Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
É isso, também.
Acho que o foram sabotando (ola vagandas!), e a certo ponto viram que ele nao jogava com o baralho todo e perceberam que bastava ir dando corda que ele acabaria por se enforcar.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,025
5,608
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Artur Jorge
O Baía também foi minha referência na adolescência. Como pessoa mostrou não ter palavra quando andava de vassoura mão na CMTV e mais tarde veio a fazer parte da SAD. Revelou incoerência gigantesca e é mais um que quer tacho e ser um delfim para, possivelmente chegar ao poleiro em 2028, 2032 ou lá quando for.

Pelo muito que já mostrou após pendurar as botas, não acho o Baía equacionável para a presidência.

Sobre o Bibota, que foi o meu maior ídolo enquanto portista, também cheguei a pensar que um dia seria presidente, mas com o perdurar de PdC essa ideia deixou de fazer sentido, até porque comparando com o caso do Baía, a diferença é a idade de PdC e a situação do Clube na altura e actualmente, o que torna a sucessão bem mais premente, agora.

O Bibota saiu do Clube enquanto jogador e esteve de costas voltadas com PdC, para mais tarde regressar e fazer parte da direcção, deixando de ser uma voz dissonante e, para meu desgosto, passar a ser mais um no beija-mão.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,511
46,822
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Seja qual for o candidato à presidência é necessário conhecer a equipa que poderá rodear cada um deles, pois ninguém consegue comandar uma nau da dimensão do F.C.Porto sozinho, além disso tal conhecimento nos permitirá avaliar a competência e o valor global da lista,algo crucial nos próximos tempos, isto para evitarmos eleger antigos ministros ou magos das finanças que faliram alguma câmara municipal.

Depois é igualmente fundamental conhecer detalhadamente cada projeto,pois já chega de promessas em vão e é premente haver seriedade, dado que os sócios não são propriamente brinquedos à disposição de qualquer um.

Finalmente oxalá André Villas -Boas apresente a sua candidatura, dado que não podemos continuar com uma direção sem contraditório ou real oposição.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,932
4,820
O Baía também foi minha referência na adolescência. Como pessoa mostrou não ter palavra quando andava de vassoura mão na CMTV e mais tarde veio a fazer parte da SAD. Revelou incoerência gigantesca e é mais um que quer tacho e ser um delfim para, possivelmente chegar ao poleiro em 2028, 2032 ou lá quando for.

Pelo muito que já mostrou após pendurar as botas, não acho o Baía equacionável para a presidência.

Sobre o Bibota, que foi o meu maior ídolo enquanto portista, também cheguei a pensar que um dia seria presidente, mas com o perdurar de PdC essa ideia deixou de fazer sentido, até porque comparando com o caso do Baía, a diferença é a idade de PdC e a situação do Clube na altura e actualmente, o que torna a sucessão bem mais premente, agora.

O Bibota saiu do Clube enquanto jogador e esteve de costas voltadas com PdC, para mais tarde regressar e fazer parte da direcção, deixando de ser uma voz dissonante e, para meu desgosto, passar a ser mais um no beija-mão.
Entre as declarações ao CM e a entrada na SAD passaram uma porrada de anos. A propria cupula levou 1 semi vassourada com a saída do Antero e do Fernando Gomes. Não sei qual é o seu espaço de acção na SAD mas temos visto uma diferença na política do clube que vai ao encontro do que ele defendia: aposta na formação, segurar alguns simbolos que sentem o clube, recuperar a cultura do fcp (muito à custa do SC).

Acho que essa avaliação depende do papel que tem na SAD que eu não sei. Se for para la ser mobilia acho que a crítica é justa. Se foi para lá com efectivo poder de mudar alguma coisa, acho que não faria sentido só criticar e quando é chamado a ajudar não querer.

Além disso ha a parte pragmatica de que para quem quer ser presidente, é uma excelente aprendizagem estar lá estes anos.

• Like
Reações: Calabote

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,025
5,608
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Artur Jorge
Como disse anteriormente, julgo que deve avançar alguém fora da esfera de protecção de PdC. Com projecto e visão bem estruturados a todos os níveis, nomeadamente o financeiro, mas obviamente de mão dada com o lado desportivo. Com discurso forte, fluido e persuasivo e rodeado de pessoas competentes. A solução passará sempre por aqui.
Pinto da Costa, Baía ou outro qualquer que seguirá o rumo actual, não são solução para nada e apenas irão persistir nos erros e vícios de sempre. Ficará tudo como está, sem mudanças.

Agora, se não for ninguém de peso contra esta direcção em 2024, é preocupante. Eu disse ontem que até entendo que não o façam, porque tento colocar-me nessa posição, mas discordo amplamente.

Não ir significará receio e/ou estratégia! Só isso.
Receio de perder e ficar sem o apoio da franja pintista? É possível, mas nesse caso revelam pouca coragem e demasiado taticismo e planeamento, numa altura em que se pede atitude. Pelo contrário, ao lançar o desafio neste momento, quem se chegar à frente estará a ganhar a simpatia e respeito daqueles que desejam uma transformação e a colocar no seu currículo uma marca de destemor. Se o resultado for eventualmente a derrota, 4 anos mais tarde haverá inevitavelmente outro calo para estas andanças, algo aliás que, parece que o Rio vai fazer, embora espero que acabe por abdicar, caso AVB ou outro, avance.

Além disso, há um aspecto importante, quem se está a poupar de concorrer contra PdC, provavelmente terá de o fazer contra um Baía, ou algo parecido, o que não sendo a mesma coisa, será ir contra a mesma linha de pensamento e o mesmo MO, com muitos dos mesmos apoiantes.

Ou seja, é melhor ser ousado e ir agora, sujeitando-se a perder (espero que não), e em 2028 concorrer novamente com toda a experiência adquirida entretanto, ou ficar à espera por 28 e ter de ir provavelmente contra outro nome mas com toda uma estrutura montada no mesmo sentido, sabendo toda a gente que não apareceram quando deviam, seja porque motivo for?

Com tudo o que se possa pensar, e após pesar prós e contras e até acharem que é mais astuto deixar passar esta, eu acho que é mais inteligente e sensato aparecer em 24.

A não ser que, nem Baía nem nenhum delfim aparecesse e aí a coisa muda de figura, mas duvido seriamente desta hipótese.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,025
5,608
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Artur Jorge
Entre as declarações ao CM e a entrada na SAD passaram uma porrada de anos. A propria cupula levou 1 semi vassourada com a saída do Antero e do Fernando Gomes. Não sei qual é o seu espaço de acção na SAD mas temos visto uma diferença na política do clube que vai ao encontro do que ele defendia: aposta na formação, segurar alguns simbolos que sentem o clube, recuperar a cultura do fcp (muito à custa do SC).

Acho que essa avaliação depende do papel que tem na SAD que eu não sei. Se for para la ser mobilia acho que a crítica é justa. Se foi para lá com efectivo poder de mudar alguma coisa, acho que não faria sentido só criticar e quando é chamado a ajudar não querer.

Além disso ha a parte pragmatica de que para quem quer ser presidente, é uma excelente aprendizagem estar lá estes anos.
Desde as declarações, o presidente não mudou. Dentro do clube, quase tudo piorou. Tirando os titulos, o passivo aumentou, ficámos em incumprimento do fpf e sobre a aposta na formação, não tenho tantas certezas se é politica e aposta para manter ou se é circunstancial e fruto do momento.

Acho que o papel dele a SAD é de mobília, mas posso estar a ver mal.

Se ele estiver a aprender para ser presidente, vai ao encontro do que disse no post anterior, ou seja, porá em prática tudo o que aprendeu e ficará tudo praticamente na mesma.

• Like
Reações: JoseDragao e Master

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,932
4,820
Desde as declarações, o presidente não mudou. Dentro do clube, quase tudo piorou. Tirando os titulos, o passivo aumentou, ficámos em incumprimento do fpf e sobre a aposta na formação, não tenho tantas certezas se é politica e aposta para manter ou se é circunstancial e fruto do momento.

Acho que o papel dele a SAD é de mobília, mas posso estar a ver mal.

Se ele estiver a aprender para ser presidente, vai ao encontro do que disse no post anterior, ou seja, porá em prática tudo o que aprendeu e ficará tudo praticamente na mesma.
"Tirando os titulos" é uma coisa importante de excluir. Em 2017 onde tivemos 4 anos sem ser campeão.
O Fairplay financeiro foi incumprido nesses anos, com consequencias para os anos seguintes (O Sérgio já entrou com o fairplay).

Acho que com críticas a algumas contratações e algumas que ficaram por fazer, temos trabalhado muito melhor nesse aspecto vs esses anos onde se foram buscar carradas de jogadores sem capacidade, jogadores emprestados, etc.

• Like
Reações: Calabote

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,567
10,099
Se o AVB anunciar a candidatura aposto no recuo de PC, apontem aí dia e hora…
Só lhe ficava bem, mas também vai contra o não quero influenciar as eleições, pois isso seria um apoio implícito.
O ideal seria não se candidatar, candidatando - se espero que o AVB tenha coragem de se candidatar. Até o Khoeler agora já deve ter a antiguidade necessária.

• Like
Reações: Calabote e fgomes
Cringe Vid

Cringe Vid

#CAPACHINHO2024
27 Julho 2019
14,762
21,535
Conquistas
5
21
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Pinto da Costa
  • Lucho González
Não adoram ano de eleições? Há quantos anos já se pedia isto?

• Like
Reações: Pedro Brandão

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,025
5,608
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Artur Jorge
"Tirando os titulos" é uma coisa importante de excluir. Em 2017 onde tivemos 4 anos sem ser campeão.
O Fairplay financeiro foi incumprido nesses anos, com consequencias para os anos seguintes (O Sérgio já entrou com o fairplay).

Acho que com críticas a algumas contratações e algumas que ficaram por fazer, temos trabalhado muito melhor nesse aspecto vs esses anos onde se foram buscar carradas de jogadores sem capacidade, jogadores emprestados, etc.
Só quis contrapor ao que disseste que muito tinha mudado na SAD e no Clube. Jamais desvalorizar os títulos.

Penso quase todos concordarão, que há muito mais mérito de treinador e jogadores, do que propriamente da SAD, nesses títulos...

Gostava de acreditar que há seriedade e muita competência dentro do clube, mas acho que está à vista de todos o que se passa. A formação é das poucas coisas que se salvam. Mesmo com condições que podiam ser muito melhores para um clube como o nosso.

Sobre o fpf deixámos de estar sob a sua alçada em 2022.
Quem não se lembra do Dragão de Ouro Fernando Gomes que fez o milagre de nos salvar?

No final da época 20/21 estávamos em ligeiro incumprimento do acordo que fizemos com a UEFA para o preenchimento das regras do fpf e que visava o agregado dos anos financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022, mas conseguimos superar no final da época 21/22. Penso que a pena era um valor pecuniário e 3 anos sem competições europeias.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
77,841
136,218
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Pinto da Costa: "Nunca estivemos descrentes quando nos deram como acabados"

oh, FODA-SE, lá vem uma sequência de vitórias do fenfinque que vai deitar por terra as nossas ténues aspirações.
Escreveu coisas normais que todos nos escreveriamos, no editorial da Revista Dragões.

Nada para esse alarido.
Além disso temos o @Kloppeição que já adquiriu mais um carregamento de bodes e galinhas.

C

Campeões de Tudo

Guest
O nosso líder supremo já não está com capacidades executivas, FACTO. Tem de dar urgentemente a vez a outro. Que fique como presidente honorário, líder espiritual, o que quiser, tem é de entregar o pelouro executivo a outros e nada melhor que estas eleições para fazê-lo.

Última edição por um moderador:

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Escreveu coisas normais que todos nos escreveriamos, no editorial da Revista Dragões.

Nada para esse alarido.
Além disso temos o @Kloppeição que já adquiriu mais um carregamento de bodes e galinhas.
Ele que leia as páginas do meio do livro de São Cipriano de costas para um espelho.

Se é para fazer que faça em modos.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
PdC a aproveitar a onda…. É pena é que seja com a desgraça alheia e não com feitos próprios…. Era bom que está onda fosse de um futebol com superioridade inequívoca face aos clubes que restam jogar na liga portuguesa! Era sinal que o 2 o lugar estaria assegurado, os milhões da champions em caixa, e mais um balão de oxigénio para antecipar receitas e pagar dívidas! Mas quem cedo fala…… calado este senhor é um poeta.

• Like
Reações: Gatão1983