Actualidade Nacional

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
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Concordo. E neste ponto, Portugal tem evoluído razoavelmente, com aumentos consideráveis do salário mínimo e acordos de concertação dos salários. Não há muito mais que um governo possa fazer. Vejo por vezes pessoas a dizerem coisas do género "o salário mínimo do próximo ano devia ser 1200€". Sim, se quiseres destruir a economia e descontrolar a inflação para os dois algarismos.

Agora, o país partiu de uma base muito atrás do resto da Europa. Não é num ano ou 10 que se recupera de décadas de política de baixos rendimentos, ainda para mais quando, sendo dos países financeiramente mais vulneráveis, sente todas as crises com muito gravidade.
Se metessem o salário mínimo nesse nível, microempresas iam fechar portas ou, na melhor das hipóteses, continuavam a laborar mas tinham de despachar pessoal para sobreviver. E isso até ia ter um impacto na inflação contrário ao que dizes. Posto isto, estas taxas que castigam os carros mais velhos não têm outra intenção que não seja aumentar a receita fiscal. Narrativas como a que tem sido contada pelo governo de que tem a intenção de incentivar a troca de carros é um insulto a quem mal tem dinheiro para meter comida em cima da mesa, quanto mais para gastar milhares de euros num novo carro.

Por outro lado, há países no leste da Europa que partiram numa base muito mais atrasada do que nós e já nos ultrapassaram. E optaram por uma politica oposta à nossa, que tenta "incentivar" hábitos com base em taxas e taxinhas. Alguma coisa eles devem estar a fazer bem. E nós a fazer mal.
 

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
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Portugal
Se metessem o salário mínimo nesse nível, microempresas iam fechar portas ou, na melhor das hipóteses, continuavam a laborar mas tinham de despachar pessoal para sobreviver. E isso até ia ter um impacto na inflação contrário ao que dizes. Posto isto, estas taxas que castigam os carros mais velhos não têm outra intenção que não seja aumentar a receita fiscal. Narrativas como a que tem sido contada pelo governo de que tem a intenção de incentivar a troca de carros é um insulto a quem mal tem dinheiro para meter comida em cima da mesa, quanto mais para gastar milhares de euros num novo carro.

Por outro lado, há países no leste da Europa que partiram numa base muito mais atrasada do que nós e já nos ultrapassaram. E optaram por uma politica oposta à nossa, que tenta "incentivar" hábitos com base em taxas e taxinhas. Alguma coisa eles devem estar a fazer bem. E nós a fazer mal.
Conheço muito chico-espeto com super carros com o IUC antigo e que se gabavam do feito, vai desde BMW´s de alta cilindrada, os donos dos Porche 911 para os engates do final de semana e até alguns empresários com Ferrari sempre com selo antigo, aliás era até um argumento de venda.
Não se esqueçam que o Fiat Punto de 2000 não é tão afetado como os Nissan Patrol de andar no monte a torrar gasóleo, o pessoal pobre que não pode comprar carros novos não é por norma proprietário de um carro de 2000 cc.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
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Vila Das Aves
Se metessem o salário mínimo nesse nível, microempresas iam fechar portas ou, na melhor das hipóteses, continuavam a laborar mas tinham de despachar pessoal para sobreviver. E isso até ia ter um impacto na inflação contrário ao que dizes. Posto isto, estas taxas que castigam os carros mais velhos não têm outra intenção que não seja aumentar a receita fiscal. Narrativas como a que tem sido contada pelo governo de que tem a intenção de incentivar a troca de carros é um insulto a quem mal tem dinheiro para meter comida em cima da mesa, quanto mais para gastar milhares de euros num novo carro.

Por outro lado, há países no leste da Europa que partiram numa base muito mais atrasada do que nós e já nos ultrapassaram. E optaram por uma politica oposta à nossa, que tenta "incentivar" hábitos com base em taxas e taxinhas. Alguma coisa eles devem estar a fazer bem. E nós a fazer mal.
Se calhar esses tais países não gastam 4,4 M€ por dia em jogos de sorte :LOL:

Essa narrativa que esta medida é para incentivar a troca de carro é só estúpida, até porque se tens um carro de 2007 a pagar 30€ de imposto, ao trocar de carro certamente é para um mais recente, logo automaticamente os 30€ passam talvez para 100€ ou mais.

Também achar que quem tem um carro anterior a 2007 é porque mal tem dinheiro para meter comida na mesa é errado, existem muita gente que não troca de carro por opção.
 
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CláudioSR3

Bancada central
14 Novembro 2015
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Mas agora é moda esta cena da tinta verde? Não é com esta abordagem que estes jovens conseguem que a sociedade fique alertada com as problemáticas ambientais, pelo contrário.
 
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Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
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Se vocês são pobres e estão a pensar comprar um Tesla, pensem duas vezes. Aconselho-vos antes a comprar um BMW i7 ou um Mercedes EQS que são bastante melhores e mais fiáveis em termos de construção e mecânica. Se optarem pelo Tesla, vão ter que gastar muito dinheiro a substituir peças a curto prazo.

Fica a dica para pouparem algum dinheiro.
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
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Percebo que te chateie. Mas a função de um governo não é viajar na maionese. Valorizo muito mais uma decisão impopular pelas razões corretas do que populismos só para ficar bem na fotografia.

O parque automóvel português está cada vez mais velho. O mercado automóvel é um dos mais dinâmicos, com evoluções quase mensais em termos de utilização de combustível, tecnologia, conforto, segurança. Se o parque não se renova, tudo isto é desperdiçado e os efeitos positivos não se refletem.

Não és obrigado a comprar um elétrico (ainda). Um veículo a combustível da mesma gama com poucos anos continuará a ser mais barato, menos poluente e com um IUC inferior, pelo menos durante mais alguns anos. Mas sim, existem vários estímulos positivos para a compra de elétricos. Não paga ISV, não paga IUC, tem redução no IVA. Há o objetivo claro de compensar o valor mais alto da compra que o governo não pode controlar por poupança durante a vida útil do automóvel.
O Governo e o País apostou para o desenvolvimento do país o Turismo em massa atraves de voos low cost, setor que possui altas emissões de CO2.

A contradição é clara.

Para não falar, que o aumento do IUC pouco ou nada vai fazer para baixar as emissões. Ou julga-se, que as pessoas que agora não têm dinheiro para trocar de carro,, vou faze-lo porque o IUC vai passar para os 100 e tal euros???

Atacar cidadãos com diminuta capacidade económica é imoral..

É unicamente sacar dinheiro às pessoas.
 
Última edição:

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
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Vão aumentar o IUC para os veículos antes de 2007, e quem é que usa esses veículos??
São os mais pobres, e por aumentar o IUC, pensam que o pessoal vai comprar carro novo!!
Gostava de saber porque os elétricos até 62. 5k euros estão isentos de IUC??
Acho que deviam pagar um percentagem, inferior a um Ice, mas deviam pagar já que também usam as mesmas estradas.

Enviado do meu super tijolo!
 
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MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
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Se vocês são pobres e estão a pensar comprar um Tesla, pensem duas vezes. Aconselho-vos antes a comprar um BMW i7 ou um Mercedes EQS que são bastante melhores e mais fiáveis em termos de construção e mecânica. Se optarem pelo Tesla, vão ter que gastar muito dinheiro a substituir peças a curto prazo.

Fica a dica para pouparem algum dinheiro.
Emprestas-me 120 mil euros para eu comprar um land rover elétrico? Julgo que são mais bonitos..
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
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Vão aumentar o IUC para os veículos antes de 2007, e quem é que usa esses veículos??
São os mais pobres, e por aumentar o IUC, pensam que o pessoal vai comprar carro novo!!
Gostava de saber porque os elétricos até 62. 5k euros estão isentos de IUC??
Acho que deviam pagar um percentagem, inferior a um Ice, mas deviam pagar já que também usam as mesmas estradas.

Enviado do meu super tijolo!
A incongruência deste Governo desta matéria acentua-se quando a linha férrea não é desenvolvida/modernizada e agora temos as empresas de transporte terrestres a fazer mais de 100 viagens/dia Porto-Lisboa.

Por outro lado, os carros a combustiveis fosseis parados emitem ZERO, sejam de 1923 ou de 2023.

E sendo carros que têm que ir anualmente à inspecção, porque não pagam pelos Quilometros efetivamente efetuados?

Outro questão, o IUC nao é só para Carbono devia ter outras componentes, desde logo, a suposta manutenção das vias rodoviarias, logo os eletricos não pagam porquê?? Deviam pagar menos, obvio, mas tambem devem contribuir.

Resimindo, o aumento do IUC foi uma medida não pensada, de Excel, que só visa tirar dinheiro às pessoas.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
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Percebo que te chateie. Mas a função de um governo não é viajar na maionese. Valorizo muito mais uma decisão impopular pelas razões corretas do que populismos só para ficar bem na fotografia.

O parque automóvel português está cada vez mais velho. O mercado automóvel é um dos mais dinâmicos, com evoluções quase mensais em termos de utilização de combustível, tecnologia, conforto, segurança. Se o parque não se renova, tudo isto é desperdiçado e os efeitos positivos não se refletem.

Não és obrigado a comprar um elétrico (ainda). Um veículo a combustível da mesma gama com poucos anos continuará a ser mais barato, menos poluente e com um IUC inferior, pelo menos durante mais alguns anos. Mas sim, existem vários estímulos positivos para a compra de elétricos. Não paga ISV, não paga IUC, tem redução no IVA. Há o objetivo claro de compensar o valor mais alto da compra que o governo não pode controlar por poupança durante a vida útil do automóvel.
És programador não és?

Odeias com todas as tuas forças os pobres... aposto que mudas de passeio quando sentes a presença de um.
 
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Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
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És programador não és?

Odeias com todas as tuas forças os pobres... aposto que mudas de passeio quando sentes a presença de um.
Ai os pobres… existe sempre a opção de comprar um papa reformas que sai mais barato!

O problema deste país é a fuga aos impostos, se todos pagassem o que devem todos pagaríamos menos….Quem tem um carro anterior a 2007, tem a mesma sensação que um milionário quando safa um milhão de euros de ser tributado porque usou offshores! Quem tem carro matriculado antes de 2007 pode-se dizer que fugia aos impostos de forma legal, era uma lacuna na lei!
 

Jules Winnfield

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11 Abril 2016
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Vão aumentar o IUC para os veículos antes de 2007, e quem é que usa esses veículos??
São os mais pobres, e por aumentar o IUC, pensam que o pessoal vai comprar carro novo!!
Gostava de saber porque os elétricos até 62. 5k euros estão isentos de IUC??
Acho que deviam pagar um percentagem, inferior a um Ice, mas deviam pagar já que também usam as mesmas estradas.

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Podem sempre usar as scooters elétricas que são bem mais amigas do ambiente! E tudo fica mais barato, manutenção, seguros, alimento da scooter…
 

Maximus

Tribuna Presidencial
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Vão aumentar o IUC para os veículos antes de 2007, e quem é que usa esses veículos??
São os mais pobres, e por aumentar o IUC, pensam que o pessoal vai comprar carro novo!!
Gostava de saber porque os elétricos até 62. 5k euros estão isentos de IUC??
Acho que deviam pagar um percentagem, inferior a um Ice, mas deviam pagar já que também usam as mesmas estradas.

Enviado do meu super tijolo!
Lá está a mentalidade tipicamente Portuguesa.

Estão-me a fod#r a mim, toca vir reclamar dos outros que não pagam e o crlh ...

Creio que estamos todos de acordo que não se deveria aumentar o IUC, até porque como dizes e bem, se as pessoas ainda andam com carros anteriores a 2007 é porque grande maioria das mesmas não tem posses para trocar de carro. E por muito que se diga que 25€ não é assim muito, a verdade é que conheço situações que por vezes só o fato de pagar 10€ já é um enorme problema.

Posto isto, completamente contra o aumento no IUC.

Quanto aos elétricos , o não pagar é um incentivo à mudança. Tal como o são o preço dos carregamentos, ou os incentivos fiscais e apoio de X valor no ato da compra, etc.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

MiguelDeco

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Deixa-me adivinhar... Pagas-lhe de volta em 90 anos, para as prestações serem suaves...
Ia devolvendo na medida da poupança de combustível e do iuc.. uns loucos 200 euros por ano.. é fazer as contas.. mas estaria a salvar o ambiente..
 

Jules Winnfield

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Lá está a mentalidade tipicamente Portuguesa.

Estão-me a fod#r a mim, toca vir reclamar dos outros que não pagam e o crlh ...

Creio que estamos todos de acordo que não se deveria aumentar o IUC, até porque como dizes e bem, se as pessoas ainda andam com carros anteriores a 2007 é porque grande maioria das mesmas não tem posses para trocar de carro. E por muito que se diga que 25€ não é assim muito, a verdade é que conheço situações que por vezes só o fato de pagar 10€ já é um enorme problema.

Posto isto, completamente contra o aumento no IUC.

Quanto aos elétricos , o não pagar é um incentivo à mudança. Tal como o são o preço dos carregamentos, ou os incentivos fiscais e apoio de X valor no ato da compra, etc.

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Mentalidade portuguesa é a vida custar a uns e outros viverem na Chico espertisse!
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
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Odeias com todas as tuas forças os pobres... aposto que mudas de passeio quando sentes a presença de um.
Costumava fazer isso em Amares, mas depois cheguei à conclusão que alguém que recebe comissões de transferências do braga não anda na rua esfarrapado. 😁
 
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sirmister

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21 Março 2008
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Ai os pobres… existe sempre a opção de comprar um papa reformas que sai mais barato!

O problema deste país é a fuga aos impostos, se todos pagassem o que devem todos pagaríamos menos….Quem tem um carro anterior a 2007, tem a mesma sensação que um milionário quando safa um milhão de euros de ser tributado porque usou offshores! Quem tem carro matriculado antes de 2007 pode-se dizer que fugia aos impostos de forma legal, era uma lacuna na lei!
Pior que os que tem carro anterior a 2007 para fugir ao IUC, são os que são sem abrigo para fugir ao IMI.
 
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