Actualidade Nacional

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
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Eu tenho um Polo que faz 14 klms por dia e 1000 em Julho (férias). Tenho um smart que faz 40 klms por dia (4 dias semana). Estão os dois na casa dos 200/250 mil km. Tenho um cunhado que é mecânico e que acompanha ambos os carros na medida do possível. Os gastos com pneus e travões acontecem também com carros novos (aliás, a maior parte dos problemas hoje em dia são em carros novos e nos sistemas elétricos xpto que cada vez mais os carros trazem). Os maiores problemas é aquela malta que para poupar na mudança do óleo anda com aquilo até virar nutella e depois derretem o carro todo. Não é o meu caso. E como tal não tenho que ser assaltado da forma que este governo está a planear fazer.. É uma absoluta vergonha aumentar o iuc 400/500/600 % e vão pagar caro esta ofensa.
Percebo que te chateie. Mas a função de um governo não é viajar na maionese. Valorizo muito mais uma decisão impopular pelas razões corretas do que populismos só para ficar bem na fotografia.

O parque automóvel português está cada vez mais velho. O mercado automóvel é um dos mais dinâmicos, com evoluções quase mensais em termos de utilização de combustível, tecnologia, conforto, segurança. Se o parque não se renova, tudo isto é desperdiçado e os efeitos positivos não se refletem.

Não és obrigado a comprar um elétrico (ainda). Um veículo a combustível da mesma gama com poucos anos continuará a ser mais barato, menos poluente e com um IUC inferior, pelo menos durante mais alguns anos. Mas sim, existem vários estímulos positivos para a compra de elétricos. Não paga ISV, não paga IUC, tem redução no IVA. Há o objetivo claro de compensar o valor mais alto da compra que o governo não pode controlar por poupança durante a vida útil do automóvel.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
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  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Percebo que te chateie. Mas a função de um governo não é viajar na maionese. Valorizo muito mais uma decisão impopular pelas razões corretas do que populismos só para ficar bem na fotografia.

O parque automóvel português está cada vez mais velho. O mercado automóvel é um dos mais dinâmicos, com evoluções quase mensais em termos de utilização de combustível, tecnologia, conforto, segurança. Se o parque não se renova, tudo isto é desperdiçado e os efeitos positivos não se refletem.

Não és obrigado a comprar um elétrico (ainda). Um veículo a combustível da mesma gama com poucos anos continuará a ser mais barato, menos poluente e com um IUC inferior, pelo menos durante mais alguns anos. Mas sim, existem vários estímulos positivos para a compra de elétricos. Não paga ISV, não paga IUC, tem redução no IVA. Há o objetivo claro de compensar o valor mais alto da compra que o governo não pode controlar por poupança durante a vida útil do automóvel.
Para se combater o parque automóvel mais velho devia.... dar-se mais rendimento ás pessoas e famílias. Não sobrecarregar com mais um imposto punitivo, completamente absurdo na sua dimensão de aumento..
Depois não se admirem que parte da população comece a fugir para os extremismos.. Pessoas desesperadas tomam decisões desesperadas. E se esta medida se mantiver eu acredito que costa e companhia vão pagar as consequências desta brincadeira..
 
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Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
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  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Posso ser muito franco contigo?

Um carro com 16 anos a ser bem utilizado é algo para estar agora nos 200 e muitos, 300 mil km. Neste ponto, a maior parte dos motores está a chegar ao fim da sua vida útil. Já mudou de pneus e travões várias vezes, várias molas e borrachas já deram o berro ou estão prestes a dar, correia e embraiagem já tiveram melhores dias, vai na segunda ou terceira bateria, farolins, velas etc.

Se isto não te é familiar, é porque provavelmente não o usas tanto. E se não o usas, pode ser porque não precisas.
E contra mim também falo. Em Lisboa, o apartamento fica a 300 metros do escritório, portanto o carro passava a maior parte do tempo parado na garagem. Para muitas outras coisas dentro da cidade, o metro. É uma escolha que fazes, ter ou não ter, que também depende da zona do país em que vives.

As taxas existem para isto mesmo. Há um comportamento que se quer desincentivar, porque existem normas para cumprir e objetivos para alcançar. Mas é cultural. Quanto mais para sul da Europa vais, maior é o descontentamento. Na Dinamarca, perguntas a um local para que servem estas taxas e respondem-te "é para melhorar o ambiente e a nossa condição de vida/saúde". Em Portugal, é porque este ou aquele do governo são "ladrões, chupistas, só sabem roubar". A medida é a mesma, a percepção das pessoas é que se altera.

Analisando as tabelas, até está barato. Aqui na Alemanha, pagas 4€ por grama de CO2 produzida por km. Esta tabela que o governo português quer implementar é escalonada por patamar e só ultrapassa 1€ acima dos motores >1.8.
Eu percebo tudo o que dizes, mas as pessoas, pura e simplesmente, não têm dinheiro para mudar de carro.
Se no Porto ainda se vêm muitos Porsches e Jaguares, basta ir até às freguesias interiores de Gaia ou da Feira para se ver que há muitos carros anteriores a 2007. A maioria dos velhotes, se lhes avaria o carro, acabam por comprar outro igualmente antigo. A % de pobres em Portugal deve estar perto dos 20%.
Esperam o quê, que esta malta desista dos carros velhos e passe a andar de transportes públicos?
Mais depressa arranjam carros sem documentos e passam a circular ilegais.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
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  • Campeão Nacional 19/20
Os reformados essencialmente, têm carros até dos anos 90, fazem poucos km com eles, têm reformas curtas, e este aumento quando for concluído arruinará um mês inteiro a quem tem 500 euros de reforma...ainda por cima no mês da inspeção auto... O meu carro também é de 2004, um golf...está impecavel
São carros muito bons, os VW Golf.
Já vou no meu terceiro e quando vendi os anteriores, embora com bastantes kms, iam como novos.
Se forem estimados não duvido que façam meio milhão de kms.
 
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Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
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Para se combater o parque automóvel mais velho devia.... dar-se mais rendimento ás pessoas e famílias. Não sobrecarregar com mais um imposto punitivo, completamente absurdo na sua dimensão de aumento..
Depois não se admirem que parte da população comece a fugir para os extremismos.. Pessoas desesperadas tomam decisões desesperadas. E se esta medida se mantiver eu acredito que costa e companhia vão pagar as consequências desta brincadeira..
Concordo. E neste ponto, Portugal tem evoluído razoavelmente, com aumentos consideráveis do salário mínimo e acordos de concertação dos salários. Não há muito mais que um governo possa fazer. Vejo por vezes pessoas a dizerem coisas do género "o salário mínimo do próximo ano devia ser 1200€". Sim, se quiseres destruir a economia e descontrolar a inflação para os dois algarismos.

Agora, o país partiu de uma base muito atrás do resto da Europa. Não é num ano ou 10 que se recupera de décadas de política de baixos rendimentos, ainda para mais quando, sendo dos países financeiramente mais vulneráveis, sente todas as crises com muito gravidade.
 
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Raba

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13 Junho 2013
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  • Fernando "Bibota" Gomes
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  • Campeão Nacional 19/20
se não se consegue aguentar o imposto, compra-se uma moto.
Pá, se tens um bocadinho de consciência social não podes usar este argumento.
O meu avô tinha um carro com mais de 30 anos que usava apenas para se deslocar ao médico ou para fazer compras, uma vez que vivia numa zona um bocado remota.
Queres agora meter esta malta a andar de moto? Ou devem passar a andar de taxi, como ricos que são, com as suas reformas de 300€/mês?

Eu não penso assim...
 
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Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
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Pá, se tens um bocadinho de consciência social não podes usar este argumento.
O meu avô tinha um carro com mais de 30 anos que usava apenas para se deslocar ao médico ou para fazer compras, uma vez que vivia numa zona um bocado remota.
Queres agora meter esta malta a andar de moto? Ou devem passar a andar de taxi, como ricos que são, com as suas reformas de 300€/mês?

Eu não penso assim...

Não podemos ter uma carro de 2007 e outro de 2008 um a pagar 150€ e outro 30€.

se o teu avô não tem possibilidades de ter um carro devido a reforma, não tem. Tenho situações familiares similares, têm carta já tiveram carro e agora já não têm. Existem instituições que dão apoio ao transporte, nomeadamente as autarquias locais.

Mais dispendioso é o seguro e ninguém fala disso! É preciso existir equidade além de que estamos a falar de carros que poluem bem mais que os depois de 2007. Aliás para sermos justos o IUC deveria ter regras mais precisas nos carros que mais poluem sejam clássicos sejam chassos velhos!
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
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Não podemos ter uma carro de 2007 e outro de 2008 um a pagar 150€ e outro 30€.
Não tens. Pelo que percebi, há uma majoração de 25€ por ano de aumento, o que significa que o de 2007 vai custar 55€ no próximo ano. Depois, para 2025, devem alterar para abranger o ano seguinte e seguir a mesma linha de raciocínio, e portanto o de 2008 também vai aumentar para 55€, enquanto o de 2007 aumenta para 80€.

Aliás para sermos justos o IUC deveria ter regras mais precisas nos carros que mais poluem sejam clássicos sejam chassos velhos!
Isso é a forma de cálculo existente em grande parte da Europa. Cobra-se à g/km de CO2.
 
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Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
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Não tens. Pelo que percebi, há uma majoração de 25€ por ano de aumento, o que significa que o de 2007 vai custar 55€ no próximo ano. Depois, para 2025, devem alterar para abranger o ano seguinte e seguir a mesma linha de raciocínio, e portanto o de 2008 também vai aumentar para 55€, enquanto o de 2007 aumenta para 80€.



Isso é a forma de cálculo existente em grande parte da Europa. Cobra-se à g/km de CO2.
Por isso é que este aumento é gradual e tem lógica. Coerência e justiça social.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
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  • Março/22
  • Abril/19
Não podemos ter uma carro de 2007 e outro de 2008 um a pagar 150€ e outro 30€.

se o teu avô não tem possibilidades de ter um carro devido a reforma, não tem. Tenho situações familiares similares, têm carta já tiveram carro e agora já não têm. Existem instituições que dão apoio ao transporte, nomeadamente as autarquias locais.

Mais dispendioso é o seguro e ninguém fala disso! É preciso existir equidade além de que estamos a falar de carros que poluem bem mais que os depois de 2007. Aliás para sermos justos o IUC deveria ter regras mais precisas nos carros que mais poluem sejam clássicos sejam chassos velhos!
O de 2007 pagou mais ISV na compra.
 
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sirmister

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21 Março 2008
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Manifestação para quê? Parece-me uma boa medida.

Nos últimos anos, devido à pandemia, existiu uma maior tolerância para com algumas situações que iam contra as diretivas da UE na redução de emissões. A própria pandemia refreou essas emissões e portanto houve margem de manobra para essa tolerância. A redução dramática do ISP foi uma delas.

Agora, há que voltar a estimular a redução. Não é inovador, estes aumentos já foram sentidos em praticamente toda a Europa, Portugal continua a ser atrasado nestas matérias. Lembro-me da manifestação nacional contra o pagamento de sacos de plástico. 😄

A UE decretou o fim da venda dos carros a combustão até 2035. A longo prazo, é uma medida positiva em todas as vertentes, até financeiramente para as famílias.
Quantas pessoas aqui têm carros a combustível com mais de 16 anos que não larguem uma nota negra de tempos a tempos com a manutenção/avarias?
Não vale a pena os pobres só pensam em poluir, vai lá ver se consegues explicar a um pobre que vender o chaço e comprar um tesla é o certo e ainda se farta de poupar.

E aqui o problema não é só os pobres financeiramente são tambem os pobres de espirito, vejo muita malta jovem até aos 25 anos a ganhar bem (1000 euros ), que pode facilmente fazer um credito no credibom e comprar um bom carro eletrico já nem digo um tesla, um leaf por 30K a 7 anos que lhes dá uma prestação de 500 euros por mês e andam a comprar chaços de 5K e a poluir tudo por ai.

O Tuga só aprende com impostos, esta é que é a realidade.
 

XaviJr

Lugar Anual
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Se o objetivo fosse mesmo estimular a redução de emissões melhoravam os transportes públicos e resolviam os problemas de habitação, tornando o uso do carro menos essencial.

Mas isso custa dinheiro, ao contrário de roubar o tuga e como sabemos há que alimentar os boys.
 

Yggyfcp

Bancada central
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Concordo. E neste ponto, Portugal tem evoluído razoavelmente, com aumentos consideráveis do salário mínimo e acordos de concertação dos salários. Não há muito mais que um governo possa fazer. Vejo por vezes pessoas a dizerem coisas do género "o salário mínimo do próximo ano devia ser 1200€". Sim, se quiseres destruir a economia e descontrolar a inflação para os dois algarismos.

Agora, o país partiu de uma base muito atrás do resto da Europa. Não é num ano ou 10 que se recupera de décadas de política de baixos rendimentos, ainda para mais quando, sendo dos países financeiramente mais vulneráveis, sente todas as crises com muito gravidade.
Aqui as politicas de baixos rendimentos...continua. Para que conste.
 

Yggyfcp

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25 Maio 2019
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Manifestação para quê? Parece-me uma boa medida.

Nos últimos anos, devido à pandemia, existiu uma maior tolerância para com algumas situações que iam contra as diretivas da UE na redução de emissões. A própria pandemia refreou essas emissões e portanto houve margem de manobra para essa tolerância. A redução dramática do ISP foi uma delas.

Agora, há que voltar a estimular a redução. Não é inovador, estes aumentos já foram sentidos em praticamente toda a Europa, Portugal continua a ser atrasado nestas matérias. Lembro-me da manifestação nacional contra o pagamento de sacos de plástico. 😄

A UE decretou o fim da venda dos carros a combustão até 2035. A longo prazo, é uma medida positiva em todas as vertentes, até financeiramente para as famílias.
Quantas pessoas aqui têm carros a combustível com mais de 16 anos que não larguem uma nota negra de tempos a tempos com a manutenção/avarias?
Eu desde que tenhos carros bons é que largo uma grande nota nas manutenções...
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
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  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Temos todos que comprar carros elétricos enquanto batemos muito nas empresas que querem explorar o lítio no país
Depois fazemos as baterias com caralhos

Ou vão para África explorar crianças
 

Yggyfcp

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25 Maio 2019
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Posso ser muito franco contigo?

Um carro com 16 anos a ser bem utilizado é algo para estar agora nos 200 e muitos, 300 mil km. Neste ponto, a maior parte dos motores está a chegar ao fim da sua vida útil. Já mudou de pneus e travões várias vezes, várias molas e borrachas já deram o berro ou estão prestes a dar, correia e embraiagem já tiveram melhores dias, vai na segunda ou terceira bateria, farolins, velas etc.

Se isto não te é familiar, é porque provavelmente não o usas tanto. E se não o usas, pode ser porque não precisas.
E contra mim também falo. Em Lisboa, o apartamento fica a 300 metros do escritório, portanto o carro passava a maior parte do tempo parado na garagem. Para muitas outras coisas dentro da cidade, o metro. É uma escolha que fazes, ter ou não ter, que também depende da zona do país em que vives.

As taxas existem para isto mesmo. Há um comportamento que se quer desincentivar, porque existem normas para cumprir e objetivos para alcançar. Mas é cultural. Quanto mais para sul da Europa vais, maior é o descontentamento. Na Dinamarca, perguntas a um local para que servem estas taxas e respondem-te "é para melhorar o ambiente e a nossa condição de vida/saúde". Em Portugal, é porque este ou aquele do governo são "ladrões, chupistas, só sabem roubar". A medida é a mesma, a percepção das pessoas é que se altera.

Analisando as tabelas, até está barato. Aqui na Alemanha, pagas 4€ por grama de CO2 produzida por km. Esta tabela que o governo português quer implementar é escalonada por patamar e só ultrapassa 1€ acima dos motores >1.8.
Como bem dizes...na Dinamarca quando perguntam para que serverm as taxas, eles respondem que é para melhorar a nossa condição de vida/saude.
Aqui as taxas não servem para isso. Aqui só sei que pagas mais taxas que antes e a nivel de saude estamos cada vez piores.
 

Vieira_Amares

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16 Março 2012
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  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Não vale a pena os pobres só pensam em poluir, vai lá ver se consegues explicar a um pobre que vender o chaço e comprar um tesla é o certo e ainda se farta de poupar.

E aqui o problema não é só os pobres financeiramente são tambem os pobres de espirito, vejo muita malta jovem até aos 25 anos a ganhar bem (1000 euros ), que pode facilmente fazer um credito no credibom e comprar um bom carro eletrico já nem digo um tesla, um leaf por 30K a 7 anos que lhes dá uma prestação de 500 euros por mês e andam a comprar chaços de 5K e a poluir tudo por ai.

O Tuga só aprende com impostos, esta é que é a realidade.
Chegou o dia em que estamos do mesmo lado da barricada.

Que seja o último.