Eu sei. Amadora é um autêntico benfiquistão. Que antro.
Sim, fruto de muita gente, oriunda do norte, que foi para aí trabalhar nas últimas duas/três décadas e que foram fazendo os seus filhotes.
Na margem sul é onde temos mais e também na península de Setúbal. Onde há menos é na zona saloia.
Já somos mais que os Belenenses já é um feito
para quem conhece e é alfacinha sabe.
Exactamente a zona da Amadora, Benfica é onde começa a linha de Sintra e aí sim o Benfica é totalitário e na chamada zona saloia antigas zonas periféricas rurais de Lisboa da saudosa Beatriz Costa.
Lisboa cidade é mais sportinguista disso não tenho a menor dúvida mesmo. Aliás acho que o Sporting ganharia mais se fosse mesmo Sporting Lisboa e não Sporting de Portugal porque é um clube mais bairrista e identitário que o Benfica.
A margem sul é outra coisa. E aí o efeito academias Alcochete e Seixal teve muito efeito.
A margem sul acho que é a região da grande Lisboa onde o Portismo mais cresceu. E não cresceu mais devido as academias e os efeitos sociais de poder que as academias têm.
Até porque a margem sul pertence ao distrito de Setúbal e Setúbal é uma cidade com muita personalidade. Onde há mesmo adeptos do Vitória. E onde o FCPorto teve uma grande implementação como tinha no Montijo, Seixal mas onde o efeito academias não permitiu um crescimento maior .
Por isso é que é vital o FCPorto na minha opinião ter uma Academia coincidente com a sua dimensão porque o impacto social de uma academia é brutal e imensurável.