Para mim o atual plantel é o mais fraco deste século. Isso não desculpa o facto da equipa estar a jogar e principalmente a marcar tão poucos golos. Essa parte é claramente responsabilidade do treinador, pois podia e devia estar a fazer melhor. Parece-me perdido nas suas opções.
O plantel, tirando o GR, não tem ninguém de qualidade superlativa como sempre o FC Porto teve. O Uribe não era nenhum craque, mas nos dias de hoje seria claramente o melhor médio da equipa. O próprio Sérgio Oliveira que atualmente é mais suplente no Galatasaray do que titular, seria titular absoluto nesta equipa. Olho para as alas e não vejo nenhum criativo como o FC Porto sempre teve. Hoje em dia, um Tarik, um Varela, se fizessem parte do plantel seriam os melhores alas/extremos com grande facilidade. O Pepê vai fazer 27 anos em Fevereiro, dificilmente alguém lhe vai pegar aqui na Europa. Gastamos 10M€ no Véron para o lixo. No ataque temos o Taremi que devia ter sido vendido e não foi. Um Navarro que custou 7M€. Um Toni Martinez que não passa de um jogador de nível médio/baixo e o Evanilson que é claramente o melhor ponta de lança da equipa, mas que as lesões atrasaram a sua evolução e ainda não teve uma época recheada de golos e consistência para atrair interessados. A defesa é uma desgraça.
Eu por princípio sou contra despedimentos de treinadores e acho que ainda há espaço para melhorar. A questão é, mesmo que concordássemos todos que o Sérgio Conceição devia ser despedido, seria possível contratar um treinador com capacidade para dar a volta a situação, um treinador capaz de ficar para os próximos anos em vez de uma solução a curto prazo? Eu acho que não, para não dizer que tenho a certeza. Falar-se em Jorge Costa parece-me desespero e o próprio já deu a entender várias vezes que não trabalharia com a atual SAD. Ainda por cima, o próximo ano está aí e é ano de eleições, estas decisões têm que ser tomadas de forma racional até porque despedir e contratar treinadores é mais dinheiro a sair do clube. Sporting e Benfica têm, na minha opinião, melhores planteis. A época foi mal preparada, com responsabilidades evidentes para o treinador e SAD. Agora que levem isto até ao fim, porque se correr mal, não vão haver soluções milagrosas, não vai aparecer aí nenhum Mourinho da vida. Que levem até ao fim e assumam as responsabilidades. Depois os sócios que decidam o que querem para o futuro do clube.