Exactamente! Totalmente de acordo…
Isso vale bem para os dois lados. Nem se podem pedir explicações ao SC pelos jogadores que são mal vendidos ou saem a custo zero, da mesma forma que não se pode andar a dizer (como ele fez mais do que uma fez) que foi graças a ele que o Porto vendeu X ou Y jogador por determinado valor.
O SC é treinador e é essa a sua função.
Não podemos atribuir responsabilidades ao SC porque o Porto decide dar 20M ao Braga pelo Carmo. Depois, se o Carmo é bem aproveitado ou não e se a equipa técnica tirou o melhor proveito dele, isso sim pode e deve ser discutido.
Trazer essa conversa dos Milhões ganhos e dos Milhões perdidos para cima da mesa não ajuda nada. Pelo contrário, só distrai daquilo que é a verdadeira discussão que se deve ter em torno do treinador e da qualidade de jogo da equipa.
O que me interessa discutir em torno do SC são as suas escolhas, a gestão da equipa e a sua teimosia em torno de um sistema de jogo no qual os jogadores que tem não se enquadram. Interessa-me perceber o porquê de querer fazer do Pepê um Otávio (nunca vai acontecer) e, se realmente foi ele que tanto quis o Varela, porquê estar a desperdiçar um verdadeiro trinco a jogar num duplo pivot!
Estas são, por exemplo, duas questões que seriam interessantes de discutir.
Concordo totalmente que ele nao devia andar aqui e ali a falar dos milhoes ganhos no periodo que ca esta. Nao ha necessidade.Estava a concordar com tudo até se chegar aqui. Muito do nosso mal financeiro e também desportivo vem de uma política de gestão de ativos que roça o amadorismo (para um clube que não seja um tubarão europeu).
Ah, e um aparte. Apesar de concordar com o que estava para trás, acho que é razoável dizer-se que se o Sérgio não quer vender X, Y e Z então depois também não pode reclamar nem utilizar como desculpa as contratações falhadas ou ausentes. Está tudo ligado.
O Sérgio também não andou um verão a dizer que não queria perder o Manafá? Depois não se queixe nas CI e para os Vitor Pintos que não tem laterais de jeito.
Nota-se que ele esta a acusar o toque. Ja sao muitos anos. E como ele proprio ja deve saber (até porque ele tem o seu futuro nas maos) que vai embora, nao me vai admirar se mandar umas bujardas aqui e ali.
Esta "refém" da gratidao e carinho pessoal pelo presidente. Mas ele nao é parvo e sabe perfeitamente que o seu "paizinho" usa e abusa dele como escudo.
PdC nos ultimos 10 anos (quando a tal estrutura maravilhosa deixou de brilhar...) tem espetado a faca em todos os treinadores. Ou aliados (Mendes).
Mas ele nao tem culpa de nada. So por obra do acaso é o grande lider com o poder todo para decidir o que quer a todos os niveis.
O Mendes levou com a boca pelo Adrian (ah e tal, nunca mais... fui enganado).
O Lopetegui deixou na garagem o Ferrari Imbula...
O NES pediu (loles) o Depoitre (toda a gente sabe que o grande lider nao conhece ninguem na Belgica, nem pensar...). Mas um Felipe esse ja nao parece ter sido pedido do NES...
Agora, com SC, ja perdi a conta à quantidade de jogadores em que ele refere que houve "aval" do treinador. Tipo, "se corre mal, nao se virem a mim, ele disse ok para o jogador vir...".
Cheira logo a confissao de culpa. Ele sabe que estamos limitados a negociar com gente com quem haja boas relaçoes e abertura para prazos simpaticos. Mas isso limita o raio de açao para encontrar talento.
Curiosamente nao se viu PdC a referir que SC pediu ou deu o aval para a vinda do Luis Diaz ou do Militao.
PdC é um fraco lider e isso vai refletir-se abaixo dele. E o Sergio, com a personalidade que tem, nao consegue engolir para todo o sempre. Até pode aguentar uns tempos mas mais cedo ou mais tarde vai mandar uma bujarda qualquer porque ja lhe esta a pesar.
E ele sabe que é o alvo numero 1 ha muito. E o lider, em vez de o defender coloca mais pressao em cima dele. Ja nem falo dos Caldeiras com quem a relaçao parece "excelente" ou do Fernando Gomes que se da ao luxo de dizer que o sucesso desportivo tem de acompanhar aquele que temos a nivel financeiro...
Acima dele, todos olham para o seu proprio umbigo por isso é "natural" ele ter estes momentos estupidos.
Com uma liderança forte nao havia nada disto. O treinador nao seria constantemente exposto publicamente nem o treinador mandaria bocas para cima.
Mas é o que temos.