atrativo como os outros e que permita dar melhores condições aos nossos recursos humanos para trabalharem, Formação e não Formação. A construção do CAR iria tão simplesmente passar a mensagem de que o melhor que a Formação pode aspirar a ter nos próximos 20 ou 30 anos é ficar no Olival.
Para que fique claro, o que eu quero é que não se condicione a construção de uma futura Academia (ou Cidade Desportiva, o que quiseres chamar) nos próximos 20/30 anos para se construir algo que é supérfluo. Se temos 40 milhões para gastar no CAR, que em vez disso se encontre um terreno onde seja possível construir por fases, com margem para expandir, e podem até começar por construir o espaço para as equipas profissionais e depois sim avançar para algo para a Formção. Porque pelo menos assim vai se poder vislumbrar ao longe uma solução que perdure no tempo, e não um remendo sem data para se resolver.
Se não, qual a dimensão suficiente (não necessariamente ótima)?
Ou o problema são outro tipo de infraestruturas (e não estou a falar do problema alojamento que pode ser atacado de diversas formas)?
Depois há uma coisa que não entendo. Como é que esperar 10 anos para avançar para uma Academia dessas vai ajudar hoje a captar miúdos na formação?