Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,574
28,742
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Verdade. Quem diz eletricista ou mecânico, diz picheleiro ou serralheiro.
Na minha altura, dizia-se que quem ia para esses cursos eram os "burros". Vê-se agora. É como dizes, e bem. Com jeito e vontade de trabalhar, o pessoal mais novo neste tipo de profissões vai ganhar quanto quiser
Um bom carpinteiro hoje em dia ganha mais que um médico se quiser trabalhar para isso.. mesmo os fracos nao falta trabalho.. imagina os bons..

• Like
Reações: Gatão1983

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Tocaste num ponto essencial. Hoje em dias as reades sociais vieram trazer aos pobres e classe média uma coisa muito triste. A constatação da sua própria pobreza em contraste com a riqueza alheia. E se outrora os ricos não partilhavam (muitos nem o queriam fazer, mesmo que quisessem) o que faziam, hoje em dia as pessoas são bombardeadas com coisas para comer/fazer/viajar/comprar que outrora nem imaginavam que existiam. coisas que não conseguem pagar porque o nível de vida não é o mesmo desses que partilham. E com isso muito boa gente perdeu controlo e tenta imitar aquilo que não consegue acompanhar. Com os resultados que vamos vendo.. eu falo do meu exemplo. Sempre fui gozado e criticado porque sou um bocado poupado em excesso porque sempre fui avisando que estes tempos dourados nao iam durar para sempre. Hoje em dia vivo sem nenhum problema e as pessoas que me criticavam dão por elas a fazer o que sempre fiz. Com uma desvantagem, não estão habituados a isso..
há crca de 20 anos passou na rtp uma reporgaem pequena entre férias de pobres e ricos..nunca mais me esqueci..

deu os pobres...num campismo..a avo faz um taxo de massa e havia netos genros noras filhos filhas gritos vinho ka puta de confusao e alegria ,..depois nos ricos deu um casal UK com um filhonum iate e ancoranram em vila moura ee foram a um restanrante carissimo e "I sayyyyyyyyyyyyyy" fodass k vida trsite..

para ser feliz nao é presiso ser rico.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,124
18,777
33
Vila Das Aves
Essa é outra epidemia da atual sociedade. Há muita malta na casa dos 20's a querer comprar casa, mas anda a pagar um carro a 8 - 10 anos com uma prestação de 300€ - 400€. Claro que a taxa de esforço não permite comprar nem um T0 numa aldeia remota.

Um exemplo recente a que assisti de poltrona: a Norfin era uma empresa que detinha largas centenas de imóveis arrendados em Portugal, isto há um anito ou pouco mais. Não entrando em detalhes sórdidos que não interessam para o caso, para a história fica a opção de compra que foram obrigados a dar a todos os inquilinos que neles habitavam, a preços extremamente competitivos. Neste caso em concreto, um T2 que valia cerca de 120.000€ com a possibilidade de ser comprado por pouco menos de 70.000€. A condição financeira do casal não era brilhante, mas se abdicassem da "Mercedes C qualquer coisa" e por arrasto a respectiva prestação, era possível conseguir o crédito. Ok, seria necessário perder 2 ou 3 mil € para ser um processo célere, mas... Adivinhem o resultado?

Mas parecido com isto há aos montes. Há gente a viver na merda porque quer, não há cérebro para mais.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
A quantidade de BMW série 1 e Mercedes classe A, vendidos a malta na casa dos 18/20 anos devia ser caso de estudo.

Preferem estourar 20 ou 30m€ em carros martelados, do que comprar algo mais modesto e funcional e poder ter a sua independência mais cedo.

Felizmente que a minha educação me encaminhou para caminhos bem diferentes desta malta de hoje em dia.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,574
28,742
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
há crca de 20 anos passou na rtp uma reporgaem pequena entre férias de pobres e ricos..nunca mais me esqueci..

deu os pobres...num campismo..a avo faz um taxo de massa e havia netos genros noras filhos filhas gritos vinho ka puta de confusao e alegria ,..depois nos ricos deu um casal UK com um filhonum iate e ancoranram em vila moura ee foram a um restanrante carissimo e "I sayyyyyyyyyyyyyy" fodass k vida trsite..

Eu lembro-me de uma entrevista ao Herman, a certa altura, onde ele dizia que um gajo super rico lhe tinha confidenciado que a sua vida era miserável e que estava cansado de comer caviar, lagosta bifes do lombo e afins e que a uma certa altura da vida dele provou petingas e tinha achado que aquilo era melhor que lagosta.. Pois bem, nós infelizmente sabemos que não é bem esse o caso, mas lá está, vai da experiência de vida de cada um e do ponto de vista em que as coisas são vistas..
E quanto à tua frase final, se por um lado isso é bem verdade, por outro lado ter uma vida desassossegada ajuda bastante :)

• Like
Reações: quintero

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,574
28,742
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A quantidade de BMW série 1 e Mercedes classe A, vendidos a malta na casa dos 18/20 anos devia ser caso de estudo.

Preferem estourar 20 ou 30m€ em carros martelados, do que comprar algo mais modesto e funcional e poder ter a sua independência mais cedo.

Felizmente que a minha educação me encaminhou para caminhos bem diferentes desta malta de hoje em dia.
O pior nem é isso. A quantidade de malta que ia a barcelona, paris, madrid, londres, várias vezes ao ano? E ir dar uma volta ao brasil do nada? A quantidade de malta que estoura o salário em roupa que anda nos 100 paus por uma camisa.. E uns quase 200 numas sapatilhas.. E se existe quem suporta isso, muitas dessas pessoas que o fazem não têm fundo de maneio para tal.. E a juntar a isso tudo, existe uma enorme ignorância financeira que faz com que muita gente esteja a perder dinheiro sem necessidade disso. Um exemplo rápido? as comissões bancárias no caso de jovens sem créditos.. Muita gente não imagina que existem contas onde não se paga nada e com isso poupam-se uns belos euros no fim do ano..

• Like
Reações: quintero
pedromanuelmorei

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel

Campismo e um tacho de massa + putos aos berros. Isso não é ser pobre, é o Inferno de Dante.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
24,553
16,914
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Medidas absurdas que não resolvem absolutamente nada, empurrando o problema com a barriga e beneficiam os bancos.

Não é justo ao contribuinte que, por saber que não tinha condições, não contrariu divida e tem de pagar quem contrariu as mesmas.

TennantWho

Bancada central
26 Dezembro 2014
1,682
1,287
Falamos com o banco que deu a opção de 2/3 anos de taxa fica 3.5%

É uma situação que também não sei a melhor opção, talvez seja preciso ir mesmo ao vidente

Enviado do meu M2002J9G através do Tapatalk

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
O sistema economico mundial é uma autentica fraude, alimenta apenas os mais ricos e tira constantemente ao povinho. Ja repararam que as medidas para o ze povinho sao sempre sem perdao de nada? ja aos colossos perdoam dividas de milhoes como se fosse centimos. Nada se perdoa ao ze povinho, mais umas medidas da treta, so show off o costume. Nao pagas agora pagas mais depois ainda mas pagas na mesma. Sempre assim. Mundo capitalista de merda. Combater a inflaçao? so se consegue a empobrecer ainda mais os mais pobres heehehe é assim mesmo.

• Like
Reações: blue_Dragon

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,684
5,634
Falamos com o banco que deu a opção de 2/3 anos de taxa fica 3.5%

É uma situação que também não sei a melhor opção, talvez seja preciso ir mesmo ao vidente

Enviado do meu M2002J9G através do Tapatalk
.Na altura qnd fiz CH (2017) optei por taxa fixa a 10 anos. Sei que vou perder dinheiro (já recuperei algum tendo em conta estas subidas) mas ter a segurança deixa me tranquilo. Tudo depende da tua situação, se não te queres preocupar opta pela fixa. A variável é sempre um risco.

• Like
Reações: TennantWho

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
10,521
7,710

Ah, saudades da minha Renault Kangoo de 2004 toda cafiada... só faltou atravessar um rio com ela, durou-me 3 anos e custou 700 paus xD

• Haha
Reações: blue_Dragon

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,574
28,742
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Certo.
O tuga é bom a empurrar o problema com a barriga ou então a varrer para debaixo do tapete...
O costa tem uma vantagem.. gere a economia como geriu a sua entrada no governo. Criandao uma solução e esperando que a realidade venha ter com ele.. Se no facto da geringonça ele conseguiu, de facto. Neste caso parece que ele quer evitar a todo o custo uma crise económica em Portugal e com isso vai tentando segurar os problemas com medicas cirúrgicas e pontuais para problemas que precisam, urgentemente, de medidas de longo prazo e mais sistémicas. Com isto está apenas a adiar o inevitável.. A não ser que a guerra acabasse já amanhã o que não parece que vá suceder..

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,513
2,720
O costa tem uma vantagem.. gere a economia como geriu a sua entrada no governo. Criandao uma solução e esperando que a realidade venha ter com ele.. Se no facto da geringonça ele conseguiu, de facto. Neste caso parece que ele quer evitar a todo o custo uma crise económica em Portugal e com isso vai tentando segurar os problemas com medicas cirúrgicas e pontuais para problemas que precisam, urgentemente, de medidas de longo prazo e mais sistémicas. Com isto está apenas a adiar o inevitável.. A não ser que a guerra acabasse já amanhã o que não parece que vá suceder..
Honestamente em certas cidades do pais nem sei como as pessoas conseguem lá viver... No Algarve, até professoras têm que conduzir tuktuks durante o verão para viver decentemente. Como é possivel em cidades em que 80% dos empregos são ligados ao turismo uma pessoa ter que pagar rendas quase ao nivel de Genebra com salarios de 800 euros ?! Sinceramente este ano fiquei alucinado com o custo da vida no Algarve. Até os pratos do dia, 15 euros é quase o que pagas aqui na Suiça em certos pequenos restaurantes.

Última edição:
Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,380
59,017
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Quem manda no mundo sabe que é nestas crises, em que rouba o mais vulnerável e o obriga a esforços desumanos, que ganha mais dinheiro. Daí as Lagardes da vida, um dos paus mandados dos 1% dos 1%, castigarem os mais desesperados e aindam tenta impedir os governos de os ajudarem.

Em 2008 aconteceu a mesma coisa. Nada foi feito para evitar o mesmo ciclo. Custa acreditar que a subida das taxas de juro seja o único mecanismo viável para combater a subida da inflação. Tantas mentes brilhantes e nenhuma é capaz de descobrir um processo económico que evite o aumento da inflação sem que os mais vulneráveis sejam sempre os mesmos que levam com o castigo e sempre da mesma maneira?

Deve haver alguns jargões económicos que expliquem este aparente paradoxo mas numa economia capitalista não é suposto incentivar-se o consumo? É que com este roubo palaciano - no meu exemplo, dos 655 € que pago da prestação da casa, 400 e muitos são só juros - às pessoas comuns pouco lhes resta para consumirem o que quer que seja.

Isto está muito próximo do colapso social. Vencimentos estagnados e miseráveis, preços da alimentação a aumentarem de forma absurda, custo da energia pela hora da morte, combustíveis idem, e sem alternativas ecológicas viáveis à vista - os carros eléctricos têm preços de luxo - habitação com preços mais caros que Nova Iorque, pelo menos aqui em Lisboa. Quando é que os gananciosos que mandam no mundo se cansam de acumular? Quantos mil milhões serão suficientes? Quantas mais pessoas terão que ir viver para tendas até que os (des)governos acordem? E porque é que a maioria do povo vota nesta malta?

Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,574
28,742
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Honestamente em certas cidades do pais nem sei como as pessoas conseguem lá viver... No Algarve, até professoras têm que conduzir tuktuks durante o verão para viver decentemente. Como é possivel em cidades em que 80% dos empregos são ligados ao turismo uma pessoa ter que pagar rendas quase ao nivel de Genebra com salarios de 800 euros ?! Sinceramente este ano fiquei alucinado com o custo da vida no Algarve. Até os pratos do dia, 15 euros é quase o que pagas aqui na Suiça em certos pequenos restaurantes.
Temos neste momento a acontecer no nosso país o mesmo que em todos os países que decidem apostar todas as fichas no turismo.. É tudo muito bonito para quem tem as casas a arrendar e a vender aos turistas mas para quem tem que viver cá e trabalhar cá é absolutamente impossível. Eu quando decidi fazer a minha casa disse à minha mulher que devíamos ter um plano de vida que não nos atasse a um crédito bancário. Toda a gente me criticou na altura, pelo trabalho que eu tinha, pelos sacrifícios que fazia, estão hoje em dia a fazer o mesmo. Trabalhar mais e sacrificar tudo para poderem conseguir pagar as contas.. não é viver sequer, é apenas sobreviver a esta fase.. E se esta realidade persistir muito mais tempo voltaremos a ter uma hecatombe financeira a caminho. O cenário já está todo devidamente preparado..

Ps: eu tive aí em Maio e julgo que nós ainda estamos um pouco longe dessa realidade :) E uma das coisas que mais me assustou aí foi efetivamente o preço das refeições ._." Eram sempre de 100 francos para cima.. santo deus.. só de relembrar chego à conclusão que ainda não recuperei do susto :)

• Like
Reações: Hulk27

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,513
2,720
Temos neste momento a acontecer no nosso país o mesmo que em todos os países que decidem apostar todas as fichas no turismo.. É tudo muito bonito para quem tem as casas a arrendar e a vender aos turistas mas para quem tem que viver cá e trabalhar cá é absolutamente impossível. Eu quando decidi fazer a minha casa disse à minha mulher que devíamos ter um plano de vida que não nos atasse a um crédito bancário. Toda a gente me criticou na altura, pelo trabalho que eu tinha, pelos sacrifícios que fazia, estão hoje em dia a fazer o mesmo. Trabalhar mais e sacrificar tudo para poderem conseguir pagar as contas.. não é viver sequer, é apenas sobreviver a esta fase.. E se esta realidade persistir muito mais tempo voltaremos a ter uma hecatombe financeira a caminho. O cenário já está todo devidamente preparado..

Ps: eu tive aí em Maio e julgo que nós ainda estamos um pouco longe dessa realidade :) E uma das coisas que mais me assustou aí foi efetivamente o preço das refeições ._." Eram sempre de 100 francos para cima.. santo deus.. só de relembrar chego à conclusão que ainda não recuperei do susto :)
Em Genebra mesmo assim pratos do dia entre os 17-20 francos ainda consegues encontrar. 10-15 euros atualmente é o que pagas no Algarve. E as rendas igual, 1200-1500 euros por um T1 em Albufeira é o que paga o meu irmão em Genebra.

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,472
1,137
Em Genebra mesmo assim pratos do dia entre os 17-20 francos ainda consegues encontrar. 10-15 euros atualmente é o que pagas no Algarve. E as rendas igual, 1200-1500 euros por um T1 em Albufeira é o que paga o meu irmão em Genebra.
Atencao com essas comprações...
1200-1550 por 1 T1 no Algarve sera por exemplo na melhor localização.
Com certeza que em Genebra na melhor localização pagas bem mais que isso.
Igual em Paris.

Atencao com esas compracaoes que as nossas casas em Lisboa sao tao caras como as de NY.
Aqui o maximo que pagas em Zonas prime da cidade de LIsboa seria 10k/m2...e la e tanto em Paris...esses valores sao valores a começar nas piores zonas...
Em Paris tem estudios de 20m2 a valrem mais de 400k e nao nas melhores zonas...Londres idem aspas, aspas