Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,380
59,018
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
O problema das pessoas que estão agora algo aflitas com estes aumentos é que não compraram as casas a contarem com uma almofada no caso das taxas subirem. Esticaram ao máximo o empréstimo e a prestação a baterem mais do que os aconselháveis 35% do valor do orçamento familiar. A culpa aqui também é dos bancos que deixaram passar muitos desses casos. Ainda agora subiram a taxa de esforço, salvo erro. Ou seja, permitem que as pessoas se endividem mais do que o seria aconselhável.

Agora ponham em cima disso prestações de carros, eletrodomésticos, computadores, viagens. etc...

Eu pergunto aos economistas cá do tasco se não é possível meterem um limite a estas taxas. Que implicações isso teria na economia mundial, se o mundo ia acabar ou só se os 1% dos 1% ia receber menos 3 mil milhões em vez dos 3 mil milhões a mais a acrescentar aos muitos mil milhões que já têm.
Ou seja, barrar até um teto o máximo de juros que esta gentalha pode roubar.

Não é melhor terem as pessoas a pagarem os créditos do que as terem a entregar? Ah espera, como disseram acima, se calhar até lhes convém que as pessoas entreguem as casas aos bancos que depois as vendem pelo dobro dos preço, né?

Isto está tudo tão maquiavelicamente retorcido.

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,928
5,877
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
Esse problema também faz parte desta história.
O pessoal abusa porque por norma as casas são desproposionais às necessidades e depois custam dinheiro e é preciso pagar.
A malta aqui na Tugolandia gosta de mostar e é tudo á grande, tudo do bom e do melhor.
São casas e casas com 300 ou mais m2 muitas vezes para casais com 1 max 2 filhos e depois é um problema.
Conheço malta que fez casa com mais casas de banho do que pessoas lá viver , com salões para festas que acontece 1 ou 2x ano e agora… é a prestação é a energia para aquecer/arrefecer a casa, é sempre a somar.
Fiz uma casa e muitas vezes me perguntavam se a casa tinha isto e tinha aquilo e eu dizia que não e claro diziam logo…ah e tal então não é grande coisa.
Exatamente...

Eu comprei em 2019, as casa ainda estavam a valores aceitaveis...pedi crédito de 100k, e se vendesse agora a casa tinha um lucro de 80k talvez...

Mas só fiz crédito porque na altura aquilo tinha um valor baixissimo...e mesmo que subisse muito, como agora, era suportável...

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,928
5,877
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
O problema das pessoas que estão agora algo aflitas com estes aumentos é que não compraram as casas a contarem com uma almofada no caso das taxas subirem. Esticaram ao máximo o empréstimo e a prestação a baterem mais do que os aconselháveis 35% do valor do orçamento familiar. A culpa aqui também é dos bancos que deixaram passar muitos desses casos. Ainda agora subiram a taxa de esforço, salvo erro. Ou seja, permitem que as pessoas se endividem mais do que o seria aconselhável.

Agora ponham em cima disso prestações de carros, eletrodomésticos, computadores, viagens. etc...

Eu pergunto aos economistas cá do tasco se não é possível meterem um limite a estas taxas. Que implicações isso teria na economia mundial, se o mundo ia acabar ou só se os 1% dos 1% ia receber menos 3 mil milhões em vez dos 3 mil milhões a mais a acrescentar aos muitos mil milhões que já têm.

Não é melhor terem as pessoas a pagarem os créditos do que as terem a entregar? Ah espera, como disseram acima, se calhar até lhes convém que as pessoas entreguem as casas aos bancos que depois as vendem pelo dobro dos preço, né?

Existe uma taxa de esforço...a partir daí as pessoas é que têm de fazer contas à vida...

A nossa mentalidade é que quer sempre grandes casas, grandes carros e grandes férias para por no insta...

O governo podia ajudar qualquer coisa...mas quem merece e precisa mesmo...

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,448
2,210
Exatamente...

Eu comprei em 2019, as casa ainda estavam a valores aceitaveis...pedi crédito de 100k, e se vendesse agora a casa tinha um lucro de 80k talvez...

Mas só fiz crédito porque na altura aquilo tinha um valor baixissimo...e mesmo que subisse muito, como agora, era suportável...
Ora nem mais.
Eu construí nessa altura e quando consultei os bancos para o crédito limitei a minha prestação a 300eur e pedi o montante que me permitisse pagar 300eur de prestação.
Depois de saber quanto tinha disponível para a casa, fiz uma casa nesse orçamento.

Anarkika

Bancada lateral
16 Maio 2021
643
783

Certo... só te enganas numa coisa. Ao contrário da última crise em que os bancos ficaram inundados de imóveis, tal não vai acontecer desta vez...os bancos não querem casas até porque, se tal acontecer o preço delas irá decrescer abruptamente pois as pessoas não iriam ter dinheiro para as pagar. O que vai acontecer é que os bancos vão renegociar dívidas, aumentar os juros, o tempo de empréstimo criando dívidas vitalícias...vai ser uma crise diferente de a 10 anos atrás

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,928
5,877
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
Certo... só te enganas numa coisa. Ao contrário da última crise em que os bancos ficaram inundados de imóveis, tal não vai acontecer desta vez...os bancos não querem casas até porque, se tal acontecer o preço delas irá decrescer abruptamente pois as pessoas não iriam ter dinheiro para as pagar. O que vai acontecer é que os bancos vão renegociar dívidas, aumentar os juros, o tempo de empréstimo criando dívidas vitalícias...vai ser uma crise diferente de a 10 anos atrás
Esta treta de renegociação de dividas vai ser a "morte" de muitas pessoas...é um esquema montado pelos bancos para fazer de conta que são vossos amigos, quando na verdade eles não querem é ficar com as casas como acontecia dantes, porque para as venderem têm de baixar valores...

Antes de renegociarem a divida pensem bem no que vão fazer...

• Love
Reações: Anarkika

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,448
2,210
Esta treta de renegociação de dividas vai ser a "morte" de muitas pessoas...é um esquema montado pelos bancos para fazer de conta que são vossos amigos, quando na verdade eles não querem é ficar com as casas como acontecia dantes, porque para as venderem têm de baixar valores...

Antes de renegociarem a divida pensem bem no que vão fazer...
O problema é que muita pessoas não tem outra solução.
Ou vendem a alma ao diabo ou ficam sem a casa.
Pessoas com aumentos de 300 ou 400eur mensais durante alguns anos, por isto ainda vai demorar alguns anos, vão mesmo ter de vender a alma ao diabo.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,576
28,751
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Exatamente...com taxas negativas, e volto a dizer que isso é 1 anomalia do mercado, fez com que a malta se endividasse mais daquilo que podia ser (inclusive eu). COmprei uma casa carrissima (devido a haver muita gente a comprar por causa dos juros negativos), fiz o maximo de credito possivel, e entao agora fodi-me (e como eu houve muita gente, e muita gente ja em dificuldades antes)
As taxas de juro ja deviam ter subido antes da guerra (ja havia sinais de inflação em 2021, mas o BCE em vez de ser economista, foi politico e nao subiu porque teve medo dos fracos crescimentos da Zona Euro). Em 2021 ja devia estar pelo menos em 0, ou 0,5%. Isso obrigaria a malta a repensar no monatnte do credito, logo menos compras de casas, logo menos preços a subir.
Agora enquanto o BCE sobe os juros e os estados dao dinheiro a TODOS, a inflacao nao vai baixar.
o Estado tem que ajudar realmente quem necessita, e nao pessoas tipo eu, que tentaram o maximo de credito possivel, e comprei uma casa maior do que devia...ou seja o Estado nao pode ajudar as pessoas que compraram aquilo que nao deviam. Porque assim entao as pessoas nuna serão responsabilizadas.
Parabéns pela lucidez.

• Like
Reações: Anarkika

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,928
5,877
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
O problema é que muita pessoas não tem outra solução.
Ou vendem a alma ao diabo ou ficam sem a casa.
Pessoas com aumentos de 300 ou 400eur mensais durante alguns anos, por isto ainda vai demorar alguns anos, vão mesmo ter de vender a alma ao diabo.
Claro que sim...mas renegociar deve ser a última coisa em ter em mente, na minha opinião...

Antes vale procurar segundo emprego, gerir outros créditos se tiverem, cortar em outros gastos mensais...

Vender a casa também é uma possibilidade, até pode ter algum lucro... ir morar para casa dos pais, comprar uma casa mais barata, procurar um aluguer possivel de ser pago...

• Like
Reações: MiguelDeco

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Isso é sempre relativo… eu fixei a taxa imediatamente antes da guerra começar a 1,5%. Tinha Euribor 12 com spread 1,25%.
Em boa hora o fiz e mesmo que as taxas baixem eu não mexo em nada.
O problema é que normalmente não se contabiliza como um ganho a estabilidade, a certeza, a segurança que uma taxa fixa permite e isto meu Caro, tem um valor altíssimo.
Confesso que não contabilizo. Mas acho que compenso com outro nivel de “olho” e pensamento para com o mercado.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
certo mas ninguem adivinha o futuro e na altura falei com algumas pessoas mais ou menos dentro da area que pensavam que nos proximos anos ficariam assim ou subiriam um pouco mas não para estes valores de 4%.
Veio a guerra que lixou isto tudo e acho que isso foi a desculpa para o que está a acontecer.

Quem soubesse o futuro metia uma taxa fixa que na no meu caso a pagar 600€ com fixa passava a uns 750€-780€ mas acho que ninguem esperava que em apenas 2 anos as taxas passassem de negativas para 4%... eu e a minha mulher temos empregos relativamente estaveis mas ninguem sabe o dia de amanha e ainda me faltam pagar mais de 20 anos de emprestimo mas acredito que no proximo ano a taxa vai baixar consideravelmente.
Isso do nao adivinhar o futuro é muito relativo.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Infelizmente isto está a chegar a um ponto de desespero absoluto.

A minha mulher é agente de execução e o número de processos de execução por dívidas ao banco tem aumentado exponencialmente. As famílias não se conseguem virar para lado nenhum, ora é a comida que aumenta, ora é a escola dos miúdos com mensalidades absurdas, ora é o valor do crédito habitação que atinge níveis incomportáveis para a maior parte das pessoas.

Perdem a casa, vão em cima do pouco salário que recebem (o que for acima do salário mínimo) e ainda ficam sem o carro ou sem qualquer outro bem que ainda possam ter.

Está bonito!

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Infelizmente isto está a chegar a um ponto de desespero absoluto.

A minha mulher é agente de execução e o número de processos de execução por dívidas ao banco tem aumentado exponencialmente. As famílias não se conseguem virar para lado nenhum, ora é a comida que aumenta, ora é a escola dos miúdos com mensalidades absurdas, ora é o valor do crédito habitação que atinge níveis incomportáveis para a maior parte das pessoas.

Perdem a casa, vão em cima do pouco salário que recebem (o que for acima do salário mínimo) e ainda ficam sem o carro ou sem qualquer outro bem que ainda possam ter.

Está bonito!

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
O primeiro ministro nao parece muito preocupado.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,792
12,412
A ideia é dispersar o problema do despejo. Desta forma o pessoal fica sem casa não sendo tudo ao mesmo tempo dá a impressão que o problema não está lá, além de dar uma estabilidade ao mercado imobiliário.

Soluções PS ✌🏼

• Like
Reações: jorgebest

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,876
4,251
O problema é que se subirem na proporção a tendência seria o problema agravar-se e a inflação disparar ainda mais.. por mais irônico que pareça.
Mas ta tudo fodido. Vejo a situação mal parada para a grande maioria deste geração que comprou primeira casa. Eu safo-me porque sou casado mas mesmo assim é impossível por algum dinheiro de lado para o futuro.

Pelo que vejo no sector da construção e mesmo tendo o PRR em conta prevejo uma crise pior que 2009 nos próximos anos e que não tem nada a ver com a guerra.