Actualidade Nacional

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,962
72,098
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
O Estado e as empresas que não invistam fortemente na "segurança das redes" que não é preciso ...

O que tem acontecido sobretudo neste último/últimos meses tem sido absolutamente ridículo ...

Qual guerra armada qual crlh! Basta uma equipa de hackers e lá se vai o Portugalinho ....
Aos anos que ouço pessoal a avisar sobre isso.
Devemos ser o país mais indefeso na Europa nesse aspecto.

Só se vai fazer alguma coisa quando interromperem energia elétrica durante umas horas e a Internet colapsar durante um ou dois dias.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,532
5,517

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,381
59,026
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Vocês estavam a par deste ROUBO vergonhoso? Uma margem de lucro brutal dos hipermercados. Isto será verdade?

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,932
9,369
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Vocês estavam a par deste ROUBO vergonhoso? Uma margem de lucro brutal dos hipermercados. Isto será verdade?

... o sistema funciona assim, não é de hoje. Como se explicam as grandes desigualdades do nosso tempo? Pagar o mínimo possível, vender pelo máximo possível... ficar com parte significativa do lucros, de preferência numa zona de fiscalidade atractiva, e pagar salários mínimos ou pouco mais que isso. Poderá ser um mecanismo de acumulação. Independentemente dos valores exactos das margens de lucro. Mas não é só na agricultura...

• Like
Reações: Czarli9

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,381
59,026
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Pagar o mínimo possível, vender pelo máximo possível...
Mas aqui os produtores / agricultores nem vendem pelo máximo possível. As cadeias de supermercados, sim. A margem dos hipers é 15 vezes mais. QUINZE vezes....
Eu pensava que os agricultores ainda chegavam, vá, aos 1,5€ /kg ou assim, nesse caso das cebolas. Mas vendem por 20 cêntimos o kg e os hipers vendem por 4€....foda-se...

• Like
Reações: J | [Ka!s3r^].

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,932
9,369
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Mas aqui os produtores / agricultores nem vendem pelo máximo possível. A margem dos hipers é 15 vezes mais. QUINZE vezes....
E qual será a margem de lucro de uma Zara ou de... sei lá, de uma Nike... ? E qual é a consequência dessas margens de lucro para outras pessoas, para quem produz os tecidos, quem ocupa as posições iniciais da cadeia de produção...

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,381
59,026
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
É a base do capitalismo.
Sim, eu percebo isso mas o que me chocou neste caso é a disparidade entre o preço da venda de quem produz e o preço final ao consumidor. Porque é que os agricultores não aumentam os preços para algo mais decente?

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel

Isto não é novo. Acontece bastante nos legumes e na fruta. Eu lidei de perto com um produtor de laranja do Algarve e a margem dos hipermercados era brutal, comparando com o preço que ele vendia.

No pescado também era assim. O preço que saia dos barcos era substancialmente menor do que era vendido no retalho.

É uma merda.

• Like
Reações: Dexter2020

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,932
9,369
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Da Zara sei que mesmo nos saldos a margem é brutal, quanto mais em preços normais. Um absurdo....
Daí ser necessária uma entidade com forte poder sobre o funcionamento dos mercados e da economia, por muito que isto desagrade a certas sensibilidades políticas e elites económicas. Falo dos estados, naturalmente. Ou seja, dos próprios cidadãos. Caso contrário quem tem maior poder, neste caso as grandes superfícies, canibaliza os restantes participantes nos processos económicos. Há poucos dias, um jornal voltou ao tema de Odemira, da produção agrícola e das relações laborais. Imagine-se a margem de lucro de empresas que dispõem de uma mão-de-obra que ignora os próprios direitos laborais ou simplesmente não os vê cumpridos. Mas o sistema está montado assim, ao ponto de a ideia de flexibilização laboral, por exemplo, ser vendida como algo bom para os trabalhadores. Uma exploração aqui, outra acolá... O mesmo serve para a desregulação económica.

Coisas interessantes: Super Bock, Continente, Pingo Doce, Intermaché e Auchan multados em mais de 92 milhões de euros por concertação de preços – Observador

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,989
45,530
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
em primeiro lugar convém ter noção das coisas e dá para ver que aqui pouca gente compra cebolas, um kg de cebolas não custa 4 euros, e o agricultor não ajuda a causa ao fazer o tweet nesses termos.

Depois as pessoas em vez de apenas reclamarem podem apoiar as suas comunidades, comprar a produtores, ir a mercados, ir a pequenos supermercados..

• Like
Reações: Don Corleone

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,472
1,137
Atencao que o supermercado nao vai ganhar as tais 15 vezes...isso é populismo.
O que o supermeracdo...aposto que no maximo ganhara 40 cts..(o dobro do agricultor).
o Agricultor poderia subir um pouco o preço para ele ganhar mais.
O Supermercado...vai ter que pagar o transporte da terra ao centro logiiitco e depois ao supermercado local (gasoleo caro como a merda).
O Supermercado tem que pagar renda...do local...onde esta a vander as cebolas...em que muitos sitios é bem caro.
O Supermercado tem que pagar limpeza, luz, agua do local onde vende as cebolas.
O Supermercado pelo meio ainda tem que pagar o ordenado do transportador, do repositor, do empregado de caixa, do empregado da limpeza...
Não estou a defender o supermercado!!! mas temos que ver que o continente/auchan...pelo meio tem aqui custos invisiveis.
A margem liquida deverá ser na ordem dos 40 cts...se tanto...

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
37,483
36,404
52
Moimenta do Douro
Atencao que o supermercado nao vai ganhar as tais 15 vezes...isso é populismo.
O que o supermeracdo...aposto que no maximo ganhara 40 cts..(o dobro do agricultor).
o Agricultor poderia subir um pouco o preço para ele ganhar mais.
O Supermercado...vai ter que pagar o transporte da terra ao centro logiiitco e depois ao supermercado local (gasoleo caro como a merda).
O Supermercado tem que pagar renda...do local...onde esta a vander as cebolas...em que muitos sitios é bem caro.
O Supermercado tem que pagar limpeza, luz, agua do local onde vende as cebolas.
O Supermercado pelo meio ainda tem que pagar o ordenado do transportador, do repositor, do empregado de caixa, do empregado da limpeza...
Não estou a defender o supermercado!!! mas temos que ver que o continente/auchan...pelo meio tem aqui custos invisiveis.
A margem liquida deverá ser na ordem dos 40 cts...se tanto...
O agricultor não tem despesas na produção? Qual a margem líquida do agricultor? Não tem que armazenar e cuidar da produção para poder vender um produto de qualidade?

Se vende a 20/24 cêntimos imagino a margem dele.

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,472
1,137
O agricultor não tem despesas na produção? Qual a margem líquida do agricultor? Não tem que armazenar e cuidar da produção para poder vender um produto de qualidade?

Se vende a 20/24 cêntimos imagino a margem dele.
Sim. EU concirdo com isto que dizes.
Só estava a referir que nao é bem assim que ganha 15 vezes mais. Porque isso nao é verdade.
Não façam de um grande grupo uns papões.

Dou por exemplo o meu caso.
Eu trabalho num empresa de consultoria informatica onde a mercadoria que se vende sou eu!
A minha empresea vende-me 6,7 vezes o que o eu recebo na minha conta por mes.
Mas a margem liquida que a minha empresa que tem ao vender-me nao é tanto quanto ganho eu por mes.

Ou seja...ha aqui muitos custos que é precio ver.

Sobre o Agricultor...acredito que seja uma pequena/media empresa onde terá as suas terras, o seu armazem...
Mas nao qiueiras comparar os custos de uma cadeia logistica/supermercado...em relacao a estrutura de um agricultor...

Entretanto volto a dizer que o agricultor deveria aumentar o preço de venda de modo a aumentar os seus rendimentos.