Covid-19

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
E será que é tão matematico assim?

Nos USA a curva está a subir há muito, ainda ontem tiveram uns 800k novos casos e 1200 mortos.
Para este tipo de obsrvações, convém ter em conta médias móveis, taxa de positividade, etc. A média móvel a 7 dias para o país dá já uma diminuição do crescimento do número de novos casos. Aplicando a mesma média às diferentes regiões do país, percebe-se que a tendência é que o Centro e LVT parecem já ter ultrapassado o pico ontem, veremos se a tendência se confirma nos próximos dias. A região Norte por exemplo, ainda está em crescimento, apesar de também menos acelerado. A média móvel da taxa de positividade de casos também tem vindo a desacelerar.

Quanto aos EUA, ainda estão em crescimento, mas a tendência é que já estejam também próximos do pico. Por exemplo, o Reino Unido já está numa fase acentuada de diminuição de novos casos.

Em termos de internamentos e mortes, irá sempre haver um delay. Ou seja, só daqui a 2/3/4 semanas se irá começar a observar a diminuição.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Para este tipo de obsrvações, convém ter em conta médias móveis, taxa de positividade, etc. A média móvel a 7 dias para o país dá já uma diminuição do crescimento do número de novos casos. Aplicando a mesma média às diferentes regiões do país, percebe-se que a tendência é que o Centro e LVT parecem já ter ultrapassado o pico ontem, veremos se a tendência se confirma nos próximos dias. A região Norte por exemplo, ainda está em crescimento, apesar de também menos acelerado. A média móvel da taxa de positividade de casos também tem vindo a desacelerar.

Quanto aos EUA, ainda estão em crescimento, mas a tendência é que já estejam também próximos do pico. Por exemplo, o Reino Unido já está numa fase acentuada de diminuição de novos casos.

Em termos de internamentos e mortes, irá sempre haver um delay. Ou seja, só daqui a 2/3/4 semanas se irá começar a observar a diminuição.
Mas a reabertura das escolas há 3 dias não será motivo para subida de casos também? A minha filha ainda hoje vai ter que fazer um teste porque, nos dois primeiros dias, já apareceu um miúdo positivo.

Última edição:
  • Like
Reações: malmeida

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
Mas a reabertura das escolhas há 3 dias não será motivo para subida de casos também? A minha filha ainda hoje vai ter que fazer um teste porque, nos dois primeiros dias, já apareceu um miúdo positivo.
Pode ser um factor sim. Ainda assim, penso que o impacto não será muito significativo. No Reino Unido, as escolas estão abertas desde dia 4, e não se nota qualquer impacto na dimunuição de novos casos.

• Like
Reações: malmeida e Sakamoto

RuiFilipe10

💙🔵⚪️
28 Abril 2015
14,941
14,004
29
Malta fiz um autoteste no domingo que deu positivo . Liguei para a saúde 24 e decretaram isolamento e fui fazer o PCR , deu negativo hoje . Posso voltar a minha vida normal ou tenho que contactar/esperar contacto deles com alta ? Se alguém conseguir ajudar

• Wow
Reações: Raba

karalinda

Arquibancada
24 Maio 2017
402
328
Bem ... Estou a ver que vou ter umas semaninhas bem atribuladas... O meu sobrinho (7 anos) aparentemente apanhou covid ... Veio recambiado à pouco da escola meio mole e com dores de cabeça!

Praticamente vou ter que forçar o isolamento, o meu e dos meus pais que vivem comigo... O meu irmão e família vivem na mesma casa mas em andares diferentes e as visitas dele e do petiz são praticamente recorrentes (não mais que 15minutos mas todos os dias) . Na verdade já desde o inicio da semana que o meu irmão e aparentemente a minha cunhada tem andado algo constipados mas nas visitas ele tem vindo de máscara.

Ou seja vou ter andar a monitorizar possíveis sintomas para além de ter que estar em cima dos meus pais ambos acima dos 80... Ainda hoje ou amanhã vou ter que comprar autotestes.

Caros amigos alguma sugestão para procedimentos a seguir agora?

PS: para ajudar à festa, os meus pais andam ambos em fisioterapia na maia e por acaso hoje a minha mãe não foi pq a enfermeira que a trata teve um contacto com um caso positivo.

arya

Bancada central
3 Outubro 2015
1,657
2,085
Bem ... Estou a ver que vou ter umas semaninhas bem atribuladas... O meu sobrinho (7 anos) aparentemente apanhou covid ... Veio recambiado à pouco da escola meio mole e com dores de cabeça!

Praticamente vou ter que forçar o isolamento, o meu e dos meus pais que vivem comigo... O meu irmão e família vivem na mesma casa mas em andares diferentes e as visitas dele e do petiz são praticamente recorrentes (não mais que 15minutos mas todos os dias) . Na verdade já desde o inicio da semana que o meu irmão e aparentemente a minha cunhada tem andado algo constipados mas nas visitas ele tem vindo de máscara.

Ou seja vou ter andar a monitorizar possíveis sintomas para além de ter que estar em cima dos meus pais ambos acima dos 80... Ainda hoje ou amanhã vou ter que comprar autotestes.

Caros amigos alguma sugestão para procedimentos a seguir agora?

PS: para ajudar à festa, os meus pais andam ambos em fisioterapia na maia e por acaso hoje a minha mãe não foi pq a enfermeira que a trata teve um contacto com um caso positivo.
Primeiro convém ter a certeza se o menino é positivo. Caso ainda não tenho feito teste rápido ou pcr, ligar a saude 24 para ser emitido o teste. Caso já tenha teste positivo, quem teve contacto ligar para a S24. Neste momento só ficam em isolamento os coabitantes, os contactos que não moram na mesma casa só tem que testar.
Que corra tudo bem convosco :)

Caso ajude alguém, é um site feito por médicos que tenta responder a questões deste tipo

• Like
Reações: karalinda

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,462
924
Porto, 1977
Tens a certeza que qualquer pessoa pode votar antecipadamente? Nas últimas eleições (autárquicas) votei antecipadamente por motivos profissionais e tive de ter justificação para tal.
Nas presidenciais inscrevi-me para o voto antecipado sem qualquer motivo para além da suposta comodidade que achava que iria ter.
Não tive porque as filas foram enormes o que levou à celebre frase do Cabrita "festa da democracia. Parece o 25 de abril"

Nas autárquicas aprendi a lição e não experimentei. Não sei se a justificação era necessária.
Pelo que li nas noticias (possibilidade de 20% votarem antecipado) presumo que se possa como nas presidenciais.

Quanto ao resto, eu vejo o valor do voto doutra forma. Para mim a importância é extrema.
O problema não é a forma como uma pessoa vê a importância do voto.
É o facto de milhares de pessoas terem feito sacrifícios por motivos que consideram mais urgentes do que as do voto.
Essa mágoa está bem presente na sociedade que ainda patrulha a vida dos outros que arriscam mais (bares, restaurantes, vida social), que tem demasiada repulsa aos não vacinados.

Se eu fosse conselheiro do Ventura punha-o a buzinar com a dualidade de critérios. Pessoas que foram multadas por andar na rua, mandadas inverter a marcha, pessoas que por isolamento faltaram a A,B,C, perderam D,E,F.

Se ele falar a essa mágoa, se mexer nessa frustração e nesse recalque, dizendo que o poder politico está a mandar infectados contactar com os pobres desgraçados que estão nas mesas de voto insultando todos os portugueses que fizeram sacrifícios e ficaram presos quando estavam saudáveis para dar um passeio, ir a um funeral dos pais, responder a uma encomenda vital para o seu negócio, trabalhar para pôr dinheiro na mesa dos filhos vai ganhar muitos votos.

Basta que acerte no caso de quem o está a ouvir e reacenda a chama dessa indignação.

Por isso o foco não pode ser "na importância do voto", mas sim na "nova situação pandémica" se se quiser abrir excepções.
Acho que pôr infetados na rua porque o voto é muito importante fará mais mal do que bem à democracia, paz social e disciplina no comportamento face à pandemia.

Quanto à menor gravidade da doença, acho que isso é uma coisa óbvia nesta discussão. Com a vacinação, a doença atualmente permite discutir isto ( e outras coisas). Nós nesta altura nem somos contacto de alto risco se não se tratar de cohabitante (e mesmo aqui o caso muda com 3 doses). Queres mesmo discutir se isto também é científico ou partimos do pressuposto que há esta abertura por causa da muito menor gravidade atual da doença?
De acordo com quase tudo. O que reitero é que será muito difícil que boa parte da população entenda e aceite que infetados sairão à rua só porque votar é importante.

Por fim, as ideias para esta exceção estão sempre relacionadas com um isolamento destas pessoas do resto das pessoas que vão votar. Não é um levantamento à sorte. Só assim posso perceber essa medida.
Eu não sei se acho bem, mas acho muito bem que se procurem todas as soluções possíveis.
Tens milhares de pessoas que estão em mesas de voto que representam a sociedade. Vejo muito difícil essa possibilidade.
Repito a melhor solução. Voto antecipado livre que resulta em 2 domingos em que qualquer pessoa pode votar.
Qualquer infetado com COVID assintomático ou ligeiro/moderado poderá votar se acautelar essa possibilidade porque o tempo de isolamento não apanha 2 domingos.

octux

Bancada central
30 Julho 2013
2,476
2,297
Conquistas
7
44
Albergaria a velha
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • João Pinto
  • Campeão Nacional 19/20
Alguém me sabe dizer qual o teste que tem de ser feito após contacto com positivo? Sendo contacto de alto risco. Recebi os códigos mas queria evitar o pcr.