A comunidade cigana é um problema. Ponto.
Os negros não são problema. Os brasileiros não são problema. Os sírios não são problema. Os ucranianos, moldavos e outros de leste não são problema. Os chineses não são problema. Aliás, são um problema, no sentido em que haviam de vir mais para cá. Só com "portugueses" isto não vai lá.
A comunidade cigana, lamento, mas é.
Não são os negros que obrigam crianças a casar. Não são os ucranianos que lançam o pânico onde se pousam. Não são os brasileiros que não cumprem o estado de direito. Não são os chineses que semana sim, semana sim, lançam o pânico numa repartição ou edifício público. Não são os moldavos que não deixam as suas crianças frequentar o sistema de ensino.
E não me venham com historietas da treta do " não foi um cigano que faliu o BES " e outras desconversas. Também não foi o Salgado, nem a sua família, que agride polícias, funcionários do estado e transeuntes.
Eu cago para os mercedes, o RSI, as vendas candongueiras nas feiras... Isso a mim dá-me igual. Não me preocupa um segundo que seja.
Agora traço um linha quando um grupo ou etnia começa a não cumprir as normas mais básicas das básicas da civilização:
Não usar a violência nem a intimidação para obter dividendos antes do cidadão comum.
É um problema seríssimo que vamos varrendo para debaixo do tapete.
É muito fácil viver em Lx nos palacetes... Nunca falaram com um cigano na vida. Nunca foram vizinhos de um. É só cheiro a flores e hortelã nas Avenidas Novas.
--------------------------------
A este respeito tenho um exemplo de um amigo que tal como eu foi sempre compreensivo, recetivo e amistoso em relação a todas as etnias e raças, incluindo a cigana. Há cerca de dez anos instalou-se no rés do chão do prédio de 3 andares onde vive a cerca de 1,5 Km da avenida do metro de Gaia uma familia cigana.
Rapidamente começaram violar as regras do condominio, como portas abertas noite e dia, barulho infernal e Festas noite e dia, além de usurparem lugares de garagem e aparcamento. Quem quer que tentasse educadamente trazer aquela gente á razão e á convivencia social, atraia logo problemas, com a PSP a fechar os olhos, os Tribunais ineficazes. Tudo isto gerou um caldo para que, um a um toda a gente tentasse abandonar o prédio e os que foram saíndo vendia cada vez a menor preço. A situação tornou-se insustentavel do ponto de vista social, familiar e financeiro, com elevadores avariado e animais a circular em varandas, etc.
Resultados, o prédio degradou-se, a zona deprimiu e atraiu mais familias daquela etnia sem regras e sem ordem, varios residentes perderam muito dinheiro e foram acusados de enganar os compradores!!! O meu amigo separou-se e vazou dali, enquanto a mulher sempre com a mania da compreensão dos ciganos ficou com uma tremenda depressão e ainda hoje lá está, mesmo após essa familia ter saído ao fim de cerca de 7 anos sem pagar condominio e estar em parte incerta (Espanha ao que dizem).
Conclusão, quando as regras não são cumpridas e a impunidade é geral um País, uma cidade, terra ou um prédio não funcionam.
PS: Atenção que tenho primas na Beira Baixa perto das Idanhas e Belmonte que diz haver familias ciganas altamente integradas nas comunidades e que
as crianças vão à Escola e querem seguir estudos e não casar aos 12/13 anos. Mas não vivem em prédios e mantêm as tradições culturais ciganas ligadas ao Canto e à Dança onde fazem trocas com a restante comunidade.