É difícil comparar... o bayern depois de perder a liga dos campeões em 1999(?) nos últimos minutos frente ao man u, andou uns anos na merda. Nos últimos anos passaram a vender mais porque têm estado nas decisões da Champions, tendo vencido 2(?) edições, e seguraram vários craques mundiais.
O farselona farta-se de mudar a camisola principal e não deixa de vender! Mas tinha o messi, neymar, xavi, agora Lewandowski... o pessoal corre todo a comprar, nem que seja só para ter a camisola com o nome do jogador. Nós não temos esse poder, até por isso somos arrumados pelas arbitragens! Para a uefa é $$$$fairplay$$$$ acima de tudo
Tens aqui uma boa explicação do Sucesso do Bayern na venda de camisolas.
Também vês que o top 4 são equipas com equipamentos basicamente uniformes e idênticos de ano para ano, o que sustenta o meu argumento que despoletou a nossa conversa, que é uma estupidez desnecessária alterar as riscas icónicas do Porto para vender.
O Barcelona é a pior equipa que existe no que toca a respeitar o equipamento do clube - faixas à Porto em azul e grená.
(os equipamentos da Meyba então, lindíssimos)
A Kappa fez-lhes um equipamento inspirado na fundação, metade metade, como o Basel que deu origem ao Barcelona (anos do Romário) e depois faz o tradicional durante dois anos (como o ano do Ronaldo fenómeno).
Entra a Nike e o Barcelona foi quadradinhos, riscas horizontais, etc, etc, etc.
(não fossem os calimeros rivais, e teríamos jogado de riscas horizontais azuis e brancas, o que era nojento)
Hoje em dia, é como dizes, as vendas são pelo nome do jogador, são os adeptos asiáticos que conhecem 0 da história dos clubes, compram a camisola do Chelsea porque tem (tinha) sucesso, compram a do Arsenal amanhã ou o city, que nem enche o estádio mas está no top 10.