Claro que isso é falado pelo menos. O treinador tem que pelo menos estar informado do andar e das condições do negócio e as razões que levam a que ele se realize. Tanto fazem isso que até, por exemplo, prometem que só vendem determinado jogador a partir de certas condições - como por exemplo no caso do Otavio.
A meu ver o treinador pode / deve ter conhecimento dos valores propostos nas compras e vendas, já não concordo que, tendo a sua opinião sobre os mesmos, goste ou não, isso leve a ter responsabilidade sobre valores aceites nas transferências.
O presidente é responsável por defender os interesses do clube e se tiver que dizer ao treinador que por determinado valor temos que vender ou não podemos comprar, o treinador só tem que aceitar ou tomar as medidas que achar necessário, caso não aceite.
Nestas questões deve haver comunicação, devem estar em sintonia, mas a responsabilidade tem sempre que ser do presidente.
O treinador de certeza que não queria que o Díaz saísse por valor nenhum, saiu por um valor miserável, responsabilidade do presidente por não garantir condições que o permita exigir mais pelo negócio.
O treinador não queria perder o Herrera, o Brahimi, o Marega, o Uribe, o Mbemba, (fdx tantos!), o Otávio, o Taremi a custo zero, ficam até sair a custo zero, responsabilidade total e exclusiva do presidente, que tem que vender quando acha que é a altura certa, tendo em conta a valorização atual do jogador, a duração do contrato e a capacidade de renovar sem prejuízo do clube, depois o treinador só tem que aceitar ou pôr-se a andar!
Assim como se joga o Marega, o Corona, o Manafá ou o Folha, em deterimento de outros que possam resultar melhor, é da responsabilidade total e exclusiva do treinador, pois se houver pressão para alguém ir a jogo por terceiros, que não seja do agrado do treinador, este só tem que defender o seu trabalho, a sua imagem e as suas ideias e pôr-se a andar!
Isto para mim é claro e não vejo como possa ser de outra forma…
Agora se alguém se sujeita a ter outros a decidir e depois arcar com as culpas e com a imagem de incompetência (tipo Gonçalves e Gomes), o que não me parece ser o feitio do SC, já é outra história, mas que não muda a determinação da responsabilidade que cada um assume.
transferências - presidente
gestão dos jogadores e equipa - treinador
Apenas por castigo disciplinar da direção eu aceito que o treinador possa ser impedido de convocar algum jogador, fugindo assim da sua responsabilidade
não vejo como se possa confundir isto!