Guerra Rússia - Ucrânia

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Eu sou 0% russofobo.
Sou um apaixonado pela cultura e história da Rússia.

E esta agora hein!

Somos todos "muito emocionais" mas tu é que levas para o contra argumento emocional "vocês são russofobos e os países são russofobos".

Já agora os que são russófobos são aquelas que curiosamente estão mais proximos como os Países Bálticos (LTU, LTV,EST) a Polónia, a Finlândia...
E porquê? Porque ja sofreram na pele a ameaça que a Ucrânia sofre, invasão, ocupação, anexação, massacre, pogroms, russificação...

O contexto histórico dessa russofobia parece ser como diz a Teresa Guilherme "isso agora não interessa para nada".
Queres ignorar que o sentimento de russofobia está entranhado no sangue dos vencedores nomeadamente na península ibérica? Desde do 28 de maio até guerra civil espanhola ?
Á afirmações aqui e a li que têm um século de raiz.
Sobre o leste europeu não basta olhar para norte... É importante olhar para sul peninsula balcânica. Até á Eslováquia. Fica a dica 😉 acho que percebes onde quero chegar. Aliás basta conversar com algumas pessoas romenas, moldavas, até gregas ( sim a Grécia) para perceber que isto não é tão preto e branco como muitos pensam que é e que fazem tábua rasa.

Última edição:

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,668
131,631
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Queres ignorar que o sentimento de russofobia está entranhado no sangue dos vencedores nomeadamente na península ibérica? Desde do 28 de maio até guerra civil espanhola ?
Á afirmações aqui e a li que têm um século de raiz.
Sobre o leste europeu não basta olhar para norte... É importante olhar para sul peninsula balcânica. Até á Eslováquia. Fica a dica 😉 acho que percebes onde quero chegar. Aliás basta conversar com algumas pessoas romenas, moldavas, até gregas ( sim a Grécia) para perceber que isto não é tão preto e branco como muitos pensam que é e que fazem tábua rasa.
Portugueses russófobos?
Na sua esmagadora maioria os portugueses são indiferentes em relação à Rússia.
Depois temos os membros do PCP que são dogmaticamente pro-russos e uma minoria para lá de residual que é interessada na história e cultura dos povos.

A Guerra Civíl Espanhola, a Guerra dos Dois Diabos como eu lhe chamo.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Portugueses russófobos?
Depois temos os membros do PCP que são dogmaticamente pro-russos e uma minoria para lá de residual que é interessada na história e cultura dos povos.

Edgar Siska pensei que escavasses de forma mais profunda sobre a origem das coisas. Não vás entrar naquela onda que ouço por aí que o Estado novo era quase um regime democrático e progressista. E que nem sequer participou no guerra civil espanhola? Somos mais sonsos e cínicos que os espanhóis sim é verdade. Mas a essência está lá como digo está entranhado na memória coletiva portuguesa e isso existe.

Agora sobre o tema de fundo. Repito quando olhamos só num lado esquecemos de olhar para outro. Estamos eufóricos com os bálticos, os nórdicos que agora fazem número ( como isso resolve se alguma coisa) esquecemos de olhar ao que se está a passar mais a sul nos Balcãs nomeadamente a sul dos Cárpatos.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Portugueses russófobos?

Fdx para tornar as cenas mais leves hoje até tou bem disposto. Mas o PCP não sai de ti 😆😆😆 deixai os estar vão fazer a sua festa andam na deles. Ironicamente idêntica á festa das jornadas da juventude. O método é o mesmo 😆😆😆 católicos e comunas vai ser um farrabodo de partys este Verão.

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,668
131,631
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Edgar Siska pensei que escavasses de forma mais profunda sobre a origem das coisas. Não vás entrar naquela onda que ouço por aí que o Estado novo era quase um regime democrático e progressista. E que nem sequer participou no guerra civil espanhola? Somos mais sonsos e cínicos que os espanhóis sim é verdade. Mas a essência está lá como digo está entranhado na memória coletiva portuguesa e isso existe.
Nem é preciso ir mais longe. Basta ver a influência que o catolicismo teve na queda do bloco de leste.
Agora sobre o tema de fundo. Repito quando olhamos só num lado esquecemos de olhar para outro. Estamos eufóricos com os bálticos, os nórdicos que agora fazem número ( como isso resolve se alguma coisa) esquecemos de olhar ao que se está a passar mais a sul nos Balcãs nomeadamente a sul dos Cárpatos.
Nem tu vás colocar na minha boca coisas que eu nunca afirmei, nem sequer dei a entender.
Agora uma coisa são as posições do "Estado", eu referia-me às pessoas, as posições dos estados dependem dos regimes partidários e sistema, mas as posições das pessoas, da população geral num barómetro medido pode diferir e muitas vezes difere. Como é o caso. Na maioria da sua história as pessoas em portugal são indiferentes à Rússia.
Já agora dizer que mais que russofobo o EN era anticomunista, e como o máximo representante do comunismo era a URSS obviamente a animosidade se virou para a fonte da ideologia que era anátema no país. Não era tanto uma questão de ser "anti russo" mas sim uma posição ideológica. Da mesma forma que toda esta herança de russo simpatia do PCP e seus fellow traveleres é uma herança primária desses tempos, mas também dos seguintes, um agradeciimento a um velho progenitor que dava uma boa mesada.

Eu pessoalmente não estou eufórico com nada. Que expressões hiperbólicas usas meu caro.

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,668
131,631
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Fdx para tornar as cenas mais leves hoje até tou bem disposto. Mas o PCP não sai de ti 😆😆😆 deixai os estar vão fazer a sua festa andam na deles. Ironicamente idêntica á festa das jornadas da juventude. O método é o mesmo 😆😆😆 católicos e comunas vai ser um farrabodo de partys este Verão.
O PCP nunca entrou em mim que é diferente.
Simplesmen identifiquei um grupo de pessoas no país que historicamente tem sido simpatético com toda e qualquer "causa" russa, diferenciando-se da larga maioria indiferente e de uma residualíssima minoria interessada.

Nas Jornadas da Juventude há ganza e piolhos? :LOL:

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
O PCP nunca entrou em mim que é diferente.
Simplesmen identifiquei um grupo de pessoas no país que historicamente tem sido simpatético com toda e qualquer "causa" russa, diferenciando-se da larga maioria indiferente e de uma residualíssima minoria interessada.

Nas Jornadas da Juventude há ganza e piolhos? :LOL:
Por acaso estou na dúvida adoro elas religiosa com trajes simples e sem makeup. As comunas betas também entram nessa onda . Fdx estou indeciso

• Haha
Reações: Edgar Siska

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,383
4,053
Não há nada para admitir. Convicções, opiniões, interpretações da história são isso mesmo, para toda a gente que aqui comenta. Eu tenho a minha opinião e já a dei. A diferença é que não ando aqui a tentar impingir a minha visão das coisas a ninguém. Concordamos com uns, descordamos de outros e a vida segue.

Não podes dizer que a tolerância é baixa para ideias e opiniões dissonantes quando andas aqui em constantes provocações e a dizer que os outros comem toda a propaganda que lhes aparece e és o único capaz de filtrar todo o tipo de desinformação e chegar à verdade.

É sobretudo uma questão de postura. Nunca tiveste uma postura de quem tinha uma opinião diferente da maioria e estivesse interessado em discutir, mas sim de quem possuía a verdade e os outros apenas comiam propaganda.
Eu não estou interessado em discutir - essa é boa. Tem piada que eu também nunca vi neste tópico grande abertura ao diálogo. Pelo contrário, o que vejo é que quem tenta mijar fora do penico do Consenso é logo fuzilado com bocas e piadinhas, em vez de, sei lá, argumentos. O que me vale é que eu não preciso deste emprego para nada, posso ir ganhar a minha vida para outro lado, por exemplo, para o tópico da silly season ou do cartel do regime.

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,668
131,631
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu não estou interessado em discutir - essa é boa. Tem piada que eu também nunca vi neste tópico grande abertura ao diálogo. Pelo contrário, o que vejo é que quem tenta mijar fora do penico do Consenso é logo fuzilado com bocas e piadinhas, em vez de, sei lá, argumentos. O que me vale é que eu não preciso deste emprego para nada, posso ir ganhar a minha vida para outro lado, por exemplo, para o tópico da silly season ou do cartel do regime.
Tá mal, ainda usas penico!
Por isso é que és "fuzilado".

Podia ser pior, já viste se as metáforas usadas fossem "saltar de uma janela", "tropeçar numa grande escadaria", "dar um chazinho de polónio-210" ou uma "dose de novichok!"

• Like
Reações: Pinetree

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,668
131,631
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Estás desactualizado amigo... Aquilo é melhor que a Oktoberfest. Agora até é chique pá melhor que os concertos dos kull and the gang ou Lion Richie
Estás a dizer que essas jovens foram todas para o Bloco ou andam com a Renata Cambra do MAS e abandonaram o PCP às velhas e aos putos burgueses da Margem Sul??

Já não é o que nunca foi :cry: