Eu devo ser o único que não vê dessa forma esta exceção.
Deve fazer-se tudo (mas mesmo tudo!) para que quem quer possa votar.
E nesta altura, com o número de isolados previstos para a data das eleições, essa ausência pode efetivamente ter efeitos reais na votação final.
Partindo dos seguintes pressupostos:
1) Existência de voto antecipado em que qualquer pessoa se pode inscrever.
2) Possibilidade de quem se inscreve no voto antecipado e não comparece na urna poder votar no dia 30 de Janeiro
3) Tempo máximo de isolamento de 7 dias para casos assintomáticos ou doença ligeira
Em que circunstância é que a COVID pode me impedir de votar se eu estiver preocupado em fazê-lo?
Inscrevo-me no voto antecipado? Covid ou tenho que ficar em casa por contacto de alto risco. Falto ao voto antecipado. Voto no dia 30.
Só se for doença grave. E se for grave tanto faz ser COVID, enfarte, AVC. A última preocupação será a do voto.
Abrir uma excepção para algo que pode ser muito importante para a elite, para o assunto do momento na comunicação social, mas que, definitivamente, não é uma prioridade na vida das pessoas gerará uma turba de malta que perdeu negócios, momentos marcantes da sua vida (funerais, casamentos, acompanhamento de familiares que precisassem de cuidados) porque estava obrigado a se isolar.
Oxalá que a COVID não venha a piorar ou que esteja perto do fim, mas se se abre uma excepção à regra de quase 2 anos porque "é para o voto" na cabeça de quem já acha que perdeu muito pelo isolamento gerará uma indignação que não é pequena e para isolamentos futuros nada travará que cada um, na sua consciencia, abra excepções individuais porque terá sempre uma urgência que na sua cabeça é muito mais importante que votar.
Se se quisesse acautelar estes problemas, seria mais inteligente utilizar o cariz mais leve desta variante do que a importância do voto.
Volto a repetir: Não terão sido poucas as pessoas sem sintomas e que se viram privados de participar em momentos importantes da sua vida por exigência sanitária/responsabilidade social.
Agridam estas pessoas (o voto é mais importante que o teu pai/mãe que morreu ou do biscate que perdeste e que te fazia entrar dinheiro) e veremos o que vem a seguir.