Guerra Rússia - Ucrânia

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
6,518
4,944
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Não colei a esquerda.
Foi o próprio PCP que defendeu a postura russa nesta invasão, como o colega forista o fez ali em cima:
by acéfalo commie na AR
Não sabia dessa polémica em torno das declarações do João Oliveira. Lendo um texto do DN, tenho que considerar excessivo o que escrevi e peço desculpa. No entanto, também acho que é excessivo dizer que o PCP defendeu a guerra ou a invasão porque o que João Oliveira terá dito é que não condena apenas a invasão. Quando diz que a guerra não é solução para nada, acho que não se poderá dizer que estão a defender a invasão.
 

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,235
3,460
Ainda me dei ao trabalho... E tu leste?

Diz-me então o seguinte:
1) No ponto 2., que país em território europeu não está hoje financeiramente dependente, quer através dos instrumentos financeiros como da atividade comercial, do Ocidente? Da mesma forma que a própria Rússia mantém a sua estabilidade financeira vendendo combustíveis para a Europa, e esta dependente está da Rússia devido às suas necessidades energéticas;

2) "Conter a Rússia" só é necessário se a Rússia for uma ameaça. Há logo aí um pressuposto, por parte da própria Rússia, de uma posição agressiva perante outros países;

3) A Rússia não reconhece a soberania ucraniana. Logo aí tens um problema de atitude que não é responsabilidade de ninguém, mas da própria Rússia;

4) Onde encaixas a Chechénia, a Geórgia e a Crimeia nesse teu argumento?


Os líderes russos continuam a sonhar com a união da ex-URSS. Parece ser irrelevante para eles que as pessoas que vivem nessas áreas não querem ter nada a ver com isso. Aliás, está bem explícito nessa carta, a Ucrânia alinhou-se com o Ocidente com a expetativa de se juntar à UE e à NATO, algo que para Putin é inconcebível, porque coloca em causa o sonho soviético.

Não sejas PCP. Abre os olhos, senão qualquer dia estarás a defender uma qualquer invasão de Espanha a Portugal para repor a antiga soberania do reino de Castela.
PCP? Isto não tem nada a ver com política. Simplesmente e unicamente me interesse a verdade.

Não vi neste documento indícios sobre essa narrativa onde os Russos procuram restabelecer a URSS.. Fala antes sobre a não cooperação dos líderes Ucranianos, ou fantoches Americanos, em chegar a uma solução diplomática com a Rússia. A Crimeia é composta por Russos, a Chechénia também, embora os conflitos tenham motivos diferentes, por ventura religiosos sendo o Islamismo mais prevalente na região..

O que é factual é o que está precisamente a acontecer - os Russos anteciparam-se para neutralizar o desenvolvimento militar Ucraniano, financiado pela NATO mas sobretudo pelos EUA, para manter o controlo e a pressão sobre os Russos. Já à mais de uma década que são milhares as sansões dos Americanos e o resultado é este. Parece que a WWII não serviu de nada.

Naturalmente que a Ucrania ao juntar-se à Nato deixa a Russia ainda mais asfixiada, militarmente e economicamente, pois certamente terá consequências na exportação do Gás para a Europa. Por isso, não vejo isto como uma jogada louca do Putin mas sim alguém que não quer ficar nos anais da história como aquele que baixou as calças para o Ocidente. Naturalmente nada desculpa uma eventual guerra e morte dos inocentes, soldados incluídos.

Eu próprio tenho familiares Russos e preocupa-me a eventualidade de serem chamados. Por isso só espero que o conflito não passe muito mais do que isto. Que se chegue a um acordo onde os interesses mútuos sejam servidos e que beneficie o povo e o mundo.
 
  • Like
Reações: Hulk27

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,238
9,720
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
É preciso ser muito burro e doente mental para olhar para isto com sorrisos, piadas e " mas os americanos em mil nove sete ".

Estou a descobrir aqui users que na realidade são uns merdosos como pessoas.

Não valem a ponta de uns tomates de um gato.

O que vale é que são uma minoria.

Tristes do caralho.
calma amigo,
não vale a pena... isto é um fórum e há que ter calma uns com os outros

é por esta falta de bom senso que o mundo está como está

às vezes questiono-me se aquele estudo com ratos que foi feito não terá mesmo razão... que estamos programados para falhar enquanto civilização

 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,318
13,091
PCP? Isto não tem nada a ver com política. Simplesmente e unicamente me interesse a verdade.

Não vi neste documento indícios sobre essa narrativa onde os Russos procuram restabelecer a URSS.. Fala antes sobre a não cooperação dos líderes Ucranianos, ou fantoches Americanos, em chegar a uma solução diplomática com a Rússia. A Crimeia é composta por Russos, a Chechénia também, embora os conflitos tenham motivos diferentes, por ventura religiosos sendo o Islamismo mais prevalente na região..

O que é factual é o que está precisamente a acontecer - os Russos anteciparam-se para neutralizar o desenvolvimento militar Ucraniano, financiado pela NATO mas sobretudo pelos EUA, para manter o controlo e a pressão sobre os Russos. Já à mais de uma década que são milhares as sansões dos Americanos e o resultado é este. Parece que a WWII não serviu de nada.

Naturalmente que a Ucrania ao juntar-se à Nato deixa a Russia ainda mais asfixiada, militarmente e economicamente, pois certamente terá consequências na exportação do Gás para a Europa. Por isso, não vejo isto como uma jogada louca do Putin mas sim alguém que não quer ficar nos anais da história como aquele que baixou as calças para o Ocidente. Naturalmente nada desculpa uma eventual guerra e morte dos inocentes, soldados incluídos.

Eu próprio tenho familiares Russos e preocupa-me a eventualidade de serem chamados. Por isso só espero que o conflito não passe muito mais do que isto. Que se chegue a um acordo onde os interesses mútuos sejam servidos e que beneficie o povo e o mundo.
Pq é q se continua a considerar a Ucrania um país russo? Esta é a falácia maior! A Ucrania é independente e já maior de idade, é um país soberano.

A diferença é somente esta: a Ucrania não seria anexada pela NATO. Foi uma escolha democrática dos seus cidadãos.
Já a Ucrania voltar à esfera russa é o q se vê…

Portanto é errado considerar a Ucrânia um peão entre NATO e Russia, uma vez q pertencer à NATO é uma decisão da Ucrania, eles é q têm de se candidatar. E talvez nem entrassem nem assim…
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,583
2,747
@Dagerman

Qual é a piada?
Dói-te os dentes?
A piada são os rambos de sofá e os historiadores que tiraram o curso a ver telejornais.
Suspiravas por uma guerra em grande escala (porque confundes a guerra com um videogame) e ficaste desiludido porque afinal em vez de morrerem milhões de pessoas (que era o que aconteceria se a NATO atacasse a Rússia) só vão morrer alguns milhares. Tem paciência. Como ainda és novo, pode ser que ainda venhas a cumprir o teu sonho de viver uma guerra mundial ao vivo. Cromo.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,773
6,961
PCP? Isto não tem nada a ver com política. Simplesmente e unicamente me interesse a verdade.

Não vi neste documento indícios sobre essa narrativa onde os Russos procuram restabelecer a URSS.. Fala antes sobre a não cooperação dos líderes Ucranianos, ou fantoches Americanos, em chegar a uma solução diplomática com a Rússia. A Crimeia é composta por Russos, a Chechénia também, embora os conflitos tenham motivos diferentes, por ventura religiosos sendo o Islamismo mais prevalente na região..

O que é factual é o que está precisamente a acontecer - os Russos anteciparam-se para neutralizar o desenvolvimento militar Ucraniano, financiado pela NATO mas sobretudo pelos EUA, para manter o controlo e a pressão sobre os Russos. Já à mais de uma década que são milhares as sansões dos Americanos e o resultado é este. Parece que a WWII não serviu de nada.

Naturalmente que a Ucrania ao juntar-se à Nato deixa a Russia ainda mais asfixiada, militarmente e economicamente, pois certamente terá consequências na exportação do Gás para a Europa. Por isso, não vejo isto como uma jogada louca do Putin mas sim alguém que não quer ficar nos anais da história como aquele que baixou as calças para o Ocidente. Naturalmente nada desculpa uma eventual guerra e morte dos inocentes, soldados incluídos.

Eu próprio tenho familiares Russos e preocupa-me a eventualidade de serem chamados. Por isso só espero que o conflito não passe muito mais do que isto. Que se chegue a um acordo onde os interesses mútuos sejam servidos e que beneficie o povo e o mundo.
A "não cooperação" que te referes à constante pressão da Rússia para integrar os países ex-soviéticos e as regiões que eles consideram serem russas.

A Ucrânia é um país soberano, reconhecido pela ONU e não tem que seguir ordens da Rússia. Nem de outro qualquer, a menos que o queira. E aqui podes criticar a Ucrânia por ser subserviente aos EUA, da mesma forma que podes criticar Portugal e a restante Europa, porque é isso que somos. Espero que isso não signifique para ti que a Rússia tem legitimidade para invadir Portugal.

Sou dos primeiros a criticar os EUA, a sua posição imperialista e a sua política externa. Mas isso também é válido para a Rússia, ambos os países jogando xadrez no tabuleiro geopolítico como se fossem donos disto tudo.

Para terminar, considero que Putin não tem de baixar as calças a nada. Bastava à Rússia liderar como parceiro económico da Europa, em vez de se eternizar como sleeping bear e muito provavelmente teríamos menos conflitos armados por todo o mundo. Referi antes que a imagem global da Rússia é afetada por aquilo que é passado pelos media internacionais, mas também sofre com aquilo que a própria Rússia alimenta internamente através dos seus próprios media. Ambas as partes alimentam este conflito, uns porque dá jeito ter o tal inimigo externo (EUA), outros porque estão insatisfeitos com a sua ocupação territorial (Rússia).
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
84,000
191,249
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Um Estado Soberano, reconhecido pelo ONU há mais de 30 anos, com 40 milhões de habitantes quer dar um passo em frente na questão da sua segurança como nação e da sua população e é invadida por outro país

Alguns acham normal; o agressor não quer que o agredido tenha mais condições de proteção e invade
No fundo a culpa é da Ucrânia, se calhar andava de mini saia nas reuniões da ONU e meteu-se a jeito...
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,714
5,768
Porto
O que a russia fez é indesculpavel!

Acho igualmente indesculpavel esta passividade da NATO! A NATO assim tá a demonstrar ausencia de resposta para com uma ameaça. A russia será sempre uma ameaça se não for castrada e isto que tá a acontecer é meramente um aviso ao que pode acontecer.

Se o putin agora se lembra de invadir a Romenia... polonia etc?
Aquilo precisava de um ataque directo ao coração da russia! Era atacar o kremlin, com muita força aeria, ao ponto de os fazer retirar da ucrania para ir defender a russia novamente!

Uma coisa é certa, a russia estando a atacar a ucrania, obrigatoriamente perde força dentro de casa!
Se os querem retirar da ucrania, era lançar um aviso na sua propria casa! Não digo, atacar civis nem nada do genero, mas era bombardear alguma zona da russia sem casas precisamente do genero: Ou retiram, ou entao, amanha, será no kremlin.
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,226
10,742
Então ontem o mr. president Biden falou e hoje as tropas russas estão a chegar a Kiev ?

Alguém não recebeu o memo.
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,714
5,768
Porto
Hoje foi colocado um video que representa exactamente o que a russia tá a fazer:

Ve-se um tanque a abalrroar um carro civil, com uma pessoa lá dentro.
Eu pergunto: mas o civil ia ser um perigo para algum russo? Aquele carro representava algum perigo para a russia?
O tanque optou por fazer a atrocidade simplesmente porque sim.

Se perguntarem ao putin vai dizer que aquele carro teria bombas que iriam matar não sei quantos russos!
Basicamente é o mesmo que ele faz quando alega que está a atacar a ucrania, porque o governo é nazi e oprime as forças separatistas!

Eles não podem dizer que nao tem razões para o que tao a fazer, pois a verdade é que o tão a fazer para ganhar poder naquela terra, que só por acaso tem um enorme potencial económico.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,296
2,430
Hoje foi colocado um video que representa exactamente o que a russia tá a fazer:

Ve-se um tanque a abalrroar um carro civil, com uma pessoa lá dentro.
Eu pergunto: mas o civil ia ser um perigo para algum russo? Aquele carro representava algum perigo para a russia?
O tanque optou por fazer a atrocidade simplesmente porque sim.

Se perguntarem ao putin vai dizer que aquele carro teria bombas que iriam matar não sei quantos russos!
Basicamente é o mesmo que ele faz quando alega que está a atacar a ucrania, porque o governo é nazi e oprime as forças separatistas!

Eles não podem dizer que nao tem razões para o que tao a fazer, pois a verdade é que o tão a fazer para ganhar poder naquela terra, que só por acaso tem um enorme potencial económico.
Tenham cuidado com alguns videos ou informaçoes da Twitter seja de um ou de outro lado. Dizem tudo e o seu contrario :

 
  • Like
Reações: fjpfcp

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,512
23,859
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Mesmo que não tenha coragem de avançar contra a NATO, o que o impede de invadir a Moldávia ou a Geórgia, a seguir?
 
  • Like
Reações: Dragon G e Pavão

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,292
2,393
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Tenham cuidado com alguns videos ou informaçoes da Twitter seja de um ou de outro lado. Dizem tudo e o seu contrario :

Sinceramente, sem certezas atenta a distância da imagem não me parece que seja um veículo militar e muito menos um Strela 10.