Ponto prévio: já assisti a N assembleias de aprovação de contas (de empresas) pois faz parte do meu trabalho. E as contas não são reprovadas (apenas) por conter erros e omissões.
Reprovar contas é um ato politico de reprovação da atuação da administração. È o momento em que os sócios se pronunciam sobre o que foi a atuação da administração.
O ato de "prestar contas" é o momento em que a administração vem perante os sócios apresentar e defender todas as opções que tomou ao longo do ano e depois compete aos sócios aprovar ou não (podendo recorrer também à abstenção).
Depois o pessoal que comenta aqui no fórum vive numa bolha (reparem que mesmo os apoiantes do pdc deixaram de comentar - não acredito que tenham deixado de ser apoiantes) e pensam que essa bolha se reflete no resto do universo dos votantes. Eu não acredito nisso.
Desde há seculos, que se percebeu que, na vida, no futebol, numa campanha eleitoral, num campeonato o aspeto psicológico é muito importante.
Já na guerra do Vietname os americanos lançavam preservativos XXL para surtir o efeito psicológico nos inimigos.
Reprovar estas contas tinha um efeito pratico quase nulo. No entanto teria um efeito psicológico tremendo.
Foi uma erro básico, da candidatura do AVB nada fazer para que estas contas fossem reprovadas.
Espero que não custe caro.
A reprovação das contas teria um peso considerável nas respectivas candidaturas.
Contudo, embora as contas tenham sido aprovadas, houve claramente uma grande divisão de votos. Quase metade da sala não as aprovou (reprovou ou absteve-se).
Bem sei que nem todas as abstenções são votos para AVB da mesma forma que nem todas as aprovações são votos para PdC. Tinha um senhor ao meu lado, por exemplo, que era AVB e não se levantou acabando por votar a favor.
Algo que me chamou a atenção foi o facto do discurso de AVB ter sido o mais aplaudido da sala. Dito isto de outra forma, houve muitos mais aplausos ao AVB do que votos contra ou abstenções.
Isso sentiu-se e foi corroborado por dois cavalheiros dos SD que estavam ao meu lado que também acharam o mesmo.
Também acho, até porque tive pessoas à minha beira que estavam a comentar isso, que muitas aprovações se deveram a não querer colocar pressão mediática sobre o clube. O que não deixa de ser mentira.
Se as contas fossem reprovadas, os abutres da capital iam já debicar na nossa carcaça e, sinceramente e por muito que tenha votado negativamente, até acho que era desnecessário considerando que as eleições são a menos de meio ano e aí podemos discutir o clube de forma diferente.