O Rio teve 26,44% e o Nuno Lobo 4,91%, estamos a falar de mais de 30% dos votos que foram para 2 candidatos que não têm, nem de perto, a mesma dimensão que um André Villas Boas.
Se há eleições que são possíveis de ganhar contra Pinto da Costa, são estas.
É preciso recordar que nesse sufrágio de 2020, o registo do Rio - embora tenha sido um enorme feito sem dúvida - foi obtido num dia em que houve apenas 8.500 sócios a ir votar. O que para um clube que tem perto de 150 mil associados é manifestamente muito pouco.
Muitos dos defensores acérrimos de PdC que conheço nem se deram ao trabalho de ir votar porque sabiam que estava no papo. E acho sinceramente que PdC só teve o "mau" resultado que teve porque quem o defende nem se deu ao trabalho de mobilizar dada a concorrência muito modesta. Isso não se vai repetir agora.
O próprio PdC se ria da concorrência ser um Rio e um Lobo, tanto que nem sequer falou deles. Agora é diferente e já se viu PdC mandar umas bocas a AVB porque sabe que é o primeiro gajo em 30 anos que lhe pode dar luta e talvez até tirá-lo dali.
A minha previsão é que em 2024 PdC vai tentar mobilizar essa tal ala que o segue incondicionalmente para ir votar e isso vai fazer a diferença. Além disso, há muitos adeptos que já não querem PdC mas também não gostam de AVB e esse tipo de indecisos (que ou não vai ou vota em branco) acaba por ser sempre uma vantagem para as direções vigentes.
Concordo que é a primeira vez na história recente do Porto que é possível ganhar contra PdC, que PdC está tão vulnerável que pode efetivamente cair, mas mesmo assim acho que ainda não chega para tirá-lo já em 2024. E sentir-se vulnerável também o torna mais perigoso, politicamente falando.
Pesando tudo, acho que se pode traçar um certo paralelismo com o Sporting 2011 (Godinho Lopes vs Bruno de Carvalho). O Bruno perdeu essas eleições pela margem mínima e o Sporting lá continuou com a "continuidade". E em 2011 aquela linhagem de presidentes posh do Sporting (os Roquettes, os Caralhinhos da Cunha, os Bettencourts) estava mais que queimada para os lagartos mas mesmo assim os adeptos deles tiveram medo da mudança, que só viriam a abraçar dois anos depois.
No nosso caso, PdC é infinitamente mais consensual que um Godinho Lopes, por isso é que tal como escrevi aqui há uns dias, acho difícil que AVB consiga vencer já em 2024. Aliás, acho que basta o SC sacar mais um milagre e nos dar o título e PdC garante mais um mandato. Talvez por isso é que se quer tanto adiar eleições para junho.