Não acho que sejam "portistas". São portistas. Agora, claro que têm agenda. Parece-me que há de três tipos: a oposição burguesa antiga ao PdC, que casa bem com o estilo e pedigree do AVB; os que só viveram o período de glória do Porto pós-2000, e veem agora o clube em declínio relativo, não percebem o quão difícil sempre foi lutar contra os estarolas de lá de baixo, como só o Pinto da Costa equilibrou e depois virou o jogo, e como dificilmente no próximo século teremos alguém como ele, ou estaremos tão unidos como quase sempre estivemos nos últimos 40 anos. Sem PDC o Porto vai enfraquecer. Ponto. O que não quer dizer que o próprio PDC possa escolher o seu sucessor. Aí vai ser a verdadeira escolha. Creio que o próprio AVB vai recuar se o PDC chegar na posse das suas capacidades à próxima eleição; há um terceiro grupo, os ressabiados, gostariam de estar dentro da máquina do clube, mas, por um ou outro motivo perderam a boleia, ficaram sentidos, e agora aproveitam todas as oportunidades para criticar e tentar apostar no próximo cavalo certo.
No meio disto tudo, este fórum é muito pouco representativo da opinião dos portistas em geral. Talvez seja daquilo que uma certa elite social e cultural pensa, mas isso não se traduz necessariamente em apoio popular. Como se vai provar. Mas acredito que o PdC não seja tão popular em geral abaixo dos 35 anos como é para cima. No entanto, tudo isto são feelings. Gostava de ter uns estudos de opinião bem feitos, mas, mesmo que houvesse alguém disposto a financiar, apanhar a amostra certa de eleitores das próximas eleições, ou das a seguir às próximas, seria sempre muito difícil.
Voltando ao tópico. O AVB, como qualquer sócio, tem todo o direito de se pronunciar publicamente sobre o estado e o futuro do clube, assim como de se apresentar a eleições. Tenho para mim que se rodear da gente mais assanhada contra o PdC, particularmente os que têm uma atitude revanchista e revisionista, só o prejudicará. A curto e a médio prazo.
Cada vez que disser alguma coisa critica, já se sabe que vai ser ampliada pela imprensa lisboeta, que o quer é ver o nosso clube desunido e a arder. Por isso é que eu, se fosse conselheiro do AVB, dizia-lhe para ter cuidado nas intervenções, ir tentando construir uma corrente de pensamento e um projecto alternativo, mas evitar os ataques ad hominem. E dizer o mesmo à tropa dele. Pelo que se vê por este fórum, se o está a fazer, não está a resultar.
Ainda quanto ao resto, o Twitter é uma selva. Já o sabemos. Se se derem ao trabalho de ver quem retweeta e espalha brasas, na grande maioria são contas de benfiquistas. É pá, é pensar.