#Andebol Magnus Andersson - Treinador

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,916
27,882
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Também estou triste com a saída do Magnus, embora reconheça que se fosse no final da época anterior estaria num estado de angústia bem maior.

Este arranque de temporada demonstrou que não estávamos num estado idílico em que cruzávamos por cima de ventos e marés. Na verdade, algumas contratações com o cunho Magnus são valentes flops. Aliás, acho que não há um "nórdico" que tenha sido uma clara mais valia, nem cá dentro, muito menos lá fora.

Valeu-nos o Mitrevski para calçar os sapatos do Kingtana. O Laeso nunca levou a equipa às costas (mais o contrário). O Thurin só de 7 metros. O Mikkelsen é alto e loiro, mas do nível deles há duas mãos cheias em Portugal.
Houve uma mudança de política desportiva e o resultado foi o baixar da qualidade média da equipa. Ganhou-se o campeonato com maior dificuldade e na Europa o FC Porto deixou de ser um adversário atrevido o suficiente para causar escândalo.

E isso é uma marca Magnus, como são também todas as suas coroas de glória. Também noto que, com a excepção do André Sousa (até consinto), não há sangue novo que tenha entrado nas contas da equipa. Não se apostou em nenhum "talento". Nada. Vejo uma equipa mais envelhecida, mais formatada e menos surpreendente.

Também há outras situações que me foram causando impressão, embora o Magnus lá terá as suas razões. Não percebo a utilização residual (um adjectivo algo exagerado) do Pedro Cruz. Nem percebo porque era o Valdés das últimas opções para o ataque. Deixo estas duas...

E não, este texto não é para dizer que ainda bem que o Magnus foi embora. Tenho muita pena que o clube perca alguém que sabe tanto disto. Mas também não tenho dúvida em afirmar que o meu desconsolo seria bem maior há duas temporadas atrás. Quando havia outro rumo. Depois deste, custou-me menos.
O Thurin, embora muito pobre defensivamente, até cumpriu no ataque. Nos 7m idem. Foi claramente o melhor dos nórdicos.
Mas tem sido difícil acertar com um LD. O Mikkelsen concordo que é medíocre e o Diocou não me parece muito melhor. O Djibril era bem acima do que tivemos este ano. E mesmo o Zulueta que saiu há alguns anos, me parece uma opção bem acima de qualquer uma das que tivemos este ano.

Uma das coisas que concordo é que não há grande aposta em malta jovem. O André Sousa é bom, o Rema eventualmente vai regressar, mas ficamos por aí. Os jovens mais promissores estão nos lagartos - irmãos Costa e o André José, que não sei em que condições vai voltar.

Pode parecer um paradoxo, depois de me queixar da juventude, mas um jogador que eu tentaria muito manter era o Pedro Cruz. Ainda por cima, se vai sair para voltar ao Águas, não é por dinheiro de certeza absoluta. Acho um erro crasso, é um jogador muito confiável para vários momentos do jogo. Grande erro, a dispensa. Mesmo com a idade dele.

Para terminar, concordar contigo em algo que já referi 50 vezes ao longo do ano. O Valdes tem sido muito mal aproveitado no ataque. Espero que o próximo treinador consiga retificar isso.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
123,493
55,991
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Uma menção que mais parece uma suposição ou um adivinhar do futuro. Nada de factual.
Sim, mas dão a entender que pode não ficar.

Não deram muito foco (ainda), talvez por não terem sido eles com o exclusivo.
Mas realmente é estranho, nem o zerozero falou nessa situação.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

• Like
Reações: Flamma

mitla

Tribuna
19 Abril 2013
2,644
2,727
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Mais seguro que um jogador da seleção da Dinamarca, e o melhor marcador do campeonato sueco, não será fácil
dizer que é jogador da seleção é ser bem optimista (foi lá meia dúzia de vezes), mas claro, aliás já o expressei, tem que apresentarem mais. Ainda mantenho a fé em ambos para a próxima época. O Thurin precisa de mais agressividade porque até é um bom atirador.

mitla

Tribuna
19 Abril 2013
2,644
2,727
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
O Thurin, embora muito pobre defensivamente, até cumpriu no ataque. Nos 7m idem. Foi claramente o melhor dos nórdicos.
Mas tem sido difícil acertar com um LD. O Mikkelsen concordo que é medíocre e o Diocou não me parece muito melhor. O Djibril era bem acima do que tivemos este ano. E mesmo o Zulueta que saiu há alguns anos, me parece uma opção bem acima de qualquer uma das que tivemos este ano.

Uma das coisas que concordo é que não há grande aposta em malta jovem. O André Sousa é bom, o Rema eventualmente vai regressar, mas ficamos por aí. Os jovens mais promissores estão nos lagartos - irmãos Costa e o André José, que não sei em que condições vai voltar.

Pode parecer um paradoxo, depois de me queixar da juventude, mas um jogador que eu tentaria muito manter era o Pedro Cruz. Ainda por cima, se vai sair para voltar ao Águas, não é por dinheiro de certeza absoluta. Acho um erro crasso, é um jogador muito confiável para vários momentos do jogo. Grande erro, a dispensa. Mesmo com a idade dele.

Para terminar, concordar contigo em algo que já referi 50 vezes ao longo do ano. O Valdes tem sido muito mal aproveitado no ataque. Espero que o próximo treinador consiga retificar isso.
sinceramente temos um problema de envelhecimento num posto específico: pivot! Deveríamos ter trazido um mais jovem no lugar do Plaza. Quanto ao resto, na baliza temos o Rema na calha, na ponta direita teremos o Martinez e creio que duramente o Dicou também poderá por la aparecer. Ponta esquerda, neste aspecto estamos bem. A primeira linha, tirando o Fábio, estão na flor da idade. 😁

Portanto, no aspecto do envelhecimento , é preciso começar a pensar nos pivots e num substituto do Fabio.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,864
16,966
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
dizer que é jogador da seleção é ser bem optimista (foi lá meia dúzia de vezes), mas claro, aliás já o expressei, tem que apresentarem mais. Ainda mantenho a fé em ambos para a próxima época. O Thurin precisa de mais agressividade porque até é um bom atirador.
Pois, mas é só a seleção mais vencedora da última década, tanto a nível europeu como mundial

Não é propriamente uma seleção qualquer

• Like
Reações: Hakabashy
J

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,942
4,511

Jorge,

A estrutura do FC Porto conhece perfeitamente e há anos o Ricardo Costa - a sua qualidade e a sua personalidade.

Como tal, sabiam muito bem da possibilidade de a curto ou médio prazo poder ir parar a um dos rivais.

Em função disso, os dois filhos, nossos jogadores, estavam imediatamente em "perigo".

Talvez tivesse sido boa ideia ter subido ambos de patamar mais cedo - tanto a nível desportivo como financeiro - por precaução e porque, sobretudo, a qualidade dos dois estava ali mais do que patente, evidente e comprovada.

Quando se discute se o Kiko, com 18 anos, é, pode vir a ser, ou jamais irá ser, o melhor jogador do mundo, isso diz tudo sobre a sua qualidade atual e futura em termos comparativos com o Valdés.

Nem sei onde está a discussão.

Aliás, o Kiko não precisa ser ou vir a ser o melhor jogador do mundo, pois basta que seja ou se torne o 20º melhor jogador do mundo para que isso seja um perda enorme para nós e a todos os níveis.

Acho espantoso usares a capacidade defensiva de um em comparação com os erros de um outro (de 18 anos) para tentares desvalorizar o segundo face ao primeiro.

Isto, quando o segundo marca regularmente aos 10/15 golos por jogo face a qualquer adversário, inclusive a nós.

Achas que não ficamos a perder, pois eu acho que ficamos a perder e muito, a todos os níveis - desportivamente e financeiramente.

E muito mais iremos perder no futuro.

Ao que parece, já recusaram 1M de Euros.

Achas que isso é pouco, eu acho o contrário.

Dá para se contratar, pagando cláusulas, 3 jogadores jovens de qualidade e ainda mais futuro - por exemplo, aquilo que começa a ser um problema em relação a nós.

Procuras agarrar-te a qualquer coisa para teres a ilusão de que ficamos a ganhar com o Valdés em relação a eles com o Kiko (e não esquecer o Martim, que ainda agrava mais a situação).

Continuas em estado de negação quanto à direção que atualmente governa o clube.

Tentas minimizar, a nível geral, tudo o que se passa de errado no clube.

Toda a incompetência, erros, má vontade, má fé, arrogância dos seus dirigentes, descalabro financeiro, mentiras, enxovalho pelas constantes dívidas a outros clubes, reputação a descambar, etc

Isso surpreende-me bastante em ti, pois fazes parte dos foristas com mais inteligência e lucidez que por aqui andam.

A melhor forma de invertermos o rumo, de atingirmos de novo o equilíbrio passado, um passado cada vez mais remoto, é encarar a realidade e trabalhar sobre ela e não fingirmos ou iludirmo-nos que está tudo bem, ou que está mais ou menos, que não se passa nada de anormal, como se o nosso mal não passasse de uma banal constipação.
Como a conversa começou comigo, embora concorde com quase tudo o que @Pombal referiu, não queria deixar de acrescentar algumas pequenas notas, até mais sobre andebol...
1. Quem fala no kiko, hoje, como melhor do mundo, para mim, revela total desconhecimento do andebol moderno... basta ver a final4 da Champions, para se perceber a quantos anos-luz ele, hoje, está... mais, mesmo no passado, estava ele a jogar no FCP e a questão que se discutia neste espaço era se ele seria ponta ou lateral... e um ponta não é o melhor jogador do mundo...
2. Se ele tem potencial para ser o melhor do mundo, eu diria que não... como, há uns anos se falava no André Gomes com potencial para ser o melhor jogador português de todos os tempos... não, não o via como tal... comparar qualquer jogador português com o que o Resende era, só para alguém que nunca viu o Resende jogar... dos dois lados do campo... e podíamos colocar o Tchikoulaev (que, também, era português...)... e nem coloco a capacidade (e velocidade de execução) de remate (com trabalho de pulso) do Eduardo Filipe, porque o coloco alguns degraus abaixo dos outros dois... sim, o desporto era outro... mas estes senhores chegaram à final da Champions...
3. Parece-me que o Valdés é muito subvalorizado... o Valdés deixa o scp com 4,3 golos/jogo e 14% dos golos da equipa; o kiko faz 5,5 e 6 golos/jogo e 15% e 17% dos golos da equipa... sem falar no impacto na defesa... parece-me que a forma como se menospreza a defesa, é algo "futebolizante"... uma equipa que não defende bem, é uma equipa que não vai ganhar... aliás, um dos grandes problemas do FCP do rcosta, por exemplo (que tinha uma diversidade ofensiva do melhor, mas que só a espaços tinha eficácia defensiva)... sobretudo, numa modalidade, onde, em tese, é possível atacar com mais um durante todo o tempo de jogo...
4. Não obstante, ainda que eu esteja enganado, e o kiko venha a ser o melhor jogador de todos os tempos... o importante, para mim enquanto portista, é se o será ao serviço do nosso rival... e, nesse caso, digo-o, é impossível um jogador do campeonato português ser o melhor do mundo... pelo que sobra a receita que poderá deixar... e, aqui, convém perceber que isto é andebol... o tipo mais bem pago no mundo, recebe 2 milhões/ano... as equipas alemãs têm orçamentos na casa dos 10m... o Granollers acaba de perder os 2 melhores jogadores, recebendo as claúsulas de rescisão de 50 e 80k euros... se o kiko aceitou uma cláusula de rescisão de 1m de euros é louco e está muito mal aconselhado... e, arrisco dizer, vai ficar no scp até 2027...
5. Finalmente, o rcosta... o rcosta é um excelente treinador, que tem feito um bom trabalho no scp... obviamente, que a saída dos 2 miúdos está correlacionada com a opção profissional dele...porém, é bom recordar que saiu do FCP sem grande oposição e com poucos portistas a apontarem o dedo ao cashball... seria interessante perceber como o mentor dele lhe explicou que seria substituído pelo senhor dinamarquês que se seguiu... porque, é com base nessa conversa que se perceberia a expectativa que ele teria de voltar (ou não) ao FCP! Porque ele não é estúpido e, certamente, percebeu que com a decisão profissional dele (a que acrescem algumas reacções menos profissionais e altamente questionáveis...) a porta do FCP se fechou! Mas, na altura em que toma essa decisão, o FCP estava tão, mas tão longe do seu horizonte profissional mais próximo...
6. A comparação com o Futre é engraçada... porém, o Futre ganhou os 2 primeiros campeonatos, algo que o kiko não fez... por outro lado, o sousa e o pacheco, não só, não tinham a importância desportiva do Valdés (nenhum era o melhor jogador do FCP 1983/84), como, por esta altura, estavam de regresso ao FCP, o que, suspeito, não acontecerá com o Valdés em 2023/24...
7. Não tenho problema nenhum em reconhecer que serei (talvez, exageradamente...) complacente com a direcção atual! Creio que não me impede de perceber o que está errado e o que está certo! Sou, certamente, muito menos cáustico do que a grande maioria que frequenta este espaço! Não gosto de saltos para o desconhecido, sobretudo com uma entidade que ocupa uma boa fatia (talvez, demasiada...) do meu bem-estar emocional! Não creio que este tema e, em abstracto, esta secção seja uma das situações em que a minha complacência seja exagerada!

jferreira20

Bancada central
30 Junho 2017
2,349
2,196
Ordem dos acontecimentos:

O Porto foi atrás do Salvador, que acabava contrato. O Sporting chegou-se à frente para o segurar.
O Sporting bateu as cláusulas dos irmãos Costa.
O Porto usou parte do dinheiro e sacou o Valdez.

• Wow
Reações: afpdias

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
123,493
55,991
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Ordem dos acontecimentos:

O Porto foi atrás do Salvador, que acabava contrato. O Sporting chegou-se à frente para o segurar.
O Sporting bateu as cláusulas dos irmãos Costa.
O Porto usou parte do dinheiro e sacou o Valdez.
Fomos buscar o Valdés e depois o Sporting respondeu.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,916
27,882
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
sinceramente temos um problema de envelhecimento num posto específico: pivot! Deveríamos ter trazido um mais jovem no lugar do Plaza. Quanto ao resto, na baliza temos o Rema na calha, na ponta direita teremos o Martinez e creio que duramente o Dicou também poderá por la aparecer. Ponta esquerda, neste aspecto estamos bem. A primeira linha, tirando o Fábio, estão na flor da idade. 😁

Portanto, no aspecto do envelhecimento , é preciso começar a pensar nos pivots e num substituto do Fabio.
Era pensando nessa questão do pivô que eu disse que deveríamos andar em cima do Frade.
Enquanto o Barça o quiser, não há nada a fazer. Quando sair de lá, temos de tentar trazê-lo. Nem pensar em deixar o Frade sair do Barça para um dos nossos rivais internos.

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel
Como a conversa começou comigo, embora concorde com quase tudo o que @Pombal referiu, não queria deixar de acrescentar algumas pequenas notas, até mais sobre andebol...
1. Quem fala no kiko, hoje, como melhor do mundo, para mim, revela total desconhecimento do andebol moderno... basta ver a final4 da Champions, para se perceber a quantos anos-luz ele, hoje, está... mais, mesmo no passado, estava ele a jogar no FCP e a questão que se discutia neste espaço era se ele seria ponta ou lateral... e um ponta não é o melhor jogador do mundo...
2. Se ele tem potencial para ser o melhor do mundo, eu diria que não... como, há uns anos se falava no André Gomes com potencial para ser o melhor jogador português de todos os tempos... não, não o via como tal... comparar qualquer jogador português com o que o Resende era, só para alguém que nunca viu o Resende jogar... dos dois lados do campo... e podíamos colocar o Tchikoulaev (que, também, era português...)... e nem coloco a capacidade (e velocidade de execução) de remate (com trabalho de pulso) do Eduardo Filipe, porque o coloco alguns degraus abaixo dos outros dois... sim, o desporto era outro... mas estes senhores chegaram à final da Champions...
3. Parece-me que o Valdés é muito subvalorizado... o Valdés deixa o scp com 4,3 golos/jogo e 14% dos golos da equipa; o kiko faz 5,5 e 6 golos/jogo e 15% e 17% dos golos da equipa... sem falar no impacto na defesa... parece-me que a forma como se menospreza a defesa, é algo "futebolizante"... uma equipa que não defende bem, é uma equipa que não vai ganhar... aliás, um dos grandes problemas do FCP do rcosta, por exemplo (que tinha uma diversidade ofensiva do melhor, mas que só a espaços tinha eficácia defensiva)... sobretudo, numa modalidade, onde, em tese, é possível atacar com mais um durante todo o tempo de jogo...
4. Não obstante, ainda que eu esteja enganado, e o kiko venha a ser o melhor jogador de todos os tempos... o importante, para mim enquanto portista, é se o será ao serviço do nosso rival... e, nesse caso, digo-o, é impossível um jogador do campeonato português ser o melhor do mundo... pelo que sobra a receita que poderá deixar... e, aqui, convém perceber que isto é andebol... o tipo mais bem pago no mundo, recebe 2 milhões/ano... as equipas alemãs têm orçamentos na casa dos 10m... o Granollers acaba de perder os 2 melhores jogadores, recebendo as claúsulas de rescisão de 50 e 80k euros... se o kiko aceitou uma cláusula de rescisão de 1m de euros é louco e está muito mal aconselhado... e, arrisco dizer, vai ficar no scp até 2027...
5. Finalmente, o rcosta... o rcosta é um excelente treinador, que tem feito um bom trabalho no scp... obviamente, que a saída dos 2 miúdos está correlacionada com a opção profissional dele...porém, é bom recordar que saiu do FCP sem grande oposição e com poucos portistas a apontarem o dedo ao cashball... seria interessante perceber como o mentor dele lhe explicou que seria substituído pelo senhor dinamarquês que se seguiu... porque, é com base nessa conversa que se perceberia a expectativa que ele teria de voltar (ou não) ao FCP! Porque ele não é estúpido e, certamente, percebeu que com a decisão profissional dele (a que acrescem algumas reacções menos profissionais e altamente questionáveis...) a porta do FCP se fechou! Mas, na altura em que toma essa decisão, o FCP estava tão, mas tão longe do seu horizonte profissional mais próximo...
6. A comparação com o Futre é engraçada... porém, o Futre ganhou os 2 primeiros campeonatos, algo que o kiko não fez... por outro lado, o sousa e o pacheco, não só, não tinham a importância desportiva do Valdés (nenhum era o melhor jogador do FCP 1983/84), como, por esta altura, estavam de regresso ao FCP, o que, suspeito, não acontecerá com o Valdés em 2023/24...
7. Não tenho problema nenhum em reconhecer que serei (talvez, exageradamente...) complacente com a direcção atual! Creio que não me impede de perceber o que está errado e o que está certo! Sou, certamente, muito menos cáustico do que a grande maioria que frequenta este espaço! Não gosto de saltos para o desconhecido, sobretudo com uma entidade que ocupa uma boa fatia (talvez, demasiada...) do meu bem-estar emocional! Não creio que este tema e, em abstracto, esta secção seja uma das situações em que a minha complacência seja exagerada!
Subscrevo quase tudo.

Nenhuma equipa vai pagar 1M pelo Kiko. lol
O PSG no seu auge de investimento pagou 2M pelo Karabatic.

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,799
8,929
43
Porto
Gosto muito das threads das modalidades pois temos sempre alguns colegas de fórum que percebem verdadeiramente da poda e dão contributos incríveis.
Muito honestamente, espero que nenhum deles leve a mal este meu contributo.

Depois de tudo que vou lendo, fico sempre com a sensação de que há um pormenor muito importante que às vezes parece ficar esquecido...o facto de alguém bater a cláusula de um jogador não significa que a contratação esteja garantida.
Por exemplo, nós batemos a do Valdés e, apesar da dificuldade acrescida dele ser capitão e um ídolo por aquelas bandas, já sabíamos que ele aceitaria vir para cá pois queria conquistar coisas importantes e nós éramos (e continuamos a ser) a equipa em melhor posição para que isso fosse possível.

Já no caso do Sporting/clã Costa, imagino que seja (quase) unânime a opinião de que aceitaram a mudança, única e exclusivamente, por questões relacionadas com dinheiro.
E eu pergunto, já viram o ressabiamento de todos eles de cada vez que nos defrontam? Fará sentido alguém que aceita mudar de clube para receber mais dinheiro, jogar ressabiado contra o seu anterior clube (ainda por cima, clube do coração)?
Não, não faz sentido. Até faria mais sentido o contrário, sermos nós (clube) a estarmos ressabiados, tal como eles ficaram relativamente ao Valdés.
Por exemplo, alguma vez viram o Areia jogar de forma ressabiada contra o Benfica? Ou o Rui Silva contra o Sporting?
Empenham-se fortemente para ajudar o FCP a ganhar, mas ressabiados? Não!

(Agora vem a parte que eu dou como certa, mas que, visto não ser dono da razão, aceito na desportiva se alguém a vier desmentir)
Apesar dos 3 Costa terem ido com excelentes contratos (principalmente o Ricardo), a verdade é que existe bem mais por detrás da decisão deles.
E não será difícil adivinhar que foi algo (visões diferentes) que colocou o prof. Magalhães (e eventualmente outros elementos de menor estatuto) em rota de colisão com os grandes responsáveis pela secção.
Se calhar o prof. Magalhães entendia que os irmãos eram o futuro da equipa enquanto que outros entenderam que eles seriam "dispensáveis" pois não seriam importantes, que alguém pagar a cláusula deles seria excelente para a secção e que o plantel deveria ser constituído por jogadores de outro nível.
Devo confessar que quando tive a certeza que as transferências iam ser uma realidade, eu próprio me tentei convencer que esta 2ª versão seria a mais correcta e tentei moldar os meus comentários nesse sentido.

Para mim, hoje em dia sobram poucas dúvidas de quem tinha razão.
Aliás, estas últimas movimentações (que muitos catalogaram como surpreendentes) soam a um "dar a mão à palmatória".
E a ver vamos o destino do Caldeira pois não dou como certo que ele continue.

Para acabar, quero apenas dar a minha opinião sobre a qualidade do Kiko (vamos excluir da discussão o Martim, que eu considero um excelente jogador).
Uns acham que é ou pode vir a pertencer ao restrito grupo dos melhores do mundo, outros acham que isto é extremamente exagerado...
Digo já que faço claramente parte do 1º grupo.
Para mim, e esquecendo a veia teatral (algo que acredito que ele venha a corrigir a partir do momento em que deixar o Sporting), o Kiko é um predestinado.
Um miúdo que faz o que faz, tanto pelo Sporting como pelas selecções, um miúdo que se farta de marcar golos, qualquer que seja o adversário, um miúdo que marcou 19 (!!!) golos, repito, 19 golos, num jogo decisivo contra nós, que estávamos claramente no grupo das melhores equipas europeias (relembrar que isto se passou na época passada pois nesta época é claro que ficámos muito longe desse nível), só mesmo de alguém que é world class.
Não é um jogador completo pois (ainda) não é competente defensivamente? Verdade, não há como desmentir.
Mas o que ele dá na parte ofensiva, muitas vezes tendo de tomar as decisões sozinho...é um verdadeiro match-winner.
E tenho poucas dúvidas que haja clubes a baterem a cláusula dele, mesmo sendo de 1M€.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,510
6,267

Nunca falei que o Kiko é ou irá ser o melhor jogador do mundo.

Mas ele não necessita de o ser ou vir a ser para ter sido uma grande perda para nós.

Se se tornar no 20º "melhor jogador do mundo" será uma grande perda para nós.

O Valdés, de certeza e infelizmente que não virá a sê-lo. Nem perto.

Da mesma forma que se desvaloriza um pouco o Valdés, também se está a fazer o mesmo em relação ao Kiko.

Kiko tem 2 épocas nos séniores do Sporting, com 16/17 e 17/18 anos.

Mas, pelos vistos, um tipo que é um miúdo, idade júnior, tem que ser perfeito e não cometer erros para que alguns Portistas reconheçam o que ali está e que a coisa não foi muito bem tratada e muito menos antecipada.

Os nossos jogadores - veteranos, ou menos veteranos - cometem erros sucessivos.

O Kiko, ao que parece, tem que ser perfeito.

Quando falo no Futre, falo na perspectiva do Sporting.

Terem perdido um jogador jovem, idade júnior, que se afigurava como um potencial incrível, um jogador capaz de mudar jogos, dar vitórias, mudar a feição de um jogo - tal como Kiko - após terem conseguido arrancar do FC Porto dois seus titularíssimos da equipa e da seleção nacional.

Evidentemente que se arrependeram.

Agora imagina o contrário: tínhamos um Futre (Kiko) e um Fábio Vieira (Martim) na formação e perdemo-los para um rival como resposta a termo-lhes arrancado um Sousa ou Jaime Pacheco (Valdés).

Nós, por enquanto, ganhamos os 2 campeonatos. O último por um golo.

Mas a minha análise, e vou repetir pela 3ª ou 4ª vez, não se baseia no curto-prazo nem neste ou naquele título ganho.

Até porque nenhum dos 3 jogadores em causa ganha ou perde sozinho.

Baseia-se na qualidade do jogador no presente e muito previsivelmente no futuro.

Por mim, se tivesse sido possível não ter acontecido o que aconteceu há 2 anos, teria ficado bem mais contente.

Aliás, olhar para a nossa lateral-direita após a saída do Djibril e imaginar que quem lá deveria estar hoje seria o Kiko, dói.

Não tenho nada contra o Valdés, é jogador do meu clube, é bom jogador, é muito útil, mas preferiria a incrível influência ofensiva do Kiko e o seu futuro do que a capacidade defensiva do Valdés.

Se a isso ainda juntarmos o Martim, o prato da balança fica, para mim, ainda mais desequilibrado.

Quanto às cláusulas de rescisão...

Já pagamos pelo menos 150 mil por algumas... os rivais mais até... por isso, não espanta absolutamente nada que clubes de topo chegarão a médio-prazo a valores bem superiores por ele...

Aliás... não sei se é verdade... mas consta que já recusaram o valor da cláusula...

Vou terminar como tenho terminado...

O que foi feito, feito está.

Seguir em frente e tratar de formar mais jogadores, novas pérolas e, sobretudo, não as perder para os rivais.

Porque se for assim, não vale a pena andarmos a formar jogadores.

Já bastam aqueles que perdemos naturalmente e justificadamente para o estrangeiro.

jferreira20

Bancada central
30 Junho 2017
2,349
2,196
Fomos buscar o Valdés e depois o Sporting respondeu.

Essa foi a ordem pela qual as notícias saíram. Nota que a origem da notícia do Valdes foi um tal de "Leonino"... O Sporting ir deixar sair que tinha perdido o Valdes sem ter nada na manga?

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,864
16,966
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21

"Não sei se é verdade"
Nunca pode ser verdade. Uma clausula não tem opção.. daí ser uma clausula.

Se é acionada, deixa de ser uma clausula e passa a ser algo vinculativo. Anula o contrato do qual fazia parte essa clausula.

A única situação seria o jogador recusar.

• Like
Reações: Paolitik