Guerra Rússia - Ucrânia

Sabininho

Tribuna
17 Março 2018
4,710
4,895
Conquistas
5
  • José Mourinho
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Kelvin
Cá para mim os únicos interessados nisso são os russos, mas até agora só a Rússia é que ameaçou com uma guerra mundial e nuclear, chegando mesmo a ameaçar directamente países soberanos tal como Finlândia e Suécia. Quem provocou isto tudo foi o próprio Putin, mais ninguém. O Zelenskyy legitimamente faz o seu papel, mas até agora a única coisa que a Europa pode fazer é apoiar a Ucrânia logísticamente, agora se os russos esticarem-se aí sim a NATO intervirá.
eu vejo muito boa alma nas redes sociais a apelar a rapida intervencao da NATO e dos USA que nao devem ter real nocao do que isso significaria para o mundo.

Mas voltando ao topico, acredito que as ameacas russas de guerra foram com o proposito de dissuadir o Mundo a agir militarmente aquando da invasao da Ucrania. Nao é claro para mim qual seria o ganho de quererem de facto uma guerra mundial, com tudo o que isso acarreta. Eles sairam nao ha muitas decadas de uma, sabem bem os prejuizos humanos e materiais que acarreta
 

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,354
5,367
eu gosto sempre de fazer o exercicio de perguntar o que cada lado ganha em determinado evento. Neste caso, o que ganharia a Russia e o que ganharia a Ucrania em (quase) fazer explodir um reator nuclear? O fallout tambem iria afectar seriamente o territorio russo.
Há muitos players que não têm sido considerados ainda neste conflito.

Uma pista:
"
Armamento
Em 2003, os gastos globais ultrapassaram 306 biliões de dólares, com uma previsão de 512 biliões de dólares para 2019, segundo o SIPRI. Com sete das dez primeiras empresas de origem americana, podemos verificar que as dez maiores empresas de armas do mundo encomendadas por vendas em milhões de dólares em 2018 são:"
 
  • Like
Reações: fgomes

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,500
44,874
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
eu gosto sempre de fazer o exercicio de perguntar o que cada lado ganha em determinado evento. Neste caso, o que ganharia a Russia e o que ganharia a Ucrania em (quase) fazer explodir um reator nuclear? O fallout tambem iria afectar seriamente o territorio russo.
Este ataque deve estar a ser usado para chanteagear a restante europa,bem como para o pequeno tarzan Putin meter ainda mais medo à Ucrânia, espero que não passe disso.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Este ataque deve estar a ser usado para chanteagear a restante europa,bem como para o pequeno tarzan Putin meter ainda mais medo à Ucrânia, espero que não passe disso.
Mas mesmo que o Putin saia vencedor desta guerra contra a Ucrânia, a Rússia continuará isolada, logo ele não tem por onde chantagear.
A Rússia nos próximos anos economicamente e socialmente vai ficar arrasada.
 
  • Like
Reações: AjpAlmeida

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,354
5,367
Mas mesmo que o Putin saia vencedor desta guerra contra a Ucrânia, a Rússia continuará isolada. A Rússia nos próximos anos vai ficar arrasada.
Putin tem que sair vencedor desta guerra, não tem outra alternativa, infelizmente para nós e (sobretudo) para os ucranianos. Ele meteu as fichas todas nesta "operação especial militar", e como fez um all-in, sabe-se lá ao que ele está disposto para levar a sua intenção avante! Entre Zelensky e Putin, um vai ter de tombar. Aposto 100/1 em como será o primeiro...
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Putin tem que sair vencedor desta guerra, não tem outra alternativa, infelizmente para nós e (sobretudo) para os ucranianos.
O Putin tem que sair vencedor apenas para se manter no poder e manter o seu regime vivo, mais nada.
Agora a nível mundial nada vai mudar, as sanções irão se manter. A economia russa não vai aguentar tanto tempo
 

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,354
5,367
O Putin tem que sair vencedor apenas para manter o seu regime vivo, mais nada.
Agora a nível mundial nada vai mudar, as sanções irão se manter. A economia russa não vai aguentar tanto tempo.
De acordo. Putin colocou-se num beco sem saída. Que foi intencional, todos sabemos que sim, agora se foi consciente, aposto que ele ainda tem alguma(s) cartas econdidas na manga para alterar o estado das coisas. O que hoje é verdade amanhã pode ser mentira.

Ou seja é uma lose-lose situation para a Ucrânia...
Absolutamente. Não vejo como é que a Ucrânia pode sair vencedora desta situação. Só mesmo por ato divino, se Putin finasse de repente, as autoridades russas parassem com o ataque e a integração na UE fosse em frente, com promessas do mundo inteiro (não duvido que aconteceria)de ajuda na reconstrução. Alguém vê outro cenário possível?
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
De acordo. Putin colocou-se num beco sem saída. Que foi intencional, todos sabemos que sim, agora se foi consciente, aposto que ele ainda tem alguma(s) cartas econdidas na manga para alterar o estado das coisas. O que hoje é verdade amanhã pode ser mentira.
Pode ter cartas nas mangas, mas as sanções irão castigar acima de tudo o povo russo, e esses vão ficar mais empobrecidos. Repara vivemos num mundo global, onde todos os países necessitam uns dos outros e a Rússia por seu lado vai ficar quase entregue a si próprio, nenhum país consegue ser auto-sustentável(excepto talvez a China), depois não só é a moeda russa que continuará em crescente desvalorização, à custa disso a Rússia pode se sujeitar a uma inflação histórica e irreversível.

Mesmo que a Rússia saia vencedora desta guerra contra a Ucrânia, será uma vitória pírrica de Putin.

 
Última edição:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,035
16,126
eu gosto sempre de fazer o exercicio de perguntar o que cada lado ganha em determinado evento. Neste caso, o que ganharia a Russia e o que ganharia a Ucrania em (quase) fazer explodir um reator nuclear? O fallout tambem iria afectar seriamente o territorio russo.
Tens sempre que contar com a tipica azelhice russa.
 

Sabininho

Tribuna
17 Março 2018
4,710
4,895
Conquistas
5
  • José Mourinho
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Kelvin
Há muitos players que não têm sido considerados ainda neste conflito.

Uma pista:
"
Armamento
Em 2003, os gastos globais ultrapassaram 306 biliões de dólares, com uma previsão de 512 biliões de dólares para 2019, segundo o SIPRI. Com sete das dez primeiras empresas de origem americana, podemos verificar que as dez maiores empresas de armas do mundo encomendadas por vendas em milhões de dólares em 2018 são:"
mas nao sao certamente os russos a comprar armamento americano
 

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,354
5,367
Pode ter cartas nas mangas, mas as sanções irão castigar acima de tudo o povo russo, e esses vão ficar mais pobres. Repara vivemos numa economia global, onde todos os países necessitam uns dos outros e a Rússia por seu lado vai ficar quase entregue a si próprio, nenhum país consegue ser auto-sustentável(excepto talvez a China), depois não só é a moeda russa que continuará em crescente desvalorização, à custa disso a Rússia pode se sujeitar a uma inflação irreversível.

Mesmo que a Rússia saia vencedor nesta guerra contra a Ucrânia, será uma vitória pírrica de Putin.
Eu não estou a ver o que a Rússia terá a ganhar com isso para além do controlo geopolítico da região, mas de todos os que ouvi a falar de Putin das poucas coisas em que concordaram era a de que ele era bastante inteligente.
Se calhar a intenção era lançar o caos no mundo inteiro, fazer disparar a inflação, provocar uma crise económica europeia, eventualmente mundial. Não sei mas eles não irão ficar por aqui, como disse o Macron, "o pior ainda está para vir"! Embora tenha sido dito com intenções eleitoralistas, é provável que esteja correto. Se é verdade a afirmação dos EUA que a China pediu para adiarem a invasão após o término dos jogos olímpicos de Inverno, até que ponto os chineses não estão por trás? Não sabemos mas haverá quem consiga prever a longo prazo as consequências desta invasão...
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,881
18,178
33
Vila Das Aves
eu vejo muito boa alma nas redes sociais a apelar a rapida intervencao da NATO e dos USA que nao devem ter real nocao do que isso significaria para o mundo.

Mas voltando ao topico, acredito que as ameacas russas de guerra foram com o proposito de dissuadir o Mundo a agir militarmente aquando da invasao da Ucrania. Nao é claro para mim qual seria o ganho de quererem de facto uma guerra mundial, com tudo o que isso acarreta. Eles sairam nao ha muitas decadas de uma, sabem bem os prejuizos humanos e materiais que acarreta
Já para não falar no material militar que os russos dispõe nesta altura.

A nível de equipamentos, ainda no outro dia li algures que apenas 20% da frota russa é minimamente recente (2010) e a prova bem viva disso é a dificuldade que tem tido no terreno nos últimos dias.

Outra coisa que pesaria numa eventual guerra mundial, prende-se pela completa inexperiência dos soldados russos no terreno, são todos muito novos, muito imaturos, a grande maioria não conhece sequer o terreno, não sabem que objetivos tem de cumprir, nada.

A prova disso são as centenas e centenas de veículos russos abandonados em pleno campo de batalha, quer por falta de combustível, quer por avarias, etc., uma das regras de ouro num cenário de guerra é mesmo não deixar o equipamento à mercê do adversário.

Atrevo-me a dizer que numa suposta guerra mundial, a Rússia seria aniquilada.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Eu não estou a ver o que a Rússia terá a ganhar com isso para além do controlo geopolítico da região, mas de todos os que ouvi a falar de Putin das poucas coisas em que concordaram era a de que ele era bastante inteligente.
Se calhar a intenção era lançar o caos no mundo inteiro, fazer disparar a inflação, provocar uma crise económica europeia, eventualmente mundial. Não sei mas eles não irão ficar por aqui, como disse o Macron, "o pior ainda está para vir"! Embora tenha sido dito com intenções eleitoralistas, é provável que esteja correto. Se é verdade a afirmação dos EUA que a China pediu para adiarem a invasão após o término dos jogos olímpicos de Inverno, até que ponto os chineses não estão por trás? Não sabemos mas haverá quem consiga prever a longo prazo as consequências desta invasão...
Por muita inteligência que Putin tenha, ele não pode achar constantemente que os outros sejam parvos, aliás a Rússia também parece-me que subestimou em demasia as sanções que iriam vir. Neste momento a Rússia está completamente ostracizada.
Quanto à China, é normal que estejam atentos à situação russa, por causa do Taiwan, mas a China também tem muitos negócios com a Europa e o plano da China é dominar o mundo pela economia e eles têm tudo para serem a maior economia do mundo. Para a China esta guerra não vale o esforço chinês.

Nesta guerra entre Ucrânia vs Rússia, não haverá vencedores, todos vão perder de qualquer maneira.
 
  • Like
Reações: AjpAlmeida

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,354
5,367
mas nao sao certamente os russos a comprar armamento americano
Não, mas são um dos principais exportadores do mundo de armamento. Não basta produzir, também é preciso "rebentar" para se produzir mais. Do lado da UE e NATO também é muito "conveniente" mandar para lá armamento e munições. Cria-se um bom palco de guerra para alimentar durante uns tempos a industria, não importo a custo de que vidas.

Não quero dizer com isto que a UE e NATO não deviam ajudar a Ucrânia. O que quero dizer é que mesmo em tempos de guerra há sempre quem saia a ganhar com isso, neste caso até a própria Rússia que continua a vender petróleo e gás a preços inflacionados...
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,035
16,126
Uma nova nota para os mercados cripto:

A conta cripto ucraniana de solidariedade já ultrapassou os 50M de dolares.

Um NFT de uma bandeira ucraniana foi comprado por 6M!

Por outro lado, cada vez surgem mais rumores e medidas de bloqueio para fazer alargar as sanções às carteiras cripto. Eu li algumas declarações do Brad Armstrong da Coinbaee e concordo com ele. Isto prejudica mais o povo que o grande investidor e as grandes empresa.

Esta manhã, os utilizadores iranianos da opensea acordaram com as suas contas bloqueadas. Porque alguém se lembrou: bem o Irão também está sob sanções, como é q não nos lembramos disto? Se bloqueamos uns temos q bloquear todos!

Ora no meio disto tudo, como é que as criptos são más porque facilitam a fuga às sanções e ao mesmo tempo são o melhor para a solidariedade ucraniana? Boa questão para as instâncias regulatórias centrais.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,721
123,233
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
é so trocar Russia por Portugal e as cidades citadas por Lisboa, Porto (e Braga?) e a coisa nao ficaria muito diferente infelizmente
Lamento mais ainda e muito diferente.
Sim, existem sempre desigualdades entre áreas, até nos países mais desenvolvidos.
Mas o interior Português mesmo mal é um luxo comparado ao interior russo.
O índice de desenvolvimento humano nessas áreas está parado nos meados do sec. passado.

Além da dificuldade de gerir um território tão vasto (a suposta "federação" é na verdade gerido como um estado centralizado) as origens do atraso são históricas.

A Rússia, entre o final do Sec. XVIII Sec. XIX quando todos na Europa viviam a revolução industrial, tinham passado por grandes reformas liberais etc., vivia em pleno feudalismo ainda. Só em 1861 é que a servidão foi abolida e 80% dos russos eram servos.

Depois disso houve alguns recuos e muitos avanços graças ao Ministro Sergei Witte, um verdadeiro génio pouco reconhecido nos dias de hoje.
A Revolução comunista veio por tudo isso por terra, restituiu a bem dizer a servidão de novo, mas desta vez as pessoas eram servas do Estado, uma espécie de feudalismo estatal e mergulhou de novo o país geral no atraso. Desde o fim do mesmo apenas os grandes centros urbanos acompanharam o ritmo da sociedade europeia e nessas cidades o standard de vida é europeu (mas na periferia é uma ode de crime e bairros esquisitos dignos de uma Colômbia eslava), nas repúblicas do Cáucaso vive-se como numa Bósnia.
Fora daí nem se vive, sobrevive-se e mal.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,721
123,233
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
eu gosto sempre de fazer o exercicio de perguntar o que cada lado ganha em determinado evento. Neste caso, o que ganharia a Russia e o que ganharia a Ucrania em (quase) fazer explodir um reator nuclear? O fallout tambem iria afectar seriamente o territorio russo.
A Ucrânia nada ganharia, a Rússia pagaria o custo elevadíssimo de levar com isso mas ganhavam acabar com uma das maiores fontes energéticas do país.
Aliás é por isso que eles atacam e tentam ocupar as centrais nucleares.