São uma raridade os ciganos integrados.--------------------------------
A este respeito tenho um exemplo de um amigo que tal como eu foi sempre compreensivo, recetivo e amistoso em relação a todas as etnias e raças, incluindo a cigana. Há cerca de dez anos instalou-se no rés do chão do prédio de 3 andares onde vive a cerca de 1,5 Km da avenida do metro de Gaia uma familia cigana.
Rapidamente começaram violar as regras do condominio, como portas abertas noite e dia, barulho infernal e Festas noite e dia, além de usurparem lugares de garagem e aparcamento. Quem quer que tentasse educadamente trazer aquela gente á razão e á convivencia social, atraia logo problemas, com a PSP a fechar os olhos, os Tribunais ineficazes. Tudo isto gerou um caldo para que, um a um toda a gente tentasse abandonar o prédio e os que foram saíndo vendia cada vez a menor preço. A situação tornou-se insustentavel do ponto de vista social, familiar e financeiro, com elevadores avariado e animais a circular em varandas, etc.
Resultados, o prédio degradou-se, a zona deprimiu e atraiu mais familias daquela etnia sem regras e sem ordem, varios residentes perderam muito dinheiro e foram acusados de enganar os compradores!!! O meu amigo separou-se e vazou dali, enquanto a mulher sempre com a mania da compreensão dos ciganos ficou com uma tremenda depressão e ainda hoje lá está, mesmo após essa familia ter saído ao fim de cerca de 7 anos sem pagar condominio e estar em parte incerta (Espanha ao que dizem).
Conclusão, quando as regras não são cumpridas e a impunidade é geral um País, uma cidade, terra ou um prédio não funcionam.
PS: Atenção que tenho primas na Beira Baixa perto das Idanhas e Belmonte que diz haver familias ciganas altamente integradas nas comunidades e que
as crianças vão à Escola e querem seguir estudos e não casar aos 12/13 anos. Mas não vivem em prédios e mantêm as tradições culturais ciganas ligadas ao Canto e à Dança onde fazem trocas com a restante comunidade.
São a única etnia que não procura a integração, e sim se fechar sobre si mesmo com regras próprias e tradições.
Isso não é grave. Por mim que fiquem lá com as tradições ( apesar de me fazer sentir indisposto crianças de 12 anos casadas com vitelos de 20 e o papel degradante e submisso que a mulher tem na comunidade cigana ).
Agora tentar coagir os restantes que não pertencem ao seu meio isso não.
As democracias tem o dever de nos proteger desses grupos que ameaçam a coesão social.