André Villas-Boas - Presidente

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,998
5,003
Ninguém disse isso.

Aqui a questão é a meu ver temos de ter 14/15 jogadores de um nível altíssimo.

É a nossa obrigação enquanto FCP.

Temos de ver o que temos no plantel principal, e o que podemos fazer subir da equipa B.

Depois compor o que resta no mercado de transferências e empréstimo.

Tal como não vamos ter esse 11 para o ano, também é ridículo ter um Grujic a ganhar uma pipa de massa, ou um Taremi fantasma do Natal passado no plantel.
Eu não tenho quaisquer dúvidas que os teremos!
Profissionais na Direcção Desportiva não faltarão!

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,643
18,300
Ok, o AVB só toma posse do clube daqui a 2 semanas.
Mas porque é que a SAD atual não pede já a marcação da AG, de forma a começar desde já a contar os 21 dias de calendário? Assim o AVB poderia tomar posse na SAD uma semana depois de tomar posse no clube.
Não sei se legalmente pode. Isto é, tem que haver uma razão para convocar uma assembleia geral extraordinária. A mudança de da direção do principal acionista ainda não aconteceu. E no limite o AVB até poderia querer continuar com os atuais administradores pelo que não há motivo para convocar uma AG extraordinária neste momento.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,645
6,313
Para mim, e acredito que não seja uma opinião consensual, a «débacle» do FC Porto de Pinto da Costa começou, lentamente, no pós-2004, com o esbanjamento de mais de 100 milhões de euros de transferências e a destruição de uma equipa. Pior, o recurso a fundos de jogadores manhosos e a relações duvidosas com empresários numa altura em que nao se justificava minimamente porque não faltava dinheiro.
Um Benfica na lama e um Sporting a ser Sporting, ano após ano, permitiu que até 2013, mesmo com o «Apito Dourado» pelo meio, mantivéssemos a hegemonia no futebol português. Mas Jesualdo Ferreira já foi um treinador sozinho, a dar o peito às balas - todos os treinadores sê-lo-iam também a partir daí.
A partir de 2013, é o que todos sabemos. Só a chegada de Sérgio Conceição amenizou um pouco o panorama vigente, mas o descalabro financeiro já era irreversível.
E assim chegamos à vitória do André. Apesar de todo o descalabro dos últimos 10 anos, só uma campanha perfeita, comandada por alguém muito bem preparado, poderia destronar Pinto da Costa.
Como disse ao André na sua sede de candidatura, logo no início, mesmo que perdesse já tinha ganho. Porque tinha sido o primeiro a ter a coragem de enfrentar o medo, a gratidão eterna.
Numa nota mais pessoal, regressei ao fórum 5 anos depois com o objectivo único de apoiar o André. Mas apesar de o ter apoiado desde o início, nem sempre acreditei na vitória. Talvez a Assembleia-Geral de Novembro tenha sido o ponto de viragem. A péssima época que fizemos também terá aberto os olhos a muitos sócios e talvez me tenha feito acreditar mais na vitória. A certa altura, ele quase nem precisava de fazer campanha.
No Sábado, fui almoçar com um grupo de apoiantes do André daqui do Portal dos Dragões. Muitos deles foram votar depois do almoço. A certa altura, alguém arranjou-nos bilhetes para o Andebol. Mas ao intervalo, sabendo que as urnas já tinham fechado e que a qualquer momento se podiam saber os resultados, fomos para Agramonte.
Foi uma festa! Os sinais davam ao André a vitória, a certa altura já se falava em goleada, mas nunca fiando. De repente, o André aparece no palanque no exterior aos saltos, com a camisola do Porto vestida, e aí tivemos a certeza. Parecia que tínhamos ganho um campeonato.
E agora cá estamos. Ainda a digerir a vitória. O primeiro dia do resto da vida do FC Porto.
Estamos profundamente agradecidos ao André. Pelo menos 80% de nós. Mas por favor não endeusem o homem como fizeram com Pinto da Costa. Se errar, tem de ser criticado. Se faltar às promessas, tem de ser criticado. Por ele e por nós. A bem do FC Porto.
Viva o André Villas-Boas!

Última edição:

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,977
8,630
Não. Apenas esticar prazos, “mamar” vencimentos” e estourar cartões de crédito.
Não? PdC, Baia, Luis Gonçalves e Fernando Gomes supostamente terminaram os seus mandatos na SAD a 31 de Dezembo de 2023 ... e estão desde lá em gestão corrente ..
Achas que estiveram em gestão corrente?
Academia da Maia, Ithaka, renovações, compra de terrenos ... enfim ...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,598
27,222
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Não sei se legalmente pode. Isto é, tem que haver uma razão para convocar uma assembleia geral extraordinária. A mudança de da direção do principal acionista ainda não aconteceu. E no limite o AVB até poderia querer continuar com os atuais administradores pelo que não há motivo para convocar uma AG extraordinária neste momento.
Deve haver formas de dar a volta a isso. Nem que fosse com uma demissão por parte da SAD derrotada. Imaginando que todos os elementos da SAD assinavam imediatamente a sua demissão, não poderia ser marcada uma AG mais cedo?

• Like
Reações: arichard

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,163
4,062
39
Porto, Portugal
Para mim, e acredito que não seja uma opinião consensual, a «débacle» do FC Porto de Pinto da Costa começou, lentamente, no pós-2004, com o esbanjamento de mais de 100 milhões de euros de transferências e a destruição de uma equipa. Pior, o recurso a fundos de jogadores manhosos e a relações duvidosas com empresários numa altura em que nao se justificava minimamente porque não faltava dinheiro.
Um Benfica na lama e um Sporting a ser Sporting, ano após ano, permitiu que até 2013, mesmo com o «Apito Dourado» pelo meio, mantivéssemos a hegemonia no futebol português. Mas Jesualdo Ferreira já foi um treinador sozinho, a dar o peito às balas - todos os treinadores sê-lo-iam também a partir daí.
A partir de 2013, é o que todos sabemos. Só a chegada de Sérgio Conceição amenizou um pouco o panorama vigente, mas o descalabro financeiro já era irreversível.
E assim chegamos à vitória do André. Apesar de todo o descalabro dos últimos 10 anos, só uma campanha perfeita, comandada por alguém muito bem preparado, poderia destronar Pinto da Costa.
Como disse ao André na sua sede de candidatura, logo no início, mesmo que perdesse já tinha ganho. Porque tinha sido o primeiro a ter a coragem de enfrentar o medo, a gratidão eterna.
Numa nota mais pessoal, regressei ao fórum 5 anos depois com o objectivo único de apoiar o André. Mas apesar de o ter apoiado desde o início, nem sempre acreditei na vitória. Talvez a Assembleia-Geral de Novembro tenha sido o ponto de viragem. A péssima época que fizemos também terá aberto os olhos a muitos sócios e talvez me tenha feito acreditar mais na vitória. A certa altura, ele quase nem precisava de fazer campanha.
No Sábado, fui almoçar com um grupo de apoiantes do André daqui do Portal dos Dragões. Muitos deles foram votar depois do almoço. A certa altura, alguém arranjou-nos bilhetes para o Andebol. Mas ao intervalo, sabendo que as urnas já tinham fechado e que a qualquer momento se podiam saber os resultados, fomos para Agramonte.
Foi uma festa! Os sinais davam ao André a vitória, a certa altura já se falava em goleada, mas nunca fiando. De repente, o André aparece no palanque no exterior aos saltos, com a camisola do Porto vestida, e aí tivemos a certeza.
E agora cá estamos. Ainda a digerir a vitória. O primeiro dia do resto da vida do FC Porto.
Estamos profundamente agradecidos ao André. Pelo menos 80% de nós. Mas por favor não endeusem o homem como fizerem com Pinto da Costa. Se errar, tem de ser criticado. Se faltar às promessas, tem de ser criticado. Por ele e por nós. A bem do FC Porto.
Viva o André Villas-Boas!
sim mas antes disso estávamos tesos igualmente. o mourinho fez uma equipa de jogadores de clubes do meio da tabela e teve de andar a implorar ao presidente para ficar com o benny que veio por emprestimo do celta de vigo e nao tinhamos 3.5M para dar por ele

A questao é que a determinado ponto o presidente perdeu a mao, e para mim foi na altura que saiu o angelino. já antes tinhamos defices cronicos, por isso o Fernando Gomes (o bom) saiu de CFO, mas assim que saiu o angelino (o presidente nao aceitou vender o mangala em janeiro para nao termos prejuizo) perdeu-se a mao e acumulamos dividas de forma monstruosa. Quando caimos no fair play financeiro, na realidade, deveriamos ter tido eleiçoes a serio, a direcçao tinha de se ter demitido logo aí. Na realidade somos todos culpados.A partir daí foi o descalabro

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,046
15,709
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
...
Para mim começou logo na época em que contratou Octávio.

Acho que estava num momento em que tudo podia correr mal: havia um certo cansaço desportivo, aparente falta de imaginação para continuar a vencer ( ir buscar alguém como OM é elucidativo disso), sporting a ressurgir, até o boavista já ameaçava...

A sorte foi haver eleições num benfica a tentar recuperar que desperdiçou Mourinho e um sporting que não quis aproveitar a mesma oportunidade. O Porto era o único dos grandes onde Mourinho podia ir e isso deu mais 20 anos a PdC.

É importante frisar isso: Mourinho no Porto não foi um golpe de asa, foi uma inevitabilidade. Não podiam deixar de escolher quem já começava a ser visto como especial, tendo em conta os falhanços anteriores, como o próprio Mouras ficou sem opções para além de nós.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,801
11,921
Já que falam nos accionistas, alguém sabe que percentagem de acções tem pdc?
Segundo as minhas contas e atendendo que comprou 3 vezes acções ultimamente terá por volta de 1.57%, isto utilizando como referência a noticia do Observador e sumando às 343.993 acções + 4.090 + 2.740 + 1.350.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que, no final de 2023, já tinha reforçado a sua posição, adquiriu mais 4.090 ações da SAD ‘azul e branca’, anunciou esta sexta-feira a entidade ao mercado.

Primeiro, em 4 de janeiro, Pinto da Costa comprou 2.740 títulos, a um preço unitário de 1,25 euros, e, na quinta-feira, juntou mais 1.350 ações da SAD portista (1,23), num investimento global de 5.085,50 euros nas duas operações, de acordo com a informação disponível na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O dirigente volta a reforçar ligeiramente a sua posição na sociedade, após um conjunto de transações verificadas entre novembro de 2022 e maio do ano passado e de mais duas em dezembro.

De acordo com o mais recente relatório e contas apresentado pela SAD do FC Porto à CMVM, referente ao exercício da temporada 2022/23, Jorge Nuno Pinto da Costa, de 85 anos, tinha 343.993 ações, correspondentes a 1,53% do capital social, em 30 de junho.

A maioria da SAD pertence diretamente ao clube (74,59%), ao passo que o empresário, antigo futebolista e ex-treinador António Oliveira é o principal acionista individual (7,34%), seguido pelo seu irmão Joaquim Oliveira, através da sociedade Olivedesportos (6,68%).
Pinto da Costa deve juntar-se ao empresário Nuno Lobo, candidato derrotado em 2020, e a André Villas-Boas, ex-treinador da equipa principal de futebol, nas eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, que deverão decorrer em abril, numa altura de turbulência em torno do clube, devido à Operação Pretoriano.

• Like
Reações: Pinetree

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,643
18,300
Deve haver formas de dar a volta a isso. Nem que fosse com uma demissão por parte da SAD derrotada. Imaginando que todos os elementos da SAD assinavam imediatamente a sua demissão, não poderia ser marcada uma AG mais cedo?
Isso talvez até fosse possível. Não sei. Eu acho que aqui o principal problema é que esta é a primeira vez que estamos a passar por isto!

Cheue

12 Maio 2016
24,083
38,267
Conquistas
7
108
isto condiciona a preparação da próxima época e o mercado etc..

além de questões como campanhas de angariação de sócios, eventuais pacotes que o AVB quer fazer do lugar anual Dragão+Arena, etc ..

de qualquer forma ele e a sua equipa que vão preparando tudo isso para ser tudo implementado nos primeiros dias.

e já ir analisando o plantel e planeando etc...
isso já devem estar a fazer há semanas...

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,645
6,313
Para mim começou logo na época em que contratou Octávio.

Acho que estava num momento em que tudo podia correr mal: havia um certo cansaço desportivo, aparente falta de imaginação para continuar a vencer ( ir buscar alguém como OM é elucidativo disso), sporting a ressurgir, até o boavista já ameaçava...

A sorte foi haver eleições num benfica a tentar recuperar que desperdiçou Mourinho e um sporting que não quis aproveitar a mesma oportunidade. O Porto era o único dos grandes onde Mourinho podia ir e isso deu mais 20 anos a PdC.
É verdade. Também pensei nisso quando escrevi aquele post.
Octávio Machado com Mourinho livre!!!

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,977
8,630
Segundo Pinto da Costa é até 1 de Julho.

Mas lá está, eu não me acredito em nada do que diz Pinto da Costa nesta altura. Podem até já ter recebido os 65M€ e ter já gasto uma parte desse dinheiro.
Eu não tenho dúvidas nenhumas que já houve essa antecipação de receitas por parte da Quadrantis tendo como colateral os 35M€ que são para a SAD ...
De que outra forma temos dinheiro para andar a renovar com jogadores, comprar o passe do Chico, comprar terrenos, terraplanagem, etc ...

A forma como o PdC o disse, denota tudo ... se quiserem podem rasgar o contrato e devolver o dinheiro ... Como devolver algo que só deveria entrar em Junho?

• Like
Reações: Diogo Tomás

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,977
8,630
Ok, o AVB só toma posse do clube daqui a 2 semanas.
Mas porque é que a SAD atual não pede já a marcação da AG, de forma a começar desde já a contar os 21 dias de calendário? Assim o AVB poderia tomar posse na SAD uma semana depois de tomar posse no clube.
As eleições ainda não acabaram ...
AVB tem que vir a público requisitar que esta SAD acelere os processos ...
Se não acelerar, então atacar a actual direcção e o presidente da MAG de não quererem outra coisa que não o mal do FCPorto ..

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
3,624
4,397
@b10nic e @hawkeyes , outros tempos... ou estatutos diferentes. Américo Sá não foi um PdC e os rivais entraram mais rápido porque os anteriores estavam a contas com a justiça. Mas não é justificação. Devia ser já esta semana, óbvio! O AVB que acampe no Dragão e que leve o Bicho com ele após o jogo de logo do AVS!

Última nota para o JN. À semelhança das redes sociais do clube também já percebeu quem ganhou as eleições. Só falta PdC e seus muchachos perceberem.