Guerra Rússia - Ucrânia

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Agora que começou a corrida ao armamento, de onde nascerá o carcanhol? Portugal terá necessariamente de investir em submarinos e caças… alargar as bases aéreas e portos para albergar uns 60 caças e 20 submarinos. Lá terá do BCE começar a imprimir notas até não parar…
Fdx haja noção… nós na realidade nunca cumprimos os mínimos…

Qt ao BCE imprimir notas… ui, verdade! Mas nd a ver com isto.

• Like
Reações: Pinetree

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
Fdx haja noção… nós na realidade nunca cumprimos os mínimos…

Qt ao BCE imprimir notas… ui, verdade! Mas nd a ver com isto.
Vamos fazer o quê Baionetas? O dinheiro, a tecnologia e conhecimento têm de vir de fora, nos alugamos o terreno e a mão de obra menos qualificada. É melhor começarmos por submarinos ou caças hipersonicos do que por carros e carrinhos e camionetas!

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
A Rússia por exemplo.

Uns tentam impor com dinheiro. Outros com balas.
Sim, e era pior no tempo da União Soviética, quando dois países tentavam controlar meio mundo.
Nessa altura nem existia a China como há hoje.
Como li ontem, esta guerra é uma tempestade, mas a China é a mudança climática.

Todos nós vemos o mundo através de lentes, cada um à sua maneira, a desinformação serve para influenciar essas lentes.
Uma das formas de ver o mundo é o etnocentrismo. Eu vejo e analiso a partir da minha perspectiva. Óbvio, porque é a que tenho.
Para tentar percepcionar o mundo através do ponto de vista do outro eu tenho que tentar por me no lugar dele, ver o que sente, como pensa, como vê o mundo.

Eu não concordo com invasões à Ossétia, à Crimeia ou à Ucrânia. Mas consigo perceber as razões (que para mim não justificam as acções) por detrás dessas invasões: são territórios vizinhos e a Rússia sente-se ameaçada, por razões várias. Tal como tento perceber o porque da ascensão da Nazismo, dos fascismos, etc. Temos de tentar compreender as suas razões e não apenas rotulá-los de loucos malucos ditadores, porque sabemos bem que não é assim, e se não compreendermos essas razões não as conseguiremos voltar a impedir no futuro.

E também percebo porque razão os americanos se metem em guerras do outro lado do planeta, mas aí é ainda menos justificável. Porque razão se metem eles no Iraque? Porque razão se meteram na Jugoslávia? Quem financiou o Mobotu no Congo? Quem forneceu as armas para matar o Trujillo na Republica Dominicana? Porque razão caucionaram a invasão indonésia de Timor (volto a frisar , era português)? Quem ajudou em golpes e contragolpes no Laos, Cambodja e no Vietname? Quem instalou o Pinochet, um ditador sanguinário no poder? Quem meteu o Vilela no poder na Argentina?

Tens também as guerras dos anos 80, proxy wars, Angola, Moçambique, Etiópia, a lista é enorme, ou os anos 2000, e para quem quiser, os wikileaks estão disponíveis.

Mas voltando às lentes e ao etnocentrismo, quando vejo o Brasil a dizer que não envia tanques para a Alemanha e não quer guerra mas sim paz, vejo a Índia a não condenar a Rússia, vejo a China ou a África do Sul a reafirmar o seu compromisso com a Rússia, vejo Angola, Moçambique, Paquistão, Síria, Índia, Indonésia, ou seja, quando vejo o mundo pobre, o Sul Global, a não tomar posição, isso leva-me a questionar a minha posição, a minha perspectiva.
Se calhar eles estão a ver algo que eu não vejo, da minha posição EUROcentrica, porque sim, sou europeu, fui criado a acreditar em democracia, na palavra da bíblia (felizmente hoje sou ateu), num conjunto de valores que julgo serem universais. Mas não são.
Grande parte da população mundial vive em países radicalmente diferentes, cultura religiao tudo, e essa parte do mundo, até bastante populosa, desconfia das soluções americanas (e europeias, mas a europa nao conta para o totobola).

Se essa parte do mundo, que foi durante largas centenas de anos explorada precisamente por europeus, não toma uma posição tão acentuada nem decisiva como esperávamos, isso devia dar que pensar não apenas a mim, mas a muita gente.
Aliás, o Macron já se começou a questionar: https://www.france24.com/en/europe/...exposes-splits-between-global-north-and-south

Será que a nossa forma de pensar é a mais correcta? Será que é a única? Será que é o certo? Será que não existem outras alternativas? Será que os povos cujos valores levaram a duas guerras mundiais e centenas de outros conflitos estão mais aptos a resolver este conflito do que povos que foram durante anos vítimas das suas políticas? Será que podemos confiar mais nestes valores e políticas do que p.e. nos Chineses, indianos, ou nos sul africanos, pátria de Ghandi, Mandela ou

Eu não estou seguro disso.

• Love
Reações: BSilva e Tails

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,344
Não comparei nada. Apenas relatei o que me aconteceu. Estatisticamente sou a anomalia, não tenho qualquer dúvida.
Mas quantas vezes andaste no rio de janeiro?
É que uma coisa é ir lá de férias e passar 5 dias, outra coisa é viver lá... Comparar meia dúzia de dias no Brasil com uma vida em Portugal não é bem o mesmo.
No rio de janeiro á noite nem paras nós semáforos...

• Like
Reações: Edgar Siska

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,344
Agora que começou a corrida ao armamento, de onde nascerá o carcanhol? Portugal terá necessariamente de investir em submarinos e caças… alargar as bases aéreas e portos para albergar uns 60 caças e 20 submarinos. Lá terá do BCE começar a imprimir notas até não parar…
Portugal nunca cumpriu com o que foi acordado com a NATO, gastar 2% do PIB em armamento. Aliás Portugal e muitos outros países europeus.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,344
É por isso que os milhares de brasileiros estao a fugir do Brasil, " segurança a mais".

E elogiam logo Portugal pela "insegurança "

Neste forum lemos pérolas digas no serbenfiquista.
Conheci um Brasileiro que morava num condomínio fechado, e entraram vários gajos de G3 lá dentro e a mulher dele foi inclusive baleada, por sorte a mulher sobreviveu e ele assim que ela recuperou saiu do Brasil e veio para Portugal, e segundo ele até vivia bem lá. Mas segurança era nenhuma.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,344
Surreal incessante procura de protagonismo à custa de uma guerra:

Esse filha da p*t@ do trump era o boneco ideal do puton. Ele contava que essa merda ganhasse as eleições outravez, e se tivesse ganho não tenham dúvidas que os Ucrânianos já estavam tomados pelos russos. Felizmente ganhou Biden, o único homem com pulso forte para meter esses nazis soviéticos no sitio.

Eu nem quero pensar se lá estaria o trump. A Europa ficava ao abandono, e sem armamento corríamos o sério risco de entrar numa guerra com a russia, onde estaríamos fodidos. Iriam serm anos de regressão, e onde provavelmente muitos de nós iriam empunhar g3 e seríamos lançados para defender solo europeu. Lembro que trump queira que os estados unidos saíssem da Nato.

Sou vos sincero, para estes merdas que tanto criticam os Estados Unidos de barriga cheia seria ouro sobre azul, mas se calhar esses seriam os primeiros a fugir como ratos.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,344
Está neste momento a falar o nazi do puton, só visto a plateia. Parecem robots a aplaudir, inacreditável a propaganda e o medo que paira naquela sala.
É isto que meia de users aqui defendem, tal como o pzp, desconfio seriamente que hajam por aí indivíduos a ganhar dinheiro de forma vergonhosa para defender este regime nazi. Pena que não se descubram e exponham esses merdas, essas put@s informáticas.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,789
33
Vila Das Aves
Está neste momento a falar o nazi do puton, só visto a plateia. Parecem robots a aplaudir, inacreditável a propaganda e o medo que paira naquela sala.
É isto que meia de users aqui defendem, tal como o pzp, desconfio seriamente que hajam por aí indivíduos a ganhar dinheiro de forma vergonhosa para defender este regime nazi. Pena que não se descubram e exponham esses merdas, essas put@s informáticas.
A ironia perfeita é um boneco que às vezes aparece a filmar o discurso com um iPhone.

• Like

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,789
33
Vila Das Aves
Diz ele que a inflação na russia será 4%🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu já desisti de ouvir este Hitler da wish.

Ele próprio contradiz-se na mesma frase, ainda há pouco:

"No ocidente, primeiro as armas, depois a manteiga".

Na frase seguinte:

"As forças armadas tem de estar em primeiro lugar "

E ainda existem "ocidentais" que apoiam isto.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,344
Eu já desisti de ouvir este Hitler da wish.

Ele próprio contradiz-se na mesma frase, ainda há pouco:

"No ocidente, primeiro as armas, depois a manteiga".

Na frase seguinte:

"As forças armadas tem de estar em primeiro lugar "

E ainda existem "ocidentais" que apoiam isto.
Disse há pouco que o objectivo é desnazificar junto a fronteira! Alto que agora já não é a Ucrânia toda... Isto é um assumir que está a levar no pelo e já fala em negociação de paz...
Mas agora está fodido porque já sabe o que aí vem, abandonar todo o terreno Ucraniano, os Estados Unidos até agora deixou o brincar as guerras, mas agora as coisas vão endurecer e o russos que se preparem que até da Crimeia vão sair.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,789
33
Vila Das Aves
Disse há pouco que o objectivo é desnazificar junto a fronteira! Alto que agora já não é a Ucrânia toda... Isto é um assumir que está a levar no pelo e já fala em negociação de paz...
Mas agora está fodido porque já sabe o que aí vem, abandonar todo o terreno Ucraniano, os Estados Unidos até agora deixou o brincar as guerras, mas agora as coisas vão endurecer e o russos que se preparem que até da Crimeia vão sair.
Ai agora é só junto a fronteira.

Há uma hora atrás era a Ucrânia toda.

É de realçar a cara enfadonha com que a maioria dos bonecos está.

• Like

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,344
Ai agora é só junto a fronteira.

Há uma hora atrás era a Ucrânia toda.

É de realçar a cara enfadonha com que a maioria dos bonecos está.
Muitos estão lá a olhar para o tecto.... É só ridículo. Estão lá por obrigação e não por convicção.

É está merda que alguns bonecos portugueses apoiam.

Última edição: