Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,846
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
O Visão 611 nunca resultou em nada. O FC Porto nunca teve verdadeiramente um projecto para a formação. O "projecto" era o Pepijn Lijnders e assim que saiu acabou.
Quase fui enxovalhado aqui por dizer que, apesar de termos bons exemplos de formação, não temos claramente uma visão e um projeto.

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
2,390
6,480
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Quase fui enxovalhado aqui por dizer que, apesar de termos bons exemplos de formação, não temos claramente uma visão e um projeto.

Hey, mas calma! Temos muitos jogadores da formação no plantel! Não tem nada a ver com o facto de estar falidos e não termos dinheiro para nos reforçarmos, e então temos de completar o plantel com jovens que, por acaso, pertenceram à melhor fornada de sempre do nosso clube! É porque trabalhamos muito bem a nossa formação!

• Like
Reações: grandeFCP

Dragão 1978

Arquibancada
17 Novembro 2019
423
858
Este texto é serviço público. Obrigado ao Sr Sérgio Pereira.
Este texto espelha a nossa realidade, de forma nua e crua. O que se relata acerca dos pais preferirem ir para as academias em Lisboa e Braga é verdade.
Tenho um grande amigo portista cujo miúdo tb doente pelo Porto andava a ser disputado pelo Porto e rivais. Numa 1a fase o pai optou pela academia do Sporting devido às suas instalações, organização e meios humanos bem acima dos nossos.
Felizmente, o Sporting terminou o acordo com o ISMAI (onde alguns escalões nossos estão agora) e o Porto insistiu de novo e o puto disse ao pai que queria jogar era no Porto.
Para já está lá muito feliz, mas outros casos não estão a ter este final.
É uma tristeza.
Só teremos a Academia após a saída do pinto da Costa, escrevam.

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,846
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Hey, mas calma! Temos muitos jogadores da formação no plantel! Não tem nada a ver com o facto de estar falidos e não termos dinheiro para nos reforçarmos, e então temos de completar o plantel com jovens que, por acaso, pertenceram à melhor fornada de sempre do nosso clube! É porque trabalhamos muito bem a nossa formação!
Termos casos de sucesso não invalida o que eu disse. Não há um projeto e uma visão clara. Obvio que sendo o FCPORTO a instituição que é vai sempre atrair talento. Agora imagina com um projeto e instalações adequadas.

Gatão1983

14 Março 2023
2,390
6,480
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Termos casos de sucesso não invalida o que eu disse. Não há um projeto e uma visão clara. Obvio que sendo o FCPORTO a instituição que é vai sempre atrair talento. Agora imagina com um projeto e instalações adequadas.

Claro que sim! E eu concordo exatamente com essa ideia!

Especialmente nesta altura em que andamos atolados em dívidas e não temos capacidade para ir lá fora comprar jogadores tão facilmente, devemos forçosamente organizar a nossa formação de modo a que uma fornada como a que venceu a Youth League não seja a excepção, mas sim a regra.

• Like
Reações: Pedro Brandão

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,793
4,433
"Completar o plantel"? Tem sido mesmo esse o perfil de jogador da formação? O Porto gastou 40M por época nos últimos 5 anos. Não é pela situação financeira que se tem lançado mais jovens. O Vitinha, Fabio Vieira, Diogo Costa, etc seriam sempre jogadores importantes qualquer que fosse o ano.

A não ser que alguém tenha insides, não faz grande sentido estarmos aqui a divagar sobre de quem é os méritos ou se há projecto ou não ha projecto. O output dos últimos anos foi excelente e por isso algo deve ter sido bem feito. Agora se é o Pinto que vai dar os treinos, o Baía ou o Rui Quinta tanto faz.

Obviamente que o centro de formação não faz uma boa formação mas é 1 vergonha ser uma promessa ha 10 anos e ainda não se ter colocado 1 pedra.

• Like
Reações: Tmgd99

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,846
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Claro que sim! E eu concordo exatamente com essa ideia!

Especialmente nesta altura em que andamos atolados em dívidas e não temos capacidade para ir lá fora comprar jogadores tão facilmente, devemos forçosamente organizar a nossa formação de modo a que uma fornada como a que venceu a Youth League não seja a excepção, mas sim a regra.
Fornadas assim não se conseguem com regularidade mas teríamos mais probabilidades de o conseguir e atrair talento.

• Like
Reações: Gatão1983

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
14,868
16,609
Este texto espelha a nossa realidade, de forma nua e crua. O que se relata acerca dos pais preferirem ir para as academias em Lisboa e Braga é verdade.
Tenho um grande amigo portista cujo miúdo tb doente pelo Porto andava a ser disputado pelo Porto e rivais. Numa 1a fase o pai optou pela academia do Sporting devido às suas instalações, organização e meios humanos bem acima dos nossos.
Felizmente, o Sporting terminou o acordo com o ISMAI (onde alguns escalões nossos estão agora) e o Porto insistiu de novo e o puto disse ao pai que queria jogar era no Porto.
Para já está lá muito feliz, mas outros casos não estão a ter este final.
É uma tristeza.
Só teremos a Academia após a saída do pinto da Costa, escrevam.
Idem no meu caso com um familiar da minha mulher que preferiu o Braga ...

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,553
11,271
Ora aqui está um artigo para ler com atenção e calma sobre este tema.
Li por alto mas amanhã vou ler com mais profundidade.

Muitas mentiras têm sido dito por esra Direccao acerca do presente tema.

Infelizmente, é outro bom assunto, que demonstra a incapacidade critica da massa associativa do clube.

O barco vai afundado com o complacência da maioria dos associados.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,031
61,397
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Mas só agora é que perceberam que não temos formação no clube? Quer dizer, ter temos, mas é semi amadora e longe do que se faz por essa europa fora. Estamos com muitos anos de atraso nesta área. Porque é que acham que se anda a renovar com Tonis e Manafás e Marcanos? Daqui a poucos anos temos um 11 cuja média de idades deve andar perto dos 29, 30 anos.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,111
45,905
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21

Apesar de termos conquistado uma Youth League e terem surgido ultimamente pérolas preciosas da nossa formação a realidade é que a mesma não é sustentada num projeto com cabeça, tronco e membros, nem existe uma visão para a proteger ou alimentar, infelizmente essa é a dura realidade,como tal além da cidade do futebol vamos necessitar de pessoas que revejam o status quo da nossa estimada formação e acrescentem ideias,iniciativas ou diferentes recursos para que ela possa ser uma árvore enraizada ano após ano, bem como continuamente acarinhada.

• Like
Reações: fgomes

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,095
24,734
Gaia
Pinto da Costa além de não fazer nem CE nem nenhum Projeto destes, serve-se da formação para meter ex jogadores mal pagos, amigalhaços, familiares e outros incompetentes.
Se calhar será melhor ele ir embora sem pegar neste projeto, sinto sinceramente que não vai dedicar nem vigor nem tempo a este Projeto, pelo que receio que o vá fazer, só porque assim e para calar as bocas. E no fim de tudo seja um Projeto limitado e pouco ambicioso.

• Like

Gatão1983

14 Março 2023
2,390
6,480
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
"Completar o plantel"? Tem sido mesmo esse o perfil de jogador da formação? O Porto gastou 40M por época nos últimos 5 anos. Não é pela situação financeira que se tem lançado mais jovens. O Vitinha, Fabio Vieira, Diogo Costa, etc seriam sempre jogadores importantes qualquer que fosse o ano.

A não ser que alguém tenha insides, não faz grande sentido estarmos aqui a divagar sobre de quem é os méritos ou se há projecto ou não ha projecto. O output dos últimos anos foi excelente e por isso algo deve ter sido bem feito. Agora se é o Pinto que vai dar os treinos, o Baía ou o Rui Quinta tanto faz.

Obviamente que o centro de formação não faz uma boa formação mas é 1 vergonha ser uma promessa ha 10 anos e ainda não se ter colocado 1 pedra.
Sim, completar o plantel. Nada que diminua a sua qualidade, até porque mais tarde ou mais cedo certezamente iam atingir o patamar que atingiram, porque realmente são fenómenos (esses 3 que mencionaste). É que, tirando o Diogo Costa que (até por ser mais velho), já trabalhava na equipa A e nesses anos tínhamos bons GR (Casillas e Marchesin), tanto o Vitinha e o Fábio Vieira subiram à equipa A não só pelo mérito das suas exibições na equipa B, mas também pela falta de mais opções de qualidade na equipa principal. Quando se vê que os miúdos são melhores que os que estão na equipa principal, não é lá muito complicado dar-lhes oportunidades...

Gatão1983

14 Março 2023
2,390
6,480
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Quanto a este ponto, concordo que o centro de formação não faz obrigatoriamente com que a nossa formação melhore (até porque para além disso também é preciso um plano que potencie e dê todas as ferramentas para os miúdos evoluírem), mas ajuda (e muito!) no recrutamento de talento em outras zonas do país.

• Like
Maximus

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Uma mentira perpetuada há mais de uma década. É disto que estamos a falar ...

Pinto da Costa mente aos sócios há mais de uma década, quando em 2011 começou a falar da construção da mesma. De lá para cá passaram 3 mandatos (praticamente 4) e nem o local é conhecido.

Agora imaginem a quantidade de miúdos , com talento, das zonas do Grande Porto que podiam (e deviam) estar sempre sobre a nossa alçada e preferiram rumar a outras paragens porque os outros oferecem melhores condições e um melhor futuro.

Imaginem um clube como o FCPorto com um atraso perante a concorrência de + de uma década e o estrago financeiro/desportivo de que isso resulta.

Um clube que chegou a ser considerado o clube que mais ganhou em transferências e que não soube (não quis) investir parte desse dinheiro na sua formação , nas suas instalações e infraestruturas mas que viu sempre os seus dirigentes a enriquecerem e a aumentar o património pessoal.

Um clube que podia estar estabilizado financeiramente como nenhum outro em Portugal mas que à conta de uma má gestão e "negociatas" no mínimo estranhas, está no estado lastimável em que está.

Um clube com metade do Estádio!

Um clube sem centro de treinos próprio!

Um clube sem Academia de formação!

Eis o FCPorto atual "do rei" Pinto da Costa.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk

JoseDragao

Tribuna
15 Agosto 2021
4,521
4,965
Uma mentira perpetuada há mais de uma década. É disto que estamos a falar ...

Pinto da Costa mente aos sócios há mais de uma década, quando em 2011 começou a falar da construção da mesma. De lá para cá passaram 3 mandatos (praticamente 4) e nem o local é conhecido.

Agora imaginem a quantidade de miúdos , com talento, das zonas do Grande Porto que podiam (e deviam) estar sempre sobre a nossa alçada e preferiram rumar a outras paragens porque os outros oferecem melhores condições e um melhor futuro.

Imaginem um clube como o FCPorto com um atraso perante a concorrência de + de uma década e o estrago financeiro/desportivo de que isso resulta.

Um clube que chegou a ser considerado o clube que mais ganhou em transferências e que não soube (não quis) investir parte desse dinheiro na sua formação , nas suas instalações e infraestruturas mas que viu sempre os seus dirigentes a enriquecerem e a aumentar o património pessoal.

Um clube que podia estar estabilizado financeiramente como nenhum outro em Portugal mas que à conta de uma má gestão e "negociatas" no mínimo estranhas, está no estado lastimável em que está.

Um clube com metade do Estádio!

Um clube sem centro de treinos próprio!

Um clube sem Academia de formação!

Eis o FCPorto atual "do rei" Pinto da Costa.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Mas não te esqueças que entretanto Pinto da Costa disse que ouviu as notícias e pensou que haviam 2 Enzos.

Isto é muito melhor do que uma Academia.

• Like
Reações: Gatão1983