Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,472
1,137
Entrou ao banco que vai entregar a um grupo imobiliário que vai revender a casa por um valor superior ao que ela comprou.

Esta crise/aumento tx juro é perfeita para os grandes investidores, ou grandes imobiliárias.
Pelo contrario....caro amigo.
Taxas de Juro a aumentar menos casas a serem vendias...menos dinheiro para as imobiliarias, menos impostos a serem pagos (IMT)...menos credito a ser contraido.

de hoje: https://www.jornaldenegocios.pt/emp...iminui-no-segundo-trimestre-mas-preco-aumenta

• Like
Reações: MiguelDeco

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,969
45,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Exatamente...com taxas negativas, e volto a dizer que isso é 1 anomalia do mercado, fez com que a malta se endividasse mais daquilo que podia ser (inclusive eu). COmprei uma casa carrissima (devido a haver muita gente a comprar por causa dos juros negativos), fiz o maximo de credito possivel, e entao agora fodi-me (e como eu houve muita gente, e muita gente ja em dificuldades antes)
As taxas de juro ja deviam ter subido antes da guerra (ja havia sinais de inflação em 2021, mas o BCE em vez de ser economista, foi politico e nao subiu porque teve medo dos fracos crescimentos da Zona Euro). Em 2021 ja devia estar pelo menos em 0, ou 0,5%. Isso obrigaria a malta a repensar no monatnte do credito, logo menos compras de casas, logo menos preços a subir.
Agora enquanto o BCE sobe os juros e os estados dao dinheiro a TODOS, a inflacao nao vai baixar.
o Estado tem que ajudar realmente quem necessita, e nao pessoas tipo eu, que tentaram o maximo de credito possivel, e comprei uma casa maior do que devia...ou seja o Estado nao pode ajudar as pessoas que compraram aquilo que nao deviam. Porque assim entao as pessoas nuna serão responsabilizadas.
Isso foi só uma peça no puzzle, mas mais importante que isso foi a redução na construção e o numero massivo de imigrantes que chegam a portugal todos os meses, a juntar a isso ainda tens o numero crescente de casais que se separam conheço muitos casos em que cada um ficou com uma casa e isso foi muito comum na ultima decada. É a oferta e a procura não há milagres.

As casas eram muito baratas em Portugal, agora para jovens e para os que não compraram vai ser muito difícil, na ultima década casais que ganhavam ambos o ordenado minimo conseguiram comprar casa, atualmente diria que casais que ganhem menos de 5 ordenados mínimos dificilmente compram.

Depois sobre prestações a subir, houve muita gente a dormir nas horas, dava para ter mitigado a situação fixando as taxas a 4 ou 5 anos.

• Like
Reações: Gatão1983

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,514
2,723
Atencao com essas comprações...
1200-1550 por 1 T1 no Algarve sera por exemplo na melhor localização.
Com certeza que em Genebra na melhor localização pagas bem mais que isso.
Igual em Paris.

Atencao com esas compracaoes que as nossas casas em Lisboa sao tao caras como as de NY.
Aqui o maximo que pagas em Zonas prime da cidade de LIsboa seria 10k/m2...e la e tanto em Paris...esses valores sao valores a começar nas piores zonas...
Em Paris tem estudios de 20m2 a valrem mais de 400k e nao nas melhores zonas...Londres idem aspas, aspas
Aqui tambêm comprar é impossivel para grande parte das pessoas e as rendas são elevadas. A diferença é que o salario minimo em Genebra é de 4000 e que no Algarve muitas pessoas que trabalham no sector do turismo nem 1000 euros ganham por mês. E olha que 4000 euros para viver em Genebra decentemente não é grande coisa então imagina uma pessoa sozinha que ganha 800 euros por mês no Algarve !

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,969
45,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Contraí crédito à habitação em junho de 2021 (logo após ao desconfinamento total) e estava super decidido em ficar com a taxa fixa. A minha namorada fez-me a cabeça que a taxa Euribor (12 meses) estava praticamente nos 0,00% e lá lhe fiz a vontade. Sabia que a curto prazo ia ser benéfico mas que era certo que a médio/longo prazo as taxas subissem. Não contava é que em 24 meses escalassem para 4%.

Resumindo: Não ouçam as vossas mulheres.
Eu transferi o meu credito em 2020 e num dos bancos o bancário disse-me para eu fazer taxa fixa que era melhor negocio que mais ano menos anos aumentava, eram 30 anos 1,3% de taxa mas na altura tambem não fiz porque pensava liquidar o empréstimo a curto prazo, mas o gajo acertou em cheio.

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
7,613
8,134
Pelo contrario....caro amigo.
Taxas de Juro a aumentar menos casas a serem vendias...menos dinheiro para as imobiliarias, menos impostos a serem pagos (IMT)...menos credito a ser contraido.

de hoje: https://www.jornaldenegocios.pt/emp...iminui-no-segundo-trimestre-mas-preco-aumenta
à quanto tempo estão os juros a subir?

" Os preços da habitação continuaram a subir a uma velocidade idêntica ao trimestre anterior e cresceram 8,7% no segundo trimestre do ano em termos homólogos, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). "

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,969
45,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Aqui tambêm comprar é impossivel para grande parte das pessoas e as rendas são elevadas. A diferença é que o salario minimo em Genebra é de 4000 e que no Algarve muitas pessoas que trabalham no sector do turismo nem 1000 euros ganham por mês. E olha que 4000 euros para viver em Genebra decentemente não é grande coisa então imagina uma pessoa sozinha que ganha 800 euros por mês no Algarve !
Mas 3 casais que ganhem 750 euros por mês, conseguem alugar um t3 por 1500 euros.

• Haha
  • Like
Reações: Hulk27 e Yggyfcp
P

portu

Guest
Contraí crédito à habitação em junho de 2021 (logo após ao desconfinamento total) e estava super decidido em ficar com a taxa fixa. A minha namorada fez-me a cabeça que a taxa Euribor (12 meses) estava praticamente nos 0,00% e lá lhe fiz a vontade. Sabia que a curto prazo ia ser benéfico mas que era certo que a médio/longo prazo as taxas subissem. Não contava é que em 24 meses escalassem para 4%.

E o melhor de tudo é que se trouxeres o assunto à baila, és um exemplo acabado do machismo tóxico.
Vai por mim, as mulheres mesmo quando perdem, ganham.
Por alguma coisa é que "gay" significava "feliz".

dragO12

Tribuna
7 Maio 2012
3,141
3,075
eu pagava 620 € há 2 anos e agora subiu a pouco tempo para 1030... tenho Euribor a 12 meses.
É uma vergonha o que se está a passar e a Euribor que era negativa há 2 anos ter passado para 4% e vamos la ver até onde vai parar...
Peço desculpa pela frontalidade!!! Quando fizeste contrato com taxa variável houve o cuidado de ler a FINE com cuidado? É que lá consta o historial da taxa e ainda não batemos no máximo de 2008. Portanto, sendo variável é preciso ter noção que tem de haver € para encarar uma situação deste género. Quanto à vergonha, quando se viu o BCE a injetar dinheiro na economia da Era Covid-19 e a comprar divida em mercado secundário aos países da zona Euro, para fazer baixar as taxas de juro, era evidente que não há almoços grátis. No presente e no futuro próximo, vamos pagar esse tipo de politica.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
eu pagava 620 € há 2 anos e agora subiu a pouco tempo para 1030... tenho Euribor a 12 meses.
É uma vergonha o que se está a passar e a Euribor que era negativa há 2 anos ter passado para 4% e vamos la ver até onde vai parar...
Grande parte do problema esta aqui e as pessoas pensarem que aquelas taxas de ha 2 anos serem normais… taxas de juro negativas… uma aberração do século XXI…

Inflação e subidas das taxas de juro era algo que se adivinhava dos tempos da pandemia, senão antes. Os governos não se interessam em informar as populações disto. Os mesmos q adoram os PRR sao os mesmos q levantam os ombros com a inflação e culpam todos menos eles.

Os governos adoram “secretamente” a inflação porque lhes permite transferir os custos para as populações. Gostam mas não dizem.

As taxas sobem porque têm q subir. O contexto é o que interessa mais. O que levou a isto. As políticas monetárias.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142

Vao descer… calma. Vai demorar mas vão descer. Tens q ver a coisa a 30/40 anos. Dificilmente uma taxa fixa compensa. A vantagem é a previsibilidade. Mas os bancos não são parvos.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,969
45,521
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Vao descer… calma. Vai demorar mas vão descer. Tens q ver a coisa a 30/40 anos. Dificilmente uma taxa fixa compensa. A vantagem é a previsibilidade. Mas os bancos não são parvos.
Isso não é bem assim, depende sempre de quando estás a entrar, em 2020 ofereceram-me 1,3% a 30 anos, dificilmente não ia compensar, se me disseres que fazer agora a 4% não compensa é outra conversa.

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,876
4,251
Uma colega minha pagava 376 euros em setembro de 2022 de prestação da casa e em setembro de 2023 paga 788 euros. Com dois filhos.

Adivinhem o que fez à casa...
Eu ainda fiquei pior, vai para os 800 e tal um apartamentozito.. os bancos abusam nos juros ao pessoal mais “novo”.

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,448
2,210
Isso é sempre relativo… eu fixei a taxa imediatamente antes da guerra começar a 1,5%. Tinha Euribor 12 com spread 1,25%.
Em boa hora o fiz e mesmo que as taxas baixem eu não mexo em nada.
O problema é que normalmente não se contabiliza como um ganho a estabilidade, a certeza, a segurança que uma taxa fixa permite e isto meu Caro, tem um valor altíssimo.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,278
26,927
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Vamos ser sinceros quem num contexto de taxa de juro negativas, esticou ao máximo o crédito bancário e a taxa de esforço pôs-se a jeito.

Falo por mim, o banco dava-me 200k de crédito, e só pedi cerca de 130k.

Resultado, o meu fundo de maneio está mais apertado, mas consigo por comida na mesa.

A perversão aqui é a subida brutal e usuária do arrendamento e do m2, que deixa quem fica sem hipóteses de pagar a prestação de casa completamente manietado se não tiver familiares que o acudam.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,278
26,927
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Isso é sempre relativo… eu fixei a taxa imediatamente antes da guerra começar a 1,5%. Tinha Euribor 12 com spread 1,25%.
Em boa hora o fiz e mesmo que as taxas baixem eu não mexo em nada.
O problema é que normalmente não se contabiliza como um ganho a estabilidade, a certeza, a segurança que uma taxa fixa permite e isto meu Caro, tem um valor altíssimo.
Historicamente ao final do contrato quem opta por taxa fixa tende a pagar mais.

Dorme é certamente mais descansado.

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
9,136
8,112
Grande parte do problema esta aqui e as pessoas pensarem que aquelas taxas de ha 2 anos serem normais… taxas de juro negativas… uma aberração do século XXI…

Inflação e subidas das taxas de juro era algo que se adivinhava dos tempos da pandemia, senão antes. Os governos não se interessam em informar as populações disto. Os mesmos q adoram os PRR sao os mesmos q levantam os ombros com a inflação e culpam todos menos eles.

Os governos adoram “secretamente” a inflação porque lhes permite transferir os custos para as populações. Gostam mas não dizem.

As taxas sobem porque têm q subir. O contexto é o que interessa mais. O que levou a isto. As políticas monetárias.
certo mas ninguem adivinha o futuro e na altura falei com algumas pessoas mais ou menos dentro da area que pensavam que nos proximos anos ficariam assim ou subiriam um pouco mas não para estes valores de 4%.
Veio a guerra que lixou isto tudo e acho que isso foi a desculpa para o que está a acontecer.

Quem soubesse o futuro metia uma taxa fixa que na no meu caso a pagar 600€ com fixa passava a uns 750€-780€ mas acho que ninguem esperava que em apenas 2 anos as taxas passassem de negativas para 4%... eu e a minha mulher temos empregos relativamente estaveis mas ninguem sabe o dia de amanha e ainda me faltam pagar mais de 20 anos de emprestimo mas acredito que no proximo ano a taxa vai baixar consideravelmente.

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,448
2,210
A taxa variável também te permite dormir descansado...o pessoal é que abusa nos valores que pede ao banco e depois tem dificuldade em pagar...
Esse problema também faz parte desta história.
O pessoal abusa porque por norma as casas são desproposionais às necessidades e depois custam dinheiro e é preciso pagar.
A malta aqui na Tugolandia gosta de mostar e é tudo á grande, tudo do bom e do melhor.
São casas e casas com 300 ou mais m2 muitas vezes para casais com 1 max 2 filhos e depois é um problema.
Conheço malta que fez casa com mais casas de banho do que pessoas lá viver , com salões para festas que acontece 1 ou 2x ano e agora… é a prestação é a energia para aquecer/arrefecer a casa, é sempre a somar.
Fiz uma casa e muitas vezes me perguntavam se a casa tinha isto e tinha aquilo e eu dizia que não e claro diziam logo…ah e tal então não é grande coisa.