Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Verdade , mas imagina um casal comprar casa e tarem a pagar 600 euros ao banco mensais , e com a subida da euribor passar a pagar 800 ou 900 ou já não conseguirem pagar a prestação.Isso é que é tramado.É lhes retirado o bem e ficam sem sitio para viver á mesma.

Tempos complicados.
sempre foi assim

• Like
Reações: apostador87

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,963
45,518
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Verdade , mas imagina um casal comprar casa e tarem a pagar 600 euros ao banco mensais , e com a subida da euribor passar a pagar 800 ou 900 ou já não conseguirem pagar a prestação.Isso é que é tramado.É lhes retirado o bem e ficam sem sitio para viver á mesma.

Tempos complicados.
600 euros por mês seria para um empréstimo superior a 200K, e subir para cima dos 1000 euros.

Quem comprou nos últimos 3-4 anos é quem vai ficar mais apertado porque comprou a preços altos e com taxa de juro baixa ( a subida dos preços foi em grande parte por isso), há que arranjar um part-time fazer mais uns trocos, apertar o cinto ir as economias e esperar que passe. O problema é que muita gente fez o credito e deu como adquirido que as taxas se iam manter, apesar de que quando receberam a FIN lá estar um cenario a mostrar quanto pagariam se a taxa subisse para 5%.

Em todo o caso houve oportunidade para as pessoas se precaverem e fixarem taxas por algum período de 2 ou 5 anos.

No final de contas o que vais vendo é que o preço dos carros usados está mais alto que nunca e continuam a vender, por isso ainda não está assim tão mal, e nas motas igual, eu ando a ver e uma mota usada com 2-3 anos custa praticamente o mesmo que as novas.

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
o probema de hoje em dia são as pessoas não saberem gozar a vida..acham que gozar a vida é ter tudo: é ter iphone, carro mas tem que ser um bmw ou um mini, ferias numa ilha qq, fazer escapadinhas em hoteis pipis, fins de semana romanticos na europa, ir jantar fora pelo menos 2 vezes por semana mas em sitios instagramaveis, depois ginasio com roupa pipi, ir ao cabeleireiro e babeiro semnalmente , unhas gel para as gajas....fodass nao cedem em nada e depois querem tb uma casa...mas nao uma casa qq...querem uma casa

divirtam-se mas nao é presiso ir a todas...usar a cabeça..procurar as opurtunidades, ser sagaz e e bulir enquanto se é novo.. e ter um pintelho de sorte na vida

• Like
Reações: Yggyfcp e hawkeyes

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
600 euros por mês seria para um empréstimo superior a 200K, e subir para cima dos 1000 euros.

Quem comprou nos últimos 3-4 anos é quem vai ficar mais apertado porque comprou a preços altos e com taxa de juro baixa ( a subida dos preços foi em grande parte por isso), há que arranjar um part-time fazer mais uns trocos, apertar o cinto ir as economias e esperar que passe. O problema é que muita gente fez o credito e deu como adquirido que as taxas se iam manter, apesar de que quando receberam a FIN lá estar um cenario a mostrar quanto pagariam se a taxa subisse para 5%.

Em todo o caso houve oportunidade para as pessoas se precaverem e fixarem taxas por algum período de 2 ou 5 anos.

No final de contas o que vais vendo é que o preço dos carros usados está mais alto que nunca e continuam a vender, por isso ainda não está assim tão mal, e nas motas igual, eu ando a ver e uma mota usada com 2-3 anos custa praticamente o mesmo que as novas.
pois a puta da taxa de esforço que deveria ser de 25% foi ao galheiro...

• Like
Reações: sirmister

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk

Tempos complicados.
depende..quem esta a pgar um emprestimo de 600€ esta a pagar um imovel de quanto??? e qual o rendimento??? não se pode estar a pagar um emprestimo de 600 com 1400 de rendimento. ..com um ventinho caem..

• Like
Reações: apostador87

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk

isto ainda nao bateu...o pessoal ainda vai faezr pascoa nos algarves e com corda no pescoço..

vou contar uma historia com 15 anos +-

um casal, ele prof e ele medico .com rendiemnto fixo de 7500 (3500ela + 4500ele) estavam.se a divorciar (isto era novembro) e a vender o seu apartamento de 500mil euros há 15 anos era mt elevado..

e pq??

eles pagavam um emprestimo na boa a taxa de esforço era baixa mas começaram a contrair emprestimos para férias etc...e nem sabiam kt tinham de microcreditos com taxas de mais de 30%

e entao um contabilista esteve a ver e no conjunto tinham 60mil euros de microcreditos..tinham pedido para ir para vilamoura em agosto ja falidos..e "divorciados " mas paa manter o status com os amigos
o dicorcio veio devido aisto,ah e tal pa tugastas 160€ em cabeleirero por semana mas tu gastas no nao sei ktos..pegaram-se tnast vezes k...

True story

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,574
28,749
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Tempos complicados.
Agora imagina como fica o fiador..😪😪

MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,574
28,749
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
o probema de hoje em dia são as pessoas não saberem gozar a vida..acham que gozar a vida é ter tudo: é ter iphone, carro mas tem que ser um bmw ou um mini, ferias numa ilha qq, fazer escapadinhas em hoteis pipis, fins de semana romanticos na europa, ir jantar fora pelo menos 2 vezes por semana mas em sitios instagramaveis, depois ginasio com roupa pipi, ir ao cabeleireiro e babeiro semnalmente , unhas gel para as gajas....fodass nao cedem em nada e depois querem tb uma casa...mas nao uma casa qq...querem uma casa

divirtam-se mas nao é presiso ir a todas...usar a cabeça..procurar as opurtunidades, ser sagaz e e bulir enquanto se é novo.. e ter um pintelho de sorte na vida
Tocaste num ponto essencial. Hoje em dias as reades sociais vieram trazer aos pobres e classe média uma coisa muito triste. A constatação da sua própria pobreza em contraste com a riqueza alheia. E se outrora os ricos não partilhavam (muitos nem o queriam fazer, mesmo que quisessem) o que faziam, hoje em dia as pessoas são bombardeadas com coisas para comer/fazer/viajar/comprar que outrora nem imaginavam que existiam. coisas que não conseguem pagar porque o nível de vida não é o mesmo desses que partilham. E com isso muito boa gente perdeu controlo e tenta imitar aquilo que não consegue acompanhar. Com os resultados que vamos vendo.. eu falo do meu exemplo. Sempre fui gozado e criticado porque sou um bocado poupado em excesso porque sempre fui avisando que estes tempos dourados nao iam durar para sempre. Hoje em dia vivo sem nenhum problema e as pessoas que me criticavam dão por elas a fazer o que sempre fiz. Com uma desvantagem, não estão habituados a isso..

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Tocaste num ponto essencial. Hoje em dias as reades sociais vieram trazer aos pobres e classe média uma coisa muito triste. A constatação da sua própria pobreza em contraste com a riqueza alheia. E se outrora os ricos não partilhavam (muitos nem o queriam fazer, mesmo que quisessem) o que faziam, hoje em dia as pessoas são bombardeadas com coisas para comer/fazer/viajar/comprar que outrora nem imaginavam que existiam. coisas que não conseguem pagar porque o nível de vida não é o mesmo desses que partilham. E com isso muito boa gente perdeu controlo e tenta imitar aquilo que não consegue acompanhar. Com os resultados que vamos vendo.. eu falo do meu exemplo. Sempre fui gozado e criticado porque sou um bocado poupado em excesso porque sempre fui avisando que estes tempos dourados nao iam durar para sempre. Hoje em dia vivo sem nenhum problema e as pessoas que me criticavam dão por elas a fazer o que sempre fiz. Com uma desvantagem, não estão habituados a isso..
exatamente isso..o pessoal parece que tem mais prazer a meter no instgram que foi ao restaurante X do que apreciar la a comida ....

tenho que retirar o parece da frase anterior...

quero lá saber dos outros..tenho que ver é a minha vida...

as pessoas não sabem é ser feliz hoje em dia..
a noçao de felicidade esta fodida...

há uma diferença entre ser frugral e ser o avarento tipico daquele que não come pra nao cagar..

podemos ser frugais e gozar a vida..ir a restaurantes ir de férias...ter um casinha de acordo com as possibilidades e se a ha vida melhorar podemos ir melhorando esses indices..

liebe_fcp

Arquibancada
16 Junho 2017
464
642
Há um ponto dramático que o comum mortal não se apercebe, mas está mais generalizado do que se possa pensar: desde há algum tempo para cá é necessário ter pelo menos 10% do valor de aquisição da habitação, somando a isso o valor de IMT + IS. Quantificando, para um valor tradicional do tuga teso, para um imóvel de 140.000€ (é só um exemplo médio) seria necessário ter em carteira cerca de 18.000€. Já nem falando no assunto mobilar casa com o mínimo necessário.
Há formas de contornar isto, mas nem sempre é possível porque depende de variados fatores.
Dito isto, existe uma infinidade de pessoas que vivem com a corda no pescoço com o crédito habitação. Mas como se não bastasse, ainda têm o crédito pessoal, em alguns casos mais do que um, porque era a única forma de conseguir comprar.
Há imensa gente a (sobre)viver com fome e muita vergonha de admitir a dificuldade com que vive. É uma realidade, não é um exagero. Infelizmente!

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,162
4,755
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Há um ponto dramático que o comum mortal não se apercebe, mas está mais generalizado do que se possa pensar: desde há algum tempo para cá é necessário ter pelo menos 10% do valor de aquisição da habitação, somando a isso o valor de IMT + IS. Quantificando, para um valor tradicional do tuga teso, para um imóvel de 140.000€ (é só um exemplo médio) seria necessário ter em carteira cerca de 18.000€. Já nem falando no assunto mobilar casa com o mínimo necessário.
Há formas de contornar isto, mas nem sempre é possível porque depende de variados fatores.
Dito isto, existe uma infinidade de pessoas que vivem com a corda no pescoço com o crédito habitação. Mas como se não bastasse, ainda têm o crédito pessoal, em alguns casos mais do que um, porque era a única forma de conseguir comprar.
Há imensa gente a (sobre)viver com fome e muita vergonha de admitir a dificuldade com que vive. É uma realidade, não é um exagero. Infelizmente!

a questao é pq fazem uma divida de 140mil euros se nao conseguem pagar ...

ha uns 25 anos havia os juros bonificados mas era presiso pelo menos 50 contos para abrir uma conta e havia casais que pediam um empreestimo para contrair o emprestimo da casa...fodass nem 50 contos tinham junto e mtas vezes faziam o emrestimo e juntavam um carro..e ficava um fiador..cheguei a ver 2 casais a comprar casa e o fdp do vendedor um dos casais nao tinha fiados e ficou os novos vizinhs como fiadores ..e assinaram na boa...FICARAM SEM CASA ...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,963
45,518
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

É um conjunto de muitas coisas, também ha o facto de cada vez ser mais raro ver casais a juntar os trapos cedo, e ter dois a ganhar para uma casa é diferente de apenas 1.

Eu contacto com putos que acabam o secundário e vão ganhar 1100 euros e fazendo mais umas horas chegam aos 1300 euros, vivem em casa dos pais e estoiram tudo, a primeira coisa que fazem é um credito para comprar um carro, quando podiam em 2 anos juntar para dar entrada numa casa, mas com aquelas idades é complicado, e alguns depois começam a namorar alugam e depois é difícil sair do ciclo vicioso.

Mas é dificil claro, e é preciso vergar a mola para ganhar mais dinheiro.

• Like
Reações: Gatão1983

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,003
4,295
É um conjunto de muitas coisas, também ha o facto de cada vez ser mais raro ver casais a juntar os trapos cedo, e ter dois a ganhar para uma casa é diferente de apenas 1.

Eu contacto com putos que acabam o secundário e vão ganhar 1100 euros e fazendo mais umas horas chegam aos 1300 euros, vivem em casa dos pais e estoiram tudo, a primeira coisa que fazem é um credito para comprar um carro, quando podiam em 2 anos juntar para dar entrada numa casa, mas com aquelas idades é complicado, e alguns depois começam a namorar alugam e depois é difícil sair do ciclo vicioso.

Esses salarios são brutos ou líquidos? É que se hoje em dia saiem do secundario a ganhar esses salarios liquidos são casos raros em Portugal.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,963
45,518
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Esses salarios são brutos ou líquidos? É que se hoje em dia saiem do secundario a ganhar esses salarios liquidos são casos raros em Portugal.
Liquidos. Manutenção industrial.

Hoje em dia se souberes trabalhar, eletricista, manutenção industrial, obras consegues ganhar bem, cada vez há menos gente que sabe apertar um parafuso.

• Like
Reações: Gatão1983

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,003
4,295
Liquidos. Manutenção industrial.

Hoje em dia se souberes trabalhar, eletricista, manutenção industrial, obras consegues ganhar bem, cada vez há menos gente que sabe apertar um parafuso.
Que tenham juízo! A maior parte dos jovens que saem do secundário diretamente para o mundo do trabalho são corridos a salario minimo.

liebe_fcp

Arquibancada
16 Junho 2017
464
642

Essa é outra epidemia da atual sociedade. Há muita malta na casa dos 20's a querer comprar casa, mas anda a pagar um carro a 8 - 10 anos com uma prestação de 300€ - 400€. Claro que a taxa de esforço não permite comprar nem um T0 numa aldeia remota.

Um exemplo recente a que assisti de poltrona: a Norfin era uma empresa que detinha largas centenas de imóveis arrendados em Portugal, isto há um anito ou pouco mais. Não entrando em detalhes sórdidos que não interessam para o caso, para a história fica a opção de compra que foram obrigados a dar a todos os inquilinos que neles habitavam, a preços extremamente competitivos. Neste caso em concreto, um T2 que valia cerca de 120.000€ com a possibilidade de ser comprado por pouco menos de 70.000€. A condição financeira do casal não era brilhante, mas se abdicassem da "Mercedes C qualquer coisa" e por arrasto a respectiva prestação, era possível conseguir o crédito. Ok, seria necessário perder 2 ou 3 mil € para ser um processo célere, mas... Adivinhem o resultado?

Mas parecido com isto há aos montes. Há gente a viver na merda porque quer, não há cérebro para mais.

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
13,989
19,408
Conquistas
7
37
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição

Eu tive uma escolha feliz.
Abandonei a escola aos 16 e comecei a trabalhar numa cozinha .
Aos 26 era chef duma cozinha onde o copeiro tinha um mestrado em engenharia ambiental, mas não conseguia arranjar trabalho nessa área.

É muito dificil de singrar na vida , mas pus logo na cabeça juntar o mais possivel para comprar algo para que pudesse vir a ser financeiramente independente.
Para mim o segredo é trabalhar no duro e ter um plano.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,963
45,518
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Que tenham juízo! A maior parte dos jovens que saem do secundário diretamente para o mundo do trabalho são corridos a salario minimo.
O secundario pela via regular não serve para muito nos dias de hoje, mas há cursos profissionais na area da mecatrónica, e eletricidade para onde são direcionados alunos que na sua maioria são alunos com pouco aproveitamento no basico e de familias com dificuldades que fazem esses cursos e por pouco que aprendam sabem o que poucos sabem por estes dias, e conseguem aceder a salarios +- e se tiverem autonomia podem ganhar bem mais. E são cursos mal vistos, mas mais ano menos anos o pessoal vai perceber. Antigamente havia muita gente a abandonar a escola e começava a trabalhar com alguem e aprendia, hoje alem disso já quase não se ver, os putos tem cada vez menos jeitinho com as mãos.

Chama um eletricista a casa para te resolver um problema e logo vês a fatura. ´´

Falava com um puto há uns meses e ele tinha acabado e estava a trabalhar na oficina, e eu perguntei-lhe sobre qual o panorama em termos de idade dos colegas, e ele dizia-me que eram 4 ou 5 tinham todos mais de 60 anos e um deles estava reformado e ia la meio dia por dia para se entreter o puto só tem que absorver, com a falta de mão de obra brutal que vai haver ganha o que quiser daqui a uns anos.

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,003
4,295
O secundario pela via regular não serve para muito nos dias de hoje, mas há cursos profissionais na area da mecatrónica, e eletricidade para onde são direcionados alunos que na sua maioria são alunos com pouco aproveitamento no basico e de familias com dificuldades que fazem esses cursos e por pouco que aprendam sabem o que poucos sabem por estes dias, e conseguem aceder a salarios +- e se tiverem autonomia podem ganhar bem mais. E são cursos mal vistos, mas mais ano menos anos o pessoal vai perceber. Antigamente havia muita gente a abandonar a escola e começava a trabalhar com alguem e aprendia, hoje alem disso já quase não se ver, os putos tem cada vez menos jeitinho com as mãos.

Chama um eletricista a casa para te resolver um problema e logo vês a fatura. ´´

Falava com um puto há uns meses e ele tinha acabado e estava a trabalhar na oficina, e eu perguntei-lhe sobre qual o panorama em termos de idade dos colegas, e ele dizia-me que eram 4 ou 5 tinham todos mais de 60 anos e um deles estava reformado e ia la meio dia por dia para se entreter o puto só tem que absorver, com a falta de mão de obra brutal que vai haver ganha o que quiser daqui a uns anos.
Trabalho na area administrativa, ja na minha altura de secundário se falava na crescente escassez de mao de obra nesss áreas. Agora quase nos 40 já não vou a tempo 😅

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
2,273
6,156
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana

Verdade. Quem diz eletricista ou mecânico, diz picheleiro ou serralheiro.
Na minha altura, dizia-se que quem ia para esses cursos eram os "burros". Vê-se agora. É como dizes, e bem. Com jeito e vontade de trabalhar, o pessoal mais novo neste tipo de profissões vai ganhar quanto quiser

• Like
Reações: Yggyfcp