E que nível é esse. É que o único jogador que podemos ter a certeza que foi o Sérgio que pediu foi o Zé Luis. Foram esses os jogadores que a SAD negou ao Sérgio? E volto a dizer, houve ou não houve uma proposta de 23M pelo Zaidu? E se houve, o Sérgio foi ouvido? Foi o Sérgio que rejeitou? Qual a opinião do Sérgio sobre um possível regresso do Moutinho? E o substituto do Vitinha, era um jogador com as características dele ou do Herrera?
E atenção que não estou com isto a defender a SAD. JNPC está a destruir tudo o que construiu e não sei se haverá alguma coisa para salvar quando finalmente sair da direcção do clube (que só acredito que aconteça com o seu falecimento. Acho que volta a ganhar em 2024, 2028...). Mas tenho muitas dúvidas sobre as verdadeiras responsabilidades na construção do plantel e tenho muito mais dúvidas se o tipo de jogadores que queríamos no plantel e aqueles que o Sérgio queria no plantel seriam similares.
Até porque foi o ano em que menos vi ressabiamento do Sérgio com o mercado.
A narrativa pública é que:
- Sad vendeu Vitinha e Fabio Vieira;
- Sad garantiu que nao vendia mais ninguem para o treinador nao sair - recusamos boas propostas pelo Zaidu, Evanilson e Taremi;
- Com o dinheiro das vendas fez-se 1 forcing para renovar com o mbemba - à falta de acordo foi-se em grande para 1 substituto;
- Saída do Francisco surpreendeu a SAD;
- Véron foi imediatamente contratado;
- Meio campo foi Zaracho ou nada - aparentemente em acordo com o treinador (rejeitou o Xeka pelo menos). Se calhar porque via o Otávio no meio e acredita no potencial do eustaquio;
- Diogo costa está vendido em janeiro ou final da época e por isso contratou-se o Samuel Portugal.
Acredito que a interpretação até pode ter sido considerar que vamos ter 1 época partida em dois. Jorge Mendes consegue vender o Diogo em Janeiro e aí contrata-se um médio. Até lá apostava-se no que já se conhece (Otávio).
Agora independetemente disto ter sido exactamente assim ou não, o plantel tem qualidade mutio superior ao nível exibido. Não é pelo plantel ser "tão fraco" que já levamos 2 goleadas de equipas manifestamente inferiores.