E como se prevê esses casos que falaste na Noruega e extrema direita? Também é com execuções e prisão arbitrária ou para esses é válido o estado de direito?
O caso do australiano e do norueguês, e tantos outros nos EUA em que entram por escolas dentro e começam a matar, não se pode prever - não há um relatório para cada cidadão em nenhum País do Mundo, sejam eles de que cor política forem. Podes estar por exemplo num café e entra um fulano por ali dentro armado e começa a matar de forma aleatória. Há mentes que querem ficar para a "história" pelos piores motivos. Um psiquiatra explicará muito melhor que eu isto.
Mas se as forças de informação tiverem dados de determinada pessoa de comportamentos estranhos devem agir preventivamente. O estado de direito não pode ser fraco, tem que tirar lições do que vai acontecendo.
Mas vou mudar de terrorismo e falemos de pedofilia e violência doméstica que infelizmente aumentam dia a dia.
Que acontece ou tem acontecido em muitos casos?
A Polícia prende-os e leva-os a um Juiz de Instrução. Que acontece? Uns são rigorosos e agem em conformidade, outros mandam-nos em liberdade com proibição de se aproximarem das vitimas. Antigamente um crime de violência doméstica só era considerado assim se a vitima apresentasse queixa, hoje já mudou a lei. E porque mudam as leis (aliás sempre mudaram ao longo dos tempos)? Pela aprendizagem de casos passados.
Nunca vai deixar de haver crimes de gente que mata e a seguir até dá um tiro nele próprio e suicida-se (cada vez temos mais crimes desses a acontecerem) e temos um canal que alimenta as suas programações até à exaustão com cenas destas - cmtv como todos sabemos. É importante que denúncias antecipadas de gente desiquilibrada sejam consideradas e investigadas para atenuar novos casos. Mas eles vão sempre existir.
Sempre que penso nestes casos lembro-me de Sacco e Vanzetti que foram condenados à morte nos EUA e estavam inocentes. Apenas foram executados por serem emigrantes italianos e anarquistas. O próprio juiz não estava convencido que eles tivessem cometido qualquer crime mas assinou....
Sobre a Nova Zelândia; é um País bom para se viver onde há tolerância e democracia. Que acolhe gente de diversas regiões do mundo, a extrema maioria apenas quer viver em paz. Um australiano fanático matou dezenas deles para se vingar não sei porquê ou sei ódio étnico. Agora este cingalês fez o oposto enebriado talvez por leituras especificas do alcorão. O da Noruega é como o australiano. Sempre existiram movimentos migratórios desde que há humanidade e sempre pela mesma razão; procura de melhores condições de vida porque se no local onde nasceram a tivessem nunca teriam saído de lá. E nós portugueses somos exemplos disso ao longo dos séculos. Há períodos mais calmos na humanidade e outros mais caóticos - as leis devem adaptar-se a cada momento é a minha opinião, mesmo em Países aonde existem regimes ditatoriais acontecem crimes inexplicáveis com a diferença que são abafados e não noticiados.