Sim é.
Para a realidade portuguesa é um bom plantel, sem muitas razões de queixa.
Podia ser ainda melhor e ter o Moutinho a ajudar no meio-campo, mas o treinador preferiu não o ter.
Repito, a ver se percebem:
Quando o Nico tiver as oportunidades do Eustáquio... quando o Namaso tiver a continuidade do Taremi... quando o Chico (como todos sabem fui contra o seu regresso) tiver a confiança que o Pepê tem... quando o Jaime jogar os jogos seguidos que o Galeno joga... quando o Jorgie jogar os minutos do Zaidu. Quando o Navarro tiver sequência de jogos a titular... aí e só aí e se as coisas continuarem iguais eu posso concordar convosco.
Eu acho que o plantel tem profundidade mas é dispar na qualidade.
Guarda-redes - All Good, um grande guarda-redes, e bons suplentes.
Laterais flutuam entre o bom (JM) o jeitoso (Wendell quando bom do miolo), o mediano (Jorgie) insuficiente (Mendes) e tecnicamente fraco (Zaidu).
Centrais tens o Pepe muito bom mas quarentão, o Carmo não sei que pensar, a instabilidade do rapaz assusta-me e sabes que eu o defendo bastante quando joga bem. O resto é medianíssimo.
Meio campo, muita profundidade, mas...
Varela, médio defensivo muito bom, obviamente jovem e vindo agora vai se adaptando à Europa, já teve jogos muito bons e outros não tão conseguidos.
Eustáquio, muito rotativo, muito intenso, trabalhador, boa chegada à área, mediano em tudo o resto. Nico, bons pés mas para já pouco focado, e ligado e psicologicamente frágil, parece um oposto do Eustáquio, Grujic, umas vezes come sono, mas quando bem tem futebol e é o médio com mais critério, Romário é o Nico da casa, Franco, o pé esquerdo é bom, mas faltam-lhe muitas coisas para ser pouco mais que um jogador fundo de banco, Jaime é indesmentivelmente talentoso e tem de jogar mais, seja numa solução de médio criativo (porque tem intensidade não é um morre ao sol e recupera bolas também) ou na ala como organizador escondido.
Pepê é muito bom tecnicamente, peca na decisão, há de ser sempre o seu calcanhar de aquiles mas é muito melhor do que estes meses mostram, demasiada síndrome de canivete suiço.
Chico qualidade indiscutível e a crescer, é ainda um jogador a ser burilado mas é talvez o principal desiquilibrador quando joga.
Galeno jogador muito útil quando o jogo é mais de transições, apostar na velocidade e aí desiquilibra, não tanto para jogos fechados, não está na melhor forma though.
Borges? Tanta sopa para comer. Qualidade técnica muito acima da média mas é um gaiato de cabeça, tem 22 no BI e uns 17 na cabeça, por vezes é mesmo tão incosequente como um puto no recreio.
Taremi, baixo de forma, mas a qualidade é atestada pelos números que teve em 3 épocas eguidas como jogador mais influente, não significa que não tenha de sentar quando não rende.
Evanílson, liberto de lesões é o melhor ponta-de-lança, qualidade certificada.
Navarro, vi-lhe qualidades mas é uma incógnita no FCP.
Toni, jogador útil, como suplente como "finisher" de um, dois toques.
Namaso, jovem útil, tem força, técnica e vontade, sofrego na finalização por vezes, por ora curto para pouco mais que revulsivo do banco por vezes.
Veron - Esquecer
Baliza - Certificada
Laterais qualidade intermitente e focada principalmente num jogador, outro um chega para as encomendas mas precisa de estabilidade emocional, outro um melhoral e o resto bola.
Centrais a certeza é um veterano.
E um jogador a pisar ovos, o resto é para encher, mediania.
Ou seja, no meio campo tens um jogador de qualidade mas ainda a precisar de ser tarimbado, e numa posição mais de equilibrio e recuperação e não de criatividade ou transporte.
O resto é mediano e incerto no geral.
Meio campo ofensivo há um jogador com qualidade a explorar, o resto é insuficiente para o FC Porto para pouco mais de fundo de banco.
Alas - Há qualidade diversificada (entre jogadores técnicos e velozes jogadores velozes e trabalhadores), mas baixas de forma e dois deles têm como ponto menos bom a decisão, o outro não é forte nesse capítulo por juventude mas vai ser melhor que os outros dois em príncípio.
Depois há um brincalhão, uma criança com talento. Pode decidir ser bom jogador, ou pode decidir ser um insignificante que faz umas reviengas em clubes de "baja tabla" no futuro.
No ataque, há dois com qualidade certa, um em baixa forma.
Há um bom suplente para jogador de área puro.
Uma incógnita.
E um jovem trabalhador.
Há profundidade, mas não abunda qualidade certificada, há falhas claras nas laterais e centrais, o miolo tem sobretudo qualidade em jogadores não criativos.
Mais há frente há um criativo vindo de lesão.
Os jogadres da frente com qualidade passam por momentos infelizes de forma e quem tem mais qualidade é alguém que Deus nos livre de se lesionar e um rapaz tão vilipendiado por ser filho de quem é.
Os restantes são medianos e incógnitas.
No entretanto continua a ser mais que suficiente para não levar bailes de Seabras também.