Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
9,136
8,112
eu pagava 620 € há 2 anos e agora subiu a pouco tempo para 1030... tenho Euribor a 12 meses.
É uma vergonha o que se está a passar e a Euribor que era negativa há 2 anos ter passado para 4% e vamos la ver até onde vai parar...

• Wow
Reações: Dexter2020

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,265
26,741
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
eu pagava 620 € há 2 anos e agora subiu a pouco tempo para 1030... tenho Euribor a 12 meses.
É uma vergonha o que se está a passar e a Euribor que era negativa há 2 anos ter passado para 4% e vamos la ver até onde vai parar...
O problema é que a subida foi repentina demais.
De estar negativa para estar nos 4% fui um instante.

socrates

Tribuna
11 Setembro 2017
2,596
1,464
Estar a negativo era uma coisa que já se sabia que não iria ser para sempre.
O problema foi esse o estar muito tempo negativa a taxa ...e quem tinha dinheiro o que fazia ao dinheiro ....cmp imóveis daí este absurdo dos preços das casas. se as taxas já tivessem subido paulatinamente provavelmente não tínhamos chegado a este patamar de taxa euribor

• Like
Reações: Yggyfcp

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
11,184
13,818
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Contraí crédito à habitação em junho de 2021 (logo após ao desconfinamento total) e estava super decidido em ficar com a taxa fixa. A minha namorada fez-me a cabeça que a taxa Euribor (12 meses) estava praticamente nos 0,00% e lá lhe fiz a vontade. Sabia que a curto prazo ia ser benéfico mas que era certo que a médio/longo prazo as taxas subissem. Não contava é que em 24 meses escalassem para 4%.

Resumindo: Não ouçam as vossas mulheres.

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,684
5,634
Contraí crédito à habitação em junho de 2021 (logo após ao desconfinamento total) e estava super decidido em ficar com a taxa fixa. A minha namorada fez-me a cabeça que a taxa Euribor (12 meses) estava praticamente nos 0,00% e lá lhe fiz a vontade. Sabia que a curto prazo ia ser benéfico mas que era certo que a médio/longo prazo as taxas subissem. Não contava é que em 24 meses escalassem para 4%.

Se não é indiscrição em quanto subiu a tua mensalidade?

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,278
26,927
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Atencao com essas comprações...
1200-1550 por 1 T1 no Algarve sera por exemplo na melhor localização.
Com certeza que em Genebra na melhor localização pagas bem mais que isso.
Igual em Paris.

Atencao com esas compracaoes que as nossas casas em Lisboa sao tao caras como as de NY.
Aqui o maximo que pagas em Zonas prime da cidade de LIsboa seria 10k/m2...e la e tanto em Paris...esses valores sao valores a começar nas piores zonas...
Em Paris tem estudios de 20m2 a valrem mais de 400k e nao nas melhores zonas...Londres idem aspas, aspas
Indexa esses valores ao salário mínimo de cada país e depois falamos.

• Like
  • Love
Reações: PDuarte e Nuno1979

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
Amigos a euribor negativa so teve na teoria. Porque abaixo de zero nunca foi refletida devidamente na pratica pelos bancos. E o Governo falou falou mas nada fez para mudar isso. Isto é um mundo feito para os mais ricos se governarem eles nunca podem perder dinheiro mas pior que isso têm q ganhar sempre mais e mais. A ganancia esta a matar o mundo. Estes ciclos financeiros sao mts bons para os ricos enriquecerem mais. uma mama descomunal os bancos apresentam lucro astronomicos, qd foram salvos pelos governos era so a injectar o dinheiro do povinho, agora com estes lucros os governos vao la buscar? nada disso!
Por isso eu digo qd estes ganancias, sovinas caiem, ou eles ou as familias deles, ate bato palmas. Quero la saber com o politicamente correcto é o que penso, pessoas q querem dinheiro para 10 vidas e estao se a cagar simplesmente para os outros para mim nao sao humanos, bem melhores sao os animais. Tudo de mal para eles e para os deles.

• Like
Reações: MiguelDeco

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,472
1,137
O problema foi esseo estar muito tempo negativa a taxa ...e quem tinha dinheiro o que fazia ao dinheiro ....cmp imóveis daí este absurdo dos preços das casas. se as taxas já tivessem subido paulatinamente provavelmente não tínhamos chegado a este patamar a esta taxa
Exatamente...com taxas negativas, e volto a dizer que isso é 1 anomalia do mercado, fez com que a malta se endividasse mais daquilo que podia ser (inclusive eu). COmprei uma casa carrissima (devido a haver muita gente a comprar por causa dos juros negativos), fiz o maximo de credito possivel, e entao agora fodi-me (e como eu houve muita gente, e muita gente ja em dificuldades antes)
As taxas de juro ja deviam ter subido antes da guerra (ja havia sinais de inflação em 2021, mas o BCE em vez de ser economista, foi politico e nao subiu porque teve medo dos fracos crescimentos da Zona Euro). Em 2021 ja devia estar pelo menos em 0, ou 0,5%. Isso obrigaria a malta a repensar no monatnte do credito, logo menos compras de casas, logo menos preços a subir.
Agora enquanto o BCE sobe os juros e os estados dao dinheiro a TODOS, a inflacao nao vai baixar.
o Estado tem que ajudar realmente quem necessita, e nao pessoas tipo eu, que tentaram o maximo de credito possivel, e comprei uma casa maior do que devia...ou seja o Estado nao pode ajudar as pessoas que compraram aquilo que nao deviam. Porque assim entao as pessoas nuna serão responsabilizadas.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,278
26,927
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto

A médio longo prazo as taxas variáveis são sempre mais rentáveis.

A economia move-se por ciclo, e neste momento estamos a viver um ciclo recessivo.

Quando a ordem no BCE for incentivar o investimento e as taxas de juro começarem a descer, muita gente vai perder dinheiro a longo prazo.

• Like
Reações: Paredes5

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
Exatamente...com taxas negativas, e volto a dizer que isso é 1 anomalia do mercado, fez com que a mlata se endividasse mais daquilo que podia ser (inclusive eu). COmprei uma casa carrissima (devido a haver muita gente a comprar por causa dos juros negativos), fiz o maximo de credito possovel, e entao agora fodi-me (e como eu houve muita gente, e muita gente ja em dificuldades antes)
As taxas de juro ja devia ter subido antes da guerra (ja havia sinais de inflação em 2021, mas o BCE em vez de ser economista, foi politico e nao subiu porque teve medo dos fracos crescimentos da Zona Euro). Em 2021 ja devia estra pelo menos em 0, ou 0,5%. Isso obrigaria a malta a repensar no monatnte do credito, logo menos compras de cas, logo menos preços a subir.
Agora enquanta o BCE sobe os juros e os estados dao dinheiro a TODOS, a inflacao nao vai baixar.
o Estado tem que ajudar realmente quem necessita, e nao pesoa tipo eu, que tentaram o maximo de credito possivel, e comprei uma casa maior do que devia...ou seja o Estado nao pode ajudar as pessoas que compraram aquilo que nao deviam. POrque assim entao as pessoas nuna serão responsabilizadas.
Excelente auto critica. Parabens pela sinceridade. Que consigas resolver a tua situação, todos cometemos erros, o segredo esta em aprender com eles.Isto que referes acontece muito, as pessoas tb deviam ter os pes mais assentes no chao. Eu qd comprei casa faz 10 anos foi a contar com esta reversao financeira e felizmente as coisas continuam controladas. Mas nao estou a armar-me em exemplo, tb ja fiz mts erros na vida

• Like
Reações: PCS

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,380
59,018
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Eu há uns meses mudei para a taxa a 3 meses, que é a mais baixa das 3. A desvantagem, nesta fase, é que a cada 3 meses aquilo atualiza e sobe mas, por outro lado, a subida é mais subtil e posso ir ajustando as minhas contas. Quando começar a descer também vou sentir a descida mais rapidamente.

• Like
Reações: Yggyfcp

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
11,306
25,939
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Não me afeta. As casas que eu herdei já foram pagas em tempo útil pelos meus pais. Esta situação até é favorável, que assim tenho um pretexto para subir as rendas aos meus inquilinos.

Espero que as taxas aumentem ainda mais para eu poder comprar as casas baratinhas das famílias incumpridoras. Num prazo de 5-10 anos conto ser proprietário de tantos imóveis como o Dr. António Costa, que tem 6. Para já só possuo 4, mas estou a contar com outra pois tenho uma tia bastante doente que é viúva e sem filhos, por isso costumo visitá-la uma vez por mês e estou a mover diligências no sentido de ser o único herdeiro de todo o seu património.

Última edição:

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
7,613
8,134
Uma colega minha pagava 376 euros em setembro de 2022 de prestação da casa e em setembro de 2023 paga 788 euros. Com dois filhos.

Adivinhem o que fez à casa...
Entrou ao banco que vai entregar a um grupo imobiliário que vai revender a casa por um valor superior ao que ela comprou.

Esta crise/aumento tx juro é perfeita para os grandes investidores, ou grandes imobiliárias.

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
2,273
6,156
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana

Eu tive o mesmo problema o ano passado...
Passei a pior semana da minha vida, com a indefinição de escolher entre taxa variável ou mista... Não conseguia pregar olho. Ouvia este, ouvia aquele. Ouvia a minha namorada, que trabalha numa imobiliária.

Sempre tive em mente escolher taxa mista... Muita muita gente a dizer para escolher variável... Os patrões dela até lhe chegaram a dizer "nem parece que ele é contabilista".

Long story short: escolhi variável. Euribor a 12 meses.
Estava a chegar a altura de atualizar a prestação, fui ao banco renegociar e escolhi mista (fixa a 5 anos). Foi um mal menor, visto que a diferença entre o que me propunham quando fiz o contrato inicial e agora foram pouco mais de 50€/mês.

• Like
Reações: Paredes5