André Villas-Boas - Presidente

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,052
7,661
Segundo as minhas contas e atendendo que comprou 3 vezes acções ultimamente terá por volta de 1.57%, isto utilizando como referência a noticia do Observador e sumando às 343.993 acções + 4.090 + 2.740 + 1.350.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que, no final de 2023, já tinha reforçado a sua posição, adquiriu mais 4.090 ações da SAD ‘azul e branca’, anunciou esta sexta-feira a entidade ao mercado.

Primeiro, em 4 de janeiro, Pinto da Costa comprou 2.740 títulos, a um preço unitário de 1,25 euros, e, na quinta-feira, juntou mais 1.350 ações da SAD portista (1,23), num investimento global de 5.085,50 euros nas duas operações, de acordo com a informação disponível na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O dirigente volta a reforçar ligeiramente a sua posição na sociedade, após um conjunto de transações verificadas entre novembro de 2022 e maio do ano passado e de mais duas em dezembro.

De acordo com o mais recente relatório e contas apresentado pela SAD do FC Porto à CMVM, referente ao exercício da temporada 2022/23, Jorge Nuno Pinto da Costa, de 85 anos, tinha 343.993 ações, correspondentes a 1,53% do capital social, em 30 de junho.

A maioria da SAD pertence diretamente ao clube (74,59%), ao passo que o empresário, antigo futebolista e ex-treinador António Oliveira é o principal acionista individual (7,34%), seguido pelo seu irmão Joaquim Oliveira, através da sociedade Olivedesportos (6,68%).
Pinto da Costa deve juntar-se ao empresário Nuno Lobo, candidato derrotado em 2020, e a André Villas-Boas, ex-treinador da equipa principal de futebol, nas eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, que deverão decorrer em abril, numa altura de turbulência em torno do clube, devido à Operação Pretoriano.
Até nisto as tantas vai ganhar bom dinheiro.
Imagina que o André em pouco tempo consegue colocar ordem no clube, e as ações valorizam...

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
10,076
13,515
Não? PdC, Baia, Luis Gonçalves e Fernando Gomes supostamente terminaram os seus mandatos na SAD a 31 de Dezembo de 2023 ... e estão desde lá em gestão corrente ..
Achas que estiveram em gestão corrente?
Academia da Maia, Ithaka, renovações, compra de terrenos ... enfim ...
Não é assim que funciona. Gestão corrente estão agora. Até às eleições estavam em plenas funções.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,415
27,297
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Para mim começou logo na época em que contratou Octávio.

Acho que estava num momento em que tudo podia correr mal: havia um certo cansaço desportivo, aparente falta de imaginação para continuar a vencer ( ir buscar alguém como OM é elucidativo disso), sporting a ressurgir, até o boavista já ameaçava...

A sorte foi haver eleições num benfica a tentar recuperar que desperdiçou Mourinho e um sporting que não quis aproveitar a mesma oportunidade. O Porto era o único dos grandes onde Mourinho podia ir e isso deu mais 20 anos a PdC.

É importante frisar isso: Mourinho no Porto não foi um golpe de asa, foi uma inevitabilidade. Não podiam deixar de escolher quem já começava a ser visto como especial, tendo em conta os falhanços anteriores, como o próprio Mouras ficou sem opções para além de nós.
Pior foi em 2004-2005 no pós Mourinho onde podíamos ter cavado um fosso para os outros e estourámos recursos e fizemos erros de gestão inacreditáveis.

Trocar Mourinho por Del Neri foi uma das decisões mais absurdas de Pdc nos seus 42 anos de mandato.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,977
8,630
E não sei porque referem que o André Villas Boas não vai estar no Jamor ...
Os títulos são da SAD ou do clube? Que eu saiba os títulos e trofeus são do clube e não da SAD ...
O presidente do clube é quem representa o clube ...
O presidente da SAD pode até nem ser eleito, logo não representa o clube ...

Por mim deveria estar o AVB em representação do clube e o PdC como convidado ...

Da forma como decorrer este processo deverá ditar a forma como PdC será recordado e tratado daqui para a frente ...

rvaz

Arquibancada
26 Abril 2016
155
112
Eu não tenho dúvidas nenhumas que já houve essa antecipação de receitas por parte da Quadrantis tendo como colateral os 35M€ que são para a SAD ...
De que outra forma temos dinheiro para andar a renovar com jogadores, comprar o passe do Chico, comprar terrenos, terraplanagem, etc ...

A forma como o PdC o disse, denota tudo ... se quiserem podem rasgar o contrato e devolver o dinheiro ... Como devolver algo que só deveria entrar em Junho?
Pelo menos vão entrar os 17mios do David Carmo 😂😂😂

• Haha
Reações: arichard

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,973
10,552
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Para mim, e acredito que não seja uma opinião consensual, a «débacle» do FC Porto de Pinto da Costa começou, lentamente, no pós-2004, com o esbanjamento de mais de 100 milhões de euros de transferências e a destruição de uma equipa. Pior, o recurso a fundos de jogadores manhosos e a relações duvidosas com empresários numa altura em que nao se justificava minimamente porque não faltava dinheiro.
Um Benfica na lama e um Sporting a ser Sporting, ano após ano, permitiu que até 2013, mesmo com o «Apito Dourado» pelo meio, mantivéssemos a hegemonia no futebol português. Mas Jesualdo Ferreira já foi um treinador sozinho, a dar o peito às balas - todos os treinadores sê-lo-iam também a partir daí.
Eh pá, não.
Na vigência do Jesualdo tínhamos planteis fantásticos com craques de nível mundial, como Lucho, Lisandro, Anderson, Hélton, etc.
Era indiferente a força ou falta dela dos lisboetas. Tínhamos grandes equipas e limparíamos o campeonato de igual forma, mesmo tendo um treinador pouco mais que banal como o Jesualdo ao leme. A César o que é de César.

• Like
Reações: Mike_Walsh

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
36,036
68,241
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Ontem escrevi que achava normal a tomada de posse ser dia 12

Agora estes 21 dias a mais sao muito nocivos para os interesses do FCP

Estes srs que ganhem vergonha na cara e saiam rapidamente

Ja fizeram mal que chegue

rvaz

Arquibancada
26 Abril 2016
155
112
E não sei porque referem que o André Villas Boas não vai estar no Jamor ...
Os títulos são da SAD ou do clube? Que eu saiba os títulos e trofeus são do clube e não da SAD ...
O presidente do clube é quem representa o clube ...
O presidente da SAD pode até nem ser eleito, logo não representa o clube ...

Por mim deveria estar o AVB em representação do clube e o PdC como convidado ...

Da forma como decorrer este processo deverá ditar a forma como PdC será recordado e tratado daqui para a frente ...
O futebol profissional é da Sad.

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
2,940
3,198
47
Paris
gil-costa.wix.com
'Instant Team"
Expressão na moda em grandes clubes que querem construir uma equipa para ganhar já...vai ser o desafio do AVB e do Zubi (com as finanças a "espreita").
Essa construção duma 'instant team' necessita um treinador com ideias fortes e uma alquimia sem falhas entre o diretor desportiva e o treinador. Existe tempo, bases humanas, entendimentos futbolísticos entre o Sérgio e o Zubi para garantir essa alquimia?

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,643
6,310
Eh pá, não.
Na vigência do Jesualdo tínhamos planteis fantásticos com craques de nível mundial, como Lucho, Lisandro, Anderson, Hélton, etc.
Era indiferente a força ou falta dela dos lisboetas. Tínhamos grandes equipas e limparíamos o campeonato de igual forma, mesmo tendo um treinador pouco mais que banal como o Jesualdo ao leme. A César o que é de César.
Sim, tínhamos, mas o clube já não era gerido da mesma forma. Daí eu ter escrito «lentamente». Apesar de ser cada vez pior gerido, o clube foi tendo bons plantéis e continuou a ganhar até 2013. Mas os sinais estavam todos lá.

• Like
Reações: Y_Chippo
arichard

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,977
8,630
'Instant Team"
Expressão na moda em grandes clubes que querem construir uma equipa para ganhar já...vai ser o desafio do AVB e do Zubi (com as finanças a "espreita").
Essa construção duma 'instant team' necessita um treinador com ideias fortes e uma alquimia sem falhas entre o diretor desportiva e o treinador. Existe tempo, bases humanas, entendimentos futbolísticos entre o Sérgio e o Zubi para garantir essa alquimia?
Tens algum exemplo de uma instant team?

Até o City que despejou dinheiro na equipa aos potes, Guardiola passou várias épocas a montar a equipa .... Liverpool a mesma coisa, o PSG idem aspas ...

Quanto ao entendimento entre AVB e Zubi, parece-me que ficou claro ... tal a força como o AVB defendeu o Zubi ... Um nome inquestionável de qualidade ...

Eu quero ganhar e quanto mais cedo possível melhor ... Mas prefiro que AVB e Zubi construam planteis para ganhar consistentemente ..

O conceito de instant team foi o que tivemos ... comprar jogadores feitos (Marchesin, Uribe, Marcano, Taremi, Toni, Mbemba, Feliipe) para termos qualidade imediata na equipa ... E ganhámos intermitentemente ... com os efeitos nefastos que se podem ver nas nossas contas ...

Prefiro que AVB e Zubi lancem as bases para sermos o clube dominante no futebol português ...

Se o AVB traçar como objectivo para este mandato, reformular as contas e o futebol do clube, formação, infraestruturas (Academia/CAR) etc ... E formar plantel para o futuro ganhando 2 campeonatos e garantindo a Champions em todos eles ... Eu assino por baixo e refiro ... GRANDE MANDATO ...

Se esperam milagres e que o objectivo é ser tetracampeão ... desçam a terra e caiam na real ... Este mandato é para reformular o clube e colocá-lo no caminho certo ...

O mandato de afirmação será o mandato de 2028 ... aí sim deveremos aspirar a voos maiores ...

O clube está falido, plantel de fraca qualidade, e é preciso reformular todo o futebol ...

Mas tendo em conta o nível das equipas grandes em Portugal que é baixo ... Acho que AVB pode montar um plantel para ganharmos na próxima época ... Vai depender do treinador, do tempo que esse treinador tem para preparar a equipa para a próxima época e da definição do plantel ...
Vamos ter Europeu e Copa America, o novo treinador vai ter que trabalhar com quem não vai a selecção juntamente comos jovens da equipa B e começar a assentar ideias ... Por mim a pré-época arrancava a 15 de Junho, não há tempo a perder ... 1 mês e meio até a Supertaça ...
Dos internacionais que vão a selecção poderemos ter só uns 15 dias até a Supertaça, muito pouco tempo ...

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
2,940
3,198
47
Paris
gil-costa.wix.com
Tens algum exemplo de uma instant team?

Até o City que despejou dinheiro na equipa aos potes, Guardiola passou várias épocas a montar a equipa .... Liverpool a mesma coisa, o PSG idem aspas ...

Quanto ao entendimento entre AVB e Zubi, parece-me que ficou claro ... tal a força como o AVB defendeu o Zubi ... Um nome inquestionável de qualidade ...

Eu quero ganhar e quanto mais cedo possível melhor ... Mas prefiro que AVB e Zubi construam planteis para ganhar consistentemente ..

O conceito de instant team foi o que tivemos ... comprar jogadores feitos (Marchesin, Uribe, Marcano, Taremi, Toni, Mbemba, Feliipe) para termos qualidade imediata na equipa ... E ganhámos intermitentemente ... com os efeitos nefastos que se podem ver nas nossas contas ...

Prefiro que AVB e Zubi lancem as bases para sermos o clube dominante no futebol português ...

Se o AVB traçar como objectivo para este mandato, reformular as contas e o futebol do clube, formação, infraestruturas (Academia/CAR) etc ... E formar plantel para o futuro ganhando 2 campeonatos e garantindo a Champions em todos eles ... Eu assino por baixo e refiro ... GRANDE MANDATO ...

Se esperam milagres e que o objectivo é ser tetracampeão ... desçam a terra e caiam na real ... Este mandato é para reformular o clube e colocá-lo no caminho certo ...

O mandato de afirmação será o mandato de 2028 ... aí sim deveremos aspirar a voos maiores ...

O clube está falido, plantel de fraca qualidade, e é preciso reformular todo o futebol ...

Mas tendo em conta o nível das equipas grandes em Portugal que é baixo ... Acho que AVB pode montar um plantel para ganharmos na próxima época ... Vai depender do treinador, do tempo que esse treinador tem para preparar a equipa para a próxima época e da definição do plantel ...
Vamos ter Europeu e Copa America, o novo treinador vai ter que trabalhar com quem não vai a selecção juntamente comos jovens da equipa B e começar a assentar ideias ... Por mim a pré-época arrancava a 15 de Junho, não há tempo a perder ... 1 mês e meio até a Supertaça ...
Dos internacionais que vão a selecção poderemos ter só uns 15 dias até a Supertaça, muito pouco tempo ...
Tenho vários exemplos, o conceito da instant team não é uma garantia em si, é uma estratégia.

• Like
Reações: arichard

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,776
17,526
Espero que seja atendido o pedido de agilizarem a tomada de posse antes de 12 de Maio. Não tinha ideia que havia um período mínimo de mais 21 dias para a constituição da Administração da SAD. Sendo assim, a tomada de posse no Clube é uma urgência. Espero que haja a agilidade e decência necessárias para ser pelo menos uma semana antes do que está agora previsto. No estado atual das coisas, urge estar a par de muitos processos e tomar decisões.