Um aumento não diria, mas um aumento de proporção e de atrevimento da criminalidade que só se via nos EUA e assim, existe...Eu tenho estado em Portugal de facto. E não vejo a mesma realidade que tu..
Talvez porque não acompanho o ritmo do foro criminal pelo Hernâni Carvalho ou pela Suzana Garcia. Ou pelos ditames de um determinado partido e da sua agenda.
O ministro é um desastre e um burro e já devia ter desaparecido e até aí tudo de acordo. Neste caso não sei como é aplicada a cassete habitual quando é um caso que infelizmente aconteceu e que irá acontecer sempre quando se mistura jovens+noite+álcool/drogas. Não sei onde existe a culpa do ministro ou até mesmo da polícia neste caso em específico..
Quanto ao resto, não vamos estar sempre a debater o mesmo discurso populista e demagogo. Tu acreditas que isto se resolve com uma intervenção mais musculada da polícia e com um estado autoritário. Com linchamentos dos arguidos pelas polícias, penas de morte e quem sabe execuções públicas (já desconfio de tudo) possivelmente. A história já demonstrou, imensas vezes, como é que essa solução costuma acabar.
Ps 1 : Isto não invalida que a aplicação de algumas leis de facto é estapafúrdia. Mas aí a culpa é de quem as cria e ultimamente quem as aplica.
Ps2: Para que conste, tenho imensos polícias na família e não acredito no movimento (muito em voga em outras latitudes) de "destruir as polícias" ou diminuir a sua intervenção. pelo contrário. Deve ser reforçado a pedagogia nas polícias e dar ferramentas de protecção ás polícias nos casos efectivos onde necessitam dessa protecção. Mas esse reforço não pode ser, como é defendido por algumas mentes, uma carta em branco que lhes permita serem os juízes em causa própria. Também a história já nos ensinou que por vezes esse corporativismo também acaba mal.
Já agora, se puderes mostrar esse aumento exponencial dos números de crimes que eu gostava de ver.
Além da total impotência das forças policiais.
Só pensa em demagogia, quem não lida com estes meliantes dia a dia, como infelizmente eu lido na minha atividade profissional.
O mais preocupante é o despeito total dos criminosos.
Tempos tenebrosos se aproximam. Como não temos desde a primeira república. Insegurança, criminalidade, desvario e etc, porque o estado está a perder toda a autoridade.
Aconselho a quem tiver possibilidades de se defender por meios próprios, embora seja um risco legal enorme.