Lançar como!? Por exemplo Conceição lançou o Fábio Vieira esperou um ano, sendo chamado e não jogando. Na época seguinte foi aposta de início, ganhando a presença assídua, mas depois houve um mau resultado contra o Boavista de toda a equipa, mas pagou as favas e esteve meses sem jogar para voltar a ser aposta a partir do banco na reta final da época...
Lançar os jovens não é fazer uns jogos e depois esperar mais um ano ( em que não jogam e só treinam, não se percebendo o que aconteceu) para voltarem a ter oportunidades para jogar depois de largos meses ou na época seguinte!
Essa foi a altura em que mais fulo fiquei com o SC... mas depois vi os jogos que o Fábio Vieira fez na B para ajudar a evitar a descida, e percebi... ficamos na 2ª, mas foi graças a terceiros... na época seguinte o Fábio Vieira apresentou-se a muito bom nível, e passou a ser um suplente de luxo!
De resto, é só contabilizar os jogadores que lançou:
- com sucesso (7): Dalot, Fábio Vieira, João Mário, Vitinha, Diogo Costa, Chico, Martim Fernandes
- que renderam bom dinheiro, apesar do pouco rendimento desportivo (2): Fábio Silva e Diogo Leite
- que serviram para rodar o 11 (7): André Pereira, Bruno Costa, Gonçalo Paciência, Romário Baró, João Mendes, Gonçalo Borges, Danny Namaso
São 16 jogadores, aos quais ainda se poderiam acrescentar outros que foram aparecendo pontualmente na equipa principal: Gonçalo Sousa, Bernardo Folha, Tomás Esteves
Nos 30 anos anteriores, quantos casos de sucesso tivemos? Eu lembro-me do próprio SC, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Hélder Postiga, Rúben Neves e André Silva como casos de sucesso... são menos casos de sucesso em 30 anos, do que os que o SC teve em 7. E num patamar mais abaixo, para rodar, tivemos um Ricardo Costa, Hugo Almeida, Ivanildo, Atsu e o Castro. Mesmo se juntarmos os que foram chamados uma ou duas vezes, o cenário não fica muito melhor... Hélder Barbosa, Vieirinha, Paulo Machado...
E não me canso de repetir, apesar da formação actualmente ser menos descurada que nos anos anteriores, o SC também lhes deu reais oportunidades! Por vezes metia-os a 5 minutos do fim, mas também os meteu em muitos jogos importantes com o restante da equipa titular, ao passo que o Jesualdo, para falar de alguém com fama de formador, só dava oportunidade aos jogadores em jogos contra equipas de escalões inferiores nas taças... e eram logo aos 2 ou 3, numa equipa de jogadores com menos utilização, sendo assim ainda mais difícil de fazer um bom jogo! E quem fala de Jesualdo, fala de Mourinho, que tirando o Ricardo Costa e maus tarde o Postiga (mas ambos já haviam sido lançados pelo lavrador), metia o Buszaky, o Evaldo, o Manuel José e afins em jogos da taça contra equipas de escalões inferiores, jutos com os Tiago, Clayton e outros menos utilizados!