Guerra Rússia - Ucrânia

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,638
4,614
Vou ficar aqui no "in between" dos vossos comentários, tanto os do meu caro, como do colega que falou nessas coisas.

...

Quanto ao Brexit fazer sentido, infelizmente os próprios britânicos vão sabendo que não fez muito.
...
Nao fez, nao faz nem nunca fara!!

Mas isso ai, infelizmente, ja e a minha dor pessoal a falar!!

• Like
Reações: Edgar Siska

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
45,971
71,609
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Nós nisso até somos dos melhores, temos uma capacidade óptima de aprender idiomas.
E apesar de hoje em dia termos uma boa parte da população já com algum nível de fala e interpretação do inglês, há uns anos lidei com muito jovem licenciado...que não sabia nada, sabia umas palavras soltas. Na empresa onde trabalhei, e no sector onde eu estava era obrigatório (além de que tínhamos um punhado de ingleses e americanos na equipa). Mas tínhamos um departamento que analisava dados para nós (era uma seca de passarem 8 horas a analisar folhas de cálculo) mas eu tinha de lá ir N vezes (era um andar abaixo) traduzir porque haviam dúvidas, e muitas vezes chegavam cá acima más interpretações e erros e eram horas e horas.
Tudo porque nesse departamento era apenas "preferencial".

Eu ficava chocado, homens e mulheres de 24 ou 25 anos que não conseguiam interpretar. Tanto que eu chegava lá e dizia "a partir daqui só falo em inglês contigo, como fazemos lá em cima".
O certo é que muitas vezes também era preguiça, ao fim de uns meses melhoravam muito com este exercício.

Mas há países na UE bem piores nesse aspecto.
A maior parte do pessoal que eu conheço que é fluente em inglês ou andou em institutos ou aprendeu sozinho, seja porque precisava dele para jogos de PC ou para streaming ou whatever
Na escola em que andei até ao secundário os profs de inglês eram péssimos e a maioria do pessoal se quisesse aprender nas aulas não conseguia
Mas acho que a tendência é para que o pessoal mais novo seja cada vez mais fluente no inglês porque ao dia de hoje todos eles andam nas redes sociais, nos videojogos e coisas parecidas e aí toda a comunicação é feita em inglês

B

BSilva

Guest
Vou ficar aqui no "in between" dos vossos comentários, tanto os do meu caro, como do colega que falou nessas coisas.

Acho que sim, a UE deve estreitar ainda mais a cooperação, ter um plano geral económico, e militar, a força da Europa depende muito disso.
Obviamente que isto que falo nunca incluiria a perda de identidade dos países constituintes da União Europeia, nem alterações há sua língua, apenas o status comum actual de todos terem a sua língua mas haver digamos uma ou duas línguas para comunicação geral dentro do aparato político da União como é o caso (inglês e francês).

Quanto ao Brexit fazer sentido, infelizmente os próprios britânicos vão sabendo que não fez muito.
Assim como do outro lado do atlântico se sofreu o trumpismo, eles tiveram uma vaga de jingoísmo parvo proporcionado por um número de partidos "one issue", de tipos arrependidos de "terem salvo o continente", de algum tique de superioridade e saudosismo do império.
E foi feito com muitas táticas soezes inclusive do despenteado, que prometeu cumprir coisas e assinou acordos que não planeava cumprir, só para ganhar as eleições porque o povo já estava farto das indecisões do parlamento.
Mas isso são outras coisas.
O inglês já é a língua franca mundial, como foi o francês no séc. XIX!
Aliás não deixo de notar que estas crises, sejam elas de carácter económica como foi a de 2008, seja por esta ultima crise sanitária, crise energética, ou outra crise qualquer, para logo voltarmos a falar aqui na Europa para mais integração!

É de Repúdio!
A preguiça e egoísmo ostensivos demonstrado por parte de alguns que não pretendem abdicar do nível de vida "dado" por esta Europa, em detrimento daquilo que somos e donde viemos, não tem paralelo!
Aliás, começa a ganhar força, a narrativa de deixar também capitular a Ucrânia, para continuarmos com o nosso estilo de vida!

Já foi dito: "Quem abdica da liberdade para ter um pouco mais segurança, não é digno de uma coisa ou outra, e perde ambas!"

Já nos esquecemos das "lições" desta Europa, nos idos de 2008 - 2010, sobre a Grécia por exemplo, em que foi ajoelhada por burocratas da Troika e por Wolfgang Schauble, ministro das Finanças Alemão - o verdadeiro "patrão"!

Não tenhamos dúvidas, somos hoje governados por burocratas de Bruxelas, que por sua vez obedecem à directoria dos países mais poderosos europeus - principalmente a Alemanha, e seus acólitos - Países Baixos, França!!
Hoje a Europa, não é mais constituída por parceiros igualitários, mas sim por um Directório que foi criado em 2008 e que forçou a capitulação dessa Europa democrática e pluralista.

O que me choca, é que alguns ainda assim teimam, quais meninos assustados e de "cueca borrada", em correr para os braços desta Europa de olhos vendados, em nome de segurança!
Mas que digo eu... De facto, só mesmo um povo cada vez mais pelintra e pilantra, pode ansiar por tal tábua de salvação!
Triste!

• Like
Reações: panenka

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
757
1,784
Conquistas
6
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
Isso acontece porque o próprio Carlos Branco é mais competente que os lideres militares russos. O q ele diz faz sentido… se acontece assim ou não, já não é da sua responsabilidade.

Ainda há dias o Kirby, penso q foi ele, reconheceu que as capacidades russas foram sobre estimadas!

Andamos dias a olhar para um comboio de 60km a caminho de Kiev e todos a se perguntarem o que é q estava a acontecer pq não fazia sentido. Quase ninguém arriscou dizer que era incompetência. Mas foi mesmo.
meu caro, eu não vou analisar a carreira militar desse escroque porque, graças a deus, não é da minha competência… eu só analiso o que ele diz… e ora mente, ora diz meias verdades, e quando mente e quando aldraba é sempre para o mesmo lado… mas deixa … tb tenho um amigo benfiquista que diz que o António Rola foi um árbitro internacional e eu já deixei de discutir por isso…

• Like

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,785
31,798
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Os serviços secretos das grandes potencias do ocidente já referiram que Portugal tem imensos vendidos a céu aberto e que somos um elo fraco em termos de segurança de informação na NATO.
Até presidentes da Câmara da capital tivemos a trabalhar para os russos.
Depois de ouvir alguns destes pardais das cúpulas militares, urge fazer uma limpeza no exército, exonerar uns quantos indivíduos.

Se isto fosse uma guerra mundial, ou escalasse para um conflito global estávamos todos fodidos aqui. Estes tipos iam abrir os portões ao inimigo.
São os chamados MICE.. e temos alguns a ter bastante tempo de antena..

• Like

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,918
150,201
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A maior parte do pessoal que eu conheço que é fluente em inglês ou andou em institutos ou aprendeu sozinho, seja porque precisava dele para jogos de PC ou para streaming ou whatever
Na escola em que andei até ao secundário os profs de inglês eram péssimos e a maioria do pessoal se quisesse aprender nas aulas não conseguia
Mas acho que a tendência é para que o pessoal mais novo seja cada vez mais fluente no inglês porque ao dia de hoje todos eles andam nas redes sociais, nos videojogos e coisas parecidas e aí toda a comunicação é feita em inglês
Eu também aprendi mais sozinho do que outra coisa, mas muito cedo, porque cedo me interessei pela música (aos 6 anos já ouvia álbum atrás de álbum de clássicos do meu pai e das tendências da altura também), via os filmes e muitas vezes tentava compreender pelo som em vez de legendas. Quando cheguei âs primeiras aulas já estava num nível bem mais a frente. Eu basicamente era o ajudante da professora, mas tive uma professora boa (foi sempre mesma do 5º ao 8º, depois no 9º tive uma lisboeta que levava o filho e eu jogava as cartas com ele na aula). Do 10º ao 12º tive uma professora muito boa, era aliás ela quem fazia os manuais de Inglês para o ensino básico e secundário. Além de boa professora era uma senhora fantástica, só se falava e tinha conversas em inglês nas aulas, ela era extremamente viajada, e todos os anos trazia histórias das viagens dela, nunca eram destinos comuns de praia e sol, ela ia ao Laos, ao Cambodja, à Tanzânia, Índia, Irão....

• Like
Reações: AjpAlmeida e jcmp17

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,941
Aliás não deixo de notar que estas crises, sejam elas de carácter económica como foi a de 2008, seja por esta ultima crise sanitária, crise energética, ou outra crise qualquer, para logo voltarmos a falar aqui na Europa para mais integração!

É de Repúdio!
A preguiça e egoísmo ostensivos demonstrado por parte de alguns que não pretendem abdicar do nível de vida "dado" por esta Europa, em detrimento daquilo que somos e donde viemos, não tem paralelo!
Aliás, começa a ganhar força, a narrativa de deixar também capitular a Ucrânia, para continuarmos com o nosso estilo de vida!

Já foi dito: "Quem abdica da liberdade para ter um pouco mais segurança, não é digno de uma coisa ou outra, e perde ambas!"

Já nos esquecemos das "lições" desta Europa, nos idos de 2008 - 2010, sobre a Grécia por exemplo, em que foi ajoelhada por burocratas da Troika e por Wolfgang Schauble, ministro das Finanças Alemão - o verdadeiro "patrão"!

Não tenhamos dúvidas, somos hoje governados por burocratas de Bruxelas, que por sua vez obedecem à directoria dos países mais poderosos europeus - principalmente a Alemanha, e seus acólitos - Países Baixos, França!!
Hoje a Europa, não é mais constituída por parceiros igualitários, mas sim por um Directório que foi criado em 2008 e que forçou a capitulação dessa Europa democrática e pluralista.

O que me choca, é que alguns ainda assim teimam, quais meninos assustados e de "cueca borrada", em correr para os braços desta Europa de olhos vendados, em nome de segurança!
Mas que digo eu... De facto, só mesmo um povo cada vez mais pelintra e pilantra, pode ansiar por tal tábua de salvação!
Triste!
Não deixa de ser engraçado que critiques precisamente os países onde há mais liberdade e segurança. Mas tens razão, esta EUropa é malvada e nazificada, razão terá o Putin. Interesses e desigualdades haverá sempre, infelizmente. Só que nuns mais que outros.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,918
150,201
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

É de Repúdio!

Triste!
Já compreendemos que és euro-céptico.
Não precisas de exagerar, compreendemos à primeira.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,667
28,162
Gaia
Nunca imaginei que neste século as Forças armadas do meu País andassem pejadas de generais e chefias comunas pró URSS/RUssia.
Uma pena não os colocar em Mariupol a negar evidencias e lutar contra o batalhao azov no meio dos tchechenos.

B

BSilva

Guest
Não sei onde é que introduzir uma língua comum a partir dos 3 anos nega a língua materna de cada país, mas ok.
Ao contrário, eu li o seu comentário até ao final, apesar de não concordar com quase nada.
Se o colega desconhece as implicações de tal medida, tal significa não perceber nada de nada!
É não perceber de História de Portugal, é não perceber de História das Nações Europeias, é não perceber de geopolítica, é não perceber de cultura dos povos e seu identitarismo, é não perceber todo um passado milenar de mais de 4000 anos de judaísmo-cristianismo...
O que defende é apenas uma standardização cultural, assim como uma reengenharia económico-social para 500 milhões de cidadãos!
Típico de sistemas de ensino apostados na alienação dos seus cidadãos, votados ao paganismo cultural e gentrificação pan europeias!
Mas isto seria conversa para longas horas!

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,638
4,614
Podes contar.

Claro que não faz.
Desde um aumento absurdo do custo de vida, muito maior do que se quer passar aqui no pais, e nao so "devido ao covid e problemas logisticos", um aumento maior do que eu sinto a visitar Portugal ou Alemanha (2 paises que visito regularmente), Listas de espera no NHS, aqui afectado pelo Covid, mas exarcebado pela falta de contratacoes de pessoal com educacao superior, a amigos espanhois, italianos, gregos que saltaram fora da ilha, acabando pela empresa de aguas que eu trabalho que para contratar alguem tem ofertas abertas quase 1 ano e ninguem responde pk ja nao ha o Europeu que vinha para aqui formado e pronto a trabalhar. Ate mandar uma merda de uma caixa pa familia em Portugal, se eu quiser, hoje em dia parece um aventura e sai caro.

Isto tudo alicerçado em claras mentiras durante o referendo, mas o que mais me irrita mesmo e a falta de coragem dos Ingleses (pagam os escoceses, Irlandeses e galeses) para assumirem o que fizeram culpando todos e tudo pela situacao actual do pais menos o Brexit.

Mas pa alguns faz logica por causa do bicho papao da UE.... uhhhhh o bicho papao....

É de Repúdio!

Triste!
Que liberdade teria um pais como Portugal com 10M de habitantes se tivesse "orgulhosamente so", se alguem quisesse a tirar de nos?

Iamos lutar com o ouro das nossas igrejas?

Muito bonito falar em orgulho e nacionalidade, mas no mundo real isso equivale tanto como as historias da carochinha.

A Grecia aldrabou as contas tantos anos, Portugal andou e nao por falta de aviso (a Ferreira Leite bem tentou avisar) a brincar aos orcamentos, mas depois a culpa e da resposta da europa? Isso nao e um pouco contraditorio com a tua visao?

Algo nao pode ser forte e fraco ao mesmo tempo!!!

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
757
1,784
Conquistas
6
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
Desculpe quem se sentir ofendido, é exactamente esse o objectivo

As guerras, todas, tem lados, geralmente há lado o certo e o lado errado…

E poucos são os conflitos em que tao facilmente se sabe quem está certo e quem está errado.

Pelo que para mim quem defende (aldraba ou procura atirar areia para os olhos) a agressão russa tem exactamente o mesmo valor
(e ate começa com Z, vejam lá a puta da coincidência) que o Putin…

.
Mas agradeço a todos os zeritos que defendem as teses russas, poupam-me tempo a tentar perceber se são pessoas ou invertebrados… é que há alguns que enganam, melhor, enganavam

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,941
Nunca imaginei que neste século as Forças armadas do meu País andassem pejadas de generais e chefias comunas pró URSS/RUssia.
Uma pena não os colocar em Mariupol a negar evidencias e lutar contra o batalhao azov no meio dos tchechenos.
Sinceramente não me surpreende. Uma parte substancial desses generais e chefias que provavelmente nunca enfrentaram uma guerra, devem estar a rejubilar com tamanha ação bélica em pleno coração da Europa. Aposto que os olhos de muitos deles até brilhavam sempre que viam aqueles desfiles bélicos lá na praça Vermelha. Quase que apostava que alguns até pívias batem com este tipo de conteúdo a que assistimos.

• Haha

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,918
150,201
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Desde um aumento absurdo do custo de vida, muito maior do que se quer passar aqui no pais, e nao so "devido ao covid e problemas logisticos", um aumento maior do que eu sinto a visitar Portugal ou Alemanha (2 paises que visito regularmente), Listas de espera no NHS, aqui afectado pelo Covid, mas exarcebado pela falta de contratacoes de pessoal com educacao superior, a amigos espanhois, italianos, gregos que saltaram fora da ilha, acabando pela empresa de aguas que eu trabalho que para contratar alguem tem ofertas abertas quase 1 ano e ninguem responde pk ja nao ha o Europeu que vinha para aqui formado e pronto a trabalhar. Ate mandar uma merda de uma caixa pa familia em Portugal, se eu quiser, hoje em dia parece um aventura e sai caro.

Isto tudo alicerçado em claras mentiras durante o referendo, mas o que mais me irrita mesmo e a falta de coragem dos Ingleses (pagam os escoceses, Irlandeses e galeses) para assumirem o que fizeram culpando todos e tudo pela situacao actual do pais menos o Brexit.

Mas pa alguns faz logica por causa do bicho papao da UE.... uhhhhh o bicho papao....

Que liberdade teria um pais como Portugal com 10M de habitantes se tivesse "orgulhosamente so", se alguem quisesse a tirar de nos?

Muito bonito falar em orgulho e nacionalidade, mas no mundo real isso equivale tanto como as historias da carochinha.

A Grecia aldrabou as contas tantos anos, Portugal andou e nao por falta de aviso (a Ferreira Leite bem tentou avisar) a brincar aos orcamentos, mas depois a culpa e da resposta da europa? Isso nao e um pouco contraditorio com a tua visao?

Ah, vives no UK. O meu primo também lá vivia com a namorada em MK. Acabou por sair e ir trabalhar e viver para Espanha.
Tudo isso também o afectou, isso e uma estranha perseguição ao europeu. Como se os britânicos não fossem eles próprios, dentro ou fora da UE, europeus (não devem ser índios concerteza).

O COVID e o surgimento da guerra ajudou a esbater a discussão em torno do desastre do Brexit, que era uma discussão que eu acompanhava com frequência.

• Like
Reações: grandeporto e D10s

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,941
Felizmente, andei bastante ocupado neste fim-de-semana, pelo que não tive oportunidade de acompanhar as notícias, pelo que estou a ver estas notícias do massacre de Bucha pela primeira vez... Fico triste, chocado mas nada surpreendido. Nas guerras há sempre acontecimentos que não respeitam a lógica nem o bom senso. E já venho a dizer há bastante tempo que ainda não vimos nada, isto ainda vai piorar muito antes de melhorar. A Ucrânia, a Rússia e até mesmo a restante Europa nunca serão as mesmas...

B

BSilva

Guest

Não, não é contraditório!
Responsabilidades severas dos estados membros existiram, e como resposta da UE tivemos a humilhação política e públicas desses mesmo estados membros, bem plasmado aliás no acrónimo PIGS!!

O Brexit ainda foi ontem, no futuro veremos quem tem razão.

Na pandemia, o que funcionou foram os estados membros, e foi o salve-se quem puder, a UE apenas serviu para comprar injectáveis mais baratos devido à economia de escala!!
O que está correcto, teve essa serventia, aliás vai ao encontro da suas origens de BENELUX, e como comunidade ECONÓMICA! Nada mais!

Já cá, o tradicional bom aluno europeu, tem administrações hospitalares em demissão em bloco quase semanais, caos nos hospitais, ofertas de emprego sem pretendentes há meses!!!, empresas que não abrem portas por falta de mão de obra, e algumas até têm saído do país, PIB per capita a encolher, indisciplina escolar, jovens que "sovam" pais, avós e professores, forças de segurança desrespeitadas e desautorizadas, falta crónica de investimento público produtivo, serviços públicos sub-orçamentados e com falta de funcionários, alunos sem professores, faltam médicos especialistas nos nossos hospitais, e isto com 750.000 funcionários públicos na folha de pagamentos público (quase 20% da força laboral da nossa população activa), etc.

Bem mais que esse Brexit..

Pensando bem, se calhar só mesmo pendurados na "teta" da Europa é que poderemos existir!

Vamos lá todos aprender "europês", mudemos a bandeira nacional para uma mais de tons arco-íris e com o símbolo da canábis condizente com o nouvelle pluralismo, abdiquemos do "Feliz Natal" para não "ofender" as susceptibilidades e sentimentos do outro que vem de outras latitudes, apoiemos as pessoas "lactantes" e venham de lá mais uns ecus!!
Viva "esta" Europa!

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,638
4,614
Não, não é contraditório!
Responsabilidades severas dos estados membros existiram, e como resposta da UE tivemos a humilhação política e públicas desses mesmo estados membros, bem plasmado aliás no acrónimo PIGS!!

O Brexit ainda foi ontem, no futuro veremos quem tem razão.

Na pandemia, o que funcionou foram os estados membros, e foi o salve-se quem puder, a UE apenas serviu para comprar injectáveis mais baratos devido à economia de escala!!
O que está correcto, teve essa serventia, aliás vai ao encontro da suas origens de BENELUX, e como comunidade ECONÓMICA! Nada mais!

Já cá, o tradicional bom aluno europeu, tem administrações hospitalares em demissão em bloco quase semanais, caos nos hospitais, ofertas de emprego sem pretendentes há meses!!!, empresas que não abrem portas por falta de mão de obra, e algumas até têm saído do país, PIB per capita a encolher, indisciplina escolar, jovens que "sovam" pais, avós e professores, forças de segurança desrespeitadas e desautorizadas, falta crónica de investimento público produtivo, serviços públicos sub-orçamentados e com falta de funcionários, alunos sem professores, faltam médicos especialistas nos nossos hospitais, e isto com 750.000 funcionários públicos na folha de pagamentos público (quase 20% da força laboral da nossa população activa), etc.

Bem mais que esse Brexit..

Pensando bem, se calhar só mesmo pendurados na "teta" da Europa é que poderemos existir!

Vamos lá todos aprender "europês", mudemos a bandeira nacional para uma mais de tons arco-íris e com o símbolo da canábis condizente com o nouvelle pluralismo, abdiquemos do "Feliz Natal" para não "ofender" as susceptibilidades e sentimentos do outro que vem de outras latitudes, apoiemos as pessoas "lactantes" e venham de lá mais uns ecus!!
Viva "esta" Europa!

Pois tudo muito bonito, veremos em 2066 quem tem razao, que e esse o prazo dado pelo Jacob Rees-mogg um das figuras do Brexit. Problema e que nessa altura eu ja devo ser po.

O tradicional bom aluno europeu que falas, apenas quis parecer bom aluno, porque nos nao aprendemos nada mas depois vamos ver e na lista 20 paises mais desenvolvidos do mundo e veras que muitos pertencem a UE portanto, a culpa nao e da UE.

A UE eu vi bem no processo do Brexit e a desculpa perfeita para politicos e politicas falhadas. A desculpa ideal mas voces falam mal dos politicos mas fazem lhe os jogos todos.

Quanto ao ultimo paragrafo, o que o cu tem a ver com as calças?

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,977
3,616
Vila Nova de Gaia, 1981
Andam aquelas pessoas a matarem-se a defender não apenas os ideais mas sim interesses económicos.
Nao estao todos a defender:uns estao a defender outros estao a atacar porque ha um invasor e um invadido

burros de ucranianos que estao a defender a terra que lhes dá de comer e os trabalhos,as casas e familias. realmente onde ja se viu. Decidiram aderir ao "capitalismo" e ao "mundo livre", blasfemia. Como ousam achincalhar o passado da URSS,ter eleiçoes e ter voz popular publica?O inferno vai cair sobre eles....Com certeza sr putin, tenho aqui este shopping que emprega centenas de pessoas , mas faço questao que,como dá lucro,vossa excelencia possa rebentar com isto tudo e levar uns trabalhadores por arrasto. afinal estao a defender os ideais, o capitalismo ou os nazis e a nato e os homossexuais e as oaradas gay? ja nao percebo nada!!!!!

Última edição:
B

BSilva

Guest
Não deixa de ser engraçado que critiques precisamente os países onde há mais liberdade e segurança. Mas tens razão, esta EUropa é malvada e nazificada, razão terá o Putin. Interesses e desigualdades haverá sempre, infelizmente. Só que nuns mais que outros.
Liberdade e segurança?!
Informe-se melhor, caro colega, e não se esqueça de passar os olhos primeiro pela França!