Guerra Rússia - Ucrânia

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,840
31,064
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
???

Eu quando iniciei a minha participação neste tópico não contava com a existência de fanáticos enquanto eu apenas via o conflito de fora.

A guerra é uma merda e condeno tudo o que lá se passa, este massacre é um pouco esquisito porque não se vê ninguém nas ruas, será que foram todos mortos? E realmente vê-se um morto com uma faixa branca, o que indica que fosse colaboracionista russo, mas digo que é o que me parece, não estou a afirmar que é.
Inqualificável

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
O segundo a falar encenação, eu nunca fui por esse ponto de vista mas tu lá sabes.
Sim eu sei que nao falaste em encenaçao. Foste pelo ponto de vista de que achas esquisito e que nao se vê ninguem nas ruas e que até ha um morto que parece ser russo pela sua farda. Mas em encenaçao nao falaste isso é verdade.

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Sim eu sei que nao falaste em encenaçao. Foste pelo ponto de vista de que achas esquisito e que nao se vê ninguem nas ruas e que até ha um morto que parece ser russo pela sua farda. Mas em encenaçao nao falaste isso é verdade.
Achas normal uma vila com corpos espalhados pelo chão e nem um unico habitante vivo? Pode ser que tenham sido todos assassinados.... Não sei...

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,844
24,279
34
Vila Das Aves
Achas normal uma vila com corpos espalhados pelo chão e nem um unico habitante vivo? Pode ser que tenham sido todos assassinados.... Não sei...
Não vás por aí, acredita.

Não vês muita gente porque aquela zona foi uma das muitas que ficou quase deserta logo desde o primeiro dia da invasão da Rússia.

Por alguma razão a grande maioria dos corpos são de homens, que foram os únicos a ficar e porque não podiam sair do país.

• Like
Reações: Flames

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
O que eu disse de errado?

É mesmo por causa de gente como tu, que não tem o mínimo de capacidade de contra-argumentar que este mundo é a merda que é.

O que é que eu disse de errado? Não tens capacidade de pelo menos dizer onde eu menti?

fdx, ridiculo.
Desaparece caralho!

• Like
Reações: Flames

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,785
31,798
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Qualquer veremos aqui alguém defender que os prédios/teatros/hospitais/infraestruturas atingidas era tudo espaço devoluto que os ucranianos quiseram remodelar sem chamar o querido mudei a a casa..
Mas é o famoso método putiniano/trumpiano em ação.. shit in the fan que assim tudo fico coberto de porcaria e a debater completas aberrações..

• Like
Reações: simao977

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Não vás por aí, acredita.

Não vês muita gente porque aquela zona foi uma das muitas que ficou quase deserta logo desde o primeiro dia da invasão da Rússia.

Por alguma razão a grande maioria dos corpos são de homens, que foram os únicos a ficar e porque não podiam sair do país.
Mas os corpos não parecem ser de soldados.... Ou de pelo manos pessoas que estivessem em combate.

Ainda agora ouvi um reporter a dizer que não podia confirmar a versão da ucrania, não sei o que mais dizer.

Mas o certo é que há inocentes mortos, isso é de lamentar.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,917
150,196
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Achas normal uma vila com corpos espalhados pelo chão e nem um unico habitante vivo?
Quantas guerras já estudaste ou sobre as quais já leste?

Em cenários de guerra, principalmente em guerras onde há ódios bastante acirrados esse tipo de situações de "vilas fantasma" são frequentes.

Um dos maiores exemplos foi por exemplo aqui ao lado na Guerra Civil Espanhola, houveram aldeias e vilas que tiveram toda a população morta.

Última edição:
B

BSilva

Guest
As nações continuariam a ser heterogéneas. Mas haveria uma convergência inequívoca comum. Convergência que neste momento é ténue e sujeita a mudanças de ventos. Isso tem uma leitura política que é feita pelos vizinhos e parceiros. Pelo que li também concorda com isso. O federalismo só é redutor ou castrador se o pensamento dos líderes for mudar no papel o que vivemos atualmente.
O pensamento deve ser de uma grande convergência. Começar com medidas práticas, como a introdução de uma língua comum desde os 3 anos, enquadrada na escolaridade obrigatória a partir dos 6. Introdução de conteúdo de pertença europeia no currículo escolar. Aumentar de forma substancial a mobilidade entre todos os países, fomentar experiências fora do país: criar cidadãos europeus. Não vou discorrer mais. Muito mais haveria a fazer para criar uma base sólida de futuro. Essa base é que vai tornar a Europa competitiva a todos os níveis. O nosso grande calcanhar de Aquiles pode ser colmatado com a mudança do pensamento. É possível tornar a Europa autossustentável a nível da energia. Demora, exige esforço de todos, mudança de pensamento. Mas é possível. Com esse desprendimento, seriamos o líder do pelotão novamente, primando pelos nossos valores. Todos sabemos como a China consegue estar onde está a nível económico. Todos sabemos como os EUA conseguem espirrar e constipar a Europa.

Infelizmente neste momento, só há cuidados paliativos à disposição. Cuidados esses que implicam agarrar com unhas e dentes o apoio da NATO enquanto se investe fortemente na defesa do território europeu. Infelizmente temos de o fazer porque para alguns os tratados de nada valem. Só conhecem a linguagem da força, pois é a que aplicam nas suas casas. Como podemos esperar que sejam diferentes lá fora?
Introduzir uma língua comum??!!
Caro colega, isso é tão somente a NEGAÇÃO da base cultural mais profunda e fundacional de qualquer País!
A NEGAÇÃO da pertença mais básica de um ser humano às suas raízes!
O que diz, constitui uma barbaridade completa, de uma total aniquilação e alienação identitária de um cidadão.
Seria eu, imediatamente, a favor da saída imediata de Portugal da UE!!
Mais, seria, a partir daqui, favorável a qualquer movimento político que apoiasse um referendum para tal desiderato, assim como, qualquer cidadão português que apoiasse tal repelente medida, por mim, teria obrigatoriamente de enfrentar o exílio!
Somos uma Nação de 900 anos de História, e temos de Respeitar e Honrar essa Herança, ou seremos Tão somente, INDIGNOS de nossos antepassados, assim como merecedores de profundo repúdio!
Jamais tal decisão poderia ser possível, apenas nos tornaria mais "escravos" que vivem de joelhos perante um Directório Alemão e pouco mais...
Agora e cada vez mais entendo a decisão dos britânicos.
E cada vez mais o Brexit faz sentido!!
Ponto final.
Desculpe, mas parei de ler o seu comentário a partir daí...

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,917
150,196
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Este homem tem de ser exonerado. Alguém da cúpula militar tem de colocar estes ignóbeis e vendidos fora da esfera comunicacional, pois o que dizem é uma verborreia de merda sem sentido algum perante as imagens tenebrosas que visualizamos. Não se pode permitir que estes energúmenos debitem merda.
Os serviços secretos das grandes potencias do ocidente já referiram que Portugal tem imensos vendidos a céu aberto e que somos um elo fraco em termos de segurança de informação na NATO.
Até presidentes da Câmara da capital tivemos a trabalhar para os russos.
Depois de ouvir alguns destes pardais das cúpulas militares, urge fazer uma limpeza no exército, exonerar uns quantos indivíduos.

Se isto fosse uma guerra mundial, ou escalasse para um conflito global estávamos todos fodidos aqui. Estes tipos iam abrir os portões ao inimigo.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Quantas guerras já estudas ou sobre as quais já leste?

Em cenários de guerra, principalmente em guerras onde há ódios bastante acirrados esse tipo de situações de "vilas fantasma" são frequentes.

Um dos maiores exemplos foi por exemplo aqui ao lado na Guerra Civil Espanhola, houveram aldeias e vilas que tiveram toda a população morta.
Uma das campanhas mais atrozes deu-se mesmo na fronteira, na campanha da Extremadura que haveria de culminar no
massacre de Badajoz, testemunhado ao vivo pelo jornalista português Mario Neves, o unico jornalista “externo” que lá andava.
Penso que o regresso a Badajoz do Mario Neves, já nos anos 80, está no youtube.

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Quantas guerras já estudas ou sobre as quais já leste?

Ok, perfeitamente legitimo isso que escreveste, o certo é que aquelas pessoas morreram e não voltam mais.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,917
150,196
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Caro colega, isso é tão somente a NEGAÇÃO da base cultural mais profunda e fundacional de qualquer País!
O que diz, constitui uma barbaridade completa, de uma total aniquilação e alienação identitária de um cidadão.
Mais, seria, a partir daqui, favorável a qualquer movimento político que apoiasse um referendum para tal desiderato, assim como, qualquer cidadão português que apoiasse tal repelente medida, por mim, teria obrigatoriamente de enfrentar o exílio!
Somos uma Nação de 900 anos de História, e temos de Respeitar e Honrar essa Herança, ou seremos Tão somente, INDIGNOS de nossos antepassados, assim como merecedores de profundo repúdio!
Jamais tal decisão poderia ser possível, apenas nos tornaria mais "escravos" que vivem de joelhos perante um Directório Alemão e pouco mais...
Ponto final.
Vou ficar aqui no "in between" dos vossos comentários, tanto os do meu caro, como do colega que falou nessas coisas.

Acho que sim, a UE deve estreitar ainda mais a cooperação, ter um plano geral económico, e militar, a força da Europa depende muito disso.
Obviamente que isto que falo nunca incluiria a perda de identidade dos países constituintes da União Europeia, nem alterações há sua língua, apenas o status comum actual de todos terem a sua língua mas haver digamos uma ou duas línguas para comunicação geral dentro do aparato político da União como é o caso (inglês e francês).

Quanto ao Brexit fazer sentido, infelizmente os próprios britânicos vão sabendo que não fez muito.
Assim como do outro lado do atlântico se sofreu o trumpismo, eles tiveram uma vaga de jingoísmo parvo proporcionado por um número de partidos "one issue", de tipos arrependidos de "terem salvo o continente", de algum tique de superioridade e saudosismo do império.
E foi feito com muitas táticas soezes inclusive do despenteado, que prometeu cumprir coisas e assinou acordos que não planeava cumprir, só para ganhar as eleições porque o povo já estava farto das indecisões do parlamento.
Mas isso são outras coisas.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
45,965
71,595
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Vou ficar aqui no "in between" dos vossos comentários, tanto os do meu caro, como do colega que falou nessas coisas.

Acho que sim, a UE deve estreitar ainda mais a cooperação, ter um plano geral económico, e militar, a força da Europa depende muito disso.
Obviamente que isto que falo nunca incluiria a perda de identidade dos países constituintes da União Europeia, nem alterações há sua língua, apenas o status comum actual de todos terem a sua língua mas haver digamos uma ou duas línguas para comunicação geral dentro do aparato político da União como é o caso (inglês e francês).

Quanto ao Brexit fazer sentido, infelizmente os próprios britânicos vão sabendo que não fez muito.
Assim como do outro lado do atlântico se sofreu o trumpismo, eles tiveram uma vaga de jingoísmo parvo proporcionado por um número de partidos "one issue", de tipos arrependidos de "terem salvo o continente", de algum tique de superioridade e saudosismo do império.
E foi feito com muitas táticas soezes inclusive do despenteado, que prometeu cumprir coisas e assinou acordos que não planeava cumprir, só para ganhar as eleições porque o povo já estava farto das indecisões do parlamento.
Mas isso são outras coisas.
Eu também sou da opinião que o inglês deveria ser algo que todos os países da UE deveriam procurar que os seus cidadãos sejam fluentes
Cada vez mais vivemos num mundo global e com o movimento livre de pessoas que há na UE acho que isso deveria ser um passo que todos os países da UE deveriam tomar

E isso não beliscaria em nada a identidade de cada país

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
986
728
Ponto final.
Não sei onde é que introduzir uma língua comum a partir dos 3 anos nega a língua materna de cada país, mas ok.
Ao contrário, eu li o seu comentário até ao final, apesar de não concordar com quase nada.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,917
150,196
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu também sou da opinião que o inglês deveria ser algo que todos os países da UE deveriam procurar que os seus cidadãos sejam fluentes
Cada vez mais vivemos num mundo global e com o movimento livre de pessoas que há na UE acho que isso deveria ser um passo que todos os países da UE deveriam tomar

E isso não beliscaria em nada a identidade de cada país
Nós nisso até somos dos melhores, temos uma capacidade óptima de aprender idiomas.
E apesar de hoje em dia termos uma boa parte da população já com algum nível de fala e interpretação do inglês, há uns anos lidei com muito jovem licenciado...que não sabia nada, sabia umas palavras soltas. Na empresa onde trabalhei, e no sector onde eu estava era obrigatório (além de que tínhamos um punhado de ingleses e americanos na equipa). Mas tínhamos um departamento que analisava dados para nós (era uma seca de passarem 8 horas a analisar folhas de cálculo) mas eu tinha de lá ir N vezes (era um andar abaixo) traduzir porque haviam dúvidas, e muitas vezes chegavam cá acima más interpretações e erros e eram horas e horas.
Tudo porque nesse departamento era apenas "preferencial".

Eu ficava chocado, homens e mulheres de 24 ou 25 anos que não conseguiam interpretar. Tanto que eu chegava lá e dizia "a partir daqui só falo em inglês contigo, como fazemos lá em cima".
O certo é que muitas vezes também era preguiça, ao fim de uns meses melhoravam muito com este exercício.

Mas há países na UE bem piores nesse aspecto.