Recordar é viver!
Meus caros, lembram-se daqueles jogos, principalmente, nas últimas 2 épocas em que não estávamos a jogar um caralho e, por técnica individual ou momento de inspiração de um jogador, lá marcávamos no final do jogo, o estádio explodia de emoção e o SC desatava a correr no sentido do banco da equipa adversário?
Pois bem! O que está a acontecer por estes dias é a mesma merda. Sérgio sacou mais uma vitória há uma semana, que nos deixou muito felizes, carregada de drama e de simbolismo. E, novamente, não soube sair de cena por cima, como senhor e um símbolo para a história do clube.
O SC, ao longo dos últimos 7 anos, ensinou-nos imensa coisa e recordou-nos, para nunca esquecermos, o sabor da vitória.
Sim, eu recordo dos 5 anos antes dele e da forma desprestigiante e triste como arrastávamos a nossa existência. O SC trouxe a raça de Dragão que já não se via há muito no FCP, defendeu-nos, quando ninguém no clube fez, encaminho-nos no sentido das vitórias, mas esqueceu-se que ninguém é maior que o clube.
No último mês de mandato do PdC, o SC para além de renovar o seu contrato por um período nunca antes visto no Reino do PdC esteve presente numa negociação muito prejudicial para o FCP: as clausulas do contrato de trabalho do Francisco.
Esta novela, muito provavelmente, vai culminar com a saída do Francisco e do Sérgio, de forma distintas e com muito dinheiro na conta bancária da família Conceição.
Esta última frase vale só por si. Com ela não pretendo fazer nenhum juízo de moral do clã Conceição. Vão fazer valer os seus direitos, assumidos por uma contraparte, que dizem amar, num momento de enorme fragilidade. É assim a vida! É assim a filha putisse de quem ama.
Meu prognóstico. O FCP vai ter que avançar para a contratação de um treinador mesmo que a ligação laboral com o SC não se extinga. Esta vai arrastar-se no temo e o clube vai ter de pagar a dois treinadores (no passado aconteceu o mesmo com o Domingos Paciência no Sporting).
Quanto ao Francisco, a emotividade do seu futebol vai leva-lo a querer sair e vamos ter que vender por um valor a rondar o 40M€.
No final, depois de pagarmos as partes do passe do Francisco, o clube ficará com uma posição net próximo de zero. Perderá um grande talento, perderá uma referência clubística e ficará com uma enorme divisão interna que dificultará imenso a tarefa de quem está hoje a trabalhar.
Ao longo dos muitos anos que vejo futebol, assiste a muitos grandes jogos em que na semana anterior o clube ficou com jogadores de referência por motivos de lesão, em muitas dessas ocasiões ouvi técnico e dirigentes a dizer, repetidamente, faz falta quem cá está! Hoje, está o AVB! É o AVB que faz falta, e é nele que temos que acreditar! Em venceu um processo eleitoral com 80% dos votos. Quem confiou nele, não pode à primeira dificuldade hesitar.
Como bem sabemos, pelo beijo na testa, o SC deve ter ficado no lado dos 20% e, como sempre nos mostrou, ele não sabe perder. Se hoje o FCP estivesse a jogar, estaríamos a ver o SC a correr descontroladamente em direção ao banco da equipa adversária.
P.S.: Para não me alongar, lembram-se onde trabalho o Domingos depois do Sporting?