Tens estado em Portugal nos últimos anos ? Acompanhas notícias nomeadamente de foro criminal em Portugal ? Acho que não é preciso muita perspicácia, para percebermos a maneira como este ministro trata e tratou as polícias da sua tutela. A conformidade que tu falas, a que nos tem habituado esta justiça da complacência , como tu próprio afirmas " não tinham noção da gravidade" ... Isso soa a desculpabilizacão.. isso á vítima e aos seus familiares diz zero. E transmite impunidade á socuedade. E está á vista o número de crimes superr violentos que tem havido. Um homicídio não pode valer 3 anos na prisão...prisão no domicilio.. penas suspensas... Homicídios como este tem de ser pena máxima . A sensação de injustiça na sociedade só vai piorar os acontecimentos
Eu tenho estado em Portugal de facto. E não vejo a mesma realidade que tu..
Talvez porque não acompanho o ritmo do foro criminal pelo Hernâni Carvalho ou pela Suzana Garcia. Ou pelos ditames de um determinado partido e da sua agenda.
O ministro é um desastre e um burro e já devia ter desaparecido e até aí tudo de acordo. Neste caso não sei como é aplicada a cassete habitual quando é um caso que infelizmente aconteceu e que irá acontecer sempre quando se mistura jovens+noite+álcool/drogas. Não sei onde existe a culpa do ministro ou até mesmo da polícia neste caso em específico..
Quanto ao resto, não vamos estar sempre a debater o mesmo discurso populista e demagogo. Tu acreditas que isto se resolve com uma intervenção mais musculada da polícia e com um estado autoritário. Com linchamentos dos arguidos pelas polícias, penas de morte e quem sabe execuções públicas (já desconfio de tudo) possivelmente. A história já demonstrou, imensas vezes, como é que essa solução costuma acabar.
Ps 1 : Isto não invalida que a aplicação de algumas leis de facto é estapafúrdia. Mas aí a culpa é de quem as cria e ultimamente quem as aplica.
Ps2: Para que conste, tenho imensos polícias na família e não acredito no movimento (muito em voga em outras latitudes) de "destruir as polícias" ou diminuir a sua intervenção. pelo contrário. Deve ser reforçado a pedagogia nas polícias e dar ferramentas de protecção ás polícias nos casos efectivos onde necessitam dessa protecção. Mas esse reforço não pode ser, como é defendido por algumas mentes, uma carta em branco que lhes permita serem os juízes em causa própria. Também a história já nos ensinou que por vezes esse corporativismo também acaba mal.
Já agora, se puderes mostrar esse aumento exponencial dos números de crimes que eu gostava de ver.