Guerra Rússia - Ucrânia

AjpAlmeida

Tribuna
22 Janeiro 2022
3,578
5,168
Conquistas
6
41
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
Mais uma questão histórica e que já era evidente no Sec. XIX, aliás entre a segunda metade desse século e o início de 1ª Guerra foi o período em que a Rússia mais se ocidentalizou e estava no bom caminho.
Depois disso nunca mais se retomaram esses caminhos.
Se tivesse continuado seriam hoje possivelmente uma potência económica, com uma monarquia constitucional ao estilo dos países nórdicos.
Mas a entrada na 1ª Guerra fodeu tudo, porque aniquilou a economia e deu espaço para o crescimento dos movimentos radicais que acabaram como sempre por enganar a populaça.
A partir daí nunca mais se olhou a sério para essa ocidentalização a não ser no período médio dos anos 90, mas o país tinha muitas feridas para sarar de tantas décadas de jugo vermelho. Depois em 2000 veio Putin e tudo voltou ao estado de coisas anterior no que a isso diz respeito.

A entrada da Ucrânia na UE seria um embaraço para a Rússia, um antigo "subdito" a ultrapassar em alguns anos a Mãe Rússia.
Eu acho que muito desta "operação especial"advém muito daí mas também não só penso eu de que....

• Like
Reações: Edgar Siska

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,248
16,039
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O verdadeiro problema de Putin com a Ucrania é que uma Ucrania na UE a medio prazo torna-se numa economia superior à russa. Algo que seria a derradeira provocação…

Por outro lado, Putin não pode reconhecer que a Russia só atinge o seu potencial económico se se ocidentalizar. Outra provocação…

Entretanto, a bolsa russa mantém-se fechada pelo quinto dia. Tentam ganhar tempo porque uma bolsa não pode fechar para sempre.

Nota final: tem-se falado muito do tesouro de 600M que Putin acumulou para se preparar contra as sanções. Mas q são 600M? Arrisco-me a dizer que só na invasão já gastaram bem mais!
600.000 MIL milhões.

• Like
Reações: Emanuel85 e Daikan

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
Caros,
Creio que o presidente ucraniano deveria abandonar o Pais e pedir ajuda à UE para acolher todos os ucranianos que quisessem sair do pais.
E entregar a ucrânia aos russos.
Custa muito admitir isto, mas se a NATO nada fizer isto vai ser um massacre e vai acabar da mesma forma, com a Ucrânia anexada.
Estamos a falar de vidas humanas, isto não acaba tão cedo.
Após esse processo, putin deveria ser considerado um criminoso de guerra. Nunca mais podia sair da russia para países da NATO.
Isolar a russia e deixa-los a seu belo prazer.
O povo russo ia acabar por fazer o trabalho que a NATO não pode fazer. Só o povo vai conseguir por fim a isto.
E a NATO ser clara com putin. Qualquer ameaça à NATO após a anexação da Ucrânia e ai sim o mundo pode acabar, mas a russia vai primeiro.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,310
19,307
33
Vila Das Aves
Isso tb me choca eles exporem-se assim. Uns drones limpavam com aquela merda toda.
É uma autêntica bagunça.

Temos militares a renderem-se, outros a simplesmente ir embora, outros a deixarem os veículos, colunas militares paradas.

A mim parece-me (e desejo) é que o Putin venha a ser engolido pelo próprio ego e que a população russa (sobretudo a mais jovem) abra os olhos e transforme a russia numa democracia.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Um absoluto autocrata.
Claro que era esse.
Tinha de ser senão os cabrões construíam outra cidade.

Grande jogo. Cheguei a jogar o 3. Gráficos e tal mas não era a mesma coisa.

Há uma versão nova do AOE2 em hiperHD ou algo do género.
Vou tentar sacar dum site russo.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,375
38,147
Tenho vista para o Dragão.
Informo que a senhora do centro de dia já chegou e levou o sr. Rodrigo para dentro.

Já está jantado, tomou a medicação e vai descansar um bocadinho.
Acorda para ver o preço certo!
"Deixem lá as tropas russas nas suas putarias em solo estrangeiro e não os estejam sempre a filmar. Também têm direito à sua privacidade."

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,165
1,892

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,310
19,307
33
Vila Das Aves
Mais arroz:
Caro João, antes de vomitar porcaria pela boca fora, convém fazer um pouco de pesquisa:

"...acusando o presidente Zelensky, agora “transformado em herói nacional”, de ter aceitado “a incorporação de forças nazis nas Forças Armadas ucranianas”.

No lado bom desta guerra (para o PCP claro), também tem uns cromos da bola jeitosos, apresento Dmitry Utkin

Um dos homens de confiança do sr. "operação militar especial".

Cheira-me que alguém vai perder o mocho no parlamento.

• Like
Reações: Devilelas e Vinha