Actualidade Nacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,314
3,888
Até isto?
Foi uma morte horrorosa, basta ler a notícia para quem não se recorda.
Houve mais? Haverá mais no futuro? Seguramente mas qual o espanto aqui?
Uma criança chamada Jessica foi barbaramente assassinada em 2022, e vítimas de maus tratos brutais é coisa que não falata neste país, infelizmente. Também merecem ser homenageadas com nome de rua? Ou a homenagem é só para que tem a identidade sexual da moda?
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
10,176
5,479
Conquistas
30
33
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
E assim se globaliza mais uma ideologia perpetrada pelos tentáculos do movimento woke. Angariar e financiar jovens que sofrem de nihilismo e usam o ativismo para encontrar um propósito de vida.

Falta também mencionar que não se tratam de jovens aleatórios, bem informados nos assuntos em questão, que fazem esta luta. Mas sim são financiados por organizações que estão a fazer parte da engenharia social que visa estabelecer uma anarquia usando uma narrativa politizada e/ou corporatizada carregada de falhas. Muito gostariam eles que o assunto em causa fosse 2+2=4, mas para infelicidade deles não é.
 
  • Like
Reações: Brandão

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,145
15,810
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Uma criança chamada Jessica foi barbaramente assassinada em 2022, e vítimas de maus tratos brutais é coisa que não falata neste país, infelizmente. Também merecem ser homenageadas com nome de rua? Ou a homenagem é só para que tem a identidade sexual da moda?
Eu ví logo aonde estava o problema "é só para que tem a identidade sexual da moda".
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,261
19,178
33
Vila Das Aves
Vivemos uma autêntica pandemia de pessoas que querem enriquecer sem trabalhar.. Isto sem entender que as odd´s e a matemática estão sempre contra eles..
E alguém devia meter a mão nisto..
Mais de 4M€ por dia, sendo que nem toda a gente aposta é um absurdo.

Isto num país onde se reclama dos preços de tudo e mais alguma coisa.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,244
7,727

Quem não tiver TESLAS e achar que tem motivos....dia 05 Novembro.
Manifestação para quê? Parece-me uma boa medida.

Nos últimos anos, devido à pandemia, existiu uma maior tolerância para com algumas situações que iam contra as diretivas da UE na redução de emissões. A própria pandemia refreou essas emissões e portanto houve margem de manobra para essa tolerância. A redução dramática do ISP foi uma delas.

Agora, há que voltar a estimular a redução. Não é inovador, estes aumentos já foram sentidos em praticamente toda a Europa, Portugal continua a ser atrasado nestas matérias. Lembro-me da manifestação nacional contra o pagamento de sacos de plástico. 😄

A UE decretou o fim da venda dos carros a combustão até 2035. A longo prazo, é uma medida positiva em todas as vertentes, até financeiramente para as famílias.
Quantas pessoas aqui têm carros a combustível com mais de 16 anos que não larguem uma nota negra de tempos a tempos com a manutenção/avarias?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,818
29,134
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Manifestação para quê? Parece-me uma boa medida.

Nos últimos anos, devido à pandemia, existiu uma maior tolerância para com algumas situações que iam contra as diretivas da UE na redução de emissões. A própria pandemia refreou essas emissões e portanto houve margem de manobra para essa tolerância. A redução dramática do ISP foi uma delas.

Agora, há que voltar a estimular a redução. Não é inovador, estes aumentos já foram sentidos em praticamente toda a Europa, Portugal continua a ser atrasado nestas matérias. Lembro-me da manifestação nacional contra o pagamento de sacos de plástico. 😄

A UE decretou o fim da venda dos carros a combustão até 2035. A longo prazo, é uma medida positiva em todas as vertentes, até financeiramente para as famílias.
Quantas pessoas aqui têm carros a combustível com mais de 16 anos que não larguem uma nota negra de tempos a tempos com a manutenção/avarias?
Eu por exemplo tenho 2.. E só meto gasolina e gasóleo e um bocadito de óleo de vez em quando.. e como eu muito boa gente zela pelos carros..
 
  • Like
Reações: XaviJr

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,451
26,976
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Manifestação para quê? Parece-me uma boa medida.

Nos últimos anos, devido à pandemia, existiu uma maior tolerância para com algumas situações que iam contra as diretivas da UE na redução de emissões. A própria pandemia refreou essas emissões e portanto houve margem de manobra para essa tolerância. A redução dramática do ISP foi uma delas.

Agora, há que voltar a estimular a redução. Não é inovador, estes aumentos já foram sentidos em praticamente toda a Europa, Portugal continua a ser atrasado nestas matérias. Lembro-me da manifestação nacional contra o pagamento de sacos de plástico. 😄

A UE decretou o fim da venda dos carros a combustão até 2035. A longo prazo, é uma medida positiva em todas as vertentes, até financeiramente para as famílias.
Quantas pessoas aqui têm carros a combustível com mais de 16 anos que não larguem uma nota negra de tempos a tempos com a manutenção/avarias?
Se fosse o aumento de 2€/mês que o Medina tanto apregoa, até que não chocava.
O problema é que o aumento, embora seja efetivamente de 25€ no próximo ano, pode depois ser de mais de 100€. Carros a passar a pagar mais 500% de IUC...
Se o aumento fosse os tais 25€, até que era capaz de apoiar a medida. Agora há pessoas que têm carros velhos por necessidade, pagam 20€ e vão passar a pagar, em breve, mais de 100€. Passam a pagar mais no IUC que no seguro da viatura.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,451
26,976
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu por exemplo tenho 2.. E só meto gasolina e gasóleo e um bocadito de óleo de vez em quando.. e como eu muito boa gente zela pelos carros..
Não só nos carros, mas em tudo na vida (mesmo na minha atividade profissional) eu sou um gajo que sou um defensor acérrimo de que devemos cuidar e fazer manutenção regular dos nossos pertences. Faço-o nos carros, na casa (pinturas, ventilação, etc), na minha atividade profissional.
O carro da minha esposa tem quase 20 anos, vai a caminho dos 400.000 kms, e todos os anos eu diria que devo gastar umas centenas de euros a mantê-lo em bom estado.

Percebo a premissa que está na base deste aumento. Querem reduzir as emissões, passar para energias sustentáveis, etc. Ok, mas não podem passar do 8 ao 80.
Passar de um IUC de 20€ para 150€ é roubar as pessoas.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,244
7,727
Eu por exemplo tenho 2.. E só meto gasolina e gasóleo e um bocadito de óleo de vez em quando.. e como eu muito boa gente zela pelos carros..
Posso ser muito franco contigo?

Um carro com 16 anos a ser bem utilizado é algo para estar agora nos 200 e muitos, 300 mil km. Neste ponto, a maior parte dos motores está a chegar ao fim da sua vida útil. Já mudou de pneus e travões várias vezes, várias molas e borrachas já deram o berro ou estão prestes a dar, correia e embraiagem já tiveram melhores dias, vai na segunda ou terceira bateria, farolins, velas etc.

Se isto não te é familiar, é porque provavelmente não o usas tanto. E se não o usas, pode ser porque não precisas.
E contra mim também falo. Em Lisboa, o apartamento fica a 300 metros do escritório, portanto o carro passava a maior parte do tempo parado na garagem. Para muitas outras coisas dentro da cidade, o metro. É uma escolha que fazes, ter ou não ter, que também depende da zona do país em que vives.

As taxas existem para isto mesmo. Há um comportamento que se quer desincentivar, porque existem normas para cumprir e objetivos para alcançar. Mas é cultural. Quanto mais para sul da Europa vais, maior é o descontentamento. Na Dinamarca, perguntas a um local para que servem estas taxas e respondem-te "é para melhorar o ambiente e a nossa condição de vida/saúde". Em Portugal, é porque este ou aquele do governo são "ladrões, chupistas, só sabem roubar". A medida é a mesma, a percepção das pessoas é que se altera.

Analisando as tabelas, até está barato. Aqui na Alemanha, pagas 4€ por grama de CO2 produzida por km. Esta tabela que o governo português quer implementar é escalonada por patamar e só ultrapassa 1€ acima dos motores >1.8.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,818
29,134
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Não só nos carros, mas em tudo na vida (mesmo na minha atividade profissional) eu sou um gajo que sou um defensor acérrimo de que devemos cuidar e fazer manutenção regular dos nossos pertences. Faço-o nos carros, na casa (pinturas, ventilação, etc), na minha atividade profissional.
O carro da minha esposa tem quase 20 anos, vai a caminho dos 400.000 kms, e todos os anos eu diria que devo gastar umas centenas de euros a mantê-lo em bom estado.

Percebo a premissa que está na base deste aumento. Querem reduzir as emissões, passar para energias sustentáveis, etc. Ok, mas não podem passar do 8 ao 80.
Passar de um IUC de 20€ para 150€ é roubar as pessoas.
Esta gente vive numa realidade paralela. Para eles as pessoas pura e simplesmente devem abandonar os chaços e correrem para comprar um elétrico.. Problema. As pessoas não têm dinheiro para isso.. E esta gente perdeu a vergonha total..
 
  • Like
Reações: Dragon Lonis

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,818
29,134
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Posso ser muito franco contigo?

Um carro com 16 anos a ser bem utilizado é algo para estar agora nos 200 e muitos, 300 mil km. Neste ponto, a maior parte dos motores está a chegar ao fim da sua vida útil. Já mudou de pneus e travões várias vezes, várias molas e borrachas já deram o berro ou estão prestes a dar, correia e embraiagem já tiveram melhores dias, vai na segunda ou terceira bateria, farolins, velas etc.

Se isto não te é familiar, é porque provavelmente não o usas tanto. E se não o usas, pode ser porque não precisas.
E contra mim também falo. Em Lisboa, o apartamento fica a 300 metros do escritório, portanto o carro passava a maior parte do tempo parado na garagem. Para muitas outras coisas dentro da cidade, o metro. É uma escolha que fazes, ter ou não ter, que também depende da zona do país em que vives.

As taxas existem para isto mesmo. Há um comportamento que se quer desincentivar, porque existem normas para cumprir e objetivos para alcançar. Mas é cultural. Quanto mais para sul da Europa vais, maior é o descontentamento. Na Dinamarca, perguntas a um local para que servem estas taxas e respondem-te "é para melhorar o ambiente e a nossa condição de vida/saúde". Em Portugal, é porque este ou aquele do governo são "ladrões, chupistas, só sabem roubar". A medida é a mesma, a percepção das pessoas é que se altera.

Analisando as tabelas, até está barato. Aqui na Alemanha, pagas 4€ por grama de CO2 produzida por km. Esta tabela que o governo português quer implementar é escalonada por patamar e só ultrapassa 1€ acima dos motores >1.8.
Eu tenho um Polo que faz 14 klms por dia e 1000 em Julho (férias). Tenho um smart que faz 40 klms por dia (4 dias semana). Estão os dois na casa dos 200/250 mil km. Tenho um cunhado que é mecânico e que acompanha ambos os carros na medida do possível. Os gastos com pneus e travões acontecem também com carros novos (aliás, a maior parte dos problemas hoje em dia são em carros novos e nos sistemas elétricos xpto que cada vez mais os carros trazem). Os maiores problemas é aquela malta que para poupar na mudança do óleo anda com aquilo até virar nutella e depois derretem o carro todo. Não é o meu caso. E como tal não tenho que ser assaltado da forma que este governo está a planear fazer.. É uma absoluta vergonha aumentar o iuc 400/500/600 % e vão pagar caro esta ofensa.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,818
29,134
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Se fosse o aumento de 2€/mês que o Medina tanto apregoa, até que não chocava.
O problema é que o aumento, embora seja efetivamente de 25€ no próximo ano, pode depois ser de mais de 100€. Carros a passar a pagar mais 500% de IUC...
Se o aumento fosse os tais 25€, até que era capaz de apoiar a medida. Agora há pessoas que têm carros velhos por necessidade, pagam 20€ e vão passar a pagar, em breve, mais de 100€. Passam a pagar mais no IUC que no seguro da viatura.
O problema é esse. Eles lançam esta medida mas depois não são nem transparentes nem honestos. Vão navegando à vista e consoante a vontade popular. E cabe a nós demonstrar que não podemos compactuar com esta palhaçada total. Querem que as pessoas andem todas em carros elétricos? Fácil, reduzam a 0 os impostos nesses carros e coloquem a preços dos carros de gama mais baixa e aí talvez as pessoas possam querer entrar nesta onda de mudança..
 

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,134
6,880
Bragança
Eu por exemplo tenho 2.. E só meto gasolina e gasóleo e um bocadito de óleo de vez em quando.. e como eu muito boa gente zela pelos carros..
Os reformados essencialmente, têm carros até dos anos 90, fazem poucos km com eles, têm reformas curtas, e este aumento quando for concluído arruinará um mês inteiro a quem tem 500 euros de reforma...ainda por cima no mês da inspeção auto... O meu carro também é de 2004, um golf...está impecavel
 
Última edição:
  • Like
Reações: Dragon Lonis

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Se fosse o aumento de 2€/mês que o Medina tanto apregoa, até que não chocava.
O problema é que o aumento, embora seja efetivamente de 25€ no próximo ano, pode depois ser de mais de 100€. Carros a passar a pagar mais 500% de IUC...
Se o aumento fosse os tais 25€, até que era capaz de apoiar a medida. Agora há pessoas que têm carros velhos por necessidade, pagam 20€ e vão passar a pagar, em breve, mais de 100€. Passam a pagar mais no IUC que no seguro da viatura.
É um imposto ambiental. Todos os veículos têm de pagar nos mesmos moldes! Esta situação deveria ter sido revista há 10 anos atrás.

se não se consegue aguentar o imposto, compra-se uma moto. Estamos a falar de carros com mais de 16 anos. Não faz sentido um carro de 2007 pagar 30€ e um carro de 2008 pagar 150€, sendo o carro igual! É uma hipocrisia autêntica.

Se queres ter um clássico tens de o conseguir pagar para o ter. Atualmente já existem carros depois de 2007 a preços acessíveis e ao alcance da população mais carenciada.

se calhar eu também queria ter um Porsche ou um Jipe mas não tenho possibilidade de o comprar ou de o manter!

É preciso existir justiça social porque existem benefícios sociais para quem tem carências monetárias.

O mesmo se verifica com o corporativismo instalado! Não se pode aceder a aumentos desfasados da realidade quem tem rendimentos superior a determinado número de IAS, pura e simplesmente deveria ter limites nos aumentos. A inflação não pode ser o único como indicador de aumento, tem de existir um travão em valor absoluto. Não podemos ter classes privilegiadas, que cavalgam os aumentos para depois cavalgarem os benefícios.

Temos de ter referências de médias comunitárias de salário e benefícios, por classes ou profissões para estabilizar muitas pretensões corporativistas.