Vou ficar aqui no "in between" dos vossos comentários, tanto os do meu caro, como do colega que falou nessas coisas.
Acho que sim, a UE deve estreitar ainda mais a cooperação, ter um plano geral económico, e militar, a força da Europa depende muito disso.
Obviamente que isto que falo nunca incluiria a perda de identidade dos países constituintes da União Europeia, nem alterações há sua língua, apenas o status comum actual de todos terem a sua língua mas haver digamos uma ou duas línguas para comunicação geral dentro do aparato político da União como é o caso (inglês e francês).
Quanto ao Brexit fazer sentido, infelizmente os próprios britânicos vão sabendo que não fez muito.
Assim como do outro lado do atlântico se sofreu o trumpismo, eles tiveram uma vaga de jingoísmo parvo proporcionado por um número de partidos "one issue", de tipos arrependidos de "terem salvo o continente", de algum tique de superioridade e saudosismo do império.
E foi feito com muitas táticas soezes inclusive do despenteado, que prometeu cumprir coisas e assinou acordos que não planeava cumprir, só para ganhar as eleições porque o povo já estava farto das indecisões do parlamento.
Mas isso são outras coisas.
O inglês já é a língua franca mundial, como foi o francês no séc. XIX!
Aliás não deixo de notar que estas crises, sejam elas de carácter económica como foi a de 2008, seja por esta ultima crise sanitária, crise energética, ou outra crise qualquer, para logo voltarmos a falar aqui na Europa para mais integração!
É de Repúdio!
A preguiça e egoísmo ostensivos demonstrado por parte de alguns que não pretendem abdicar do nível de vida "dado" por esta Europa, em detrimento daquilo que somos e donde viemos, não tem paralelo!
Aliás, começa a ganhar força, a narrativa de deixar também capitular a Ucrânia, para continuarmos com o nosso estilo de vida!
Já foi dito: "Quem abdica da liberdade para ter um pouco mais segurança, não é digno de uma coisa ou outra, e perde ambas!"
Já nos esquecemos das "lições" desta Europa, nos idos de 2008 - 2010, sobre a Grécia por exemplo, em que foi ajoelhada por burocratas da Troika e por Wolfgang Schauble, ministro das Finanças Alemão - o verdadeiro "patrão"!
Não tenhamos dúvidas, somos hoje governados por burocratas de Bruxelas, que por sua vez obedecem à directoria dos países mais poderosos europeus - principalmente a Alemanha, e seus acólitos - Países Baixos, França!!
Hoje a Europa, não é mais constituída por parceiros igualitários, mas sim por um Directório que foi criado em 2008 e que forçou a capitulação dessa Europa democrática e pluralista.
O que me choca, é que alguns ainda assim teimam, quais meninos assustados e de "cueca borrada", em correr para os braços desta Europa de olhos vendados, em nome de segurança!
Mas que digo eu... De facto, só mesmo um povo cada vez mais pelintra e pilantra, pode ansiar por tal tábua de salvação!
Triste!