O Thurin, embora muito pobre defensivamente, até cumpriu no ataque. Nos 7m idem. Foi claramente o melhor dos nórdicos.Também estou triste com a saída do Magnus, embora reconheça que se fosse no final da época anterior estaria num estado de angústia bem maior.
Este arranque de temporada demonstrou que não estávamos num estado idílico em que cruzávamos por cima de ventos e marés. Na verdade, algumas contratações com o cunho Magnus são valentes flops. Aliás, acho que não há um "nórdico" que tenha sido uma clara mais valia, nem cá dentro, muito menos lá fora.
Valeu-nos o Mitrevski para calçar os sapatos do Kingtana. O Laeso nunca levou a equipa às costas (mais o contrário). O Thurin só de 7 metros. O Mikkelsen é alto e loiro, mas do nível deles há duas mãos cheias em Portugal.
Houve uma mudança de política desportiva e o resultado foi o baixar da qualidade média da equipa. Ganhou-se o campeonato com maior dificuldade e na Europa o FC Porto deixou de ser um adversário atrevido o suficiente para causar escândalo.
E isso é uma marca Magnus, como são também todas as suas coroas de glória. Também noto que, com a excepção do André Sousa (até consinto), não há sangue novo que tenha entrado nas contas da equipa. Não se apostou em nenhum "talento". Nada. Vejo uma equipa mais envelhecida, mais formatada e menos surpreendente.
Também há outras situações que me foram causando impressão, embora o Magnus lá terá as suas razões. Não percebo a utilização residual (um adjectivo algo exagerado) do Pedro Cruz. Nem percebo porque era o Valdés das últimas opções para o ataque. Deixo estas duas...
E não, este texto não é para dizer que ainda bem que o Magnus foi embora. Tenho muita pena que o clube perca alguém que sabe tanto disto. Mas também não tenho dúvida em afirmar que o meu desconsolo seria bem maior há duas temporadas atrás. Quando havia outro rumo. Depois deste, custou-me menos.
Mas tem sido difícil acertar com um LD. O Mikkelsen concordo que é medíocre e o Diocou não me parece muito melhor. O Djibril era bem acima do que tivemos este ano. E mesmo o Zulueta que saiu há alguns anos, me parece uma opção bem acima de qualquer uma das que tivemos este ano.
Uma das coisas que concordo é que não há grande aposta em malta jovem. O André Sousa é bom, o Rema eventualmente vai regressar, mas ficamos por aí. Os jovens mais promissores estão nos lagartos - irmãos Costa e o André José, que não sei em que condições vai voltar.
Pode parecer um paradoxo, depois de me queixar da juventude, mas um jogador que eu tentaria muito manter era o Pedro Cruz. Ainda por cima, se vai sair para voltar ao Águas, não é por dinheiro de certeza absoluta. Acho um erro crasso, é um jogador muito confiável para vários momentos do jogo. Grande erro, a dispensa. Mesmo com a idade dele.
Para terminar, concordar contigo em algo que já referi 50 vezes ao longo do ano. O Valdes tem sido muito mal aproveitado no ataque. Espero que o próximo treinador consiga retificar isso.