Vamos a contas pelas informações da CS! Galeno custou 9M por 100% do passe.
FCP vendeu por 3.5M€ ao SC Braga. Daria 5.5M€ para a recompra mas... os 3.5M€ da transferência para o SCB, eram em várias prestações, 500k a cabeça, mais 5 prestações de 600k, sendo que as últimas duas eram em Fevereiro e Outubro de 2022. Portanto, dos 3.5M não recebemos 1.2M€. Custo da recompra é afinal de 6.7M€ ou negócio final é afinal de 9+1.2=10.2M€!
Para mim tamos a discutir pentelhos!
Sendo pratico, trouxemos o galeno por 1.2M, entretanto não tinha espaço, foi cedido ao braga por 3.5M.
Lá jogou, cresceu, ao ponto de ja ter sido apontado a arsenal (o braga salvo erro queria 25M).
Este ano, claramente o braga mudou as prioridades, pois introduziu muitos jovens na equipa contribuindo tambem para uma bipolaridade de jogo.
Foi recomprado por 9M.
Ou seja, o custo disto tudo é o investimento inicial mais a recompra, menos a venda ao braga, ou seja, 1.2 + 9 - 3,5, o que dá os tais 6,7M.
Ou seja o galeno custou até ao momento 6.7M. Acham muito sinceramente que ficamos a perder?
Se podiamos ter ganho mais? Sem duvida nenhuma, se nao tivessemos vendido ao braga, escusavamos de recomprar neste momento.
Tambem acredito que se não o tivessemos vendido, estaria encostado a algum lado a rodar de emprestimo em emprestimo até sair a custo zero, porque o galeno com Diaz, Corona, Octavio etc etc etc, dificilmente iria ter espaço. Iria ser um activo, interessante a ser desvalorizado ano apos ano.
Vamos agora calçar os sapatos de uma equipa que recebe 1 emprestado, e vamos olhar para o Baró.
Se tivesse assinado pelo estoril, mantendo nós uma % de passe, clausula de recompra, e prioridade nas negociacoes.
Era ou não era mais estimulante a aposta no Baró? Iam apostar num jovem, com qualidade, que podia continuar na proxima epoca, e nao continuando, das duas uma, ou foi porque o estoril o quis vender, ou entao, nós resgatamos o jogador, pois entendemos que houve progresso.
Em qualquer das situações, mesmo pagando pelo desenvolvimento do jogador, a meu ver, ficamos ambos a ganhar!
Sobre o Baró, comecou agora a jogar. Acredito que se fosse mesmo jogador do estoril, o treinador ja tinha sido incentivado a apostar nele.
O mesmo se aplica, por exemplo, ao Rodrigo Conceição. Desportivamente estará proximo aos que já la tem, para quê apostar num jogador emprestado, quando pode ser semelhante a um que é activo do clube?
O afonso sousa, não está na mesma situação que os outros, porque assinou pelo belenenses. Se fosse emprestado, de certeza que nao ia ter tanto tempo de jogo.
É claro que isto só se aplica tipo, quando emprestas um jogador que está mais ou menos ao nivel de outro. O emprestimo do galeno ao Rio Ave foi diferente, pois efectivamente o galeno naquela altura, estava bem acima dos restantes elementos da posicao, dai ser sempre titular.
Para rematar a situação:
Na minha opiniao, que façamos mais negocios destes e nestes moldes. Vamos gastar mais dinheiro? Sim!
Para mim, e agora agarrando as palavras do PdC a uns anos. Caros são aqueles que não jogam. Se passamos a ter que recomprar jogadores, é porque os jogadores cresceram. Ou seja, sairam abaixo do exigido, e serão recomprados assim que atingirem/superem o exigido. O que muitas vezes acontece é que são jogadores de potencial, mas que como nunca são apostas, o tempo vai passando, e acabam por depois até nem dar em nada.
EDIT: Aceito perfeitamente quem discorda, do meu pensamento!