O JVP talvez não entrasse no melhor 11 tuga da história (para mim não entrava) mas num top20 não tenho dúvida de que estaria.
Era realmente muito bom jogador.
Realmente, eu não devo ter visto o mesmo jogador...
Era bom jogador? Sim, era...
Era um craque fora do normal? Não, nem pensar...
Podemos arranjar todas as desculpas e mais uma, mas fracassou no estrangeiro, onde outros triunfaram! Futre, Rui Barros, Fernando Couto, Paulo Sousa, Rui Costa, Sérgio Conceição...
Na selecção, foi tantas vezes empurrado para ponta-de-lança, onde não só jogava muito menos, como acaba a penalizar a própria equipa! Porquê? Porque, não tinha lugar noutro lado e era martelado ali ... no meio, jogavam Paulo Sousa e outro, sobravam 4 lugares ofensivos... Figo e Rui Costa eram 2 certos... o terceiro jogava sobre a esquerda... sobrava ele para 9...
Mais, digo mesmo que não estava entre os 10 melhores jogadores ofensivos (tipos que jogaram a 9 e 9 e meio) dos últimos 50 anos... sem esforço...
Cr7, Pauleta, Futre, Figo, Rui Costa, Bernardo Silva, Deco, BFernandes, RBarros, Gomes, Chalana... e ainda fico com o Diamantino, o Paneira e o Oliveira... mesmo tirando os 9 puros, como o Pauleta e o Gomes, ainda sobram 9, que muitas ou algumas vezes, fizeram melhor aquela posição, atrás do ponta de lança...
Quantos jogos memoráveis é que um tipo se lembra do jvp? Eu lembro-me de um...
Do Figo, que nunca foi um tipo simpático ou com quem se conseguisse ter algum tipo de empatia, sou capaz de falar de uma dúzia de jogos... de um europeu fabuloso... mesmo, do rui Costa, que sempre teve aquele problema intrínseco de ser do slb, é possível recordar uma meia dúzia de jogos memoráveis, sobretudo na Fiorentina, porque no Milan, já não era o mesmo... alguma vez o jvp entrava neste campeonato? Eu acho que não...
Agora, havia uma coisa que ele sempre teve: muito boa imprensa... a associação ao slb ajudava uma enormidade... a absoluta decadência em que o slb estava naquela segunda metade dos 90s, tornavam-no o último dos moicanos para a abola... os episódios com o Paulinho mais ajudavam... basta ver como o que fez em 2002 foi branqueado por cá...
Mesmo no scp, onde teria chegado sem o Jardel? O Jardel foi o game-changer daquele scp da primeira metade do novo milénio... lógico, que ele ajudou, como o Drula e o Capucho ajudaram no FCP... a comparação faz sentido...