Guerra Rússia - Ucrânia

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,035
16,126
Outra nota, já que ontem aqui se falou no Irão:
Correm neste momento negociaçoes para o retorno do plano 2015 nomeadamente com a Europa. Ao mesmo tempo, oiço na TV sobre os problemas que a guerra está a trazer à Europa, a nivel dos transportes, dos cereais, do gas e do Petróleo. E dou por mim a pensar que um país como o Irão, ou até se quisermos um eixo Turquia-Irao, resolve tudo isto e até produz mais cereais, gas e petróleo que a Russia e a Ucrania juntas.

Se uma Turquia entrasse para a UE, o Irão faria fronteira com a UE. É curioso pensar assim.
 
Última edição:

Sabininho

Tribuna
17 Março 2018
4,710
4,895
Conquistas
5
  • José Mourinho
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Kelvin
Outra coisa que pesaria numa eventual guerra mundial, prende-se pela completa inexperiência dos soldados russos no terreno, são todos muito novos, muito imaturos, a grande maioria não conhece sequer o terreno, não sabem que objetivos tem de cumprir, nada.

A prova disso são as centenas e centenas de veículos russos abandonados em pleno campo de batalha, quer por falta de combustível, quer por avarias, etc., uma das regras de ouro num cenário de guerra é mesmo não deixar o equipamento à mercê do adversário.

Atrevo-me a dizer que numa suposta guerra mundial, a Rússia seria aniquilada.
mas isso nao bate certo com a accao de bombardear uma central nuclear que logicamente poderia servir de catalizador para nos arraste para uma guerra mundial. Nem bate certo com o que se diz do Putin ser um excelente estratega.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,035
16,126
O verdadeiro problema de Putin com a Ucrania é que uma Ucrania na UE a medio prazo torna-se numa economia superior à russa. Algo que seria a derradeira provocação…

Por outro lado, Putin não pode reconhecer que a Russia só atinge o seu potencial económico se se ocidentalizar. Outra provocação…

Entretanto, a bolsa russa mantém-se fechada pelo quinto dia. Tentam ganhar tempo porque uma bolsa não pode fechar para sempre.

Nota final: tem-se falado muito do tesouro de 600M que Putin acumulou para se preparar contra as sanções. Mas q são 600M? Arrisco-me a dizer que só na invasão já gastaram bem mais!
 
  • Like
Reações: AjpAlmeida

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
O verdadeiro problema de Putin com a Ucrania é que uma Ucrania na UE a medio prazo torna-se numa economia superior à russa. Algo que seria a derradeira provocação…

Por outro lado, Putin não pode reconhecer que a Russia só atinge o seu potencial económico se se ocidentalizar. Outra provocação…

Entretanto, a bolsa russa mantém-se fechada pelo quinto dia. Tentam ganhar tempo porque uma bolsa não pode fechar para sempre.

Nota final: tem-se falado muito do tesouro de 600M que Putin acumulou para se preparar contra as sanções. Mas q são 600M? Arrisco-me a dizer que só na invasão já gastaram bem mais!
600 milhões não dá para pagar os equipamentos que foram transformados em sucata desde o inicio da geurra.
 
  • Like
Reações: Daikan

Sabininho

Tribuna
17 Março 2018
4,710
4,895
Conquistas
5
  • José Mourinho
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Kelvin
A Ucrânia nada ganharia, a Rússia pagaria o custo elevadíssimo de levar com isso mas ganhavam acabar com uma das maiores fontes energéticas do país.
Aliás é por isso que eles atacam e tentam ocupar as centrais nucleares.
a Ucrania ganharia o poderoso argumento de encorajar as restantes nacoes a intervirem militarmente no conflito, que foi precisamente o apelo que o Zelensky fez ("Se houver uma explosao sera o fim de todos nos, sera o fim da Europa").

Ele nao parece satisfeito com as contribuicoes a nivel de armamento, dinheiro, ajuda humanitaria
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,881
18,178
33
Vila Das Aves
mas isso nao bate certo com a accao de bombardear uma central nuclear que logicamente poderia servir de catalizador para nos arraste para uma guerra mundial. Nem bate certo com o que se diz do Putin ser um excelente estratega.
Fosse um bom estratega e jamais teria uma coluna militar com o comprimento de 64 km, completamente exposta.

A mim parece-me que o ataque à estação nuclear é mesmo para espalhar medo ao Ocidente, como uma mensagem, até porque se houver um desastre nuclear naquela zona, muito provavelmente Moscovo também não escaparia.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,917
5,325
SIC a entrevistar cabo Russo


O que me choca ao darem tempo de antena à caixa de ressonância do Putin é que este não defende o lado Russo - vamos imaginar que apenas argumentava o lado da perspectiva Russa.

Ele mente, eles estão a dar tempo de antena a um charlatão, inaceitável isto.
 

AjpAlmeida

Tribuna
22 Janeiro 2022
2,959
4,381
Conquistas
5
41
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Fernando "Bibota" Gomes
Fosse um bom estratega e jamais teria uma coluna militar com o comprimento de 64 km, completamente exposta.

A mim parece-me que o ataque à estação nuclear é mesmo para espalhar medo ao Ocidente, como uma mensagem, até porque se houver um desastre nuclear naquela zona, muito provavelmente Moscovo também não escaparia.
Os russos sempre foram muito a base dos números e da "força bruta"...
.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Fosse um bom estratega e jamais teria uma coluna militar com o comprimento de 64 km, completamente exposta.

A mim parece-me que o ataque à estação nuclear é mesmo para espalhar medo ao Ocidente, como uma mensagem, até porque se houver um desastre nuclear naquela zona, muito provavelmente Moscovo também não escaparia.
Isso tb me choca eles exporem-se assim. Uns drones limpavam com aquela merda toda.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,721
123,233
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Por outro lado, Putin não pode reconhecer que a Russia só atinge o seu potencial económico se se ocidentalizar. Outra provocação…
Mais uma questão histórica e que já era evidente no Sec. XIX, aliás entre a segunda metade desse século e o início de 1ª Guerra foi o período em que a Rússia mais se ocidentalizou e estava no bom caminho.
Depois disso nunca mais se retomaram esses caminhos.
Se tivesse continuado seriam hoje possivelmente uma potência económica, com uma monarquia constitucional ao estilo dos países nórdicos.
Mas a entrada na 1ª Guerra fodeu tudo, porque aniquilou a economia e deu espaço para o crescimento dos movimentos radicais que acabaram como sempre por enganar a populaça.
A partir daí nunca mais se olhou a sério para essa ocidentalização a não ser no período médio dos anos 90, mas o país tinha muitas feridas para sarar de tantas décadas de jugo vermelho. Depois em 2000 veio Putin e tudo voltou ao estado de coisas anterior no que a isso diz respeito.



A entrada da Ucrânia na UE seria um embaraço para a Rússia, um antigo "subdito" a ultrapassar em alguns anos a Mãe Rússia.
 
15 Março 2012
4,517
3,656
O verdadeiro problema de Putin com a Ucrania é que uma Ucrania na UE a medio prazo torna-se numa economia superior à russa. Algo que seria a derradeira provocação…

Por outro lado, Putin não pode reconhecer que a Russia só atinge o seu potencial económico se se ocidentalizar. Outra provocação…

Entretanto, a bolsa russa mantém-se fechada pelo quinto dia. Tentam ganhar tempo porque uma bolsa não pode fechar para sempre.

Nota final: tem-se falado muito do tesouro de 600M que Putin acumulou para se preparar contra as sanções. Mas q são 600M? Arrisco-me a dizer que só na invasão já gastaram bem mais!
Não são 600M, são 600 mil milhões.
 
  • Like
Reações: Daikan