Guerra Rússia - Ucrânia

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,464
126,852
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Infelizmente isso é verdade...vai ver quantas pessoas morreram vitima de conflitos armados em África este ano, p.e. na Etiópia, e vê quantas morreram p.e. na Ucrânia.
Muito mais a da geopolítica que do racismo.
E acaba por ser como tantas outras coisas ditas por tudo e todos uma generalização.

Porque para mim as vidas não valem mais por ser da etnia A ou B.
E tenho perfeita consciência de várias coisas. As mortes existentes por conflitos em África como exemplo que deste. A inexistência de coisas tão básicas e que se consideram triviais como água potável.

Pessoas acaba por ser bem diferente de mass media. Mesmo que o segundo influencie os primeiros sobremaneira.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Muito mais a da geopolítica que do racismo.
E acaba por ser como tantas outras coisas ditas por tudo e todos uma generalização.

Porque para mim as vidas não valem mais por ser da etnia A ou B.
E tenho perfeita consciência de várias coisas. As mortes existentes por conflitos em África como exemplo que deste. A inexistência de coisas tão básicas e que se consideram triviais como água potável.

Pessoas acaba por ser vem diferente de mass media. Mesmo que o segundo influencie os primeiros sobremaneira.
Infelizmente valem, e há muito racismo envolvido.

Acabo de ver que o Trump vai ser indicted, o que pode ser mau para a Europa e para a Ucrânia, no caso de inviabilizar uma candidatura, porque o ideal era ele candidatar se contra o Biden, e aí acho que a derrota era certa

Agora um Ron DeSantis, que é contra o apoio americano à guerra, tem muito boas hipóteses de vencer o Biden, que alem de ser um presidente banal, já tem uma certa idade. E aí a idade poderia ser um fator importante.

Uma europa sem economia de guerra, sem exército, a ter de pagar a fatura da guerra (como dizem abertamente muitos republicanos), seria o caos para a Europa. E esse é em grande parte o objetivo quer do Putin quer da China, em minha opinião, tornar ainda mais irrelevante a Europa (se é que tal é possível...).

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,464
126,852
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Infelizmente valem, e há muito racismo envolvido.

Acabo de ver que o Trump vai ser indicted, o que pode ser mau para a Europa e para a Ucrânia, no caso de inviabilizar uma candidatura, porque o ideal era ele candidatar se contra o Biden, e aí acho que a derrota era certa

Agora um Ron DeSantis, que é contra o apoio americano à guerra, tem muito boas hipóteses de vencer o Biden, que alem de ser um presidente banal, já tem uma certa idade. E aí a idade poderia ser um fator importante.

Uma europa sem economia de guerra, sem exército, a ter de pagar a fatura da guerra (como dizem abertamente muitos republicanos), seria o caos para a Europa. E esse é em grande parte o objetivo quer do Putin quer da China, em minha opinião, tornar ainda mais irrelevante a Europa (se é que tal é possível...).
Não sei se será tão simples. Acho os republicanos um pouco queimados com as últimas eleições.

• Like
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,596
28,787
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Infelizmente isso é verdade...vai ver quantas pessoas morreram vitima de conflitos armados em África este ano, p.e. na Etiópia, e vê quantas morreram p.e. na Ucrânia.
Agora compara o destaque e o apoio dado a uns e a outros.
Há a questão do racismo, obviamente, e há a questão da geopolítica.

Tirando os fanáticos do PCP, ainda não vi ninguém incapaz de chamar assassino ou criminoso ao Putin.
Mas pelo contrário vejo muita gente a achar que isto é um guerra entre a Rússia e a Ucrânia e que o objetivo do regime russo é conquistar a Ucrânia.
Ou vejo muita gente a achar que 99% do mundo condena a rússia. Eu não peço nem acho que a maioria da população deva compreender política ou geopolítica, mas devem pelo menos tentar informar se.

O que entronca no que respondi ao Edgar Siska. Como os americanos e europeus apoiam determinado país e determinado regime, isso significa que esse é o pensamento correcto e que o mundo pensa assim (porque eu penso assim, todos pensam ou devem pensar assim, etnocentrismo básico).
Só que não. Esses iraquianos, afegãos, vietnamitas, malianos, chineses, que por acaso até são gente, humanos, pensam de forma diferente...
Infelizmente vamos ter problemas com isso no futuro, e quem se vai lixar não é a América, não é a Rússia nem é a China...são as ucrânias, são os taiwans, são todos esse que são obliterados da história mundial em nome de algo muito maior...

Tu próprio respondeste ao teu argumento. Claro que é dada mais relevância porque é um conflito às portas da Europa. Que pode ser um primeiro passo para um conflito de maior dimensões dado que podem ser envolvidos outros países que ficam na fronteira. Agressão efetuada num país que já matou pessoas em espaço europeu em ações dignas de filmes de espiões. Se perante isto não entendes a dimensão daquilo que se poderá estar a formar é porque não entendes o que se passou em 2. guerras mundiais que já aconteceram..
Quanto ao resto eu nem sei o que te responder sinceramente. O teu argumento é julgar que isto não é uma guerra Ucrânia Rússia? Ou seja, nós achamos que isto é uma agressão a um país soberano mas afinal é para mandar uma msg aos states e à nato? E isso justifica, ou enquadra este ato hediondo? E vens falar que alguns povos que não entendem isto como uma agressão hedionda. E dás como exemplo o povo chinês, iraquiano, afegão? Indiano? Povos que vivem na miséria total, uns em sistemas sociais complexos onde existem desigualdades por castas, outros por puro sexismo cavernícola. Pessoas de países que vivem em autocracias onde não podem expressar a sua vontade ou pensamento sem serem mortos por isso? Por essa ordem de ideias devemos colocar em causa o nosso sistema democrático, o direito das mulher ao voto, os direitos das minorias, um sistema de saúde, eleições, separação de poderes.. É que esses povos defendem isso também (voltando a seguir a tua lógica que a vontade coletiva de um povo que vive numa ditadura fortíssima e opressiva é a mesma que a de meia dúzia de pessoas com efetivo poder e que controlam a população com terror e morte) É esse o teu ponto? Pelo amor de deus.. E mesmo partindo do absurdo total de pensar que essas pessoas defendiam este crime hediondo, volto a questionar, isso seria justificação para este crime hediondo? Deixa de ser um crime porque as pessoas sancionaram isso? Os ataques aos judeus deixaram de ser um dos atos mais hediondos de todos os tempos porque a maioria dos alemães/italianos/japoneses (utilizando a tua lógica de entender que um povo que vive num regime autocrático defende exatamente os atos hediondos que esse regime autocrático defende e comete) entendiam que isso era normal? Não se devia ter combatido o hitler apenas porque parte do mundo (não falar nos próprios colaboracionistas dentro dos países aliados).? Não me leves a mal mas estás do lado errado da história. E foram pessoas com essa forma de pensamento que permitiram e dessem enquadramento para que pessoas como o Hitler ou o Mussolini atingissem a dimensão que atingirão..

Última edição:

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,964
72,113
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Não sei se será tão simples. Acho os republicanos um pouco queimados com as últimas eleições.
O Biden é um presidente banal agora... um tipo que lida, até agora com sucesso moderado/total, com uma pandemia, crise económica e uma guerra na Europa é um presidente banal.

Nem quero imaginar o Obama, que foi o pior presidente dos EUA a par do Bush dos últimos 30 anos, o que lhe chamará o caro @Calabote

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,964
72,113
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Major-general.
O gajo tem um percurso profissional de invejar qualquer militar de carreira.

Passou por sítios e cargos relevantes na NATO.

Das duas uma... ou no seu trabalho muda o chip e é um profissional a fazer o seu trabalho sem deixar as ideologias o afetarem... ou então existe um grave problema de displicência e laxismo em quem manda na NATO em ter simpatizantes/fanáticos dos russos nas suas fileiras e com acesso a informação sensível.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,786
33
Vila Das Aves
O gajo tem um percurso profissional de invejar qualquer militar de carreira.

Passou por sítios e cargos relevantes na NATO.

Das duas uma... ou no seu trabalho muda o chip e é um profissional a fazer o seu trabalho sem deixar as ideologias o afetarem... ou então existe um grave problema de displicência e laxismo em quem manda na NATO em ter simpatizantes/fanáticos dos russos nas suas fileiras e com acesso a informação sensível.
O "chotora" tem um percurso de invejar, entre os quais:

Mestre em Relações Internacionais
Observador Militar da ONU
Oficial de Operações do Estado-Maior da 3ª Divisão Italiana/Allied Rapid Reaction Corps
Chefe da Repartição de Operações do Estado-Maior da Brigada Multinacional Oeste
Oficial General foi Chefe do Estado-Maior da European Rapid Operational Force (EUROFOR)
chefiou o Gabinete de Planeamento e Programação do Instituto de Estudos Superiores Militares
Comandante da Escola da Guarda da GNR
Comandante do Comando da Doutrina e Formação
Comandante do Comando Operacional e Segundo Comandante-Geral
diversas condecorações de Portugal, Espanha, Itália, da ONU e NATO
É assessor no Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, Grupo de Reflexão Estratégica sobre Segurança (GRES), Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), membro do conselho editorial da revista Segurança e Defesa.

O problema, é que a certa altura (principalmente depois da invasão) muito provavelmente os €€€ acenados pela Rússia falaram mais alto.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,964
72,113
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20

Oficial de Operações do Estado-Maior da 3ª Divisão Italiana/Allied Rapid Reaction Corps
Oficial General foi Chefe do Estado-Maior da European Rapid Operational Force (EUROFOR)
chefiou o Gabinete de Planeamento e Programação do Instituto de Estudos Superiores Militares
É assessor no Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, Grupo de Reflexão Estratégica sobre Segurança (GRES), Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), membro do conselho editorial da revista Segurança e Defesa.

O problema, é que a certa altura (principalmente depois da invasão) muito provavelmente os €€€ acenados pela Rússia falaram mais alto.
Já falei com várias pessoas do ramo militar que trabalharam com ele/ tiveram ao comando dele nos paraquedistas e todos me disseram que estavam chocados com o que ouvem na TV porque nunca ele deu qualquer sinal de ser um apoiante dos russos. Antes pelo contrário sempre deu o exemplo da operação dos EUA no Iraque em 91 como a melhor e mais bem coordenada operação militar de todos os tempos.

Alguma coisa aconteceu.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,786
33
Vila Das Aves
Já falei com várias pessoas do ramo militar que trabalharam com ele/ tiveram ao comando dele nos paraquedistas e todos me disseram que estavam chocados com o que ouvem na TV porque nunca ele deu qualquer sinal de ser um apoiante dos russos. Antes pelo contrário sempre deu o exemplo da operação dos EUA no Iraque em 91 como a melhor e mais bem coordenada operação militar de todos os tempos.

Alguma coisa aconteceu.
A Rússia gasta milhões e milhões em trolls para alguma coisa é.

Olha o "Dr" Guerreiro, assim de repente também virou caixa de ressonância do kremlin.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414

Tanta merda de cargo e não é doutorado? Não tem credibilidade alguma! Existem iletrados trabalhadores honestos com mais sabedoria e valores que esse pseudo carreirista ou intelectual da treta.

R

Rm95

Guest
Eu gosto muito de ouvir o coronel jose Henriques. Tenho pena que ele não seja muitas vezes convidado.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,282
26,767
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O Biden é um presidente banal agora... um tipo que lida, até agora com sucesso moderado/total, com uma pandemia, crise económica e uma guerra na Europa é um presidente banal.

Nem quero imaginar o Obama, que foi o pior presidente dos EUA a par do Bush dos últimos 30 anos, o que lhe chamará o caro @Calabote
Podem dizer que o Biden tem uma idade avançada, que comete algumas gafes normais da idade e que não tem grande imprensa (como tinha o Obama, por exemplo)

Agora que tem sido um presidente incrível, que disso não haja dúvida.

Não sei obviamente qual é a opinião dos americanos, não sei se estão felizes ou não, mas que o Biden tem sido um grande presidente, para mim é inquestionável.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,485
12,947
Não sei obviamente qual é a opinião dos americanos, não sei se estão felizes ou não, mas que o Biden tem sido um grande presidente, para mim é inquestionável.
Agora sim percebi a tirada que o Obama foi um mau presidente..aquele velho e pequeno detalhe, que é a opinião/avaliação..do próprio povo que esse presidente é suposto servir em primeiro lugar.

Obama fez mais pelo seu "mercado interno", ergo, os seus cidadãos, as suas condições de vida, saúde, económicas, etc, que uma boa parte dos últimos presidentes americanos.

Claro que para isso ajudou não dar a tradicional importância a política externa aka qual vai ser o novo campo de batalha onde vamos estourar biliões de dólares/vidas americanas para a próxima década e focar-se nos problemas internos, que eram (e continuam a ser) muitos.

Se os democratas vão com Biden para o ano a eleições arriscam-se a que a coisa corra muito mal se o De Santis ganha a nomeação dos republicanos..Biden esse que para o ano terá 82 anos (engraçado ler as opiniões sobre a idade do Presidente que já não é compatível com a gerência de um clube de futebol de um país de pequena dimensão...será que a avaliação é a mesma para gerir a (ainda) maior potência económica e militar do mundo ?).

• Like
Reações: Calabote

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,464
126,852
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Sabes que isso são opiniões muito pessoais, não acho o Biden um super-presidente mas será de longe o mais equilibrado dos últimos 20 anos sem ser espetacular.
O Obama teve alguma empolação e empolgação devido ao facto de ser o primeiro presidente negro e por ter preocupações sociais pouco comuns a presidentes americanos, teve um primeiro mandato jeitoso, depois teve um segundo mandato que foi muito fraco
Bush Jr. era um completo parolo.
O Drumpf bem, acho que nem preciso dizer nada...
Acaba por não ser dificil um presidente normal/médio ficar muito melhor na fotografia no meio destes manés todos.

• Like
Reações: Devilelas

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,282
26,767
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Agora sim percebi a tirada que o Obama foi um mau presidente..aquele velho e pequeno detalhe, que é a opinião/avaliação..do próprio povo que esse presidente é suposto servir em primeiro lugar.

Obama fez mais pelo seu "mercado interno", ergo, os seus cidadãos, as suas condições de vida, saúde, económicas, etc, que uma boa parte dos últimos presidentes americanos.

Claro que para isso ajudou não dar a tradicional importância a política externa aka qual vai ser o novo campo de batalha onde vamos estourar biliões de dólares/vidas americanas para a próxima década e focar-se nos problemas internos, que eram (e continuam a ser) muitos.

Se os democratas vão com Biden para o ano a eleições arriscam-se a que a coisa corra muito mal se o De Santis ganha a nomeação dos republicanos..Biden esse que para o ano terá 82 anos (engraçado ler as opiniões sobre a idade do Presidente que já não é compatível com a gerência de um clube de futebol de um país de pequena dimensão...será que a avaliação é a mesma para gerir a (ainda) maior potência económica e militar do mundo ?).
Eu estou à vontade com essa questão. Nas eleições anteriores, eu próprio disse que Joe Biden era já um pouco velho para o cargo. Obviamente que não está mais novo, agora.
Globalmente tem superado as minhas expectativas.
Mas a questão da idade é seguramente uma questão muito pertinente.

• Like
Reações: Edgar Siska