Guerra Rússia - Ucrânia

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,449
126,813
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Trinta por cento da população ucraniana é de ascensão russa. É um país configurado recentemente isso não invalida a sua existência. E que possa escolher as suas opções.
Muito menos ser invadida.
Mas aqui a parte humanitária já é um detalhe para nós. Pois o prolongamento da guerra sem fim á vista só irá conduzir a mais dor sofrimento, morte, barbárie. Dai incomodar- me ver como se fala no armar , escalar até às últimas consequências. Opinião partilhada até pelo Vaticano por exemplo.
E quem é que prolonga a guerra???

quem insiste em se manter em território que não lhe pertence e tentar avançar por esse territória dentro?
Ou quem defende a sua vida, a sua família a sua propriedade ?

Olha chegamos à pergunta para 100000 doláres!

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Tudo começa mal quando comparas os EUA à Rússia porque não os podes comparar.
Logo o teu exercício começa e acaba logo!

Que a Rússia e eu já o disse na sua história é um país intrigante estou de acordo. Mas sim são outras coisas.
Agora não sei até que ponto esse teu fascínio não é uma paixão assolapada que transportas para aqueles que o representam actualmente.
Ningúem quer "derrotar o país Rússia a ideia de nação da Rússia como país transcontinental e bla bla bla".
Querem é sim "derrotar" a invasão Russa de um país vizinho soberano, acabar com a tragédia do povo ucraniano que não a trouxe sobre si mesmo, o regresso da integridade territorial de um país soberano e democrático e se der para o bónus de uma mudança de regime na Rússia melhor.
Deseja-se a capitulação "desta investida russa/putinista e seu fracasso" e não essa destruição da "ideia da Mãe Rússia" que eu não sei em que livro foste buscar.

Embora eu já tenha aqui explicado que por razões de desenvolvimento social e civilizacional que já não são recuperáveis não acho que a Rússia seja governável democraticamente ou pelo menos dentro da ortodoxia do que consideramos uma democracia liberal à europeia.

O New York times em assuntos "russos e ucranianos" tem um histórico interessante.
Devias consultar o viés anti-ucraniano típico do jornal já desde o sec. XX, o nagacionismo do Holodomor que fizeram na altura e a polémica com o Pulitzer de Walter Duranty.
Do ponto de vista militar a comparação não é absurda. Basta ver o desgaste que os EUA tiveram a nível humano nas campanhas no Iraque e Afeganistão. Comparo e limito somente a nível militar.
Se tiveres lido com atenção referi que economicamente não existe comparação possível.
Sobre a intransigência total de expulsar todos os russos da Ucrânia e devolver na íntegra todos os territórios ocupados. Na minha opinião só será possível com a queda do regime do Putin. Aliás parece que alguém também já achou o mesmo aqui no portal.
Caso contrário será praticamente impossível. Só mesmo colocando recursos humanos europeus em solo ucraniano com uma guerra total nunca vista.

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522

quem insiste em se manter em território que não lhe pertence e tentar avançar por esse territória dentro?

Tb estou aqui online no forum atençao

• Haha
Reações: Ruben1893

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,449
126,813
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
São opiniões por ser sincero de esquerda e dar as suas opiniões sem receio do que os outros pensam.
Ser de esquerda é uma opção ideológica não uma qualidade.
Como ser de direita o é, uma opção ideológica e não uma qualidade.

Infelizmente o Philip era não um respeitável colega de esquerda, mas antes um asinino de esquerda.

• Like
Reações: PDuarte e Pinetree

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,449
126,813
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Do ponto de vista militar a comparação não é absurda. Basta ver o desgaste que os EUA tiveram a nível humano nas campanhas no Iraque e Afeganistão. Comparo e limito somente a nível militar.
Se tiveres lido com atenção referi que economicamente não existe comparação possível.
Sobre a intransigência total de expulsar todos os russos da Ucrânia e devolver na íntegra todos os territórios ocupados. Na minha opinião só será possível com a queda do regime do Putin.
Ponto um, a economia é o que sustenta o resto.
A máquina militar depende de capacidade económica e desenvolvimento económico, logo ai os americanos têm uma capacidade mundos à frente para se quisessem fazer uma "economia de guerra" se sustetar sem cair aos pedaços ao contrário da Rússia devido exactamente à distância e diferença de força económica.
O desgaste americano nesses conflitos que tu observas é social, por ser uma sociedade aberta e com muito mais crítica. A sociedade russa como é fechada e controlada internamente o desagaste ocorre e a banda toca para disfarçar, mesmo quando o mesmo é mil vezes maior.
É incomparável a todos os níveis.

Sobre a questão de ser provavelmente necessária a queda do regime para uma total evacuação das forças russas da Ucrânia tendo a concordar.
E se tiver de ser o acontecimento pivotal para isso suceder, so be it.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,265
26,744
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Sim tiveram, mas foi muito estranha está ofensiva . Logicamente se quisessem teriam conseguido. Algo que não entendemos não permitiu essa demanda.
Então eles disseram ao mundo que iam conquistar Kiev em 3 dias, mas na verdade não o queriam fazer?
Gostam só de mostrar ao mundo os patetas que são?

• Like
Reações: Dragon Lonis

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Então eles disseram ao mundo que iam conquistar Kiev em 3 dias, mas na verdade não o queriam fazer?
Gostam só de mostrar ao mundo os patetas que são?
Disseram? Ainda bem que são patetas se fossem gente bem instruída, qualificada e com inteligência nas suas amplas dimensões estruturais seria bem mais perigoso. Assim siga a rusga.

• Like
Reações: Raba

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Ponto um, a economia é o que sustenta o resto.
A máquina militar depende de capacidade económica e desenvolvimento económico, logo ai os americanos têm uma capacidade mundos à frente para se quisessem fazer uma "economia de guerra" se sustetar sem cair aos pedaços ao contrário da Rússia devido exactamente à distância e diferença de força económica.
O desgaste americano nesses conflitos que tu observas é social, por ser uma sociedade aberta e com muito mais crítica. A sociedade russa como é fechada e controlada internamente o desagaste ocorre e a banda toca para disfarçar, mesmo quando o mesmo é mil vezes maior.
É incomparável a todos os níveis.

Sobre a questão de ser provavelmente necessária a queda do regime para uma total evacuação das forças russas da Ucrânia tendo a concordar.
E se tiver de ser o acontecimento pivotal para isso suceder, so be it.
A economia não é Linear e estanque tem muitas variáveis e sub variáveis. Vários canais. A Rússia passou de um Estado feudal para uma industrialização repentina até com pontes com o ocidente no pós guerra durante o stalinismo.
A verdade é que as sanções económicas também não tiveram o resultado esperado. Eles também já tinham uma máquina de economia de guerra montada . Ao contrário da Europa. Nem tudo o que parece é.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,449
126,813
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A Rússia passou de um Estado feudal para uma industrialização repentina a.
É aqui que está uma das fonte do atraso civilizacional russo e um dos porquês de o país andar aos trambolhões de autocracia em autocracia, de ilusão em ilusão.
Há uma ilusão de algo maior, nunca concretizado, no ideário de um povo, maioritariamente comandado pelo próximo sanguinário disposto a explorar esse ideário em nome da conservação e obtenção de poder absoluto para si e uns poucos.

Esses quase 500 anos nunca se vão recuperar.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
É aqui que está uma das fonte do atraso civilizacional russo e um dos porquês de o país andar aos trambolhões de autocracia em autocracia, de ilusão em ilusão.
Há uma ilusão de algo maior, nunca concretizado, no ideário de um povo, maioritariamente comandado pelo próximo sanguinário disposto a explorar esse ideário em nome da conservação e obtenção de poder absoluto para si e uns poucos.

Esses quase 500 anos nunca se vão recuperar.
Não me parece que tenham andado bem aos trambolhoes . Esperar que todos devem ter um sistema democrático liberal ocidental já sabemos em outras que latitudes isso não resultou.

Aqui inverto , também espero que gostemos das nossas crianças. E percebemos que não há guerras que sejam ganhas é uma mentira que já não caímos nunca mais.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,449
126,813
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não me parece que tenham andado bem aos trambolhoes . Esperar que todos devem ter um sistema democrático liberal ocidental já sabemos em outras que latitudes isso não resultou.

Inclusive andaram aos trambolhões décadas com esse "maravilhoso sistema".

Boa música, de um artista que gosto muito, muito filha do seu tempo (guerra fria e medo nuclear, uma coisa que hoje vemos ter sido mais medo cénico que outra coisa pois se houve altura em que esse medo se justificou foi nos anos 60).

No entanto o album Ten Summoner's Tales é ligeiramente melhor.
Ouve para te limpares um bocadinho da politica.

• Love
Reações: PortoEternoImortal

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,772
24,098
Gaia
A questão não é a economia apenas, é muito mais uma questão Filosofica e Politica, o comunismo é unilateral, é monolitico, é contra a diversidade, a concorrencia e não admite mercado, criatividade e inovação e empreendedorismo. O Ocidente, com a USA e UK ao leme, promovem a iniciativa individual, a diversidade, o pluralismo, as varias correntes politicas e filosoficas medram no Ocidente e isso ativa a inovação, concorrencia, o desassossego inteletual, e o mercado.
Consequencias imediatas para os Paises Ditatoriais foi serem ultrapassados tecnologicamente. É isso que a China quer evitar e sabe que em 10 anos se não criar uma sociedade mais plural nas tecnologias tb vai morrer. Não basta copiar e importar tecnologia e trabalhadores altamente qualificados do Ocidente.

Ainda me lembro do choque que o meu tio caviar de esquerda do MDP/CDE quando foi à URSS no principio dos anos 80 e como ele de lá veio abalado com o atraso. Só o Metro do Moscovo nao o dececionou.
Mas não me esqueço do que ele disse quando tentava sair do perimetro de Moscovo para a periferia urbana ou aldeias.

Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,576
28,751
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Nunca terás uma resposta honesta. Desiste 😅🤣
Aquilo nem sequer é uma guerra.. como se começa algo que não existe?😅🤣

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
1,490
1,617
A questão não é a economia apenas, é muito mais uma questão Filosofica e Politica, o comunismo é unilateral, é monolitico, é contra a diversidade, a concorrencia e não admite mercado, criatividade e inovação e empreendedorismo. O Ocidente, com a USA e UK ao leme, promovem a iniciativa individual, a diversidade, o pluralismo, as varias correntes politicas e filosoficas medram no Ocidente e isso ativa a inovação, concorrencia, o desassossego inteletual, e o mercado.
Consequencias imediatas para os Paises Ditatoriais foi serem ultrapassados tecnologicamente. É isso que a China quer evitar e sabe que em 10 anos se não criar uma sociedade mais plural nas tecnologias tb vai morrer. Não basta copiar e importar tecnologia e trabalhadores altamente qualificados do Ocidente.
Atencao q a China ja nao e bem o que era :https://amp.theguardian.com/world/2...-race-in-all-but-a-few-fields-thinktank-finds

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Inclusive andaram aos trambolhões décadas com esse "maravilhoso sistema".

Boa música, de um artista que gosto muito, muito filha do seu tempo (guerra fria e medo nuclear, uma coisa que hoje vemos ter sido mais medo cénico que outra coisa pois se houve altura em que esse medo se justificou foi nos anos 60).

No entanto o album Ten Summoner's Tales é ligeiramente melhor.
Ouve para te limpares um bocadinho da politica.
Desde dos Police três manos com um vocalista no baixo.
Agora aqui o intuito era inverter a mensagem para nós próprios nomeadamente aqui:

There's no such thing as a winnable war
It's a lie we don't believe anymore...

Acho que deveria ser afixado em todo o lado. Independentemente da legitimidade, ou da invasão obscena russa.

Logicamente que o risco nuclear é muito maior agora. Actualmente estamos a viver o período mais perigoso que a história já presenciou . Muito mais se quiserem desregular a Rússia e colocá-la num estado anárquico e ingovernável.

Por vezes as siberianas chegam no inverno á Europa. Achar que vão implodir com a Rússia e esperar que aqui ao lado não se ira passar nada é na minha opinião uma ficção ao estilo Netflix.