Covid-19

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,236
10,487
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
A razão para esta pouca vergonha das excepções ao isolamento para ir votar tem uma explicação muito simples: cada voto vale dinheiro. Os políticos de burros não têm nada.

• Like
Reações: Dragao_man

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
7,785
8,362
A razão para esta pouca vergonha das excepções ao isolamento para ir votar tem uma explicação muito simples: cada voto vale dinheiro. Os políticos de burros não têm nada.

Vale e não é pouco. É tão vergonhosa a decisão como o valor que eles recebem.

• Like
Reações: DeZ

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,729
5,687

Se isto acontecer que ninguém exiga isolamento a ninguém. Há bocas para alimentar e temos de ficar fechados em casa e agora vem as eleições e pode se ir? Que vergonha.

• Like
Reações: jcmp17

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,250
9,773
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa

Estragaram o negócio a centenas de empresários mandando fechar tudo à toa mas para garantir o deles há sempre excepções.

Pqp

• Like
Reações: Dragao_man

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,236
10,487
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Se isto acontecer que ninguém exiga isolamento a ninguém. Há bocas para alimentar e temos de ficar fechados em casa e agora vem as eleições e pode se ir? Que vergonha.
Estragaram o negócio a centenas de empresários mandando fechar tudo à toa mas para garantir o deles há sempre excepções.

Pqp
Portugal é e continuará a ser o país do "Rei vai nu". Toda a gente vê mas ninguém faz nada.

E mesmo quando são apanhados em flagrante, estes corruptos safam-se sempre porque o sistema montado por eles assim permite.

É triste mas é assim que funciona.

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,729
5,687
Portugal é e continuará a ser o país do "Rei vai nu". Toda a gente vê mas ninguém faz nada.

E mesmo quando são apanhados em flagrante, estes corruptos safam-se sempre porque o sistema montado por eles assim permite.

É triste mas é assim que funciona.
De todas as decisões, esta deita por terra tudo o que se fez até agora, na minha opinião. Suponhamos, vou sair do isolamento, podendo estar positivo e ir para o meio das pessoas? Pra isso, ao menos, que criem horários para ir votar.

• Like
Reações: DeZ
C

Campeões de Tudo

Guest
Drive e Walk Thrus em sítios estrategicamente colocados e longe dos habituais locais de voto, esta seria a minha sugestão.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Eu devo ser o único que não vê dessa forma esta exceção.

Deve fazer-se tudo (mas mesmo tudo!) para que quem quer possa votar.

E nesta altura, com o número de isolados previstos para a data das eleições, essa ausência pode efetivamente ter efeitos reais na votação final.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,236
10,487
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto

E nesta altura, com o número de isolados previstos para a data das eleições, essa ausência pode efetivamente ter efeitos reais na votação final.

Num país onde há consistentemente 50% de abstenções ou mais, estar-se a criar este celeuma todo para que quem está em isolamento possa ir votar é apenas e só ridículo.

Ainda se o voto fosse obrigatório..

• Like
Reações: jcmp17

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Num país onde há consistentemente 50% de abstenções ou mais, estar-se a criar este celeuma todo para que quem está em isolamento possa ir votar é apenas e só ridículo.

Ainda se o voto fosse obrigatório..
Desculpa?

É mesmo por esses 50% que isto é mais grave.
Ou achas que os 10/20% que estarão em isolamento são todos dos 50% que não querem saber?

Eu se não puder votar por estar em isolamento vou ficar muito fodido.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,462
924
Porto, 1977

Partindo dos seguintes pressupostos:

1) Existência de voto antecipado em que qualquer pessoa se pode inscrever.

2) Possibilidade de quem se inscreve no voto antecipado e não comparece na urna poder votar no dia 30 de Janeiro

3) Tempo máximo de isolamento de 7 dias para casos assintomáticos ou doença ligeira

Em que circunstância é que a COVID pode me impedir de votar se eu estiver preocupado em fazê-lo?
Inscrevo-me no voto antecipado? Covid ou tenho que ficar em casa por contacto de alto risco. Falto ao voto antecipado. Voto no dia 30.

Só se for doença grave. E se for grave tanto faz ser COVID, enfarte, AVC. A última preocupação será a do voto.

Abrir uma excepção para algo que pode ser muito importante para a elite, para o assunto do momento na comunicação social, mas que, definitivamente, não é uma prioridade na vida das pessoas gerará uma turba de malta que perdeu negócios, momentos marcantes da sua vida (funerais, casamentos, acompanhamento de familiares que precisassem de cuidados) porque estava obrigado a se isolar.

Oxalá que a COVID não venha a piorar ou que esteja perto do fim, mas se se abre uma excepção à regra de quase 2 anos porque "é para o voto" na cabeça de quem já acha que perdeu muito pelo isolamento gerará uma indignação que não é pequena e para isolamentos futuros nada travará que cada um, na sua consciencia, abra excepções individuais porque terá sempre uma urgência que na sua cabeça é muito mais importante que votar.

Se se quisesse acautelar estes problemas, seria mais inteligente utilizar o cariz mais leve desta variante do que a importância do voto.

Volto a repetir: Não terão sido poucas as pessoas sem sintomas e que se viram privados de participar em momentos importantes da sua vida por exigência sanitária/responsabilidade social.

Agridam estas pessoas (o voto é mais importante que o teu pai/mãe que morreu ou do biscate que perdeste e que te fazia entrar dinheiro) e veremos o que vem a seguir.

• Like
Reações: DeZ e Mehdi

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,236
10,487
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Desculpa?

É mesmo por esses 50% que isto é mais grave.
Ou achas que os 10/20% que estarão em isolamento são todos dos 50% que não querem saber?

Eu se não puder votar por estar em isolamento vou ficar muito fodido.

E depois?

O isolamento não tem um propósito? Quer dizer, a pessoa tem de ficar em casa para tudo, menos para ir votar. Ora porra.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,948
11,577
Esmoriz

2) Possibilidade de quem se inscreve no voto antecipado e não comparece na urna poder votar no dia 30 de Janeiro

3) Tempo máximo de isolamento de 7 dias para casos assintomáticos ou doença ligeira

Em que circunstância é que a COVID pode me impedir de votar se eu estiver preocupado em fazê-lo?
Inscrevo-me no voto antecipado? Covid ou tenho que ficar em casa por contacto de alto risco. Falto ao voto antecipado. Voto no dia 30.

Só se for doença grave. E se for grave tanto faz ser COVID, enfarte, AVC. A última preocupação será a do voto.

Abrir uma excepção para algo que pode ser muito importante para a elite, para o assunto do momento na comunicação social, mas que, definitivamente, não é uma prioridade na vida das pessoas gerará uma turba de malta que perdeu negócios, momentos marcantes da sua vida (funerais, casamentos, acompanhamento de familiares que precisassem de cuidados) porque estava obrigado a se isolar.

Oxalá que a COVID não venha a piorar ou que esteja perto do fim, mas se se abre uma excepção à regra de quase 2 anos porque "é para o voto" na cabeça de quem já acha que perdeu muito pelo isolamento gerará uma indignação que não é pequena e para isolamentos futuros nada travará que cada um, na sua consciencia, abra excepções individuais porque terá sempre uma urgência que na sua cabeça é muito mais importante que votar.

Se se quisesse acautelar estes problemas, seria mais inteligente utilizar o cariz mais leve desta variante do que a importância do voto.

Volto a repetir: Não terão sido poucas as pessoas sem sintomas e que se viram privados de participar em momentos importantes da sua vida por exigência sanitária/responsabilidade social.

Agridam estas pessoas (o voto é mais importante que o teu pai/mãe que morreu ou do biscate que perdeste e que te fazia entrar dinheiro) e veremos o que vem a seguir.
Bem, não discutindo a importância dos momentos na vida de cada um, um casamento ou um funeral não é bem a mesma coisa que o voto que demora 30 segundos a ser feito, em condições alegadamente mais seguras, sem contacto pessoal directo com ninguém. Se quisesse estabelecer uma comparação seria com uma pessoa infectada com sintomas que mesmo assim tem que sair de casa para realizar o seu teste, que não passa de um pro-forma. (ex: a minha namorada está positiva, eu tenho sintomas, mesmo assim desloco-me para fazer um teste).

Esta abertura ao voto para quem está em isolamento surge também num contexto em que se começam a aligeirar muitas medidas, e em que inclusivamente se começa também a falar em autoisolamento para pessoas infectadas .

• Like
Reações: AdrianSmith

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701

Tens a certeza que qualquer pessoa pode votar antecipadamente? Nas últimas eleições (autárquicas) votei antecipadamente por motivos profissionais e tive de ter justificação para tal.

Quanto ao resto, eu vejo o valor do voto doutra forma. Para mim a importância é extrema.

Quanto à menor gravidade da doença, acho que isso é uma coisa óbvia nesta discussão. Com a vacinação, a doença atualmente permite discutir isto ( e outras coisas). Nós nesta altura nem somos contacto de alto risco se não se tratar de cohabitante (e mesmo aqui o caso muda com 3 doses). Queres mesmo discutir se isto também é científico ou partimos do pressuposto que há esta abertura por causa da muito menor gravidade atual da doença?

Por fim, as ideias para esta exceção estão sempre relacionadas com um isolamento destas pessoas do resto das pessoas que vão votar. Não é um levantamento à sorte. Só assim posso perceber essa medida.
Eu não sei se acho bem, mas acho muito bem que se procurem todas as soluções possíveis.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Bem, não discutindo a importância dos momentos na vida de cada um, um casamento ou um funeral não é bem a mesma coisa que o voto que demora 30 segundos a ser feito, em condições alegadamente mais seguras, sem contacto pessoal directo com ninguém. Se quisesse estabelecer uma comparação seria com uma pessoa infectada com sintomas que mesmo assim tem que sair de casa para realizar o seu teste, que não passa de um pro-forma. (ex: a minha namorada está positiva, eu tenho sintomas, mesmo assim desloco-me para fazer um teste).

Esta abertura ao voto para quem está em isolamento surge também num contexto em que se começam a aligeirar muitas medidas, e em que inclusivamente se começa também a falar em autoisolamento para pessoas infectadas .
Esse é um excelente ponto.

Há quem vá ser testado para as filas, sabendo que está positivo

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
Alguem sabe se estamos próximos do pico desta vaga?

Nas vagas anteriores apontavam-se datas, agora nem por isso.
A taxa de crescimento está a diminuir. Diria que nos próximos dias a curva começará a entrar na fase descendente. Aliás, em algumas regiões, como o Centro e LVT, parece já estar. Veremos se a tendência se confirma hoje e amanhã.

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
A taxa de crescimento está a diminuir. Diria que nos próximos dias a curva começará a entrar na fase descendente. Aliás, em algumas regiões, como o Centro e LVT já está.
E será que é tão matematico assim?

Nos USA a curva está a subir há muito, ainda ontem tiveram uns 800k novos casos e 1200 mortos.